Pular para o conteúdo principal

Acrísio Moreira da Rocha há 71 anos doava terreno para Casa do Jornalista

Confira o 31 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:


  • 1847 - Frederico Augusto Pamplona vice-presidente da Província, assume o Governo do Ceará.
  • 1886 - Grande incêndio destrói a casa de negócios de José Pinto Coelho, na esquina da Rua do Major Facundo com a Travessa das Trincheiras (Rua Liberato Barroso).
  • 1893 - Morre no Rio de Janeiro, aos 52 anos de idade, José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral) que fora o 41º presidente da Província. Exercia na ocasião o cargo de procurador-geral da República. Nascera em Sobral em 11 de maio de 1841.
  • 1898 - A Redação do jornal 'O Rebate', na Rua Major Facundo, 138 (antigo), é invadida pela Força Policial sob o comando do major Pedro de Araújo Sampaio, sendo totalmente empastelada.
  • 1909 - Criada, pela Lei 987, a Chefatura de Polícia.
  • 1925 - Abre-se a Casa Alemã, da firma A. Frota & Companhia, de Ananias Frota de Vasconcelos e Cora Jandira Ribeiro Lima, na Rua Guilherme Rocha, 75/77 (antigos). 1926 - Publicada a revista Gotas de Orvalho, das normalistas do Instituto Santa Dorotéia (Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração) de Fortaleza, dirigida por Lígia Alencar, gerenciada por Lucinda Pires, tendo como vice-gerente Eleonor Rosa e redatoras, Olívia Sampaio Xavier Rodrigues, Aurélia Inês Ferrer e Maria Bezerra Saraiva.
  • 1933 - Morre, em Fortaleza, Amadeu de Carvalho Rocha, sócio gerente da Casa Amadeu.
  • 1940 - Realiza-se a eleição para a nova diretoria da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense. Presidente de Honra: professor Francisco Dias da Rocha; Presidente: Raimundo Gomes; Vice-presidente: jornalista Demócrito Rocha; Tesoureiro: Alcides de Castro Santos (Alcides Santos); Secretários: Francisco Gonzaga e Celso Matos. Secção Filatélica - Diretores: Francisco Vieira, Gezildo Dória e Sindulfo Câmara. Secção Numismática - Diretores: Tito de Castro Menezes, Artur Walter Cabral e José de Moura Ramos. Revista: Eusébio de Sousa e Oscar Hartherly.
  • 1942 - O Brasil passa do Estado de Beligerância para o Estado de Guerra, com a Alemanha e a Itália.
  • 1944 - Raimundo Renato de Almeida Braga toma posse em cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1949 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), na pessoa do prefeito Acrísio Moreira da Rocha, faz doação de um terreno no Centro da Cidade para construção da sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), espaço ocupado por velhos prédios abandonados em ruína, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Travessa São Francisco (hoje Rua Perboyre e Silva). Portanto há 71 anos.
  • 1957 - Instala-se, em Fortaleza, a primeira gravadora de discos cearense, a marca Iparana, cujos discos eram prensados no Recife, PE, pelos Irmãos Rozemblit. O presidente era o radialista, político e publicitário Aécio de Borba Vasconcelos.
  • 1962 - Inaugurada uma estátua do escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), na Praça que tem o seu nome, iniciativa dos intelectuais de Fortaleza, entre eles Luís Cavalcanti Sucupira, Raimundo Girão, Manuel Albano Amora e Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1962 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Carlos Júlio Amaral da Cunha, substituindo o também coronel aviador Roberto Hipólito da Costa.
  • 1965 - O general Murilo Borges Moreira recebe na Assembleia Legislativa do Estado o Título de Cidadão Cearense.
  • 1965 - Inaugurada a loja Milano Roupas S. A., dirigida por Oscar Roque Bezerra, presidente; Anselmo Roque Bezerra, Vice-presidente; Expedito Leite de Sousa, diretor comercial; e Venício Prata, diretor financeiro, na Rua Major Facundo, 584, na Praça do Ferreira.
  • 1967 - Por sugestão do historiador Raimundo Girão, através da Secretaria de Cultura do Estado, é sancionada pelo governador Plácido Aderaldo Castelo, a Lei 8.889 que dita as dimensões exatas da Bandeira do Ceará e altera as armas nela contidas, tirando os ramos de café e algodão que o ladeavam, simplificando sua confecção.
  • 1971 - Inaugurada em Fortaleza a Central de Asfalto, com as presenças do governador César Cals de Oliveira e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho.
  • 1972 - Morre, em São Paulo (SP), Romeu Aldigueri, proprietário das Lojas de Variedades e sua filial A Flama, em sociedade com Juarez de Albuquerque Pinto. Foi um dos pioneiros em supermercados em Fortaleza. Presidiu, o Rotary Club de Fortaleza. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, onde nascera em 20 de novembro de 1913.
  • 1974 - Começa a IV Feira dos Municípios, às 17 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals, na Secretaria de Agricultura.
  • 1976 - Morre o artista plástico e fotógrafo conhecido por TX, cujo nome real e completo era Pretextato Bezerra.
  • 1979 - Morre, em Belo Horizonte (MG), o general Ciro do Espírito Santo Cardoso, que comandou a 10ª Região Militar em Fortaleza, no período de 19 de maio de 1950 a cinco a março de 1951.
  • 1981 - Inaugura-se a Central Cearense de Artesanato Luísa Távora (CCALT), na Aldeota, no quarteirão entre a Rua Carlos Vasconcelos, Rua Costa Barros, Rua Monsenhor Bruno e Avenida Santos Dumont, onde antes existia o Palácio do Plácido, obra do arquiteto Pedro Rossi, cearense radicado em São Paulo.
  • 1981 - Morte em acidente de trabalho ocorre, em edifício em construção na Rua Barbosa de Freitas, 101, quando o operário Waldemar Rodrigues de Souza cai do 7º andar.
  • 1984 - Funda-se o Núcleo Independente de Estudos e Pesquisas do Ceará (Niepce).
  • 1987 - Morre, em Brasília, o desembargador e jornalista José Colombo de Sousa, vítima de acidente vascular cerebral, sendo sepultado na Capital Federal. Era cearense de Itapipoca, nascido em dois de março de 1913.
  • 1988 - Às 20h30 o Grupo Cidade de Comunicação inaugura as novas instalações de sua sede, na Avenida Desembargador Moreira, 2055, na Estância (Dionísio Torres), o Edifício Raimundo Pessoa de Queirós que na ocasião recebeu novo nome, o do fundador do grupo, Edifício Patriolino Ribeiro.
  • 1990 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comandante, quando assume o capitão de fragata Carlos Barbosa Faillace, em substituição ao também capitão de fragata Carlos Eduardo Massayoshi Naito.
  • 1992 - A 10ª Região Militar está com novo comandante, o general Victor José Schlobach Fortuna, que assume, substituindo o general Sérgio Régis Nunes Franco.
  • 1993 - Funda-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Francisco Maurício de Matos Dourado, funcionando em prédio na Avenida Desembargador Floriano Benevides, 391, no Edson Queiroz.
  • 1995 - Falece, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o médico e ex-deputado Acilon Gonçalves Pinto, cearense de Aurora nascido em dois de maio de 1925.
  • 1998 - Morre, aos 69 anos de idade, o empresário José Gaudêncio Moreira, fundador e proprietário da Auto Viação Fortaleza. Era natural de Nova Russas onde nascera a 24 de janeiro de 1929. É hoje nome de rua na Lagoa Redonda.
  • 2000 - Inaugura-se a nova sede do Tribunal do Povo, na Avenida Santos Dumont nº 1425, falando na ocasião a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJEC).
  • 2002 - Inaugurada à noite a Casa da Comédia Cearense, na Rua Major Pedro Sampaio, 1190, no Rodolfo Teófilo, iniciativa dos atores Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra) e Hiramisa Serra. Na ocasião, é entregue o troféu “Tripé”, honraria destinada a personalidades que apoiaram os trabalhos realizados pela trupe Comédia Cearense, nos seus 45 anos de existência. Um dos objetivos do novo espaço é preservar a história do teatro cearense. Os agraciados foram o jornalista José Edilmar Norões Coelho (TV Verdes Mares); a jornalista Wanda Palhano (O Estado); o empresário Demócrito Dummar (O Povo); o jornalista José Anderson Sandes (Diário do Nordeste); o radialista Armando Vasconcelos (TV Cidade); o jornalista Fernando Eugênio Marinho (TV Jangadeiro); o jornalista Roberto Moreira (TV Diário); o jornalista Godofredo Pereira (TV Ceará); o educador Roberto de Carvalho Rocha (Colégio Christhus); Márcio de Souza (Presidente da Funarte); o empresário Álvaro Jarreta (Grupo Pão de Açúcar) e a beletrista Fernanda Maria Romero Quinderé (Fernanda Quinderé) (50 anos de arte).
  • 2004 - Lançado o livro 'O Benfica de Ontem e de Hoje', do escritor cearense Francisco de Andrade Barroso, no Salão da Saga, localizada na Avenida João Pessoa, 3461, às 19h30. O autor já tem outras quatro publicações, “Os Andrades”, “Família Santos Lessa” e “As Igrejas do Ceará - Volumes  1 e 2”, todas independentes. Francisco de Andrade Barroso é conselheiro da Associação Cearense de Auditores Fiscais da Previdência, vice-presidente da Academia do Columinjuba, diretor da Sociedade Cearense de Geografia e História, sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia do Rio de Janeiro, pesquisador e autor de crônicas históricas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em