Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses



Fundada em 31 de janeiro de 1970 a TV Verdes Mares completa 51 anos:

Deugiolino Lucas - Já cortei virtualmente caríssimos amigos do face e da TVC. Com todos os cuidados como manda o protocolo. E simbolicamente compartilho com vocês da alegria de externar a minha cordialidade neste 31 de Janeiro aos 51 anos da TV verdes Mares. Longa vida ao Sistema Verdes Mares. Pela sua contribuição e História na Comunicação, no Jornalismo, no entretenimento programado, além dos etc e tal. Pois, ela sempre nota 10. Pelo seu tom de personalidade que imprimiu no transcorrer dos seus 51 anos, sempre na ousadia, na coragem, na fé e na responsabilidade com muita dignidade, deixo meu recado neste tom virtual, pois gostaria de está aí e dividir com todos meu pedaço de bolo e um grande abraço a todos de cabo a rabo. Pois, ninguém trabalha só. Um abraço virtual para quem trabalha por trás e na frente das câmeras".
AD2M Engenharia de ComunicaçãoDia de parabenizar a TV Verdes Mares que completa hoje 51 anos no ar. Popularmente conhecida como Canal 10, a emissora, líder de audiência no Ceará, é afiliada à TV Globo e, na sua programação local, conta com telejornais e programas de entretenimento. Nós, da AD2M, agradecemos a parceria e parabenizamos toda a equipe da TV Verdes Mares!
Blog do Lauriberto - Parabéns aos que fizeram estes 51 anos no ar do Canal 10, a Nota Máxima em Televisão, como Edson Queiroz, Narcélio Limaverde, Rita Oliveira, Mansueto Barbosa, Carlos Alberto Alencar, Tony Nunes, Victor Hanovver, Paulo César Norões, Edilmar Norões, Carmina Dias, Marilena Lima, Tom Barros, Paulino Rocha, Sérgio Pinheiro, João Inácio Júnior, Aderbal Bezerra, Irazer Gadelha, Ivan Bezerra, Bosco Farias, Gomes Farias, Carlos Fred, Giovana Sampaio, Nazareno Albuquerque, Anderson Sandes, Jane Lane, Rui Lima, Roberto Moreira, Polion Lemos, Antero Neto, Carla Soraya, Lima Júnior, Thais Lopes, Alana Araújo, Rogério Norões, Cirênio Cordeiro, Mardônio Sampaio, Irapuan Lima, Hermann Hesse, Joana Cruz, Heraldo Pereira, Giacomi Mancini, Patrícia Nobre, Carlos Silva, Emília Augusta, Nelson Faheina, Moacir Maia, Margareth Lima, Kaio Cézar, Caio Ricard, Alisson Oliveira, Daniela Portela, Aline Alves, Leal Mota Filho, Raissa Câmara, Luiz Esteves, Nádia Barros, Baby Moreira, Rodrigo Vargas, Dan Viana, Niara Meireles, Marcos Gomide, Edmundo Maia, Marcos Nunes, Gabriela de Palhano, César Menezes, Paulo Ernesto, Arnaldo Araújo, Paulo Henrique Rodrigues, Flávio Pinto, Biana Alencar, Macário Batista, Edison Silva, Tadeu Nascimento, Almir Gadelha, Egídio Serpa, Antônio Vicelmo e uma par de gente boa...
História - Em 1962, o industrial Moisés Pimentel, proprietário da Rádio Dragão do Mar, obtêm uma concessão de televisão para operar no canal 10 VHF. No mesmo ano, é eleito deputado federal através do Partido Social Trabalhista. Enquanto preparava as instalações da TV Dragão do Mar, como era chamada, apresentava para a mídia local todos os equipamentos adquiridos para o empreendimento. No entanto, devido ao Revolução Militar de 1964 foi preso e teve seu cargo cassado em 17 de abril e acabou por perder a concessão da TV e da Rádio. Em junho de 1965, o então prefeito de Fortaleza Murilo Borges, denuncia o caráter "subversivo" da emissora, sem que ela estivesse em funcionamento.
Em julho do mesmo ano, o empresário Edson Queiroz solicita uma concessão de TV ao Contel, aprovado em 23 de maio de 1969 pelo então presidente Costa e Silva. No dia 30 de julho, a concessão do canal 10 VHF finalmente é repassada a Queiroz. Sessenta dias depois, em um almoço na Base Aérea de Fortaleza em homenagem à Semana da Asa, Edson anuncia aos convidados a implantação do segundo canal de televisão de Fortaleza, que até então só possuía a TV Ceará, emissora da Rede Tupi, de propriedade dos Diários Associados.
Em 23 de outubro de 1969 o sinal da emissora ia ao ar experimentalmente, ainda não com o título de TV Verdes Mares. Em tempo recorde, Queiroz começou a montar a estrutura do canal, que ficaria situado numa área de 9 000 m² no bairro Estância Castelo (atual Dionísio Torres). Em 31 de janeiro de 1970, às 19h30, é inaugurada oficialmente a televisão, com uma missa celebrada na sede do canal e estreando o Telejornal Padrão, com 20 minutos, apresentado pelo jornalista Mardônio Sampaio. A festa de inauguração contou com as presenças de Hebe Camargo, Ronald Golias e Pedrinho Mattar.
A programação da emissora iniciava ao meio-dia, com um telejornal de 20 minutos comandado por Cirênio Cordeiro. Às 22 horas, era exibido outro telejornal, em formato de revista. Irapuan Lima e Matos Dourado apresentavam dois programas de auditório nesta fase, enquanto que o restante da grade era preenchido por enlatados da Globo e da Record..
Inspirada na Rádio Verdes Mares, que havia sido adquirida por Edson Queiroz sete anos antes de seu lançamento, boa parte de seus profissionais foram trazidos da emissora. Em pouco tempo no ar, a emissora supera a audiência da TV Ceará.
A partir de 1973, a TV Verdes Mares começa a ser transmitida para o Interior do Estado e para algumas cidades dos estados vizinhos, como Mossoró, no Rio Grande do Norte. Em 1974, começa a transmitir como afiliada da Rede Globo e no mesmo ano, faz a primeira transmissão colorida de todo o Nordeste, durante a entrega do Troféu Sereia de Ouro, ocorrida em sete de setembro. A partir de 1994, começa a construir sua própria linha para o interior.
Em 2009, surgiu um novo formato de telejornais da emissora. Em janeiro estreou o novo Globo Esporte, com mais tempo de duração e um casal de apresentadores, e em março o Jornal do 10 e o Jornal do Meio Dia foram substituídos pelo CETV, ambos se adequando ao formato padrão adotado nacionalmente pela Rede Globo e suas afiliadas.
Em 8 de outubro de 2018, os telejornais diários do canal passam a ser apresentados em uma redação construída para integrar todos os veículos do Sistema Verdes Mares além de ganharem novos pacotes gráfico e sonoros.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment