Pular para o conteúdo principal



Eleições 2020 e Situação de Crise é a temática do 2º dia do IV Semascom

O segundo dia do IV Seminário de Assessoria de Comunicação (IV Semascom), evento que acontece nesta terça-feira (20), tem como tema “Eleições e Situação de Crise” para compreender melhor a atuação da Assessoria de Comunicação em campanhas eleitorais e debater a experiência de fazer esse trabalho em um período de Pandemia do Novo Coronavírus.


Para compartilhar experiências, o evento conta com a participação da assessora de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Aline Martins, e da jornalista e especialista em Marketing Político e Governamental, Adriana Saboya. O encontro acontece de maneira virtual e vai até quinta (22 de outubro), sempre das 19 horas às 20h30, com transmissão pelo YouTube do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Convidados - Aline Martins é graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo pela UFC. É servidora concursada da Justiça Eleitoral desde 2009. Já atuou como técnica ministerial da Procuradoria Geral de Justiça. Atualmente, é assessora de Imprensa, Comunicação e Cerimonial do TRE-CE.

Já Adriana Saboya é formada pela UFC, com especialização em Comunicação Corporativa pela Aberje-SP e MBA em Propaganda e Marketing pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Também é especialista em Marketing Político e Governamental e professora dos cursos de Especialização em Comunicação da Faculdade Cearense (Fac), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Centro Universitário Fanor (UniFanor). 


Primeiro dia do evento - O evento iniciou nesta segunda-feira (19), com o Painel “Comunicação e Crises na Saúde”. Na ocasião, palestraram Ludmila Wanbergna, chefe da unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio, e Renato Abê, assessor de Comunicação do Hospital São José (HSJ).

O professor da disciplina de Assessoria de Comunicação do Curso de Jornalismo, Ismar Capistrano, fez a fala de abertura do evento, destacando que o Seminário permite “uma troca de experiência ampliada, ao mesmo tempo que é uma oportunidade para os alunos da disciplina colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na cobertura e realização de eventos”.

No início de sua fala, Ludmila Wanbergna ressaltou que quando a Pandemia da Covid-19 já dava sinais que chegaria ao Ceará, foi criado um Comitê de Enfrentamento à doença, em que a Assessoria de Comunicação do Hospital Walter Cantídio possuía um assento, com participação, inclusive, nas tomadas de decisão. “Isso foi extremamente importante porque mostra a importância da comunicação no processo de construção da administração da crise”, reforçou Ludmila.

A chefe de Comunicação do Hospital Universitário pontuou que o setor precisou se adaptar durante a crise. Além de passarem a trabalhar em home office, os profissionais da área também tiveram que atuar de forma mais intensa com o audiovisual, já que as equipes de reportagem não estavam autorizadas a entrar no HUWC para fazerem gravações quando a unidade passou a receber pacientes com Covid-19.

Ludmila Wanbergna destacou o fortalecimento, durante a Pandemia, de ações nas mídias sociais do Hospital - que registraram, segundo ela, um crescimento de mais de cinco mil seguidores -, bem como a importância da Comunicação Interna, com a produção de campanhas que contribuíram para trazer mais leveza em momentos complicados aos colaboradores que trabalham na unidade hospitalar.

Após Ludmila, foi a vez do assessor do Hospital São José (HSJ), Renato Abê, comentar sobre o seu trabalho à frente do Setor de Comunicação da HSJ. Ele ressaltou que começou a trabalhar já em meio a Pandemia do Novo Coronavírus, o que tornou a sua adaptação ao novo emprego mais desafiadora. O jornalista comparou a Comunicação e a Saúde, que, para ele, não são muito diferentes. “São duas áreas complexas, em que há cuidado, detalhamento, objetividade. Quando elas se encontram, acho que a crise torna-se parte do processo”, contou.

Durante a conversa, o assessor ressaltou a necessidade de se ter, além de um bom trato com a imprensa, uma comunicação interna integrada. “Esse tipo de comunicação faz toda a diferença, porque é preciso que um determinado profissional tenha consciência do que está acontecendo na Unidade como um todo”, explicou, reforçando a importância de se divulgar para os colegas da imprensa as informações da forma mais detalhada possível. “Isso é crucial para que a imprensa consiga entender, porque, ainda que um fato tenha um viés aparentemente negativo, ele precisa, de fato, ser explicado”, finalizou.

Durante o Painel, houve ainda um momento em que os dois convidados responderam perguntas dos presentes. Em uma de suas respostas, a chefe do setor de Comunicação Social do Walter Cantídio destacou que, em virtude da pandemia, o trabalho do profissional de Assessoria ganhou maior notoriedade, dada a grande quantidade de demandas que surgiram no setor. O assessor de Comunicação do HSJ concordou com Ludmila, reforçando que hoje há um “olhar destacado para a figura do comunicador”, o qual, segundo ele, deve estar sempre em busca da melhor maneira de comunicar.

Programação - Além do primeiro painel “Comunicação e Gestão de Crises”, que ocorreu na segunda (19), e do Painel do segundo dia do evento, nesta terça (20 ), “Eleições e Situação de Crise”, o IV Seminário de Assessoria de Comunicação conta com mais dois dias de programação.

Na quarta-feira (21), os diretores da Engaja Comunicação, Adriano Muniz; e da Camarelo Comunicação, Paulo Júnior Pinheiro, conversam sobre os desafios e adaptação de métodos e ferramentas digitais no painel “Redes Sociais e Gestão de Crise”.

Na quinta ((22) o debate “O Mundo do Trabalho do Assessor de Comunicação” com:
  • Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) Rafael Mesquita.
  • Coordenador da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Ceará (MPCE), Reginaldo Aguiar
Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...