Pular para o conteúdo principal



Confira os procedimentos para desenvolver uma Vacina

Varíola, Poliomielite, Rubéola e Difteria. 

Essas são algumas das doenças que foram erradicadas no Brasil graças às Vacinas. 

O Plano Nacional de Imunização (PNI), regulamentado na década de 1970, é considerado uma das mais relevantes intervenções em Saúde Pública do País, organizando, implementando e controlando a Política de Vacinação. 


Tudo começou nos idos do século XVIII, quando o médico sanitarista inglês Edward Jenner descobriu a primeira vacina do mundo, contra a varíola, em condições muito diferentes das de hoje, tendo em vista que, para a descoberta das primeiras vacinas contra o SARS-CoV-2, bem como outras imunizações mais recentes, a medicina registrou avanços que impactaram diretamente os processos e a criação das mesmas.

Para a aplicação das Vacinas em grande escala, antes são necessários alguns passos, como explica o professor das disciplinas de Microbiologia Clínica, Virologia e Micologia do Centro Universitário UniFanor, 
Bruno Jaegger Laranjeira

- Inicialmente precisamos encontrar um candidato à Vacina e realizar estudos não-clínicos em animais. Em seguida, começa a fase clínica: primeiramente, avalia-se a segurança e as reações da vacina; depois, sua dose e sua imunogenicidade, ou seja, a capacidade de uma substância provocar uma resposta imune, como o desenvolvimento de anticorpos anti-medicamentos biológicos pelo sistema imune do paciente; após esta fase, a segurança da vacina é avaliada através de teste em grande população; por fim, ela é registrada nos órgãos reguladores nacionais”, define Bruno Jaegger Laranjeira.

A celeridade com que a vacina para o SARS-CoV-2 foi desenvolvida é reflexo de um esforço mundial tanto financeiro quanto científico, segundo o professor do UniFanor. Esforço esse que já vinha sendo desenvolvido ao longo dos anos. “De uma forma bem inicial, vários governos, instituições e empresas começaram estudos sobre o coronavírus. Com a verba sendo satisfatória, o avanço na área da biologia molecular e o avanço nas tecnologias de síntese de vacinas podemos observar essa presteza no processo”, aponta.

O médico infectologista e professor da Estácio de Juazeiro do Norte, Pablo Pita, ressalta que a chegada da vacina sempre é acompanhada de algumas dúvidas e críticas, mas trazem consigo resultados extremamente relevantes para a saúde nesse momento tão crítico. Ele destaca que esses questionamentos acontecem ao longo da história, mas que grandes epidemias foram controladas, doenças sem tratamento específico foram erradicadas, e isso, sem sombra de dúvidas aumentou a expectativa de vida da população. “Essas condições criadas acabaram melhorando e auxiliando as populações, principalmente as mais carentes, a suportarem o enfrentamento de algumas doenças”, diz ele.

Mesmo em cenário de análises, Vacina é sinal de esperança - O Ceará distribuiu, até o dia 25 de janeiro, 208.552 doses das vacinas Coronavac, produzida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida no Reino Unido e que contou com parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Conforme Bruno Jaegger Laranjeira, é um momento bastante importante para analisar uma série de fatores. “Como de praxe, os efeitos adversos, a elevação da imunidade específica protetora, a diminuição da transmissão, a relação entre a primeira e a segunda dose, entre outros dados, serão bem levantados”, conjectura.

Tal processo não é exclusividade das Vacinas aplicadas no Brasil. “Em vários países, pesquisadores e governos começam a avaliar os dados do início da vacinação. Alguns estudos mostram que a produção satisfatória de uma resposta contra o vírus é melhorada entre 45 e 60 dias após a primeira dose. Observar efeitos que podem estar relacionados à vacina também é de suma importância”, pontua o professor do Centro Universitário UniFanor.

Pablo Pita ressalta que algumas doenças importantes são imunopreveníveis e com um contexto clínico relevante, a exemplo do tétano, hepatite B, poliomielite, sarampo, coqueluche, e uma série de outras doenças infecciosas que a vacina trouxe um ganho na diminuição do número de casos, controle e até mesmo a erradicação, com essas vacinas. “Sem sombra de dúvidas, a vacina para a Covid – 19 veio num momento extremamente oportuno, e estamos bastante esperançosos sobre o efeito das vacinas. Qualquer efeito que venha ocorrer para uma doença tão multifacetada como essa, em que não se tem ainda a gestão sobre quem vai agravar e ou até mesmo ter efeitos leves, a vacina vem oportunamente para trazer mais esperança”, pondera o infectologista e docente da Estácio de Juazeiro do Norte.

Conheça os diferentes tipos de Vacinas - Preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma determinada doença, as Vacinas previnem os efeitos de uma futura infecção ou mesmo podem atuar como terapia, como no caso do Câncer. Mas há diferentes tipos de imunizantes, pesquisados com o intuito de atender às necessidades específicas da população. São estas as Vacinas:
  • Vacinas Vivas Atenuadas - são similares à infecção natural e criam uma resposta imunológica forte e duradoura. A maioria é eficaz com uma ou duas doses e protegem contra o patógeno (agente causador da doença) por longo tempo ou por toda a vida. Como possuem uma pequena quantidade do vírus enfraquecido, algumas pessoas com problemas no sistema imune, transplantadas ou com doenças crônicas devem passar por avaliação médica prévia. Exemplos: Vacinas contra Sarampo, Caxumba e Rubéola (Vacina Tríplice Viral), Rotavírus, Varíola, Varicela e Febre Amarela.
  • Vacinas Inativadas - utilizam o organismo que causa a doença morto ou inativado, e possuem uma eficácia reduzida se comparadas às vacinas vivas atenuadas. São necessárias várias doses ao longo do tempo para promover a imunidade efetiva e contínua. Exemplos: Vacinas contra Hepatite A, Gripe, Pólio, Raiva e SARS-CoV-2.
  • Vacinas de Subunidade, Recombinante, Polissacarídeo e Conjugado - estas utilizam partes específicas do patógeno para direcionar o sistema imune a reconhecer especificamente estas partes, desencadeando uma forte resposta imunológica. Podem ser utilizadas em quase todas as pessoas, inclusive aquelas com o sistema imunológico enfraquecido e doenças crônicas. Em alguns casos, são necessárias doses de reforço para obter a proteção contínua. Exemplos: vacinas contra doenças por Haemophilus influenza (tipo B), Hepatite B, HPV, Doença Pneumocócica, Doença Meningocócica.
  • Vacinas Toxóides - utilizam a toxina (produto nocivo) produzida pelo patógeno, criando imunidade contra partes desse patógeno e direcionando o sistema imune a responder contra a toxina e não contra o causador da doença. Precisam de reforço para obter proteção contínua. Exemplos: Vacinas contra Difteria e Tétano.
  • Vacina de DNA (vacinas de terceira geração) - são feitas de DNA recombinante que carregam uma parte do material genético do patógeno. Ao ser inserido na célula hospedeira, produzirá o antígeno a ser reconhecido pelo sistema imune, desencadeando uma resposta imunológica ativa. Estas vacinas ainda são investigadas para várias aplicações, incluindo terapia para o câncer, alergias, doenças autoimunes e doenças infecciosas. As principais vantagens são que não apresentam risco de infecção, possuem resposta imune, facilidade de desenvolvimento e de produção, são estáveis para armazenamento e transporte. Atualmente, não existem vacinas de DNA aprovadas para uso em humanos, mas algumas já foram aprovadas pelo FDA e pelo USDA para uso veterinário, incluindo uma Vacina contra o vírus do Nilo Ocidental em cavalos e melanoma canino.
  • Vacinas de RNA mensageiro (RNAm) – considerada uma das tecnologias mais promissoras e pesquisadas já há décadas, este tipo de vacina é elaborado com partes da molécula do DNA genético do patógeno que, ao serem inseridas no corpo humano, fornecem ao organismo as instruções para produzir os anticorpos necessários para combater a doença, sem a inoculação direta do vírus vivo ou inativado. Ganhou destaque devido à sua potencial segurança, uma vez que o RNAm não se integra ao material genético do hospedeiro, não causando mutação na célula. Possui potencial para fabricação rápida, barata e escalonável, mas apresenta ainda o desafio da armazenagem e transporte, pois precisam ser conservadas entre -20 e -80 graus. Exemplos: Vacina contra a SARS-CoV-2.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...