Pular para o conteúdo principal

Naumi mantém audiência com diretoria da CAF em Brasília

Em encontro com a direção do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil, realizado nesta quinta-feira (5), em Brasília, o prefeito Naumi Amorim entregou novos projetos a serem executados em Caucaia.


O chefe do executivo municipal foi recebido pelo diretor da instituição financeira no Brasil, Jaime Holguín, e esteve acompanhado do coordenador do Avança Caucaia, Fábio Mota, além do presidente da Câmara de Caucaia, vereador Eneas Goes.

Na audiência, Naumi Amorim solicitou a análise, por parte do Banco, da inclusão do projeto de requalificação do Mercado da Jurema, que beneficiará 250 feirantes e da instalação de um “camelódromo “, também naquela região, na cartela de projetos que estão sendo executados pelo Avança Caucaia.

Além disso, a proposta apresentada inclui o projeto arquitetônico da praça que envolve o atual mercado da Jurema e onde deverá ser construído o novo camelódromo. “Nossos técnicos elaboraram um grande projeto arquitetônico, o que vai garantir um ordenamento urbano e claro, geração de renda para dezenas de trabalhadores”, destaca o prefeito Naumi. “Agradecemos a parceria com a CAF para estes projetos que garantem mais desenvolvimento para Caucaia”, ressalta.

“Pleiteamos a inclusão destes dois projetos no Avança Caucaia. Fomos muito bem recebidos e acreditamos que logo iniciaremos o processo licitatório para o início das obras”, afirmou Fábio Mota. Ele ressaltou que “é uma obra com grande impacto social, pois garante mais dignidade aos trabalhadores e moradores de Caucaia”.

O Avança Caucaia é o maior programa de infraestrutura da história da cidade e um dos maiores do Ceará. Possui investimento global de mais de R$ 320 milhões, valor financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Quase 70% desse montante é destinado a obras de mobilidade urbana, com asfalto novo aplicado em centenas de ruas. Também serão construídos ponte, viaduto, passagens de nível, areninhas, praças e um centro de eventos, além de urbanizar lagoas e criação de ecopontos.

------------
SOCIAL - A Prefeitura de Caucaia certificou 85 concluentes dos cursos de costureiro, maquiador, manicure e pedicure, durante cerimônia que aconteceu na manhã desta quinta-feira (05/03) no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Edilene Veríssimo, os cursos provocam um impacto positivo na vida profissional dos participantes. “Que todas as concluintes se tornem mais imponderadas para lutar pelo sucesso profissional. São 85 mulheres que agora serão lançadas no mercado de trabalho e gerarão renda. É gratificante ver a felicidade no rosto de cada uma”.

A iniciativa é da Prefeitura de Caucaia, por meio da SDS e faz parte do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O programa tem a finalidade de promover o acesso ao mundo do trabalho dos usuários na faixa etária de 14 a 59 anos, atendidos pelos Serviços de Proteção Social Básica e Especial da SDS.

Alexandre Fonseca, gestor do Sine Municipal, destaca a formação profissional das alunas e da parceria entre as secretarias. “O resultado é excelente, pois a requalificação dará uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho. O empreendedorismo está diminuindo o desemprego no país”.

Moradora dos Matões, Maria Natércia de Souza, concluiu o curso de costureira e ressalta a importância na profissionalização na vida dos alunos. “Era o que eu mais queria. Estou muito feliz. Foi uma grande oportunidade que a Prefeitura me deu. Vamos nos desenvolvendo, aprendendo e conhecendo com os profissionais da área”, disse.

Já Angelina de Lima da Silva, residente do Camurupim, acredita que o curso de manicure foi trabalhoso pelos seus 10 meses de aprendizado. “Foi corrido, mas é gratificante todo o esforço. Vamos iniciar com experiência. É importante receber este certificado, o que comprova que estamos nos aperfeiçoando cada vez mais em nosso trabalho”, finalizou.

MEIO AMBIENTEOs técnicos do Núcleo de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac) participaram nesta quinta-feira (05/03), no auditório do Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, da construção do Projeto Pedagógico da Zona Costeira e Marinha (PPPZCM) dos municípios litorâneos do Ceará.

O encontro tem o objetivo de criar diretrizes pedagógicas e institucionais que contribuam para o desenvolvimento de processos educativos com vista à conservação e uso sustentável da biodiversidade na Zona Costeira e Marinha do Brasil (ZCM).

Para o presidente do Imac, Hugo Pontes, o encontro tem muita relevância para Caucaia, já que o litoral do município tem suas particularidades. “Todos os municípios costeiros do Ceará estão unidos para elaborarem este projeto que vai garantir mais qualidade na educação ambiental da zona costeira cearense. Estamos dando nossa contribuição na preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Os técnicos do Imac participaram de palestras sobre erosão e gestão urbana da zona costeira, além de oficinas para capacitação.

FEIRA
- A I Feira da Agricultura Familiar de 2020 acontece nesta sexta-feira (6), na Praça Fausto Sales, no Centro, com 23 produtores expondo aos visitantes uma variedade de artigos com preços até 50% abaixo dos praticados no mercado regular. O evento acontece entre as 8 e 12 horas na Praça em frente à Câmara dos Vereadores.

Serão expostos frutas e verduras com certificação orgânica, além de plantas, ervas medicinais, bolos, doces, artesanato. Todos produzidos por agricultores familiares de Caucaia e sem uso de agrotóxicos.

A iniciativa é da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) e Banco de Alimentos.

SAÚDE - O Conselho Municipal de Saúde de Caucaia toma posse nesta sexta-feira (6) para o biênio 2020/2022. O evento acontece a partir das 9 horas no Auditório da Clinica de Nefrologia de Caucaia (Cenec) - Rua Pedro Gomes da Rocha, 174, Centro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou das eleições que aconteceram no mês de fevereiro, e incluíram usuários da Sede, Jurema e Praia, sindicato de servidores e etnias indígenas. As vagas foram distribuídas proporcionalmente.

TRABALHO - O Sine Municipal de Caucaia disponibiliza nesta quinta-feira (5) 46 vagas de emprego para quem deseja retornar ao mercado de trabalho. As oportunidades estão distribuídas em 25 áreas de atuação, sendo 3 delas exclusiva para pessoas com deficiência.

As empresas parceiras da Prefeitura exigem experiência em todas as vagas e comprovação prévio na maioria das opor

Os Interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), órgão ao qual o Sine de Caucaia é vinculado.

É obrigatória a apresentação de CPF/RG e Carteira de Trabalho. Não são aceitas candidaturas por e-mail. Somente de forma presencial.

Confira as 46 vagas de emprego em 29 categorias:
  1. Açougueiro: 1 vaga
  2. Ajudante de conzinha: 3 vagas
  3. Assistente de logística de transporte: 1 vaga
  4. Auxiliar de limpeza: 5 vagas (para pessoas com deficiência)
  5. Auxiliar administrativo: 2 vaga (nível superior, para pessoas com deficiência)
  6. Chefe de cozinha: 1 vaga
  7. Cobrador de Transportes Coletivos (exceto trem): 5 vagas
  8. Eletricista: 2 vagas
  9. Cozinheiro Geral: 2 vagas
  10. Eletricista de instalações de veículos: 2 vagas
  11. Marceneiro de móveis: 1 vaga
  12. Mecânico de manutenção de máquinas industriais: 1 vaga
  13. Mecânico de máquinas pesadas (manutenção): 1 vaga
  14. Mecânico de veículos: 1 vaga
  15. Mecânico de suspensão: 1 vaga
  16. Modelista: 2 vagas
  17. Operador de guincho: 1 vaga
  18. Operador de guindaste: 1 vaga
  19. Operador de jato de água em minas: 1 vaga
  20. Padeiro: 1 vaga
  21. Pintor de Metais a Pistola: 1 vaga
  22. Supervisor da confecção de artefatos de tecidos, couros e afins: 1 vaga
  23. Técnico de enfermagem: 1 vaga
  24. Topógrafo: 1 vaga
  25. Vendedor pracista: 7 vagas
  26. Caseiro: 1 vaga
  27. Garçom: 2 vagas
  28. Motofretista: 2 vagas
  29. Vendedor pracista: 5 vagas.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".