Pular para o conteúdo principal

Postos de Saúde abrem no feriadão em Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio coordenou nova reunião entre membros do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. A iniciativa visa à execução estratégica e ao monitoramento de ações emergenciais de combate à Covid-19 (Coronavírus) em Fortaleza.


Na ocasião, foram continuadas as discussões acerca de medidas preventivas e assistenciais. O intuito é reduzir o contágio e potencializar a atenção adequada diante de demandas prioritárias.

“De forma alinhada ao Governo do Estado do Ceará, estamos buscando manter a população informada para reduzir a disseminação do novo coronavírus. Além disso, estamos preparando a Rede de Saúde para as próximas semanas, período em que deverá haver um aumento no número de casos e, consequentemente, maior demanda pelos serviços”, declarou o prefeito.

Nessa perspectiva, a Prefeitura de Fortaleza anunciou novidades em relação à convocação de novos médicos. “Nós assinamos hoje, em parceria com o Governo do Estado, o contrato do programa Médico Família Fortaleza. A partir do dia 26 de março, 100 novos médicos irão fortalecer a Atenção Primária e serão destinados aos Postos de Saúde com carência profissional em suas equipes”, afirmou Roberto Cláudio.

21 Postos de Saúde funcionam neste fim de semana - Objetivando ampliar a assistência médica, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) garantirá, neste sábado (21) e domingo (22), o funcionamento de 21 Postos de Saúde estrategicamente distribuídos por todas as Regionais da Cidade:
  • Regional I: Carlos Ribeiro e Floresta.
  • Regional II: Irmã Hercília, Rigoberto Romero, Miriam Porto Mota, Flávio Marcílio e Sandra Nogueira.
  • Regional III: Anastácio Magalhães e Licínio Nunes.
  • Regional IV: Luís Costa e Parangaba.
  • Regional V: Maciel de Brito, Paracampos, José Walter, Argeu Herbster e Ronaldo Albuquerque.
  • Regional VI: Messejana, Melo Jaborandi, Alarico Leite, Jangurussu e Edmar Fujita.
Os atendimentos acontecerão das 8 às 17 horas e cada Unidade terá à disposição duas equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF). “Isso será possível graças à sensibilidade dos profissionais e dos gestores de Saúde movidos pelo sentimento solidário e humanista”, agradeceu o prefeito.

Distribuição de medicamentos de uso contínuo Visando à proteção dos grupos de risco, compostos prioritariamente por idosos, o Gestor apresentou, ainda, nova logística de distribuição de medicamentos de uso contínuo, direcionados à Atenção Primária e Psicossocial. “Aos pacientes acima de 80 anos, garantiremos o procedimento de entrega domiciliar no ato da vacinação. Isto vale para os medicamentos dos Postos de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial Caps). Os remédios de uso psiquiátrico são objeto de resolução Federal. Por isso, estamos fazendo uma força-tarefa de prescrição de medicamentos, com estoque para 60 dias”, anunciou.

Ações de Assistência Social - Além de deliberar acerca do Plano de Contingência estipulado para os próximos dias, a Prefeitura de Fortaleza anunciou ações direcionadas à assistência social. “A exemplo da vacinação domiciliar contra a gripe para pacientes acima de 80 anos de idade, faremos uma vacinação específica às pessoas que vivem em situação de rua. Além disso, há um Refeitório Social no Centro da Cidade, um espaço de aglomeração simultânea na hora das refeições. Pensando em evitar contaminação, providenciamos quentinhas para fazer, ao longo de algumas horas, a distribuição em mãos”, detalhou o Roberto Cláudio, adiantando, que campanhas educativas estão previstas para os próximos dias.

Paralelamente, em virtude da suspensão temporária das aulas na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Fortaleza irá fortalecer e garantir a continuidade do Projeto Ponto de Encontro. “Queremos minimizar o risco de que crianças andem pelas ruas da Cidade e se exponham a riscos, principalmente em horário escolar. Iremos fiscalizar para diminuir o risco de contaminação nesse período de suspensão das aulas, recomendando os cuidados às famílias e estimulando esse mesmo papel por parte do Conselho Tutelar, que deverá atuar para diminuir a incidência de assédio e de abuso”, declarou o gestor.

Coletiva de imprensa - A exemplo da decisão Estadual, as atividades educacionais estão suspensas na Rede Municipal de Ensino por 15 dias. Nessa perspectiva, a Prefeitura de Fortaleza irá anunciar, em coletiva de imprensa, alternativas para assegurar a logística de alimentação dos alunos. “Faremos a entrega de um kit com produtos alimentícios para vários dias. A distribuição acontecerá de forma a evitar oportunidade de transmissão do vírus. O processo será detalhadamente explicado na próxima sexta-feira (20/03), no Paço Municipal”, adiantou o prefeito.

Isolamento social - Para controlar a disseminação do Novo Coronavírus, Roberto Cláudio destacou a importância da união de esforços e do bom senso da população em relação às condutas preventivas adequadas. “Lavar as mãos, limpar superfícies, evitar celebrações efusivas e entender que há mensagens que precisam ser entendidas e disseminadas são pontos fundamentais. A prevenção é tarefa de cada um de nós. Evitem compartilhar fake news. Adultos que estão em quadros gripais, de febre e tosse, ao entrar em quadro de falta de ar, procurem o serviço de saúde”, orientou.

O prefeito recomenda isolamento social ao longo dos próximos quatro dias. “Em virtude do feriado de São José, que acontece nesta quinta-feira, e do ponto facultativo na sexta, teremos uma bela oportunidade de evitar a transmissão do coronavírus no momento em que ele está crescendo. Este não é um momento de lazer nem de entretenimento. A quebra dessa regra pode representar uma perspectiva mais grave do ponto de vista epidemiológico na Cidade”, alertou.

Assistência telefônica - Estão disponibilizadas informações por meio do Telessaúde para evitar aglomerações desnecessárias em equipamentos de saúde pública. “O governador Camilo Santana fez uma live esclarecedora das ações do Governo do Estado. Estamos somando esforços e trabalhando de maneira coordenada. O Governo passou a fazer funcionar, por meio do número 0800.275.1475, um teleatendimento para tirar dúvidas e conduzir o fluxo de pacientes a partir dos sintomas apresentados”, finalizou Roberto Cláudio.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .  

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .