Pular para o conteúdo principal

Morre advogado popular Antônio Pinheiro Freitas

E ai a gente vai se dando conta que os números de mortes pelo Coronavírus têm nomes. 

Neste domingo (24) o Blog presta condolências a família da jornalista Andrea Pinheiro que perdeu o pai Antônio Pinheiro de Freitas. Ele tinha 80 anos e partiu na noite deste sábado (23). Era batalhador da agricultura solidária e familiar, como testemunha o genro jornalista Flávio Paiva:

- Viagem de volta. E o meu querido sogro Antônio Pinheiro de Freitas (1940-2020) partiu ontem à noite na caravana da Covid-19. Fica uma história de conquistas ao lado de trabalhadores e trabalhadoras rurais na luta pelo acesso à terra, avanços na agricultura solidária e familiar e pela emancipação social".


Flávio Paiva, Antônio Pinheiro, padre Moacir e Andrea Pinheiro, em 15 de janeiro de 2020, quando Antônio Pinheiro fez 80 anos
A ex-vereadora Rosa da Fonseca prestou condolências a família:

- Nossos sentimentos, Andrea, Felipe, Flávio e todos familiares e amigos. A advocacia popular perde uma das suas grandes referências em nosso Estado".

O ex-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda lamentou a morte de Antônio Pinheiro:

- Grande Pinheiro!!! Fez o bom combate na luta pelas liberdades e pela democracia, através da luta pela Reforma Agrária. Flávio e Andrea, meu abraço solidário e fraterno para toda a família".

O ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal João Alfredo escreveu:

- Soube agora, de madrugada do falecimento do advogado Antônio Pinheiro de Freitas e estou numa tristeza sem fim. Pinheiro foi meu mestre, referência fundamental na advocacia militante em defesa do camponês e da Reforma Agrária, com quem aprendi e comecei a trabalhar como advogado sindical de trabalhadores rurais. Eu era ainda estudante de Direito quando comecei a frequentar seu escritório no Edifício Sul América, na Praça do Ferreira, e a com ele viajar para as comunidades e as audiências nas comarcas do Interior, no final da década de 1970, inícios dos anos 1980. Tantas lutas, tantas conquistas: Monte Castelo, Califórnia, Maceió... Em cada palmo de terra conquistado pelo trabalhador e pela trabalhadora em tantos municípios do Ceará tem a participação daquele homem franzino no tamanho, mas, gigante na defesa judicial do homem e da mulher do campo. Sua voz mansa, seu jeito tranquilo, sua forma simples, afetuosa e respeitosa com que lidava com seus clientes, o(a)s camponeses, foram ensinamentos que carrego por toda a minha vida. Minha gratidão ao doutor Pinheiro, como sempre foi tratado de forma carinhosa, é eterna, pois, grande parte do que sou como advogado militante devo a ele, por sua pedagogia do exemplo. A sensação que me atravessa agora nesta madrugada silenciosa de sábado para domingo é a de orfandade. Uma orfandade carregada de boas lembranças (de lutas, audiências, manifestações, viagens, cervejinhas...), de muito afeto e camaradagem. No nosso último encontro, na Sessão Solene de aniversário do PT, Pinheiro me convidou para participar, com um depoimento/entrevista, de um projeto que estava em gestação, projeto digno de quem já fazia parte da História: a sua biografia. Claro que aceitei honrado, com prazer e alegria. Seu sorriso nesta nossa última conversa é a derradeira e melhor lembrança que carregarei com saudade e com afeto por toda minha vida. Descansa em paz, guerreiro das boas e justas causas, que sua bandeira continuará a ser empunhada por tantos quantos com você aprenderam a lutar".

Deputado federal e líder da Minoria da Câmara dos Deputado, José Nobre Guimarães (PT-CE) - "Tristeza e um profundo pesar marcam a partida do companheiro Antônio Pinheiro. Um dos primeiros presidentes do PT Ceará, Doutor Pinheiro, como era conhecido, deixa um legado de militância, solidariedade e compromisso com os mais necessitados. Sua trajetória de amor ao próximo e de defesa das bandeiras sociais permanecem vivas em nossos corações. Minha solidariedade aos amigos e familiares deste grande homem! Descanse em paz, nobre amigo!".

Deputado estadual Moisés Braz (PT) - "O Partido dos Trabalhadores e os trabalhadores rurais cearenses perderam neste sábado (23), uma das suas mais importantes referências: o advogado Antônio Pinheiro de Freitas. Um dos pioneiros a presidir o nosso partido no Estado, Doutor Pinheiro, como era conhecido, construiu uma bela história na advocacia, marcada pela militância em defesa de trabalhadores rurais e da reforma agrária. Seu trabalho destemido principalmente nos anos 1970 e 1980, e também com a fundação do Cetra, foi a âncora da esperança de milhares de famílias que sofriam a opressão de donos de terra, e contribuiu para a conquista da posse em vários assentamentos de reforma agrária, como o Monte Castelo (Quixadá), Guriú (Camocim) e Maceió (Itapipoca), entre tantas outras lutas camponesas. Com grande pesar e tristeza, nos despedimos do nosso valoroso companheiro Dr. Pinheiro e enviamos condolências aos filhos Andrea, Felipe e Marcelo Pinheiro, além da Margarida Pinheiro. Que Deus o receba de braços abertos".



A jornalista Marlyana Lima, do Diário do Nordeste, comunica a morte de seu pai Maurício Lima, aos 81 anos, pela Covid 19, neste domingo (24).

- A todos os amigos e amigas comunico o falecimento do meu pai. Lutou bravamente por mais de um mês contra essa doença que nos devasta de dor e nos tira até o último adeus. A Deus agora ele retorna e aos braços de Nossa Senhora".


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".