Pular para o conteúdo principal



Silver Shadow suspende desembarque no Mucuripe sábado

Os amantes de vinho contam com essa degustação inclusa, exceto os rótulos premium, no pacote turístico do Silver Shadow. E é este Navio 4 Estrelas, que venceu vários prêmios de viagens luxuosas e considerado um dos favoritos da frota Silversea Cruises, que atracaria neste sábado (14) às 7h15, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Foi suspenso o desembarque do Silver.


Com uma ocorrência de Saúde a bordo, onde se encontram 318 turistas e 291 tripulantes de vários países, o navio está na costa brasileira desde o último seis de março, onde iniciou o itinerário pelo Rio de Janeiro, passou por Salvador e hoje (12) está atracado no porto de Recife. O Silver Shadow é conhecido por ter entre os seus hóspedes um público mais jovem, na faixa de 40 anos, embora a maioria seja acima de 60 anos. O navio fica em Recife até segunda ordem.

Sétimo navio da temporada de cruzeiros 2019-2020 do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, o Silver Shadow, de bandeira das Bahamas, oferece comodidade e sofisticação aos passageiros. São disponibilizadas 194 cabines e seis decks com cabines em uma estrutura de 186 metros de comprimento por 24 metros de largura, chegando a pesar 28.258 toneladas. Um atrativo diferenciado é a biblioteca com estações de audições e filmes sob demandas, sem falar naqueles disputados espaços de relaxamento (spa, banheiras de hidromassagem, massoterapia e saunas), mesa de tênis, piscina aquática, pista de corrida de relva artificial, salão de beleza, academia, cassino, salão com vinhos vintage, clube de charutos Davidoff e bares de vinhos e champanhe.

Na parte gastronômica, o Silver Shadow oferece pratos da culinária francesa e italiana até fast-food, vegetariana e saudável, atendendo assim todos os gostos. E para quem curte preparar a sua própria refeição, a dica é o Black Rock Grill Experience, local onde os turistas podem fazer suas carnes e frutos do mar. E para deixar um clima mais atraente, as refeições são apresentadas com a temática do Mediterrâneo. No The Bar Lounge, há apresentações de músicas ao vivo, pista de dança, coquetéis e espetaculos com assentos amplos e confortáveis. E o Athenian Show Lounge, com 356 lugares, é o local ideal para os espetáculos de teatro, palestras e até aulas de idiomas.

O Silver Shadow foi construído em 2000 na Itália, ao custo de US$ 150 milhões, e pertence a Royal Caribbean Cruises Ltd e à família Lefebvre. Na véspera de ser lançado ao mar em sua primeira viagem (Mediterrâneo entre Civitavecchia-Roma e Lisboa), em 14 de novembro do mesmo ano, o batismo foi marcado pelo esmagamento de um Salmanazar (garrafa de 9 L) de Moet & Chandon no casco pela madrinha Janet Burke (ex-vice-presidente sênior de Marketing e Vendas da Silversea Cruises). A última reforma desse navio aconteceu entre novembro e dezembro do ano passado, incluindo a modernização de todas as cabines. A tripulação da empresa é toda treinada na Europa.

Inspeções sanitárias - Há mais de 10 anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispõe de um programa sanitário específico para navios de cruzeiro que circulam na costa brasileira e, consequentemente, atracam em seus portos. O programa atende todos esses navios de cruzeiro por meio de inspeções sanitárias, onde os fiscais do órgão verificam todos os controles das embarcações no que diz respeito à segurança sanitária da água, dos alimentos e outros serviços como, por exemplo, águas recreacionais (piscinas, hidromassagens etc), limpeza de cabines e ambientes, instalações médicas, incluindo também as condições de saúde dos tripulantes e viajantes que possam ter relação direta com a COVID-19. A equipe faz, ainda, o gerenciamento de resíduos sólidos, sistema de tratamento de esgoto, climatizacao e controle de vetores.

Outras ações:

Diante do cenário atual do COVID-19, a Anvisa ampliou os seus filtros quando da análise das condições sanitárias das embarcações como, por exemplo:

- Cobrança da cópia do livro médico de bordo de embarcações com histórico de viagem para as áreas com transmissão local do COVID-19;

- Avaliação mais criteriosa da Declaração Maritima de Saúde, onde o capitão declara as condições de saúde da embarcação;

- Adoção da emissão do Certificado De Livre Prática (CLP) a bordo quando uma embarcação têm o relato de um “caso suspeito” a bordo;

- Orientação às administradoras portuárias para a publicação de material informativo em português e inglês disponível nas páginas oficiais da Anvisa e MInistério da Saúde;

- Orientação às administradoras portuárias quanto a ampliação para as áreas de lavagem das mãos ou disponibilização de álcool gel no terminal portuário;

- Recomendações de palestras quanto ao uso dos EPIs para os práticos, servidores da RFB, PF, Vigiagro e Marinha do Brasil.


O está sendo mantido em isolamento no Porto do Recife desde a manhã dessa quinta-feira (12) após um passageiro apresentar sintomas semelhantes aos causados pelo novo coronavírus, informou a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Durante o desembarque na cidade, um homem de 78 anos residente no Canadá, apresentou febre, tosse e dificuldade de respirar, enquadrando-se como caso suspeito para o Covid-19. Ele foi encaminhado a um hospital particular na capital pernambucana, disse a secretaria.

Os 318 passageiros e 291 tripulantes serão mantidos sob isolamento em suas cabines, acrescentou.

De acordo com a secretaria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu imediatamente novos desembarques e solicitou o retorno de quem não estava mais no navio.

"Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, a gestão portuária também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado", informou a secretaria em nota, acrescentando que o cais encontra-se isolado.

A embarcação, com bandeira das Bahamas, seguia viagem a partir de Salvador.

A Secretaria de Saúde da prefeitura do Recife não informou se já foi confirmada a infecção nem quando o resultado dos exames ficará pronto.

Com informações da Agência Brasil.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fala João Pedro Castro

 

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre jornalista Marco Valli

Morreu hoje (4/setembro/2026), aos 75 anos, o jornalista de Turismo, Marco Antônio Valli. Gaúcho de nascimento, Valli trabalhou na TV Diário de Fortaleza por 17 anos apresentando o Diário Turismo, que correu 45 paises. Estava morando em Paracuru-Ceará. A Prefeitura de Paracuru publicou uma nota oficial de pesar lamentando o falecimento do jornalista Marco Antônio Valli. Na publicação divulgada nas Redes Sociais da Prefeitura de Paracuru , a gestão municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A administração municipal destacou em sua nota oficial o pesar pela perda do jornalista, prestando solidariedade aos familiares e amigos, e ressaltando a importância de manter viva a memória e a trajetória de sua caminhada. O texto completo da manifestação de pesar pode ser consultado diretamente na publicação oficial da prefeitura. Marcellus Rocha -Morre o apresentador Marco Valli. Soubemos há pouco sobre a morte do ex- apresentador do Diário Turismo, Marcos V...

Postagens mais visitadas deste blog

Fala João Pedro Castro

 

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre jornalista Marco Valli

Morreu hoje (4/setembro/2026), aos 75 anos, o jornalista de Turismo, Marco Antônio Valli. Gaúcho de nascimento, Valli trabalhou na TV Diário de Fortaleza por 17 anos apresentando o Diário Turismo, que correu 45 paises. Estava morando em Paracuru-Ceará. A Prefeitura de Paracuru publicou uma nota oficial de pesar lamentando o falecimento do jornalista Marco Antônio Valli. Na publicação divulgada nas Redes Sociais da Prefeitura de Paracuru , a gestão municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A administração municipal destacou em sua nota oficial o pesar pela perda do jornalista, prestando solidariedade aos familiares e amigos, e ressaltando a importância de manter viva a memória e a trajetória de sua caminhada. O texto completo da manifestação de pesar pode ser consultado diretamente na publicação oficial da prefeitura. Marcellus Rocha -Morre o apresentador Marco Valli. Soubemos há pouco sobre a morte do ex- apresentador do Diário Turismo, Marcos V...