Pular para o conteúdo principal

Sede pelo saber motiva idosos a ingressarem em universidades

Conhecimentos e novas experiências são sempre bem-vindos, independentemente da idade. E a máxima do “nunca é tarde para aprender” está cada vez mais em evidência. Norteados por tais pensamentos e sedentos por novos desafios, além de buscarem exercitar corpo e mente, a procura de pessoas da chamada “melhor idade” por faculdades e universidades pelo Brasil tem sido mais intensa a cada ano.

De acordo com o último levantamento do Censo de Educação Superior, já são mais de 19 mil acadêmicos entre 60 e 64 anos por todo o País. Quando falamos de pessoas acima dos 65 anos, temos mais de oito mil universitários dentro desse perfil.


Traduzindo os números em histórias, dois personagens fazem muito bem essa ilustração. Antônio Valdeniro e Felipe Almeida são acadêmicos do Centro Universitário Estácio do Ceará e possuem alguns outros pontos em comum: décadas de experiência, sede por conhecimento, outras formações e sabedoria em demasia.

Harmonia entre corpo e mente - Valdeniro integrou a Polícia Civil por 33 anos e atuava também como consultor de segurança particular até pouco tempo. Apesar de tantos afazeres, decreta que o universo acadêmico jamais o largou. “Passei em 13 vestibulares na vida, sou formado em História e Geografia, mas nunca me dei por satisfeito. Hoje sou viúvo, iniciei o curso de Direito na Estácio, tranquei, e comecei Matemática, que é onde me sinto bem, adoro os números”, explica o jovem senhor de 58 anos.

O sábio e espiritualista ex-agente de segurança atribui sua fonte inesgotável de energia a uma vida harmoniosa e dá dicas a quem pretende se desprender das amarras do passado e olhar com firmeza para o futuro. “Se mantenham longe dos alimentos industrializados, não fiquem presos aos aparelhos de TV, busquem a paz interior, façam exercícios, o corpo e a alma precisam estar em constante equilíbrio. Não hesitem em ir atrás de conhecimento, somos eternos aprendizes, esse é o segredo”, garante.

Educação é o caminho
- Cheio de disposição, Felipe Almeida exerce a Medicina há mais de 30 anos, sempre bem-humorado e com a sapiência que os 65 anos de vida lhe trouxeram. Pai de três jovens já formadas, o médico não quis parar no tempo e regressou ao universo acadêmico. “Alimento o desejo por ampliar os meus conhecimentos, é uma necessidade que tenho de estar sempre em desenvolvimento, aprendendo. Busquei a Estácio pelo padrão de qualidade e hoje estou em dois cursos. E quero mais, não vou parar”.

Doutor Felipe garante que, após concluir Direito e História, onde já está no penúltimo semestre de ambos, ingressará no mundo da Comunicação Social para adquirir ainda mais aprendizado. “Serei o melhor aluno de Jornalismo de toda a Estácio, pode anotar aí o que eu estou dizendo”, almeja Felipe Almeida.

O médico faz questão de realçar a importância educacional na vida de cada um e aconselha os que estão em sua faixa etária. 

Só há uma saída honrosa para quem é pobre de dinheiro: a educação. Minha mãe sempre me disse isso. Esse é o caminho. Portanto, se sintam úteis, valorizem as amizades verdadeiras, façam o bem sem olhar a quem, façam caminhadas diárias porque é bom ao corpo, creiam em Deus e nunca deixem de lado a busca pelo conhecimento, alimentem a mente, leiam, aprendam, isso nos faz crescer. Estar na faculdade é ótimo, conviver com pessoas mais jovens nos enche de energia também”, completa Felipe Almeida.

Corpo sadio para durar mais - Se estar inserido ao universo acadêmico é benéfico para manter a mente em pleno funcionamento, também é importante pensar em atividades para a estrutura corporal, tudo visando o equilíbrio. Abandonar o sedentarismo - principalmente na terceira idade - e praticar atividades físicas são essenciais para evitar transtornos presentes e futuros com relação à saúde. É o que garante o coordenador do curso de Educação Física da Estácio, 
 Jarde de Azevedo Cunha.

“Para o indivíduo envelhecer de forma saudável o ideal é, desde cedo, adotar um estilo de vida fisicamente ativo, mas isso não quer dizer apenas fazer exercícios. Uma alimentação correta é essencial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 70% da população mundial sofrem com sedentarismo e estão predispostos a desenvolverem problemas cardíacos, obesidade, que acaba desencadeando outros problemas como hipertensão, diabetes, e por aí vai. A ausência de atividades físicas é responsável por 54% do risco de morte por infarto, 50% do risco de derrame cerebral, 37% de câncer, enfim. Pessoas fisicamente ativas têm riscos de problemas de Saúde sempre reduzidos”, detalha.

Jarde Cunha, que é mestre em Ensino na Saúde e especialista em Fisiologia e Biomecânica aplicada ao Exercício, dá dicas importantes a senhores e senhoras que ainda estão em dúvidas quando em pauta está a relevância da preocupação com o corpo.

“O idoso precisa buscar atividades que lhe satisfaça, que lhe faça bem. Mas é necessário, antes de qualquer coisa, criar uma rotina para se livrar de males como depressão, isolamento, entre outros. Após isso, o caminho é identificar algum exercício e tentar estar em grupo, porque motiva, se sentir acolhido facilita o processo, socializar é importante, é o que mais a gente vê quando falamos de um público da melhor idade”, completa 
 Jarde de Azevedo Cunha,

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".