Eis o 22 de setembro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
- 1888 - Toma posse o juiz Cândido Valeriano da Silva Freire no cargo de Chefe de Polícia da Província.
- 1897 - O presidente do Estado comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli (foto Ceará em Fotos e Histórias) sanciona o Decreto Legislativo 393, de 11 de setembro de 1897, que cria as Armas do Ceará (escudo).
- 1915 - Morre, em Fortaleza, o desembargador Joaquim Pauleta Bastos de Oliveira, ex-chefe de polícia. Era cearense de Saboeiro onde nascera a quatro de julho de 1841.
- 1925 - Inaugura-se uma nova linha de bondes elétricos em Fortaleza, a Praia de Iracema, que tem o mesmo caminho da antiga linha da Praia.
- 1931 - O Ceará tem novo Interventor Federal que assume às 15h30 o capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, recebendo o cargo das mãos do major João da Silva Leal que vinha exercendo interinamente.
- 1932 - Inaugura-se o Mercado Central, de frutas e cereais, na Rua Conde D’Eu, que serviu à Cidade durante muitos anos, mas que depois ficou somente para artesanato e que com a construção de um novo na Avenida Alberto Nepomuceno foi transformado no Centro de Referência do Professor. Em 1827 foi construído um mercado para Fortaleza em frente à Praça Carolina, mais conhecido como mercado da farinha, que reconstruído foi inaugurado em 1897, no mesmo local em que depois foi iniciada a construção, na gestão de Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), do Mercado Central, ocupando todo o quarteirão, com frente para a Rua Conde D'Eu, onde ficava a antiga Casa dos Governadores e só ficou pronto em 1932, quando já era prefeito o Coronel Manuel Tibúrcio Cavalcânti. O mercado de Ferro, inaugurado em 1897, teve suas obras iniciadas em cinco de fevereiro de 1896, sua pedra fundamental foi lançada em 18 de abril do mesmo ano.
- 1940 - O Banco dos Proprietários, que funcionava em prédio da Rua Barão do Rio Branco, 775, muda-se para sua sede própria na mesma rua número 905, onde depois foi o BIC e um Banco Chinês.
- 1947 - Morre, aos 64 anos de idade, o advogado e historiador Euzébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). É hoje nome de rua no Bairro de Fátima. Nascera em Recife (PE), em quatro de de agosto de 1883.
- 1950 - Morre, em Fortaleza, às 14h30, aos 56 anos de idade, o comerciante exportador Pedro Machado da Ponte. Era cearense de Crateús. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
- 1950 - Registrado, em Fortaleza, a seção estadual do Partido Social Trabalhista (PST).
- 1950 - Morre, no Mucuripe, o comerciante e benfeitor Juvêncio Vasconcelos, vítima de acidente vascular cerebral. Nascera no Mucuripe, a 23 de agosto de 1887.
- 1951 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel do Exército Brasileiro, Aldenor da Silva Maia substituindo o coronel do Exército, Francisco Mascarenhas França.
- 1960 - Falecimento do coronel da Polícia Militar Luís David de Sousa, que exerceu o comando daquela corporação no Ceará no período de 14 de fevereiro a quatro de setembro de 1942. Foi diretor da Casa de Detenção de Fortaleza (antiga Cadeia Pública) nos anos 1930. Era nascido em Cajazeiras (PB), em 10 de junho de 1897.
- 1966 - Morre, aos 39 anos de idade, o engenheiro Waldir Leopércio, ex-diretor do 1º Distrito do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e assessor da Companhia Docas do Ceará. Era alagoano.
- 1977 - Raimundo de Menezes, escritor cearense radicado em São Paulo, veio lançar a segunda edição de seu livro: Coisas que o tempo levou, enfeixando crônicas sobre Fortaleza antiga. Uma delas, a chocante transformação da Praça do Ferreira. Diz que "se retornasse, o boticário Ferreira na certa protestaria veementemente".
- 1981 - Morre o jornalista Manuel Felizardo Mendes Mont’ Alverne (Felizardo Montalverne), sendo seu corpo velado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará. Nascera em Sobral em 30 de maio de 1922.
- 1990 - Morre, aos 68 anos de idade, em Fortaleza, o técnico agrícola João Frederico Ferreira Gomes, ex-deputado estadual nascido em Sobral a 22 de abril de 1922.
- 1993 - Publicada no Diário Oficial do Município 10.202, a Lei 7.174, criando o Centro Integrado de Educação e Saúde Vereadora Maria Zélia Correia de Sousa, funcionando na Rua Antônio Pereira, 1.495, no Pantanal e o Ato 9.202 criando a Escola de 1º Grau Professor Antônio Girão Barroso, na Rua 37, s/nº, Sítio São João, Messejana.
- 2004 - Morre o juiz trabalhista e ex-vereador Carlos Henrique Castelo Branco Rayol (Carlos Rayol), 50 anos, em acidente ocorrido na CE-085, em Camocim, com o ônibus da empresa Guanabara, às 23h40min no qual também falece o motorista Luís Silva Cardoso, de 38 anos. O ônibus, de placas HXG-8350 procedia de Parnaíba (PI) com destino a Fortaleza, com 15 passageiros. Na localidade de Jatobá, desgovernou-se em uma curva, descendo um aterro e entrando mais de 40 metros na mata. No percurso, destruiu parcialmente duas casas. Moradores não foram atingidos. O sepultamento ocorre pela manhã do dia 24, no cemitério Parque da Paz.
- 2008 - Inaugura-se o novo Portão das Armas da Base Aérea de Fortaleza, dentro das comemorações dos 72 anos da corporação. As duas torres da frente, da antiga construção, com o arco onde vem o nome da corporação militar, permanecem. Mas foi demolida a edificação que abrigava as janelas laterais. No lugar, agora existem quatro vias para entrada e saída. Em cada via, uma câmera de segurança ajuda na vigilância. A edificação destruída datava da década de 1930 e fora projetada pelo arquiteto húngaro Emilio Hinko.
Comentários
Postar um comentário