Pular para o conteúdo principal

Início das obras do Porto do Mucuripe chega aos 121 anos neste sábado


Confira o 20 de fevereiro na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1854 - Toma posse, como Presidente da Província, o conselheiro padre Vicente Pires da Mota, nomeado em 12 de janeiro de 1854. Foi o 20º presidente do Ceará. 
  • 1900 - O Decreto 3.602 passa para o encargo do Governo as obras do Porto do Ceará, que eram contratadas com a Ceará Harbour Corporation Limited. Era a construção do paredão de pedras com o viaduto separando-o da praia.
  • 1913 - Fundado o Centro Médico Cearense, que se instala solenemente no dia 25/03 do mesmo ano, inspiração do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart). Funcionou em prédio na Rua Pedro I nº 997 e na Rua Sena Madureira nº 853. A primeira diretoria do Centro Médico Cearense foi composta por: Presidente - Barão de Studart; 1º Vice Presidente - Francisco de Paula Rodrigues; 2º Vice Presidente - João Marinho de Albuquerque Andrade; 3º Vice Presidente - Eduardo da Rocha Salgado (Eduardo Salgado); Secretário Geral - Manoel Teófilo Gaspar de Oliveira; 1º Secretário - Afonso de Pontes Medeiros; 2º Secretário - Rodolfo Bezerra de Menezes; Tesoureiro - Gentil Pedreira; Oradores - José Lino da Justa e Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes (Álvaro Fernandes); Presidente Honorário - Rufino de Alencar Rodovalho.
  • 1921 - Realiza-se em todo o País, eleições para senador e deputado, sendo os mais votados em Fortaleza João Tomé de Saboia para o senado e Hugo Carneiro para a câmara.
  • 1928 - Grande incêndio em pleno carnaval destrói completamente três casas comerciais na Rua Floriano Peixoto, na Praça do Ferreira, as lojas A Capital, de Braga & Irmão, Estiva & Miudezas, de J. Leopoldino da Silva e Casa Germânia, de José Cabral Ribeiro.
  • 1934 - O Museu Antropológico do Estado (atual Museu do Ceará) adquire, da Casa Boris, a cadeira em que desembarcaram o Conde D’Eu e o Núncio Dom Júlio Tonti, no porto de Fortaleza, quando era o molhe de desembarque.
  • 1943 - Realiza-se, sob o patrocínio da Sociedade de Assistência aos Cegos, no Teatro José de Alencar, um recital do violonista cego Levino Albano da Conceição (Levino Conceição).
  • 1945 - Morre, às 23h45, aos 64 anos de idade, no bairro Damas, vítima de derrame cerebral, o bacharel em Direito Manuel Sátiro, ex-deputado em 1934-1937. Era cearense de Jaguaruana, antiga União, nascido a três de maio de 1880. Hoje é nome de bairro em Fortaleza.
  • 1946 - Morre, em acidente aviatório, no Rio de Janeiro, o capitão aviador Hugo Linhares Uruguai, que esteve servindo na Base Aérea de Fortaleza de 1941 a 1944, sendo transferido para a Capital Federal. Hoje existe na Aerolândia a Rua Capitão Uruguai em sua homenagem.
  • 1952 - Festa pré-carnavalesca oficial com presença da Banda de Música do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC e da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará - PMC, doze blocos carnavalescos e, em palanque armado junto à Coluna da Hora, o prefeito Paulo Cabral de Araújo discursa fazendo entrega da chave simbólica da cidade ao Rei Momo Luís Cândido da Costa Filho (Luisão I e Único). Em agradecimento falou o jornalista Daniel Carneiro Job, o “Profeta da Cova”, secretário real de sua majestade. Do local seguiram para o Palácio da Luz onde os esperava o governador Raul Barbosa e o comandante da 10ª Região Militar, general Edgardino de Azevedo Pita e o Secretário de Polícia e Segurança Pública coronel Aldenor da Silva Maia (Aldenor Maia). Da sacada do Palácio novos discursos foram proferidos. 
  • 1953 - Transita por Fortaleza o brigadeiro Eduardo Gomes, em viagem de inspeção às Bases Aéreas do Nordeste.
  • 1955 - Primeiro dia de carnaval, chega a Fortaleza a Orquestra de Ruy Rey, contratada para animar as festas do Sport Club Maguari.
  • 1959 - Lançado à venda o livro A Praça do Ferreira, de autoria do escritor, professor e sociólogo Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro).
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, às 6h30, Jacob Elias Romcy, titular da firma Jacob Elias & Filhos. Era natural de Tripoli, na Síria. Iniciou abrindo a loja “A Capital” e depois o “Magazine Sucesso”. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1973 - Realiza-se o 1º vestibular da Universidade de Fortaleza-Unifor.
  • 1973 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, o tenente-coronel Flares Guedes Henriques de Araújo, em substituição ao major José Gerardo Farias, que respondia interinamente. O ato contou com a presença do governador César Cals de Oliveira Filho, do vice-governador Humberto Bezerra, do presidente da Assembleia, deputado José Adauto Bezerra de Menezes, e o do general Oscar Jansen Barroso, comandante da 10ª R.M.
  • 1976 - A Capitania dos Portos do Ceará muda de comando quando assume o capitão de fragata Paulo Gustavo da Silva Castro Pinto, substituindo Yvancy Buarque Quintiliano, do mesmo posto.
  • 1980 - Deixa o cargo de diretor do Centro de Ciências Agrárias, antiga Escola de Agronomia do Ceará o professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, sendo substituído pelo professor José Paiva Braga.
  • 1981 - Grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), entrevistado pelo pesquisador Jairo Severiano, o compositor Pedro Caetano, em sua residência, no Rio de Janeiro.
  • 1981 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Manuel Lima Soares (Néo).
  • 1982 - Inauguradas, as estações ferroviárias de São Miguel, antigo quilômetro 10, Conjunto Ceará e Jurema, nos bairros respectivos. 1989 - Suicida-se, às 17 horas, com um tiro no ouvido, aos 50 anos de idade, o jornalista Francisco Ezaclir Pereira, que assinava-se Ezaclir Aragão. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1995 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes.
  • 1999 - Morre, aos 72 anos de idade, o jornalista e professor Nemésio Dias Silva, vítima de parada cárdio-respiratória, na Casa de Saúde São Raimundo. Foi sepultado no dia 21 no Cemitério Parque Bom Jardim. 2002 - Entra em funcionamento, em Messejana, uma agência de trabalho da Delegacia Regional do Trabalho-DRT, onde serão prestados diversos serviços à população como, emissão de carteira de trabalho e habilitação do trabalhador ao seguro-desemprego. O atendimento ao público é feito por servidores da SER VI. treinados para desenvolver as suas novas atribuições e funcionários da DRT que irão prestar as orientações trabalhistas à população. Fica na Rua Santa Rosália, 27, em Messejana.
  • 2002 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de complicações renais, na UTI do Hospital Cura D’Ars, o publicitário Guilherme Araújo Nogueira Filho (Guilherme Filho), ex-jogador de futebol, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte. Era maranhense de São Luís, jogou na Seleção Paraense de Futebol antes de vir para o Ceará a convite da Seleção Cearense, onde se destacou pelo talento e disciplina.
  • 2008 - Eclipse Lunar total ocorre, com início às 22h43, reunindo no Colégio Christus mais de 100 pessoas. O final é às 3h17 do dia seguinte, quando a Lua sai totalmente da penumbra. Segundo o astrônomo Saulo Machado, integrante do Clube de Astronomia de Fortaleza-Casf, o último eclipse lunar aconteceu em três de março do ano anterior. Entretanto, não foi possível visualizá-lo, já que no momento estava chovendo em Fortaleza.
  • 2010 - Falece, no Hospital Israelita Albert Sabin, no Rio de Janeiro-RJ., com problemas renais, aos 91 anos de idade, um dos maiores juristas do País, o cearense José Maria Othon Sidou (José Maria Sidou), jornalista e doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. Fundou, em 1975, a Academia Brasileira de Letras Jurídicas e publicou cerca de 80 títulos relacionados com o mundo jurídico, além de escrever o Dicionário de Letras Jurídicas. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre os anos de 1975 e 1987; também foi diretor-tesoureiro, presidente da Terceira Câmara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nascera em Fortaleza  Era cearense de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".