Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Estou colhendo para o Jornalistas e Cia depoimentos de expressivos jornalistas cearenses sobre os erros e acertos do Jornalismo em época de Pandemia do Novo Coronavírus. Estes depoimentos vão integrar a edição especial do J&Cia que lembra o Dia da Imprensa (primeiro de junho).


Nestas Futricas publico a coluna da ombudsman Daniela Nogueira na edição deste domingo (24) de O Povo:

"Pandemia: o papel que cabe ao Jornalismo

A crise do Novo Coronavírus tem descortinado as ideologias antes veladas, dizem alguns. É possível. Defendo, no entanto, que ela esteja fazendo com que vejamos com mais nitidez de que lado cada um está. A imprensa, nesta conjuntura, tem o papel de mostrar os posicionamentos de órgãos e instituições e seus representantes, cobrando deles suas responsabilidades.

Nesta Quarentena, quando muitos se voltam para as redes sociais, começam a produzir conteúdo, participar de debates públicos virtuais, criar páginas na internet e lançar opiniões sobre todo novo acontecimento, ficou mais difícil para o leitor diferenciar o que é fato e o que é análise, o que é notícia e o que é opinião. Numa disputa política no meio da pandemia, então, é uma tarefa complexa. Afinal, o Brasil é um país que "nem uma pandemia consegue unir", como bem escreveu por aqui o jornalista Guálter George (O POVO, 12/4/2020 - https://is.gd/cwgElb ).

É aí que o Jornalismo não pode dar margem para que seja mais atacado do que já é. Precisa fazer o básico para continuar avançando.

Na semana que passou, uma matéria do O POVO foi criticada nas redes sociais pelo posicionamento apresentado. Também recebi algumas queixas com o mesmo viés. Em "Mesmo com perdas de até 70%, empresários defendem lockdown em Fortaleza" ( https://is.gd/U7LXHy ), de 19/5/2020, a reportagem conversa com empresários que encontraram alternativas para a sustentabilidade em meio ao isolamento social.

Trabalho remoto, entrega de produtos em domicílio e vendas pela internet são algumas das iniciativas apontadas na matéria como ações praticadas neste período. Os empresários entrevistados se disseram favoráveis ao isolamento.
Qualidade - O leitor Breno Pinto comentou: "Quem trabalha com alimentação e pode investir em delivery, como é o caso do empresário citado, é fácil falar isso". Calebe Castro apontou: "Empresários de supermercados e farmácias". Uma leitora me escreveu que a reportagem é uma "notícia falsa".

Mentira não é, e é fácil verificar. O que irritou o público que se manifestou é que a matéria ouve um lado dos empresários - os que defendem o isolamento mais rígido. Sabem que a medida, por mais antipática e prejudicial que seja, é fundamental para evitar a disseminação do Novo Coronavírus.

É sabido que boa parte dos empresários cearenses é contrária ao isolamento mais rígido. Eles não deveriam ter sido ouvidos na matéria?

A Redação lembra que representantes de instituições comerciais e industriais do Estado foram ouvidos em matérias anteriores, apresentando seu ponto de vista, contrário ao isolamento. Assim, todas as vozes estariam contempladas na cobertura.

O que não se pode esquecer é que nem todo dia o leitor é o mesmo. O leitor da matéria sobre o empresariado que defende o isolamento não é necessariamente aquele que também leu a matéria sobre os empresários contrários à medida. O jornal precisa mostrar os vários lados da mesma história - até para o leitor entender quem está a fim de se arriscar à exposição e quem encontrou saídas para se manter sem burlar as medidas de segurança sanitárias.

Por outro lado, também é preciso mostrar ao leitor que há um protocolo sanitário, defendido por cientistas, que precisa ser cumprido neste período. É a medida eficaz contra a contaminação. Não há ideologia política que desfaça isso.

O assunto da Pandemia traz, por si só, um apelo emocional imenso. O Jornalismo profissional se mostra muito necessário para atender a essa demanda que pode encontrar abrigo em meios frenéticos de divulgação em massa que passam longe da indústria do Jornalismo.

Os números dos últimos dias da semana, por exemplo, que somaram "dados represados desde abril", assustaram. Precisam ser muito bem esclarecidos para não dar a sensação de que a imprensa não está divulgando bem os dados que tem - ou de que só gosta da notícia ruim. Na quinta, no portal e nas redes sociais; e na sexta, no impresso, o que mais se viu foi "261 óbitos em 24 horas". Nas matérias internas, o assunto estava explicado. Não foram 261 mortes em um dia, mas notificações. Qualquer número, aliás, é lamentável. Um alto número desses, numa manchete, num título, é aterrorizante.

A imprensa precisa chamar para si um papel que é seu. Ao mesmo tempo em que se dizem cansadas do excesso de informações, as pessoas precisam ser informadas. A régua desse limite é a qualidade do que ofertamos".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".