Pular para o conteúdo principal

Futsal Cearense faz 65 anos

Eis o três de setembro na História de Fortaleza: 
  • 1880 - Criada, pela Lei nº 1.903, a Guarda Cívica de Fortaleza, destinada ao policiamento da Capital. Iniciou com 63 homens.
  • 1912 - Nomeado, para a direção da Escola de Aprendizes Artífices, o jornalista Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza), do jornal Folha do Povo.
  • 1934 - Inaugurado o novo prédio da Enfermaria da Força Pública do Estado, hoje Hospital da Polícia Militar do Ceará, na Rua Princesa Isabel esquina com Rua Domingos Olímpio.
  • 1941 - Pelo Decreto-Lei 3.599, o presidente Getúlio Vargas dá novo nome à Estação Central ferroviária de Fortaleza que passa a denominar-se “Estação Fortaleza”. Hoje tem o nome de Estação Central Engenheiro João Felipe.
  • 1943 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o advogado e professor Manuel Belém de Figueiredo, catedrático de Direito Comercial na Faculdade de Direito. Nascera em Missão Velha em 12 de fevereiro de 1876.
  • 1951 - Violente incêndio devora as instalações do Monitor Comercial de Fortaleza, na Rua Floriano Peixoto, 173.

Time de Futsal do América de 1968 

  • 1955 - Acontece em Fortaleza a primeira partida de futebol de salão, na Quadra Juvenal Pompeu, do América, na Praia de Iracema, onde hoje está o Pirata ao lado do Estoril, entre as equipes do América Futebol Clube e do Diabos Rubros. 15x3 para o América foi o resultado e o juiz foi Wildo Celestino de Oliveira, o Didi, que mais tarde, em 1956, viria a ser o primeiro treinador campeão cearense, dirigindo o Vargas Filho. Este esporte foi trazido ao Ceará pelo desportista Lívio Amaro.
  • 1955 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 92 anos incompletos, o bacharel em Direito Eduardo Guilherme Osvaldo Studart (Eduardo Studart), membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Nascera a 21 de outubro de 1863 em Fortaleza.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 987 publica a Lei 1.072, do dia três de maio, que dá o nome de Bairro de Fátima ao até então bairro de Redenção, conhecido popularmente por 13 de Maio, proposição do vereador Antônio Fernando Bezerra.
  • 1960 - Chegam a Fortaleza os restos mortais do artista plástico cearense Raimundo Brandão Cela (Raimundo Cela), vindos do Rio de Janeiro onde estavam depositados no Cemitério de São Francisco Xavier (Caju).
  • 1962 - Assume o comando da 10ª Região Militar, o general Nicolau Fico, em substituição ao general Luís Augusto da Silveira, que afastou-se no dia 24 de agosto. Recebe o comando das mãos do coronel Aluísio Brígido Maia, que vinha respondendo interinamente desde o dia 24 de agosto.
  • 1962 - Toma posse o novo comandante da Base Aérea de Fortaleza (BAF), o coronel Carlos Júlio Amaral da Costa, que substitui o coronel Roberto Hipólito da Costa.
  • 1971 - Instalado o Centro de Operações Policiais - COP, depois foi Centro de Operações Policiais Militares - Copom e hoje é Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
  • 1971 - Morre, no Rio de Janeiro, o escritor cearense Aluísio Caldas de Medeiros (Aluísio Medeiros), bacharel em direito, jornalista e poeta, um dos fundadores do Clube de Literatura e Arte - CLÃ e do Clube de Cinema de Fortaleza. Nascera em Fortaleza em 16 de novembro de 1918.
  • 1972 - Morre o empresário José Moacir Bezerra, ex-proprietário do grupo Estabelecimentos Eduardo Bezerra S. A., da Farmácia Pasteur e do Balneário Pirapora, nascido a 17 de fevereiro de 1906.
  • 1973 - Inaugurada a nova sede da Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará - SUDEC, na Rua Jaime Benévolo, 1400, com frente também para a Rua Barão de Aratanha, no Bairro de Fátima, prédio moderno, projetado pelo arquiteto Jorge Neves. Hoje o prédio é ocupado pela Semace.
  • 1975 - Falece, no Rio de Janeiro, aos 91 anos, Eduardo Guilherme Osvaldo Studart, ex-deputado federal pelo Ceará (Partido Republicano-PR, em 1902), antigo juiz de Direito e professor da Faculdade de Direito do Ceará. Era irmão do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart). Nascera em Fortaleza em 21 de outubro de 1863.
  • 1981 - Publicada, no Diário Oficial do Município 7228, a Lei 5431, de 28 de agosto de 1981, que concede o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao radialista, teatrólogo e ator Luiz Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra), proposição do vereador Sérgio Costa.
  • 1993 - Inaugurado o Parque Parreão, espaço de 3,5 hectares, por trás da Estação Rodoviária João Tomé, na antiga Gameleira, ladeando riacho que desemboca no canal.
  • 2008 - O desembargador cearense Francisco César Asfor Rocha assume a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
  • 2017 - Morre, pela manhã, em casa, a educadora Luiza de Teodoro Vieira, aos 86 anos. Incentivadora da arte e da cultura local. Em 2016, recebeu a maior honraria do Ceará, a medalha da Abolição. Formada em história, era membro do Conselho de Avaliação do Programa Alfabetização Solidária e autora de livros que foram usados para alfabetizar estudantes. O velório realiza-se no mesmo dia às 21h30, na igreja Comunidade do Amor, na Rua Capitão Francisco Pedro, 732, no bairro Rodolfo Teófilo. O sepultamento é no dia seguinte no cemitério Parque da Paz.
  • Dados do Arquivo Nirez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…