Pular para o conteúdo principal



III SAUB termina nesta sexta


Lançar luz sobre as inter-relações humanas na pandemia pela ótica da arte pública contemporânea é o que provoca a III Semana de Arte Urbana Benfica (SAUB) e o III Seminário de Práticas Artísticas e Demandas Contemporâneas, do Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Com o tema 'Eu, o Outro e a Cidade como Poética Relacional' a Semana, organizada pelo Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, acaba nesta sexta-feira (29). Com as normas atuais, devido a Pandemia do Coronavírus, a rua, o auditório, a sala de Cinema foram para o Universo Online. A programação pode ser acompanhada através das Redes Sociais do Meio Fio no instagram, facebook e youtube.

De acordo com o artista e professor de Artes Visuais do IFCE, Hebert Rolim, propositor do projeto, este ano as discussões envergam sobre as relações nesse Cenário de Pandemia do Coronavírus “a partir da perspectiva da Arte Pública Contemporânea. Quando falamos disso, estamos pensando na arte de interesse público, não só da que ocorre no espaço público, mas que é de interesse do público", reflete Hebert Rolim.

Artistas, pesquisadores, professores e estudantes se debruçam em debates sobre as Artes Visuais através de seminários, mostras de trabalhos e de vídeos selecionados na convocatória, além dos Fóruns de Discussão.

O evento é baseado no tripé: 
  1. Prático Reflexivo com Mostra dos Pesquisadores em Arte do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação e Mostra Performatividade Urbana com vídeos selecionados através de convocatória pública. 
  2. Investigativo através dos Seminários Poéticas Urbanas Demandas Relacionais e Práticas Artísticas e Demandas Contemporâneas', além de Fóruns e Debates.
  3. Expositivo com a Exposição 'Cortejo' em formato Virtual e Presencial, inaugurando a reabertura do espaço "Meio Fio" ( Rua Humberto de Campos, 936, São João do Tauape-Fortaleza), apenas com agendamento prévio, pelo meiofiopesquisaeacao@gmail.com ou whatsapp (85) 992072834.
Os participantes inscritos, que participaram em quatro dias, recebem certificado emitido pelo IFCE.

A III Semana de Arte Urbana Benfica tem apoio da Secretaria de Cultura do Ceará por contemplação via Editais: Territórios Culturais e Tradicionais e Patrimônio Cultural, ambos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017 de 29 de junho de 2020, oriunda do Projeto de Lei 1075).

Programação

Segunda-feira (25)
  • Abertura oficial, com Lourdes Macena (Doutora em artes pela UFMG, professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Fortaleza) e
  • Herbert Rolim (Artista e Professor Titular do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutor em Arte Pública pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2011)).
  • Mostra “Performatividade Urbana” 
  • 1º vídeo: Maruska Ribeiro e Camila Alves - Obra: 10 Anos depois: outra carta de amor
  • Homenageado: Marcelo Bitencourt / Revista Pindaíba
  • Seminário “Estudo de propriocepção aplicada ao professor de artes”, com Mônica Marçal (Pesquisadora e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes/IFCE. Doutora em Théâtre et Arts du Spectacle pela Université Paris III - Sorbonne Nouvelle)
  • Fórum de Discussão - mediação de Cecília Calaça, Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
Terça-feira (26) 
  • Roda de Conversa com pesquisadores em arte do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
  • Mostra de Arte: “Benfica eu te Amo”, de Narah Adjane (Artista visual, arte-educadora e produtora cultural).
  • Seminário “Travessias de corpo e memória: moda como experiência estética urbana”, com a artista e designer Renata Santiago.
  • Fórum de Discussão - mediação de Daniel Diniz, Grupo Meio Fio.
  • Mostra “Performatividade Urbana”.
  • 2º vídeo Kiki House of Valentino Obra: House of Valentino. 
  • 3º vídeo: Lucas Galvino, da InquietaCia.
  • Obra: Desaba.
  • Seminário Memórias da Cantoria: Palavra, performance e público”, com Simone Castro (Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, ministra aulas na Licenciatura em Teatro, no Bacharelado em Turismo, no Curso Técnico em Guia e no Mestrado Profissional em Artes). 
  • Fórum de Discussão -  mediação Jarbas Lopes, Grupo Meio Fio.
Quarta-feira (27)
  • Roda de Conversa com pesquisadores em arte do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
  • Mostra de Arte “Projeto Nosso Museu” da artista Andrea Dalveroni. 
  • Seminário “AUTO(R²)ETRATO: O corpo para uma perfografia em homoarte”, com Wesdey Alencar (Ator, dançarino, intérprete criador e pesquisador).
  • Seminário “Afetos, estética relacional e processo criativo em artes visuais”, com Victor Cavalcante (Artista visual, designer, fotógrafo e produtor cultural).
  • Fórum de Discussão - mediação de Pedra Silva, Grupo Meio Fio.
  • Mostra “Performatividade Urbana”
  • 4º vídeo: Maíra Ortins Obra: Balada do tempo.
  • Seminário “Uma trajetória da gravura no Ceará”, com o artista visual Sebastião de Paula - Fórum de discussão, mediação de Wladia Raianny, do Grupo Meio Fio.
Quinta-feira (28) 
  • Roda de Conversa com pesquisadores em arte do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
  • Mostra de Arte “Leituras intermitentes de vivências estéticas para ninguém”, de Magdiel Cormelyson
  • Seminário “Projeto Ruela: Experiências em arte urbana”, com a artista visual Narah Adjane
  • Seminário “Encontro entre errantes: experimentos educativos em cartografia”, com a professora Mayara Pontes.
  • Fórum de Discussão - mediação de John Silva, do Grupo Meio Fio.
  • Mostra “Performatividade Urbana”
  • 5º Vídeo : Jefferson Skorupski.
  • Obra: Distanciamento Social.
  • Seminário “Educação Estética Videográfica com licenciandos em artes visuais do IFCE”, com Wendel Medeiros (Professor do IFCE, lecionando no Curso de Licenciatura em Artes Visuais).
  • Fórum de Discussão - mediação de Renata Froan, Grupo Meio Fio.

Sexta-feira (29)
  • 14 horas às 17h30:
  • Roda de Conversa com pesquisadores em arte do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
  • Mostra de Arte: “Gambiarra”, de Marcela Brasileiro. 
  • Seminário: “Mulher, fale-me de seu trabalho: Uma performance contra a invisibilização da mulher artista”, com Sheryda Lopes.
  • Seminário: "Formação Docente: Reflexões autobiográficas sobre a importância da experiência estética no ensino das artes visuais'', com Thayane Serra.
  • Fórum de Discussão, mediação de Flávia Holanda, do Grupo Meio Fio.
  • 18 às 22 horas:
  • Mostra “Performatividade Urbana” 
  • 6º Vídeo: Levi Banida.
  • Obra: "Quem são Banidas do fundo do mar?"
  • Seminário: “Formas de Narrar e encenação contemporânea: Fragmento, modelo e documento”, com Fran Teixeira (Diretora de teatro e artista do Teatro Máquina. É professora do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE).
  • Fórum de Discussão - mediação de Fran Bernardino, Grupo Meio Fio.
  • Encerramento.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Agenda Leonina

 

Novo papa é Leão XIV

O novo papa é Leão XIV. O c ardeal norte-americano Robert Prevost,de 69 anos foi escolhido para comandar a Igreja Católica. Nascido em 14/9/1955, papa Leão XIV sucede papa Francisco. Leão XIV é o 267º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Robert Francis Prevost Martínez O.S.A., nasceu em Chicago-Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955) é um prelado católico estadunidense que é chefe da Igreja Católica e soberano do Estado da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. É um frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril de 2023. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na Ordem Agostiniana. O papa Francisco nomeou-o cardeal e...

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Agenda Leonina

 

Novo papa é Leão XIV

O novo papa é Leão XIV. O c ardeal norte-americano Robert Prevost,de 69 anos foi escolhido para comandar a Igreja Católica. Nascido em 14/9/1955, papa Leão XIV sucede papa Francisco. Leão XIV é o 267º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Robert Francis Prevost Martínez O.S.A., nasceu em Chicago-Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955) é um prelado católico estadunidense que é chefe da Igreja Católica e soberano do Estado da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. É um frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril de 2023. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na Ordem Agostiniana. O papa Francisco nomeou-o cardeal e...

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...