Pular para o conteúdo principal

Jornada de Pensamento debate 'Viver de Arte no Brasil'

Nunca se falou tanto sobre a importância da Produção Cultural e Artística, sua circulação e consumo de seus bens e serviços. 

A capacidade que o setor tem de gerar negócios e a sua relevância para o desenvolvimento de nossa sociedade evidencia-se, principalmente, neste momento delicado e reforça a importância de melhor compreendermos a contribuição da economia da cultura e abrirmos espaços para debates sobre estratégias de fortalecimento e profissionalização das Artes.


E com este objetivo de discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e o Hub Cultural do Ceará convidam para o evento de abertura da primeira edição do Webinário Jornada de Pensamento, com o tema 'Viver de Arte', que acontecerá nesta quarta-feira-12.

Para os demais encontros, que envolvem acesso a palestras e debates ao vivo, a programação segue a partir de segunda-17 (envio das primeiras palestras ao público inscrito), com o primeiro debate ao vivo acontecendo na quarta-19, e demais ações que terão sequência de acordo com a programação, até sete outubro de 2020.

Na abertura do evento, o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba; e o professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa-Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Leandro Valiati, abordam o eixo central do Webinário: 'Arte, Cultura e Economia no Brasil Contemporâneo' com mediação de Luísa Cela, secretária Executiva de Cultura do Ceará.

O Ceará exerce um papel importante para Economia Criativa do Nordeste. De acordo com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, realizado com consultoria de Valiatti, o Ceará é um dos Estados que mais possuem trabalhadores criativos – aproximadamente 178 mil, só no primeiro semestre de 2019 - ficando atrás somente da Bahia, com um pouco mais de 183 mil. No entanto, quando o assunto é o total de empregados contratados pelos setores criativos, assume a liderança com cerca de 28% de toda a região.

Os setores que se destacam são os de Moda, Atividades Artesanais e Tecnologia da Informação. Em 2017, foram quase 3 mil empresas no setor da Moda, passando tecnologia da Informação, com 787, e de Publicidade, com 400. Atividade Artesanal é o principal produto de exportação. Apenas no ano passado, por exemplo, o setor gerou o valor próximo de US$ 22 milhões, tendo como maior parceiro a região da América do Sul, responsável por mais de US$16 milhões de todo o valor.

Desta forma, durante os próximos três meses, os inscritos no Webinário Jornada de Pensamento poderão acessar e debater, de forma ampla e colaborativa, conteúdos sobre o ‘Viver de Arte’ em quatro eixos, além do eixo central, que inspira a abertura do evento - 'Arte, Cultura e Economia no Brasil Contemporâneo'.

Os demais eixos são:

  • Gestão e modelos de negócios para as Artes.
  • Fomento, financiamento e captação de recursos.
  • Comunicação e relação com o público.
  • Circulação e formação de redes.
METODOLOGIA - Cada um dos quatro eixos contará com trilhas abordadas por palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação do professor doutor Alexandre Barbalho. A metodologia se dará através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

INSCRIÇÕES DE FLUXO CONTÍNUO -
 O Webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição em bit.ly/JornadadePensamento, onde também encontram-se informações sobre programação do evento. Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

SOBRE OS PALESTRANTES - Confira os perfis dos palestrantes:

  • FABIANO DOS SANTOS PIÚBA - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e historiador graduado pela UFC, ele foi diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014. No Ministério da Cultura também assumiu a função de Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de Coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura no ano de 2008. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
  • LEANDRO VALIATI - Economista, PhD em Desenvolvimento Econômico e pós-doutorado em Indústrias Criativas (Sorbonne-Paris 13). Professor Titular de Indústrias Criativas e Economia da Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Professor visitante e pesquisador na Queen Mary University of London (Reino Unido) e na Universidade Paris 13 - Sorbonne (França). Conselheiro em Indústrias Culturais e Criativas para o Ministério da Cultura, Unesco e OEI. Criador do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Cultura (NECCULT), tendo liderado, por quatro anos, seis acordos internacionais (Brasil- Europa); 20 projetos de pesquisa em larga escala; sete conferências internacionais; 12 livros e o projeto do Atlas Econômico da Cultura Brasileira. Conferencista internacional na Argentina, Brasil, Colômbia, Holanda, França, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido.
  • LUÍSA CELA - É psicóloga com mestrado em Saúde Pública. Desde 2014 atua no campo das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos na Rede Cuca–Fortaleza; no Instituto Dragão do Mar, desempenhou a função de Diretora de Cidadania Cultural, dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim. Assumindo também a presidência do Instituto ECOA (Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes) – Sobral.
PARCERIA COM ITAÚ CULTURAL - A primeira edição da Jornada de Pensamento tem o apoio do Itaú Cultural, parceiro do Porto Dragão em ações anteriores. Em 2019, a instituição paulista realizou no equipamento cearense o seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos. Agora, em sinergia com o debate sobre o crescimento e o desenvolvimento da Economia da Cultura, o Itaú Cultural fortalece esta discussão no webinário a partir das experiências da série de editais Arte como Respiro e com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, através da participação da Aninha de Fátima, gerente de Comunicação, e Leandro Valiati, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e parceiro na produção do Painel de Dados, além de Rodrigo Savazoni, que ministrou aulas de Articulação e Mobilização de Recursos: uma perspectiva a partir do comum, nos cursos de produção cultural oferecidos pelo Observatório.

SOBRE O PORTO DRAGÃO + HUB CULTURAL DO CEARÁ - O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do Webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o Programa 'Porto Dragão Sessions', uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em oito episódios e o Programa 'Nós no Batente', uma série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando cinco grupos de Dança e cinco grupos de Teatro. Ambos os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO
  • Webinário Jornada de Pensamento - 1ª Edição - 'Viver de Arte'
  • Abertura oficial - quarta (12), às 16 horas no Youtube do Porto Dragão
  • Link do ao vivo da abertura: bit.ly/JornadadePensamentoEixoCentral
  • Inscrições gratuitas em bit.ly/JornadadePensamento
  • Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com
  • A 'Jornada de Pensamento: Viver de Arte' é uma idealização e realização do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. Conta com parceria do Itaú Cultural, a curadoria e mediação do professor doutor Alexandre Barbalho e a produção executiva da ATO Marketing Cultural.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…