Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Estou colhendo para o Jornalistas e Cia depoimentos de expressivos jornalistas cearenses sobre os erros e acertos do Jornalismo em época de Pandemia do Novo Coronavírus. Estes depoimentos vão integrar a edição especial do J&Cia que lembra o Dia da Imprensa (primeiro de junho).


Nestas Futricas publico a coluna da ombudsman Daniela Nogueira na edição deste domingo (24) de O Povo:

"Pandemia: o papel que cabe ao Jornalismo

A crise do Novo Coronavírus tem descortinado as ideologias antes veladas, dizem alguns. É possível. Defendo, no entanto, que ela esteja fazendo com que vejamos com mais nitidez de que lado cada um está. A imprensa, nesta conjuntura, tem o papel de mostrar os posicionamentos de órgãos e instituições e seus representantes, cobrando deles suas responsabilidades.

Nesta Quarentena, quando muitos se voltam para as redes sociais, começam a produzir conteúdo, participar de debates públicos virtuais, criar páginas na internet e lançar opiniões sobre todo novo acontecimento, ficou mais difícil para o leitor diferenciar o que é fato e o que é análise, o que é notícia e o que é opinião. Numa disputa política no meio da pandemia, então, é uma tarefa complexa. Afinal, o Brasil é um país que "nem uma pandemia consegue unir", como bem escreveu por aqui o jornalista Guálter George (O POVO, 12/4/2020 - https://is.gd/cwgElb ).

É aí que o Jornalismo não pode dar margem para que seja mais atacado do que já é. Precisa fazer o básico para continuar avançando.

Na semana que passou, uma matéria do O POVO foi criticada nas redes sociais pelo posicionamento apresentado. Também recebi algumas queixas com o mesmo viés. Em "Mesmo com perdas de até 70%, empresários defendem lockdown em Fortaleza" ( https://is.gd/U7LXHy ), de 19/5/2020, a reportagem conversa com empresários que encontraram alternativas para a sustentabilidade em meio ao isolamento social.

Trabalho remoto, entrega de produtos em domicílio e vendas pela internet são algumas das iniciativas apontadas na matéria como ações praticadas neste período. Os empresários entrevistados se disseram favoráveis ao isolamento.
Qualidade - O leitor Breno Pinto comentou: "Quem trabalha com alimentação e pode investir em delivery, como é o caso do empresário citado, é fácil falar isso". Calebe Castro apontou: "Empresários de supermercados e farmácias". Uma leitora me escreveu que a reportagem é uma "notícia falsa".

Mentira não é, e é fácil verificar. O que irritou o público que se manifestou é que a matéria ouve um lado dos empresários - os que defendem o isolamento mais rígido. Sabem que a medida, por mais antipática e prejudicial que seja, é fundamental para evitar a disseminação do Novo Coronavírus.

É sabido que boa parte dos empresários cearenses é contrária ao isolamento mais rígido. Eles não deveriam ter sido ouvidos na matéria?

A Redação lembra que representantes de instituições comerciais e industriais do Estado foram ouvidos em matérias anteriores, apresentando seu ponto de vista, contrário ao isolamento. Assim, todas as vozes estariam contempladas na cobertura.

O que não se pode esquecer é que nem todo dia o leitor é o mesmo. O leitor da matéria sobre o empresariado que defende o isolamento não é necessariamente aquele que também leu a matéria sobre os empresários contrários à medida. O jornal precisa mostrar os vários lados da mesma história - até para o leitor entender quem está a fim de se arriscar à exposição e quem encontrou saídas para se manter sem burlar as medidas de segurança sanitárias.

Por outro lado, também é preciso mostrar ao leitor que há um protocolo sanitário, defendido por cientistas, que precisa ser cumprido neste período. É a medida eficaz contra a contaminação. Não há ideologia política que desfaça isso.

O assunto da Pandemia traz, por si só, um apelo emocional imenso. O Jornalismo profissional se mostra muito necessário para atender a essa demanda que pode encontrar abrigo em meios frenéticos de divulgação em massa que passam longe da indústria do Jornalismo.

Os números dos últimos dias da semana, por exemplo, que somaram "dados represados desde abril", assustaram. Precisam ser muito bem esclarecidos para não dar a sensação de que a imprensa não está divulgando bem os dados que tem - ou de que só gosta da notícia ruim. Na quinta, no portal e nas redes sociais; e na sexta, no impresso, o que mais se viu foi "261 óbitos em 24 horas". Nas matérias internas, o assunto estava explicado. Não foram 261 mortes em um dia, mas notificações. Qualquer número, aliás, é lamentável. Um alto número desses, numa manchete, num título, é aterrorizante.

A imprensa precisa chamar para si um papel que é seu. Ao mesmo tempo em que se dizem cansadas do excesso de informações, as pessoas precisam ser informadas. A régua desse limite é a qualidade do que ofertamos".

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única