Pular para o conteúdo principal

Eleições 2020 e Situação de Crise é a temática do 2º dia do IV Semascom

O segundo dia do IV Seminário de Assessoria de Comunicação (IV Semascom), evento que acontece nesta terça-feira (20), tem como tema “Eleições e Situação de Crise” para compreender melhor a atuação da Assessoria de Comunicação em campanhas eleitorais e debater a experiência de fazer esse trabalho em um período de Pandemia do Novo Coronavírus.


Para compartilhar experiências, o evento conta com a participação da assessora de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Aline Martins, e da jornalista e especialista em Marketing Político e Governamental, Adriana Saboya. O encontro acontece de maneira virtual e vai até quinta (22 de outubro), sempre das 19 horas às 20h30, com transmissão pelo YouTube do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Convidados - Aline Martins é graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo pela UFC. É servidora concursada da Justiça Eleitoral desde 2009. Já atuou como técnica ministerial da Procuradoria Geral de Justiça. Atualmente, é assessora de Imprensa, Comunicação e Cerimonial do TRE-CE.

Já Adriana Saboya é formada pela UFC, com especialização em Comunicação Corporativa pela Aberje-SP e MBA em Propaganda e Marketing pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Também é especialista em Marketing Político e Governamental e professora dos cursos de Especialização em Comunicação da Faculdade Cearense (Fac), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Centro Universitário Fanor (UniFanor). 


Primeiro dia do evento - O evento iniciou nesta segunda-feira (19), com o Painel “Comunicação e Crises na Saúde”. Na ocasião, palestraram Ludmila Wanbergna, chefe da unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio, e Renato Abê, assessor de Comunicação do Hospital São José (HSJ).

O professor da disciplina de Assessoria de Comunicação do Curso de Jornalismo, Ismar Capistrano, fez a fala de abertura do evento, destacando que o Seminário permite “uma troca de experiência ampliada, ao mesmo tempo que é uma oportunidade para os alunos da disciplina colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na cobertura e realização de eventos”.

No início de sua fala, Ludmila Wanbergna ressaltou que quando a Pandemia da Covid-19 já dava sinais que chegaria ao Ceará, foi criado um Comitê de Enfrentamento à doença, em que a Assessoria de Comunicação do Hospital Walter Cantídio possuía um assento, com participação, inclusive, nas tomadas de decisão. “Isso foi extremamente importante porque mostra a importância da comunicação no processo de construção da administração da crise”, reforçou Ludmila.

A chefe de Comunicação do Hospital Universitário pontuou que o setor precisou se adaptar durante a crise. Além de passarem a trabalhar em home office, os profissionais da área também tiveram que atuar de forma mais intensa com o audiovisual, já que as equipes de reportagem não estavam autorizadas a entrar no HUWC para fazerem gravações quando a unidade passou a receber pacientes com Covid-19.

Ludmila Wanbergna destacou o fortalecimento, durante a Pandemia, de ações nas mídias sociais do Hospital - que registraram, segundo ela, um crescimento de mais de cinco mil seguidores -, bem como a importância da Comunicação Interna, com a produção de campanhas que contribuíram para trazer mais leveza em momentos complicados aos colaboradores que trabalham na unidade hospitalar.

Após Ludmila, foi a vez do assessor do Hospital São José (HSJ), Renato Abê, comentar sobre o seu trabalho à frente do Setor de Comunicação da HSJ. Ele ressaltou que começou a trabalhar já em meio a Pandemia do Novo Coronavírus, o que tornou a sua adaptação ao novo emprego mais desafiadora. O jornalista comparou a Comunicação e a Saúde, que, para ele, não são muito diferentes. “São duas áreas complexas, em que há cuidado, detalhamento, objetividade. Quando elas se encontram, acho que a crise torna-se parte do processo”, contou.

Durante a conversa, o assessor ressaltou a necessidade de se ter, além de um bom trato com a imprensa, uma comunicação interna integrada. “Esse tipo de comunicação faz toda a diferença, porque é preciso que um determinado profissional tenha consciência do que está acontecendo na Unidade como um todo”, explicou, reforçando a importância de se divulgar para os colegas da imprensa as informações da forma mais detalhada possível. “Isso é crucial para que a imprensa consiga entender, porque, ainda que um fato tenha um viés aparentemente negativo, ele precisa, de fato, ser explicado”, finalizou.

Durante o Painel, houve ainda um momento em que os dois convidados responderam perguntas dos presentes. Em uma de suas respostas, a chefe do setor de Comunicação Social do Walter Cantídio destacou que, em virtude da pandemia, o trabalho do profissional de Assessoria ganhou maior notoriedade, dada a grande quantidade de demandas que surgiram no setor. O assessor de Comunicação do HSJ concordou com Ludmila, reforçando que hoje há um “olhar destacado para a figura do comunicador”, o qual, segundo ele, deve estar sempre em busca da melhor maneira de comunicar.

Programação - Além do primeiro painel “Comunicação e Gestão de Crises”, que ocorreu na segunda (19), e do Painel do segundo dia do evento, nesta terça (20 ), “Eleições e Situação de Crise”, o IV Seminário de Assessoria de Comunicação conta com mais dois dias de programação.

Na quarta-feira (21), os diretores da Engaja Comunicação, Adriano Muniz; e da Camarelo Comunicação, Paulo Júnior Pinheiro, conversam sobre os desafios e adaptação de métodos e ferramentas digitais no painel “Redes Sociais e Gestão de Crise”.

Na quinta ((22) o debate “O Mundo do Trabalho do Assessor de Comunicação” com:
  • Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) Rafael Mesquita.
  • Coordenador da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Ceará (MPCE), Reginaldo Aguiar
Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac