Pular para o conteúdo principal



XXVII FNT discute Estéticas, Discursos e Políticas Negras

Com o Webinário de Artistas Pesquisadores centrado no tema 'Estéticas, Discursos e Políticas Negras nas Artes Cênicas', o XXVIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) iniciado em setembro com a Mostra Nordeste continua nesta semana.

O Seminário Virtual acontece nesta segunda (26) e terça (27), reunindo, em três encontros, artistas pesquisadores de universidades da Bahia, do Ceará, do Maranhão e do Piauí que pesquisam e produzem artefatos artísticos que se estruturam por meios de poéticas, práticas, investigações e narrativas afrocentradas.

Políticas e Poéticas Negras: Formação e Representatividade nas Artes Cênicas - A abertura do Webinário será nesta segunda-feira (26), às 14 horas, com o tema 'Políticas e Poéticas Negras: Formação e Representatividade nas Artes Cênicas', que tem como convidados Alexandra Dumas (UFBA) e Ricardo Nascimento (Unilab) e a mediação de Abimaelson Santos (UFMA). Será um compartilhamento de ações políticas que reverberam diretamente na construção de poéticas negras, onde se observará os impactos educativos destas experiências no processo de formação de artistas, de pesquisadores e do público de modo geral.

Corpos, Discursos e Estéticas Negras em Cena - Às 16 horas desta segunda (26), Fernanda Julia Onisajé, da Bahia, e Altemar Di Monteiro, do Ceará, conversam sobre “Corpos, Discursos e Estéticas Negras em Cena” no Encontro mediado por Abimaelson Santos (UFMA) e Carolina Bernardo (Unilab). Serão apresentadas algumas possibilidades de discursos estéticos que são construídos no Teatro, por meio de uma Poética Negra.


Dança, Ancestralidades e Estéticas Negras
- Encerrando a Programação do Webinário, nesta terça-feira (27), às 15 horas, Luzia Amélia, do Piauí (foto Tássia Araújo), e Tieta Macau, do Maranhão, participam do encontro sobre “Dança, Ancestralidades e Estéticas Negras”, onde apresentarão experiências estéticas, no campo da dança, que são pautadas em corporeidades, discursos e presença negra na vida cotidiana. A mediação será de Abimaelson Santos (UFMA), Rosalina Semedo de Andrade Tavares-foto (Unilab) e Arilson dos Santos Gomes (Unilab).


O XXVII FNT - “É. Foi. Será. Teatro” é o tema do XXVII FNT, que diante das dificuldades das limitações impostas por conta da Pandemia da Covid-19, adotou o formato virtual e presencial para viabilizar a realização das mostras e ações formativas que marcam sua programação anualmente. Para isso, distribuiu a edição em quatro momentos, chamados de “Estações”, de setembro a dezembro.

A 1ª Estação foi Vvirtual, de 26 a 30 de setembro, com os espetáculos e os debates da Mostra Nordeste. A 2ª Estação acontece em outubro (26 e 27), também Virtual, com o Webinário de Artistas Pesquisadores. Em novembro, o FNT continua com a 3ª Estação em Formato Virtual.

Com a 4ª Estação o FNT encerra a XXVII FNT o em dezembro, de forma presencial em Guaramiranga, com duas mostras, a FNT para Crianças, com espetáculos e contação de histórias, e a Palco Ceará, que leva à cena a Produção Teatral Cearense.

QUEM FAZ O 27º FNT - O XXVII é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Tem a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas. Agradecimento especial: Enel. Divulgação: Blog do Lauriberto.

OS PALESTRANTES - A professora e pesquisadora Alexandra Dumas é doutora em artes cênicas e docente da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), interessada nas pedagogias e poética negras teatrais, culturas populares e brincadeiras afro-brasileiras.

Ricardo Nascimento é doutor em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova de Lisboa, fez mestrado em Sociologia pela Universidade do Minho e é licenciado em Geografia pela Universidade do Porto, Portugal. É professor efetivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). É vice coordenador do Performart (Núcleo de Pesquisa e Extensão das performances culturais e do patrimônio imaterial) com projetos de pesquisa e extensão nas áreas da Cultura Popular e performances culturais e coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura.

Dramaturga, preparadora de atores e educadora, Fernanda Julia Onisajé é pesquisadora da cultura africana no Brasil com ênfase nas religiões de matriz africana o Candomblé. É Yakekerê (mãe pequena, segunda sacerdotisa do terreiro) no Ilê Axé Oyá L´adê Inan, da cidade de Alagoinhas, na Bahia. Graduada em Direção Teatral pela UFBA, é mestre em Artes Cênicas e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da mesma instituição. É diretora fundadora do Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), fundado em 1998.

Altemar Di Monteiro é encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro, atuante há 18 anos na periferia de Fortaleza. É mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorando em Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisa o Teatro de Rua Contemporâneo a partir das relações entre corpo e cidade em seus atravessamentos periféricos e raciais.

A bailarina, coreógrafa e performer Luzia Amélia, do Piauí, é doutoranda em Dança pela UFBA. Propõe investigações em dança partindo das relações entre a pesquisa artística e acadêmica no âmbito das questões de raça, gênero e classe, construindo um campo de experiência que convergem em configurações de dança contemporânea implicadas na contemporaneidade.

A artista interdisciplinar Tieta Macau, do Maranhão, é licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), cursa bacharelado em Dança e mestrado em História Social na UFC, e atua na relação constante entre memória, ancestralidade, rastro, ilha e continente. É uma das criadoras do Coletivo DiBando, que atua em colaboração com vários artistas e grupos entre o Maranhão e o Ceará. Foi aprovada no Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes com o projeto Lança de Cabocla.

OS MEDIADORES - O coordenador e mediador do webinário, Abimaelson Santos, é diretor e iluminador teatral, professor da UFMA. É mestre em Cultura e Sociedade e licenciado em Teatro pela mesma instituição. Faz doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes da UNESP-SP. Pesquisa as relações estéticas e educativas entre performance, intervenção urbana e cidade na formação de professores.

A mediadora Carolina Bernardo é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio doutoral sanduíche em Lisboa, Portugal, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Atualmente é professora do magistério superior e coordenadora do curso de Humanidades da Unilab. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores.

Rosalina Semedo de Andrade Tavares é doutora e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho. É professora no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unilab, onde exerceu a função de Coordenadora do curso de Administração Pública a distância e atualmente é diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Arilson dos Santos Gomes é historiador, professor Adjunto da Universidade da Unilab, doutor e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, aperfeiçoado em Educação e Diversidade pela Universidade de Brasília (UnB). Arilson desenvolve e orienta pesquisas sobre renovação da histórica política, organizações negras, protagonismo político, movimentos sociais, identidades negras, africanidades, patrimônio e Educação das relações étnico-raciais.

PROGRAMAÇÃO DO WEBINÁRIO
  • SEGUNDA (26) - 14 horas - POLÍTICAS E POÉTICAS NEGRAS: FORMAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NAS ARTES CÊNICAS. Professora doutora Alexandra Dumas (UFBA); professor Ricardo Nascimento. Coordenador de Arte e Cultura (Unilab). Mediador: Professor Abimaelson Santos (UFMA).///16 horas - CORPOS, DISCURSOS E ESTÉTICAS NEGRAS EM CENA - Fernanda Julia Onisajé (BAHIA); Altemar Di Monteiro (CEARÁ); mediadores professores Abimaelson Santos (UFMA) e Carolina Bernardo (Unilab).
  • TERÇA (27) - 15 horas - DANÇA, ANCESTRALIDADES E ESTÉTICAS NEGRAS - Luzia Amélia (PIAUÍ) e Tieta Macau (MARANHÃO). Mediadores: professores Abimaelson Santos (UFMA), Rosalina Semedo de Andrade Tavares (Unilab) e Arilson dos Santos Gomes (Unilab).
Aberto ao público, a transmissão acontece em uma Sala Virtual. O acesso será disponibilizado após a inscrição, que deverá ser feita pelo Site do Festival. É gratuito. Para os não inscritos, o acesso será por meio do Canal do Youtube do FNT.

SERVIÇO

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...