A Horta Social da Granja Portugal, realiza nesta quinta-feira (11) colheita de:
- 130 quilos de Alface.
- 58 quilos de Coentro.
- 50 quilos de Couve.
As Hortaliças serão doadas para três entidades beneficentes:
- Casa de Idoso Recanto Bom Viver.
- Associação de Assistência Social Catarina Laboure.
- Lar Amigo de Jesus.
A Ação faz parte do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, executado pelo Núcleo de Produções Culturais e Esportivas (Nuproce) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).
A Colheita é a segunda feita em 2021. Na última quinta-feira (4), a Horta Social do Conjunto Ceará fez doação de mais de 500 quilos de Hortaliças para outras cinco entidades beneficentes. Com o aumento dos casos de Covid-19, a coordenação do Projeto volta as doações de Hortaliças a Instituições para evitar contato com Idosos e diminuir a circulação dos trabalhadores.
Faz parte da Ação a Desinfecção dos Carros que vão transportar as Hortaliças até as Entidades, além da aferição de temperatura dos colaboradores do Projeto. Irão atender os bairros:
- Jardim das Oliveiras.
- Conjunto Palmeiras.
- Ancuri.
- Jacarecanga.
- Mondubim.
- Vila Velha.
A Horta Social faz parte do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso e objetiva promover a inclusão de Idosos e suas famílias através de Complementação Alimentar, incentivo à Agricultura Urbana e estímulo ao convívio social de famílias em Situação de Vulnerabilidade Social.
Nas três estufas mantidas pelo Projeto - localizadas no Conjunto Ceará (duas) e Granja Portugal (uma), bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano-IDH - são produzidas Hortaliças (Couve Manteiga, Alface, Coentro, Tomate Cereja e Pimentão Verde). Plantio 100% Natural, com Irrigação Automatizada - por Gotejamento e plantadas no Sistema de Vasos (Fibra de Coco Estéril). Cada estufa tem 750 metros quadrados.
Os Ciclos de Plantio compreendem dois meses de Produção que culmina com a Colheita e Distribuição das Hortaliças às famílias carentes inscritas. Essas colheitas chegavam a reunir mais de 500 Idosos. Cada beneficiário tem um Cartão Social com Chip Interno que garante Agilidade, Controle e Segurança no Atendimento. O Projeto provê Insumos, Equipamentos e Mão-de-Obra Qualificada para Produção.
Em atividade desde 2016, os vários benefícios do Projeto Horta Social são notados na mudança das condições de vida das famílias de Idosos beneficiados, destacando-se a introdução de Alimentos Saudáveis na Dieta, Manejo de Plantio e Colheita feitos pelos Idosos. Periodicamente são ministrados Minicursos de Cultivo de Hortaliças.
O Projeto Hortas Sociais, em 2017 recebeu o Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza disputando com outras 42 iniciativas.
Comentários
Postar um comentário