Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Informa o Frisson:


- Passeando pela comunicação e literalmente viajando pelo mundo, o jornalista Patriolino Ribeiro Neto já atua na área há mais de 10 anos e leva no currículo diversos projetos. Talvez um dos principais, o Bora Viajar?!, do Grupo Cidade, projeto idealizado em 2009 e que já alcançou diversos formatos e mídias, reestreia neste domingo (17), às 8h30, na TV Cidade, e traz um episódio já conhecido, mas em um novo formato e com novidades inéditas. Além de site e programa de televisão, o apresentador também possui canal no YouTube, onde apresenta alguns dos seus trabalhos.

Amante da Disney e com trajetória na comunicação, Patriolino Ribeiro Neto conversou com a Frisson sobre a retomada do projeto e sobre quem é Patriolino, além do comunicador. Confira:

Frisson: Como você se encaminhou para a Área de Comunicação? Pode nos contar um pouco da sua trajetória na área?

Patriolino Ribeiro Neto: Essa pergunta exige uma resposta, naturalmente, longa, mas para poupar os leitores, serei breve. Minha trajetória na Comunicação começou muito antes de eu nascer, na verdade. Eu nasci nesse mundo! Como sempre fui tímido, me decidi, ainda no Ensino Secundário, por fazer Arquitetura, mas, em algum momento, terminei desencorajado (por terríveis professores que tive) por causa da Matemática e da Física. Não me via fazendo cálculos pelo resto da vida. Escolhi, então, Publicidade e Propaganda (PP). Estava prestes a me formar quando o Jornalismo me escolheu. Acabei concluindo as duas [graduações]. A PP abriu meus horizontes e o Jornalismo despertou uma paixão em mim por me comunicar. Mas sei que essa paixão sempre esteve em mim, só estava acanhada.

Frisson: Como nasceu a ideia do projeto "Bora Viajar"?

Patriolino Ribeiro Neto: Em 2009, eu fiz umas gravações em alguns parques de Orlando para o "IntenCidade". A resposta do público foi muito positiva. Na época, eu já apresentava o "Esporte Cidade" há mais de um ano. Daí, pensei em criar um programa meu onde eu viajasse e pudesse usar meu jeito didático de escrever para apresentar o mundo às pessoas.

Frisson: Pode contar um pouco a história da coluna, sua participação na criação?

Patriolino Ribeiro Neto: Todos os projetos em que me envolvo são criados por mim. O Bora Viajar?! estava fora do ar há alguns anos, mas eu sentia a necessidade de me expressar, de me comunicar, de falar sobre o que eu gosto e entendo. Daí, pensei em escrever uma coluna para o CNews, que cresceu e terminou virando um site próprio. Sou eu quem escrevo... Quem, basicamente, faz tudo por lá.

Frisson: O que te inspira no mundo da Disney, que fez com que essa curiosidade se estendesse para sua vida profissional?

Patriolino Ribeiro Neto: Sonho, maestria, atenção aos detalhes, qualidade. O desejo em fazer coisas com qualidade. Ainda me cansa em ver que, hoje em dia, as pessoas criam materiais de qualquer jeito e "vendem" para o público. Nessa era de redes sociais, se consome muito lixo. Na televisão, ainda se faz muito lixo. Meu pensamento se alinha ao da Disney: qualidade acima de qualquer coisa. Claro, precisamos encontrar uma forma de comercializar essa qualidade, mas, ainda assim, "Deus está nos detalhes".

Frisson: Como você decide os locais e temáticas que serão abordados na coluna?

Patriolino Ribeiro Neto: Até hoje, foi de forma bem intuitiva. Sempre busquei lugares "facéis" para o público. Lugares acessíveis. Mas quando fiz América do Sul, senti uma resistência das pessoas em ver e ouvir sobre Cultura, sobre História. Hoje, tento equilibrar vários fatores. Essa decisão é sempre complicada porque o público é imprevisível. Por isso, eu termino indo pelo meu feeling. Costumo fazer lugares com que me identifico, pelo menos, um mínimo. Afinal, falar de algo que você não gosta é terrível.

Frisson: Soubemos que você tem medo de avião. Esse medo já lhe fez pensar duas vezes antes de viajar?

Patriolino Ribeiro Neto: Esse medo, ainda hoje, me faz pensar dez vezes antes de viajar.

Frisson: Qual a melhor parte de trabalhar com temáticas de viagens?

Patriolino Ribeiro Neto: Não é fácil como as pessoas pensam. Na realidade, a parte boa é que se trata de um assunto leve, mas lidar com outros povos, culturas, gravar longe de casa nem sempre é as mil maravilhas que as pessoas pensam. Na verdade, acho que as pessoas entendem muito pouco sobre bastidores de televisão e a falta de glamour que esse ambiente tem. Sempre que eu falo que trabalho com viagens, as pessoas acham que é o emprego dos sonhos, mas eu sou realista. Tem suas vantagens, claro, mas também tem desvantagens. Como qualquer profissão.

Frisson: Soubemos que a coluna Bora Viajar retornará à televisão. Como será esse retorno?

Patriolino Ribeiro Neto: Essa não será uma temporada inédita, será especial porque nós vamos viajar em um período de pandemia. Neste momento, não está podendo viajar (ou não é aconselhável)! Eu não gravaria um programa incentivando as pessoas a viajarem, sabendo que elas estariam colocando em risco a vida de outras. Então, pensamos em visitar alguns locais pelos quais já passamos, mas atualizando todas as informações e dados. Quem assistir aos episódios verá um programa quase inédito. O texto, por exemplo, é novo. As referências a filmes, dados, muita coisa é nova.

Frisson: Após a Pandemia, o que seus telespectadores podem esperar das novas temporadas?

Patriolino Ribeiro Neto: Não vamos criar expectativas. Basta eu dizer que eles devem esperar uma temporada inédita. Mais madura e mais adulta. Mais séria, digamos.

Frisson: Quem é Patriolino Ribeiro Neto, além do comunicador?

Patriolino Ribeiro Neto: Um ser humano como qualquer outro. Tímido, mas que sabe se comunicar. Sonhador, mas que tem o pé no chão. Sério, mas que sabe brincar na hora certa. Extremamente reservado. Opinião forte e argumento para quase tudo. Um filho de Deus, que reza, diariamente, e confia nas promessas Dele e de Nossa Senhora, em quem tenho muita devoção.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".