Pular para o conteúdo principal

Confira os 25 bairros com mais mortes em Fortaleza por Coronavírus

Fortaleza registra 32.422 casos de Coronavírus com 3.187 mortes. Os bairros com mais mortes até esta sexta-feira (19) são:


  1. Barra do Ceará - 118.
  2. Vila Velha - 91.
  3. Vicente Pinzon - 80.
  4. Granja Lisboa - 77.
  5. Mondubim - 71.
  6. Cristo Redentor - 69.
  7. José Walter - 63.
  8. Centro - 59.
  9. Meireles - 57.
  10. Bom Jardim - 55.
  11. Jangurussu - 53.
  12. Lagoa Redonda - 52
  13. Pici - 52.
  14. Messejana - 52.
  15. Álvaro Weyne - 51.
  16. Carlito Pamplona - 51.
  17. Granja Portugal - 49.
  18. Antônio Bezerra - 49.
  19. Bom Sucesso - 48.
  20. Cais do Porto - 42.
  21. Serrinha - 41.
  22. Parangaba - 40.
  23. Aldeota - 40.
  24. Parque Genibaú - 40.
  25. Planalto Airton Senna - 40.
O prefeito Roberto Cláudio anunciou, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta sexta-feira (19), que cerca de 14,2% da população de Fortaleza está imunizada contra a Covid-19. O dado foi aferido por meio de uma pesquisa realizada em parceria com o Governo do Estado do Ceará, apoio financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e execução do Instituto Opnus.

"Nenhum outro Estado do Brasil tem uma pesquisa com essa amostra, metodologia e qualidade para aferir qual percentual da população já foi imunizado”, explicou.

Conforme o gestor, a pesquisa permite verificar quais grupos populacionais estão em maior risco e quais áreas da Cidade obtiveram maior imunização, pois quando o vírus atinge uma região onde ninguém está imunizado, acelera-se o potencial de contaminação.

Na Capital, a Regional 1, entre os bairros Pirambu e Vila Velha, corresponde ao local que contabilizou mais casos e óbitos, e que possui maior índice de imunização. Em toda a Capital, a porcentagem representa cerca de 370 mil pessoas que já foram contaminadas e desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus.

Ainda de acordo com o prefeito, o número é comparável com o índice de imunização de grandes cidades do mundo que tiveram picos da doença, como Nova Iorque, cuja porcentagem é de 19%. “A regra epidemiológica é de 60% para que a doença possa ir desaparecendo e perdendo a força”, explicou.

Ao longo do dia, Roberto Cláudio esteve em reunião com autoridades municipais e estaduais para avaliar os próximos passos em relação à flexibilização das atividades econômicas. As decisões serão tomadas com base no fechamento dos dados assistenciais e epidemiológicos do Município, que, segundo o Prefeito, seguem em tendência de queda, tanto em relação à quantidade de óbitos por Covid-19, à baixa ocupação dos leitos de UTI em relação aos meses de abril e maio, e à demanda pelos serviços de saúde.

Os próximos passos deverão ser anunciados neste fim de semana. “Independentemente da decisão tomada, o que vai nos guiar é o monitoramento dos dados assistenciais e epidemiológicos. Qualquer processo de flexibilização pode ser interrompido quando for necessário”, ressaltou o prefeito.

Além disso, mesmo com a baixa procura de pacientes, a Prefeitura irá manter seis Postos de Saúde em funcionamento neste fim de semana (sábado-20 e domingo-21/06), das 8 às 17 horas. 

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulgaram, nesta sexta-feira (19), em coletiva virtual de imprensa, o resultado da primeira fase do estudo científico sobre o impacto da Covid-19 em Fortaleza. A pesquisa, realizada entre os dias 02 e 15 de junho, consistiu na aplicação de 3.300 testes rápidos em moradores de 39 bairros da Capital e estima que cerca de 370 mil pessoas já estão imunes à doença, o que representa 14,2% da população.

“É preciso frisar que estamos falando de dados descritivos. Isso ainda precisa ser confirmado. Mas o trabalho tem uma representatividade grande no Brasil e traz informações importantes", afirmou o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues (Doutor Cabeto).

Uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o estudo é executado pelo Instituto Opnus e tem como objetivo orientar as políticas públicas de prevenção e combate à Covid-19. Os registros vão permitir cálculos mais precisos da letalidade da doença e analisar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo.

É preciso frisar que estamos falando de dados descritivos. Isso ainda precisa ser confirmado. Mas o trabalho tem uma representatividade grande no Brasil", afirmou Doutor Cabeto

O estudo, denominado de Inquérito de Soroprevalência, é considerado o maior do tipo já feito no Brasil e foi realizado em bairros de todas as Regionais de Fortaleza. Os domicílios foram selecionados de maneira sistemática e a escolha do morador a ser testado foi feita por sorteio. A pesquisa foi aplicada por meio de questionário e teste rápido em pessoas de todas as idades. Foram levados em conta fatores como sexo, faixa etária, escolaridade e número de habitantes por domicílio.

De acordo com o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da SMS, Antônio Lima Neto, "estamos vendo o esforço que tem sido feito para testar a população e a rapidez com que os resultados são liberados. Isso auxilia muito e dá segurança ao epidemiologista para avaliar. De fato, é uma análise que parece provar que estamos chegando a uma estabilização”, explicou.

Queda no número de casos e óbitos - Durante a coletiva, a secretária municipal de Saúde, Joana Maciel, destacou que para observar os números de casos e óbitos, foram utilizados os indicadores assistências, considerados os mais sensíveis. "Diariamente, acompanhamos as demandas por atendimentos às síndromes gripais nos Postos de Saúde e observamos a queda nesta demanda. No número de atendimentos, por exemplo, tivemos um pico em um dia do mês de maio, quando 2.000 pessoas procuraram os nossos 113 Postos. Os atendimentos vieram diminuindo e a tendência de queda é muito clara. No dia de ontem, por exemplo, apenas 364 atendimentos foram registrados”, informou.

Na oportunidade, também foram apresentados os números que apontam que nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais foi observada uma redução na procura por internações, tanto em enfermarias como em UTIs; número diário de pacientes internados; e a média de atendimentos por semana.

“Entre a fase de transição e a primeira semana da fase 1 de retomada das atividades, poderíamos esperar um aumento importante de casos, principalmente após oito de junho, quando o comércio voltou a funcionar. Mas, felizmente, nós observamos que não. É importante lembrar sempre a população que ainda estamos em isolamento social. Temos números animadores graças à ajuda de todos, mas continuamos monitorando tudo com responsabilidade”, pontuou a titular da SMS.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …