Pular para o conteúdo principal

Futsal Cearense faz 65 anos

Eis o três de setembro na História de Fortaleza: 
  • 1880 - Criada, pela Lei nº 1.903, a Guarda Cívica de Fortaleza, destinada ao policiamento da Capital. Iniciou com 63 homens.
  • 1912 - Nomeado, para a direção da Escola de Aprendizes Artífices, o jornalista Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza), do jornal Folha do Povo.
  • 1934 - Inaugurado o novo prédio da Enfermaria da Força Pública do Estado, hoje Hospital da Polícia Militar do Ceará, na Rua Princesa Isabel esquina com Rua Domingos Olímpio.
  • 1941 - Pelo Decreto-Lei 3.599, o presidente Getúlio Vargas dá novo nome à Estação Central ferroviária de Fortaleza que passa a denominar-se “Estação Fortaleza”. Hoje tem o nome de Estação Central Engenheiro João Felipe.
  • 1943 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o advogado e professor Manuel Belém de Figueiredo, catedrático de Direito Comercial na Faculdade de Direito. Nascera em Missão Velha em 12 de fevereiro de 1876.
  • 1951 - Violente incêndio devora as instalações do Monitor Comercial de Fortaleza, na Rua Floriano Peixoto, 173.

Time de Futsal do América de 1968 

  • 1955 - Acontece em Fortaleza a primeira partida de futebol de salão, na Quadra Juvenal Pompeu, do América, na Praia de Iracema, onde hoje está o Pirata ao lado do Estoril, entre as equipes do América Futebol Clube e do Diabos Rubros. 15x3 para o América foi o resultado e o juiz foi Wildo Celestino de Oliveira, o Didi, que mais tarde, em 1956, viria a ser o primeiro treinador campeão cearense, dirigindo o Vargas Filho. Este esporte foi trazido ao Ceará pelo desportista Lívio Amaro.
  • 1955 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 92 anos incompletos, o bacharel em Direito Eduardo Guilherme Osvaldo Studart (Eduardo Studart), membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Nascera a 21 de outubro de 1863 em Fortaleza.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 987 publica a Lei 1.072, do dia três de maio, que dá o nome de Bairro de Fátima ao até então bairro de Redenção, conhecido popularmente por 13 de Maio, proposição do vereador Antônio Fernando Bezerra.
  • 1960 - Chegam a Fortaleza os restos mortais do artista plástico cearense Raimundo Brandão Cela (Raimundo Cela), vindos do Rio de Janeiro onde estavam depositados no Cemitério de São Francisco Xavier (Caju).
  • 1962 - Assume o comando da 10ª Região Militar, o general Nicolau Fico, em substituição ao general Luís Augusto da Silveira, que afastou-se no dia 24 de agosto. Recebe o comando das mãos do coronel Aluísio Brígido Maia, que vinha respondendo interinamente desde o dia 24 de agosto.
  • 1962 - Toma posse o novo comandante da Base Aérea de Fortaleza (BAF), o coronel Carlos Júlio Amaral da Costa, que substitui o coronel Roberto Hipólito da Costa.
  • 1971 - Instalado o Centro de Operações Policiais - COP, depois foi Centro de Operações Policiais Militares - Copom e hoje é Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
  • 1971 - Morre, no Rio de Janeiro, o escritor cearense Aluísio Caldas de Medeiros (Aluísio Medeiros), bacharel em direito, jornalista e poeta, um dos fundadores do Clube de Literatura e Arte - CLÃ e do Clube de Cinema de Fortaleza. Nascera em Fortaleza em 16 de novembro de 1918.
  • 1972 - Morre o empresário José Moacir Bezerra, ex-proprietário do grupo Estabelecimentos Eduardo Bezerra S. A., da Farmácia Pasteur e do Balneário Pirapora, nascido a 17 de fevereiro de 1906.
  • 1973 - Inaugurada a nova sede da Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará - SUDEC, na Rua Jaime Benévolo, 1400, com frente também para a Rua Barão de Aratanha, no Bairro de Fátima, prédio moderno, projetado pelo arquiteto Jorge Neves. Hoje o prédio é ocupado pela Semace.
  • 1975 - Falece, no Rio de Janeiro, aos 91 anos, Eduardo Guilherme Osvaldo Studart, ex-deputado federal pelo Ceará (Partido Republicano-PR, em 1902), antigo juiz de Direito e professor da Faculdade de Direito do Ceará. Era irmão do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart). Nascera em Fortaleza em 21 de outubro de 1863.
  • 1981 - Publicada, no Diário Oficial do Município 7228, a Lei 5431, de 28 de agosto de 1981, que concede o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao radialista, teatrólogo e ator Luiz Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra), proposição do vereador Sérgio Costa.
  • 1993 - Inaugurado o Parque Parreão, espaço de 3,5 hectares, por trás da Estação Rodoviária João Tomé, na antiga Gameleira, ladeando riacho que desemboca no canal.
  • 2008 - O desembargador cearense Francisco César Asfor Rocha assume a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
  • 2017 - Morre, pela manhã, em casa, a educadora Luiza de Teodoro Vieira, aos 86 anos. Incentivadora da arte e da cultura local. Em 2016, recebeu a maior honraria do Ceará, a medalha da Abolição. Formada em história, era membro do Conselho de Avaliação do Programa Alfabetização Solidária e autora de livros que foram usados para alfabetizar estudantes. O velório realiza-se no mesmo dia às 21h30, na igreja Comunidade do Amor, na Rua Capitão Francisco Pedro, 732, no bairro Rodolfo Teófilo. O sepultamento é no dia seguinte no cemitério Parque da Paz.
  • Dados do Arquivo Nirez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta