Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Estou colhendo para o Jornalistas e Cia depoimentos de expressivos jornalistas cearenses sobre os erros e acertos do Jornalismo em época de Pandemia do Novo Coronavírus. Estes depoimentos vão integrar a edição especial do J&Cia que lembra o Dia da Imprensa (primeiro de junho).


Nestas Futricas publico a coluna da ombudsman Daniela Nogueira na edição deste domingo (24) de O Povo:

"Pandemia: o papel que cabe ao Jornalismo

A crise do Novo Coronavírus tem descortinado as ideologias antes veladas, dizem alguns. É possível. Defendo, no entanto, que ela esteja fazendo com que vejamos com mais nitidez de que lado cada um está. A imprensa, nesta conjuntura, tem o papel de mostrar os posicionamentos de órgãos e instituições e seus representantes, cobrando deles suas responsabilidades.

Nesta Quarentena, quando muitos se voltam para as redes sociais, começam a produzir conteúdo, participar de debates públicos virtuais, criar páginas na internet e lançar opiniões sobre todo novo acontecimento, ficou mais difícil para o leitor diferenciar o que é fato e o que é análise, o que é notícia e o que é opinião. Numa disputa política no meio da pandemia, então, é uma tarefa complexa. Afinal, o Brasil é um país que "nem uma pandemia consegue unir", como bem escreveu por aqui o jornalista Guálter George (O POVO, 12/4/2020 - https://is.gd/cwgElb ).

É aí que o Jornalismo não pode dar margem para que seja mais atacado do que já é. Precisa fazer o básico para continuar avançando.

Na semana que passou, uma matéria do O POVO foi criticada nas redes sociais pelo posicionamento apresentado. Também recebi algumas queixas com o mesmo viés. Em "Mesmo com perdas de até 70%, empresários defendem lockdown em Fortaleza" ( https://is.gd/U7LXHy ), de 19/5/2020, a reportagem conversa com empresários que encontraram alternativas para a sustentabilidade em meio ao isolamento social.

Trabalho remoto, entrega de produtos em domicílio e vendas pela internet são algumas das iniciativas apontadas na matéria como ações praticadas neste período. Os empresários entrevistados se disseram favoráveis ao isolamento.
Qualidade - O leitor Breno Pinto comentou: "Quem trabalha com alimentação e pode investir em delivery, como é o caso do empresário citado, é fácil falar isso". Calebe Castro apontou: "Empresários de supermercados e farmácias". Uma leitora me escreveu que a reportagem é uma "notícia falsa".

Mentira não é, e é fácil verificar. O que irritou o público que se manifestou é que a matéria ouve um lado dos empresários - os que defendem o isolamento mais rígido. Sabem que a medida, por mais antipática e prejudicial que seja, é fundamental para evitar a disseminação do Novo Coronavírus.

É sabido que boa parte dos empresários cearenses é contrária ao isolamento mais rígido. Eles não deveriam ter sido ouvidos na matéria?

A Redação lembra que representantes de instituições comerciais e industriais do Estado foram ouvidos em matérias anteriores, apresentando seu ponto de vista, contrário ao isolamento. Assim, todas as vozes estariam contempladas na cobertura.

O que não se pode esquecer é que nem todo dia o leitor é o mesmo. O leitor da matéria sobre o empresariado que defende o isolamento não é necessariamente aquele que também leu a matéria sobre os empresários contrários à medida. O jornal precisa mostrar os vários lados da mesma história - até para o leitor entender quem está a fim de se arriscar à exposição e quem encontrou saídas para se manter sem burlar as medidas de segurança sanitárias.

Por outro lado, também é preciso mostrar ao leitor que há um protocolo sanitário, defendido por cientistas, que precisa ser cumprido neste período. É a medida eficaz contra a contaminação. Não há ideologia política que desfaça isso.

O assunto da Pandemia traz, por si só, um apelo emocional imenso. O Jornalismo profissional se mostra muito necessário para atender a essa demanda que pode encontrar abrigo em meios frenéticos de divulgação em massa que passam longe da indústria do Jornalismo.

Os números dos últimos dias da semana, por exemplo, que somaram "dados represados desde abril", assustaram. Precisam ser muito bem esclarecidos para não dar a sensação de que a imprensa não está divulgando bem os dados que tem - ou de que só gosta da notícia ruim. Na quinta, no portal e nas redes sociais; e na sexta, no impresso, o que mais se viu foi "261 óbitos em 24 horas". Nas matérias internas, o assunto estava explicado. Não foram 261 mortes em um dia, mas notificações. Qualquer número, aliás, é lamentável. Um alto número desses, numa manchete, num título, é aterrorizante.

A imprensa precisa chamar para si um papel que é seu. Ao mesmo tempo em que se dizem cansadas do excesso de informações, as pessoas precisam ser informadas. A régua desse limite é a qualidade do que ofertamos".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...