Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses



Fundada em 31 de janeiro de 1970 a TV Verdes Mares completa 51 anos:

Deugiolino Lucas - Já cortei virtualmente caríssimos amigos do face e da TVC. Com todos os cuidados como manda o protocolo. E simbolicamente compartilho com vocês da alegria de externar a minha cordialidade neste 31 de Janeiro aos 51 anos da TV verdes Mares. Longa vida ao Sistema Verdes Mares. Pela sua contribuição e História na Comunicação, no Jornalismo, no entretenimento programado, além dos etc e tal. Pois, ela sempre nota 10. Pelo seu tom de personalidade que imprimiu no transcorrer dos seus 51 anos, sempre na ousadia, na coragem, na fé e na responsabilidade com muita dignidade, deixo meu recado neste tom virtual, pois gostaria de está aí e dividir com todos meu pedaço de bolo e um grande abraço a todos de cabo a rabo. Pois, ninguém trabalha só. Um abraço virtual para quem trabalha por trás e na frente das câmeras".
AD2M Engenharia de ComunicaçãoDia de parabenizar a TV Verdes Mares que completa hoje 51 anos no ar. Popularmente conhecida como Canal 10, a emissora, líder de audiência no Ceará, é afiliada à TV Globo e, na sua programação local, conta com telejornais e programas de entretenimento. Nós, da AD2M, agradecemos a parceria e parabenizamos toda a equipe da TV Verdes Mares!
Blog do Lauriberto - Parabéns aos que fizeram estes 51 anos no ar do Canal 10, a Nota Máxima em Televisão, como Edson Queiroz, Narcélio Limaverde, Rita Oliveira, Mansueto Barbosa, Carlos Alberto Alencar, Tony Nunes, Victor Hanovver, Paulo César Norões, Edilmar Norões, Carmina Dias, Marilena Lima, Tom Barros, Paulino Rocha, Sérgio Pinheiro, João Inácio Júnior, Aderbal Bezerra, Irazer Gadelha, Ivan Bezerra, Bosco Farias, Gomes Farias, Carlos Fred, Giovana Sampaio, Nazareno Albuquerque, Anderson Sandes, Jane Lane, Rui Lima, Roberto Moreira, Polion Lemos, Antero Neto, Carla Soraya, Lima Júnior, Thais Lopes, Alana Araújo, Rogério Norões, Cirênio Cordeiro, Mardônio Sampaio, Irapuan Lima, Hermann Hesse, Joana Cruz, Heraldo Pereira, Giacomi Mancini, Patrícia Nobre, Carlos Silva, Emília Augusta, Nelson Faheina, Moacir Maia, Margareth Lima, Kaio Cézar, Caio Ricard, Alisson Oliveira, Daniela Portela, Aline Alves, Leal Mota Filho, Raissa Câmara, Luiz Esteves, Nádia Barros, Baby Moreira, Rodrigo Vargas, Dan Viana, Niara Meireles, Marcos Gomide, Edmundo Maia, Marcos Nunes, Gabriela de Palhano, César Menezes, Paulo Ernesto, Arnaldo Araújo, Paulo Henrique Rodrigues, Flávio Pinto, Biana Alencar, Macário Batista, Edison Silva, Tadeu Nascimento, Almir Gadelha, Egídio Serpa, Antônio Vicelmo e uma par de gente boa...
História - Em 1962, o industrial Moisés Pimentel, proprietário da Rádio Dragão do Mar, obtêm uma concessão de televisão para operar no canal 10 VHF. No mesmo ano, é eleito deputado federal através do Partido Social Trabalhista. Enquanto preparava as instalações da TV Dragão do Mar, como era chamada, apresentava para a mídia local todos os equipamentos adquiridos para o empreendimento. No entanto, devido ao Revolução Militar de 1964 foi preso e teve seu cargo cassado em 17 de abril e acabou por perder a concessão da TV e da Rádio. Em junho de 1965, o então prefeito de Fortaleza Murilo Borges, denuncia o caráter "subversivo" da emissora, sem que ela estivesse em funcionamento.
Em julho do mesmo ano, o empresário Edson Queiroz solicita uma concessão de TV ao Contel, aprovado em 23 de maio de 1969 pelo então presidente Costa e Silva. No dia 30 de julho, a concessão do canal 10 VHF finalmente é repassada a Queiroz. Sessenta dias depois, em um almoço na Base Aérea de Fortaleza em homenagem à Semana da Asa, Edson anuncia aos convidados a implantação do segundo canal de televisão de Fortaleza, que até então só possuía a TV Ceará, emissora da Rede Tupi, de propriedade dos Diários Associados.
Em 23 de outubro de 1969 o sinal da emissora ia ao ar experimentalmente, ainda não com o título de TV Verdes Mares. Em tempo recorde, Queiroz começou a montar a estrutura do canal, que ficaria situado numa área de 9 000 m² no bairro Estância Castelo (atual Dionísio Torres). Em 31 de janeiro de 1970, às 19h30, é inaugurada oficialmente a televisão, com uma missa celebrada na sede do canal e estreando o Telejornal Padrão, com 20 minutos, apresentado pelo jornalista Mardônio Sampaio. A festa de inauguração contou com as presenças de Hebe Camargo, Ronald Golias e Pedrinho Mattar.
A programação da emissora iniciava ao meio-dia, com um telejornal de 20 minutos comandado por Cirênio Cordeiro. Às 22 horas, era exibido outro telejornal, em formato de revista. Irapuan Lima e Matos Dourado apresentavam dois programas de auditório nesta fase, enquanto que o restante da grade era preenchido por enlatados da Globo e da Record..
Inspirada na Rádio Verdes Mares, que havia sido adquirida por Edson Queiroz sete anos antes de seu lançamento, boa parte de seus profissionais foram trazidos da emissora. Em pouco tempo no ar, a emissora supera a audiência da TV Ceará.
A partir de 1973, a TV Verdes Mares começa a ser transmitida para o Interior do Estado e para algumas cidades dos estados vizinhos, como Mossoró, no Rio Grande do Norte. Em 1974, começa a transmitir como afiliada da Rede Globo e no mesmo ano, faz a primeira transmissão colorida de todo o Nordeste, durante a entrega do Troféu Sereia de Ouro, ocorrida em sete de setembro. A partir de 1994, começa a construir sua própria linha para o interior.
Em 2009, surgiu um novo formato de telejornais da emissora. Em janeiro estreou o novo Globo Esporte, com mais tempo de duração e um casal de apresentadores, e em março o Jornal do 10 e o Jornal do Meio Dia foram substituídos pelo CETV, ambos se adequando ao formato padrão adotado nacionalmente pela Rede Globo e suas afiliadas.
Em 8 de outubro de 2018, os telejornais diários do canal passam a ser apresentados em uma redação construída para integrar todos os veículos do Sistema Verdes Mares além de ganharem novos pacotes gráfico e sonoros.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".