Pular para o conteúdo principal



Ciro Gomes encerra Congresso de Gestão Pública

Ciro Gomes encerra na tarde desta sexta-feira (13) o I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (I ConGpR). O evento acontece em Fortaleza deste quarta-feira (11) no Centro de Eventos do Ceará. 


De natureza técnica e científica, o I ConGpR tem como tema “Inovação e Desafios na Gestão das Políticas Públicas” e reunirá milhares de pessoas interessadas em se atualizar, conhecer casos de sucesso, trocar conhecimento e debater os desafios da gestão pública para resultados no Brasil e na América Latina. O evento é uma realização da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP).

"O I ConGpR representa um importante momento de troca de experiências e conhecimento entre gestores e técnicos públicos das três esferas. Será uma oportunidade de se conectar e aprender sobre as temáticas pertinentes à gestão voltada ao alcance de resultados para a sociedade, traduzidos, principalmente, na melhoria da qualidade dos serviços públicos", explica o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior.

O Congresso foi aberto com a palestra “Gestão pública para resultados nos governos contemporâneos”, ministrada pela vice-presidente da Rede de Governos Subnacionais da Comunidade de Profissionais em Gestão para Resultados na América Latina (CoPLAC-GpRD), Mónica Ballescá. 

Já o encerramento será feito pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, que falará sobre “Perspectiva para gestão pública”. Participam ainda da programação o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, a primeira-dama Onélia Leite, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o deputado federal Mauro Benevides Filho, que falará sobre “O Plano Mais Brasil e os impactos na gestão pública”.

Os palestrantes integram a lista de pesquisadores e representantes do setor público que abordarão, durante os três dias do I ConGpR, temas como visão estratégica e escolha de prioridades, inovação para resultados, gestão e desenvolvimento de pessoas, governança, tecnologia, transparência e controle social na perspectiva do Tribunal de Contas, participação cidadã na implementação de políticas públicas, Parcerias Público-Privadas (PPP) e acordos de resultados como mecanismo de melhoria de gestão no estado do Ceará.

Durante a programação do evento, o Governo do Ceará apresenta sua experiência e os resultados de sucesso obtidos por meio da gestão para resultados. Estados como Maranhão, Pernambuco, Bahia, Goiás e Pará também apresentarão suas experiências na área.

Trabalhos científicos - O I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados também tem o objetivo de estimular a produção científica sobre o assunto. Por isso, abriu chamada para a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre gestão pública para resultados em quatro eixos: visão estratégica e escolha de prioridades, monitoramento e avaliação, gestão e desenvolvimento de pessoas para resultados e governança orientada para resultados. Ao todo, foram aprovados 101 trabalhos. Desse total, 20 serão apresentados durante o evento. Vale destacar que todas as pesquisas originais e relatos de experiência aprovados serão publicados nos anais do I ConGpR.

Sexta - Eis a programação desta sexta-feira (13):
  • 8 horas: Credenciamento e café
  • 9 horas: Entrevista II (Auditório) Tema: O Plano Mais Brasil e os impactos na Gestão Pública Entrevistado: Mauro Filho – Deputado Federal (CE) Entrevistador: Cláudio Conceição – Superintendente de Comunicação e Divulgação do Instituto Brasileiro de Economia/Fundação Getúlio Vargas 09h40min: Short talks/TED #2 Tecnologias e Temas emergentes (Auditório) Talk #1: ODS e Gestão Pública Convidado: Rômulo Paes – Pesquisador do Centro de Pesquisas Rene Rachou (MG) 
  • 10h: Talk #2: Economia Criativa como modelo de desenvolvimento. Convidada: Cláudia Leitão – Diretora do Observatório da Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza
  • 10h20: Talk #3 Inovação do ambiente de negócios no Ceará Convidada: Carolina Monteiro – Presidente da Junta Comercial do Ceará 
  • 10h40: Talk #4: Centro de Inteligência em Saúde Convidado: Marcelo Holanda – Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará 
  • 11h: Dimensão: Visão Estratégica e Escolha de Prioridades Roda de Conversa #1 (Auditório): Modelos de Gestão para Resultados em Governos Estaduais Mediadora: Marília Firmiano – Diretora de Estudos em Gestão Pública do Ipece Tema: Modelo de Gestão para Resultados de Goiás Convidada: Cristiane Schmidt – Secretária da Economia do Estado de Goiás Tema: Modelo de Gestão para Resultados de Pernambuco Convidado: Alexandre Távora Rebêlo – Secretário do Planejamento e Gestão do Pernambuco Tema: Modelo de Gestão para Resultados do Pará Convidada: Hana Ghassan – Secretária de Planejamento do Pará Roda de Conversa #2 (Sala 2): Participação e Controle Social Mediadora: Aparecida Façanha – Coordenadora de Planejamento, Orçamento e Monitoramento da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza Tema: Transparência e Controle Social na perspectiva do Tribunal de Contas Convidado: Paulo César de Souza – Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado do Ceará Tema: Participação Cidadã na implementação de Políticas Públicas Convidado: Walter Pinheiro – Secretário do Planejamento da Bahia Tema: A atuação dos conselhos de políticas públicas Convidada: Zelma Madeira – Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará Roda de Conversa #3 (Sala 6): Compliance na Gestão Pública Mediador: Vladimir Spinelli – Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará Tema: Integridade na gestão pública Convidado: Giovanni Pacelli Carvalho – Superintendente da Controladoria Regional da União no estado do Ceará Tema: Governança e conformidade nas estatais Convidado: Mário Spinelli Ouvidor-Geral da Petrobras Tema: A conformidade gera bons resultados Convidado: Marcelo Sousa – Coordenador da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará 
  • 12h30: Almoço
  • 14 horas: Dimensão: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Painel III (Auditório): Gestão e desenvolvimento de pessoas alinhada ao alcance de resultados Facilitadora: Silvana Dourado – Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas da Seplag (CE) Tema: Diversidade para Resultados na Gestão Pública Convidada: Amanda Aragão – Consultora do Mais Diversidade Tema: Laboratório de Gestão Inovadora de Pessoas Convidado: Wagner Lenhart – Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Governo Federal Tema: Atração de Novos Talentos para a Gestão Pública Convidado: Weber Sutti – Fundação Lemann Tema: Formação de lideranças na Gestão Pública Convidada: Patrícia Tavares – Professora do Insper Dimensão: Governança Orientada para Resultados Painel IV (Sala 6): Parcerias com o Público e o Privado Facilitadora: Ticiana Gentil – Coordenadora de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado da Seplag (CE) Tema: Gestão Bilateral do CIPP (Complexo Industrial e Portuário do Pecém) Convidado: Danilo Serpa – Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém Tema: Parcerias Público Privadas Convidado: Rodrigo Barata – Coordenador de Estruturação de Projetos de São Paulo Tema: Consórcios Públicos Convidado: Roberto Matos – Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão 
  • 15h40: Dimensão: Monitoramento e Avaliação Sistemáticos Painel V (Auditório): Implementação de práticas de pactuação de resultados Facilitador: Mauricio Benegas – Professor do Caen (UFC) Tema: As boas práticas de GpR na América Latina e Caribe Convidado: Roberto García López – Secretário Executivo da CoPLAC-BID Tema: Acordos de Resultados como mecanismo de melhoria de gestão no estado do Ceará Convidado: Avilton Junior – Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag-CE Tema: Novos desafios de gestão para resultados no Brasil e no mundo Convidado: Sérgio Britto – Consultor da Macroplan Tema: A evolução da implementação da GpR em governos subnacionais brasileiros Convidado: Caio Marini – Diretor do Instituto Publix Painel VI (Sala 6): Avaliação de políticas públicas Facilitador: Eduardo Sávio – Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (CE) Tema: Uso de dados na Segurança Pública Convidado: Aloísio Lira – Superintendente Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará Tema: Centro de Avaliação de Políticas Públicas Convidado: João Mário Santos de França – Diretor Geral do Ipece Tema: Relevância da aproximação da Academia na formulação e avaliação de políticas públicas Convidado: André Portela – Diretor do Centro FGV EESP Clear Tema: Relevância do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas Convidado: Claudio Roberto Amitrano – Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
  • 17 horas: Palestra Magna (Auditório) Tema: Perspectiva para a gestão pública Palestrante: Ciro Gomes 
  • 18 horas: Coquetel de encerramento.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fala João Pedro Castro

 

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Anuário do Ceará 2025-2026 celebra os 75 anos da Fiec

Anuário do Ceará 2025-2026: edição celebra os 75 anos da Fiec e traz capítulo inédito sobre o Cariri A cerimônia de lançamento será realizada na próxima segunda, 25/8, com a presença de políticos, empresários, gestores públicos e privados, artistas, além de outras personalidades locais e nacionais Será lançada na próxima segunda (25 de agosto de 2025), a edição 2025-2026 do Anuário do Ceará, com 680 páginas e dividida em 14 capítulos com estatísticas, gráficos e tabelas. O capítulo especial celebra os 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), completados em 2025. Com textos, gráficos, fotos e ilustrações, a obra detalha o histórico da Fiec, as principais frentes, os setores atendidos e os desafios enfrentados. Outra novidade é o capítulo dedicado ao Cariri, região de riqueza cultural e simbólica, que empresta elementos, tonalidades e formas ao projeto gráfico da obra. Realizado pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo O POVO, o Anuário do Ceará 2025-2026 é c...

Postagens mais visitadas deste blog

Fala João Pedro Castro

 

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Anuário do Ceará 2025-2026 celebra os 75 anos da Fiec

Anuário do Ceará 2025-2026: edição celebra os 75 anos da Fiec e traz capítulo inédito sobre o Cariri A cerimônia de lançamento será realizada na próxima segunda, 25/8, com a presença de políticos, empresários, gestores públicos e privados, artistas, além de outras personalidades locais e nacionais Será lançada na próxima segunda (25 de agosto de 2025), a edição 2025-2026 do Anuário do Ceará, com 680 páginas e dividida em 14 capítulos com estatísticas, gráficos e tabelas. O capítulo especial celebra os 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), completados em 2025. Com textos, gráficos, fotos e ilustrações, a obra detalha o histórico da Fiec, as principais frentes, os setores atendidos e os desafios enfrentados. Outra novidade é o capítulo dedicado ao Cariri, região de riqueza cultural e simbólica, que empresta elementos, tonalidades e formas ao projeto gráfico da obra. Realizado pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo O POVO, o Anuário do Ceará 2025-2026 é c...