Pular para o conteúdo principal

Acrísio Moreira da Rocha há 71 anos doava terreno para Casa do Jornalista

Confira o 31 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:


  • 1847 - Frederico Augusto Pamplona vice-presidente da Província, assume o Governo do Ceará.
  • 1886 - Grande incêndio destrói a casa de negócios de José Pinto Coelho, na esquina da Rua do Major Facundo com a Travessa das Trincheiras (Rua Liberato Barroso).
  • 1893 - Morre no Rio de Janeiro, aos 52 anos de idade, José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral) que fora o 41º presidente da Província. Exercia na ocasião o cargo de procurador-geral da República. Nascera em Sobral em 11 de maio de 1841.
  • 1898 - A Redação do jornal 'O Rebate', na Rua Major Facundo, 138 (antigo), é invadida pela Força Policial sob o comando do major Pedro de Araújo Sampaio, sendo totalmente empastelada.
  • 1909 - Criada, pela Lei 987, a Chefatura de Polícia.
  • 1925 - Abre-se a Casa Alemã, da firma A. Frota & Companhia, de Ananias Frota de Vasconcelos e Cora Jandira Ribeiro Lima, na Rua Guilherme Rocha, 75/77 (antigos). 1926 - Publicada a revista Gotas de Orvalho, das normalistas do Instituto Santa Dorotéia (Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração) de Fortaleza, dirigida por Lígia Alencar, gerenciada por Lucinda Pires, tendo como vice-gerente Eleonor Rosa e redatoras, Olívia Sampaio Xavier Rodrigues, Aurélia Inês Ferrer e Maria Bezerra Saraiva.
  • 1933 - Morre, em Fortaleza, Amadeu de Carvalho Rocha, sócio gerente da Casa Amadeu.
  • 1940 - Realiza-se a eleição para a nova diretoria da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense. Presidente de Honra: professor Francisco Dias da Rocha; Presidente: Raimundo Gomes; Vice-presidente: jornalista Demócrito Rocha; Tesoureiro: Alcides de Castro Santos (Alcides Santos); Secretários: Francisco Gonzaga e Celso Matos. Secção Filatélica - Diretores: Francisco Vieira, Gezildo Dória e Sindulfo Câmara. Secção Numismática - Diretores: Tito de Castro Menezes, Artur Walter Cabral e José de Moura Ramos. Revista: Eusébio de Sousa e Oscar Hartherly.
  • 1942 - O Brasil passa do Estado de Beligerância para o Estado de Guerra, com a Alemanha e a Itália.
  • 1944 - Raimundo Renato de Almeida Braga toma posse em cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1949 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), na pessoa do prefeito Acrísio Moreira da Rocha, faz doação de um terreno no Centro da Cidade para construção da sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), espaço ocupado por velhos prédios abandonados em ruína, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Travessa São Francisco (hoje Rua Perboyre e Silva). Portanto há 71 anos.
  • 1957 - Instala-se, em Fortaleza, a primeira gravadora de discos cearense, a marca Iparana, cujos discos eram prensados no Recife, PE, pelos Irmãos Rozemblit. O presidente era o radialista, político e publicitário Aécio de Borba Vasconcelos.
  • 1962 - Inaugurada uma estátua do escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), na Praça que tem o seu nome, iniciativa dos intelectuais de Fortaleza, entre eles Luís Cavalcanti Sucupira, Raimundo Girão, Manuel Albano Amora e Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1962 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Carlos Júlio Amaral da Cunha, substituindo o também coronel aviador Roberto Hipólito da Costa.
  • 1965 - O general Murilo Borges Moreira recebe na Assembleia Legislativa do Estado o Título de Cidadão Cearense.
  • 1965 - Inaugurada a loja Milano Roupas S. A., dirigida por Oscar Roque Bezerra, presidente; Anselmo Roque Bezerra, Vice-presidente; Expedito Leite de Sousa, diretor comercial; e Venício Prata, diretor financeiro, na Rua Major Facundo, 584, na Praça do Ferreira.
  • 1967 - Por sugestão do historiador Raimundo Girão, através da Secretaria de Cultura do Estado, é sancionada pelo governador Plácido Aderaldo Castelo, a Lei 8.889 que dita as dimensões exatas da Bandeira do Ceará e altera as armas nela contidas, tirando os ramos de café e algodão que o ladeavam, simplificando sua confecção.
  • 1971 - Inaugurada em Fortaleza a Central de Asfalto, com as presenças do governador César Cals de Oliveira e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho.
  • 1972 - Morre, em São Paulo (SP), Romeu Aldigueri, proprietário das Lojas de Variedades e sua filial A Flama, em sociedade com Juarez de Albuquerque Pinto. Foi um dos pioneiros em supermercados em Fortaleza. Presidiu, o Rotary Club de Fortaleza. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, onde nascera em 20 de novembro de 1913.
  • 1974 - Começa a IV Feira dos Municípios, às 17 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals, na Secretaria de Agricultura.
  • 1976 - Morre o artista plástico e fotógrafo conhecido por TX, cujo nome real e completo era Pretextato Bezerra.
  • 1979 - Morre, em Belo Horizonte (MG), o general Ciro do Espírito Santo Cardoso, que comandou a 10ª Região Militar em Fortaleza, no período de 19 de maio de 1950 a cinco a março de 1951.
  • 1981 - Inaugura-se a Central Cearense de Artesanato Luísa Távora (CCALT), na Aldeota, no quarteirão entre a Rua Carlos Vasconcelos, Rua Costa Barros, Rua Monsenhor Bruno e Avenida Santos Dumont, onde antes existia o Palácio do Plácido, obra do arquiteto Pedro Rossi, cearense radicado em São Paulo.
  • 1981 - Morte em acidente de trabalho ocorre, em edifício em construção na Rua Barbosa de Freitas, 101, quando o operário Waldemar Rodrigues de Souza cai do 7º andar.
  • 1984 - Funda-se o Núcleo Independente de Estudos e Pesquisas do Ceará (Niepce).
  • 1987 - Morre, em Brasília, o desembargador e jornalista José Colombo de Sousa, vítima de acidente vascular cerebral, sendo sepultado na Capital Federal. Era cearense de Itapipoca, nascido em dois de março de 1913.
  • 1988 - Às 20h30 o Grupo Cidade de Comunicação inaugura as novas instalações de sua sede, na Avenida Desembargador Moreira, 2055, na Estância (Dionísio Torres), o Edifício Raimundo Pessoa de Queirós que na ocasião recebeu novo nome, o do fundador do grupo, Edifício Patriolino Ribeiro.
  • 1990 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comandante, quando assume o capitão de fragata Carlos Barbosa Faillace, em substituição ao também capitão de fragata Carlos Eduardo Massayoshi Naito.
  • 1992 - A 10ª Região Militar está com novo comandante, o general Victor José Schlobach Fortuna, que assume, substituindo o general Sérgio Régis Nunes Franco.
  • 1993 - Funda-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Francisco Maurício de Matos Dourado, funcionando em prédio na Avenida Desembargador Floriano Benevides, 391, no Edson Queiroz.
  • 1995 - Falece, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o médico e ex-deputado Acilon Gonçalves Pinto, cearense de Aurora nascido em dois de maio de 1925.
  • 1998 - Morre, aos 69 anos de idade, o empresário José Gaudêncio Moreira, fundador e proprietário da Auto Viação Fortaleza. Era natural de Nova Russas onde nascera a 24 de janeiro de 1929. É hoje nome de rua na Lagoa Redonda.
  • 2000 - Inaugura-se a nova sede do Tribunal do Povo, na Avenida Santos Dumont nº 1425, falando na ocasião a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJEC).
  • 2002 - Inaugurada à noite a Casa da Comédia Cearense, na Rua Major Pedro Sampaio, 1190, no Rodolfo Teófilo, iniciativa dos atores Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra) e Hiramisa Serra. Na ocasião, é entregue o troféu “Tripé”, honraria destinada a personalidades que apoiaram os trabalhos realizados pela trupe Comédia Cearense, nos seus 45 anos de existência. Um dos objetivos do novo espaço é preservar a história do teatro cearense. Os agraciados foram o jornalista José Edilmar Norões Coelho (TV Verdes Mares); a jornalista Wanda Palhano (O Estado); o empresário Demócrito Dummar (O Povo); o jornalista José Anderson Sandes (Diário do Nordeste); o radialista Armando Vasconcelos (TV Cidade); o jornalista Fernando Eugênio Marinho (TV Jangadeiro); o jornalista Roberto Moreira (TV Diário); o jornalista Godofredo Pereira (TV Ceará); o educador Roberto de Carvalho Rocha (Colégio Christhus); Márcio de Souza (Presidente da Funarte); o empresário Álvaro Jarreta (Grupo Pão de Açúcar) e a beletrista Fernanda Maria Romero Quinderé (Fernanda Quinderé) (50 anos de arte).
  • 2004 - Lançado o livro 'O Benfica de Ontem e de Hoje', do escritor cearense Francisco de Andrade Barroso, no Salão da Saga, localizada na Avenida João Pessoa, 3461, às 19h30. O autor já tem outras quatro publicações, “Os Andrades”, “Família Santos Lessa” e “As Igrejas do Ceará - Volumes  1 e 2”, todas independentes. Francisco de Andrade Barroso é conselheiro da Associação Cearense de Auditores Fiscais da Previdência, vice-presidente da Academia do Columinjuba, diretor da Sociedade Cearense de Geografia e História, sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia do Rio de Janeiro, pesquisador e autor de crônicas históricas.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…