Pular para o conteúdo principal

Início das obras do Porto do Mucuripe chega aos 121 anos neste sábado


Confira o 20 de fevereiro na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1854 - Toma posse, como Presidente da Província, o conselheiro padre Vicente Pires da Mota, nomeado em 12 de janeiro de 1854. Foi o 20º presidente do Ceará. 
  • 1900 - O Decreto 3.602 passa para o encargo do Governo as obras do Porto do Ceará, que eram contratadas com a Ceará Harbour Corporation Limited. Era a construção do paredão de pedras com o viaduto separando-o da praia.
  • 1913 - Fundado o Centro Médico Cearense, que se instala solenemente no dia 25/03 do mesmo ano, inspiração do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart). Funcionou em prédio na Rua Pedro I nº 997 e na Rua Sena Madureira nº 853. A primeira diretoria do Centro Médico Cearense foi composta por: Presidente - Barão de Studart; 1º Vice Presidente - Francisco de Paula Rodrigues; 2º Vice Presidente - João Marinho de Albuquerque Andrade; 3º Vice Presidente - Eduardo da Rocha Salgado (Eduardo Salgado); Secretário Geral - Manoel Teófilo Gaspar de Oliveira; 1º Secretário - Afonso de Pontes Medeiros; 2º Secretário - Rodolfo Bezerra de Menezes; Tesoureiro - Gentil Pedreira; Oradores - José Lino da Justa e Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes (Álvaro Fernandes); Presidente Honorário - Rufino de Alencar Rodovalho.
  • 1921 - Realiza-se em todo o País, eleições para senador e deputado, sendo os mais votados em Fortaleza João Tomé de Saboia para o senado e Hugo Carneiro para a câmara.
  • 1928 - Grande incêndio em pleno carnaval destrói completamente três casas comerciais na Rua Floriano Peixoto, na Praça do Ferreira, as lojas A Capital, de Braga & Irmão, Estiva & Miudezas, de J. Leopoldino da Silva e Casa Germânia, de José Cabral Ribeiro.
  • 1934 - O Museu Antropológico do Estado (atual Museu do Ceará) adquire, da Casa Boris, a cadeira em que desembarcaram o Conde D’Eu e o Núncio Dom Júlio Tonti, no porto de Fortaleza, quando era o molhe de desembarque.
  • 1943 - Realiza-se, sob o patrocínio da Sociedade de Assistência aos Cegos, no Teatro José de Alencar, um recital do violonista cego Levino Albano da Conceição (Levino Conceição).
  • 1945 - Morre, às 23h45, aos 64 anos de idade, no bairro Damas, vítima de derrame cerebral, o bacharel em Direito Manuel Sátiro, ex-deputado em 1934-1937. Era cearense de Jaguaruana, antiga União, nascido a três de maio de 1880. Hoje é nome de bairro em Fortaleza.
  • 1946 - Morre, em acidente aviatório, no Rio de Janeiro, o capitão aviador Hugo Linhares Uruguai, que esteve servindo na Base Aérea de Fortaleza de 1941 a 1944, sendo transferido para a Capital Federal. Hoje existe na Aerolândia a Rua Capitão Uruguai em sua homenagem.
  • 1952 - Festa pré-carnavalesca oficial com presença da Banda de Música do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC e da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará - PMC, doze blocos carnavalescos e, em palanque armado junto à Coluna da Hora, o prefeito Paulo Cabral de Araújo discursa fazendo entrega da chave simbólica da cidade ao Rei Momo Luís Cândido da Costa Filho (Luisão I e Único). Em agradecimento falou o jornalista Daniel Carneiro Job, o “Profeta da Cova”, secretário real de sua majestade. Do local seguiram para o Palácio da Luz onde os esperava o governador Raul Barbosa e o comandante da 10ª Região Militar, general Edgardino de Azevedo Pita e o Secretário de Polícia e Segurança Pública coronel Aldenor da Silva Maia (Aldenor Maia). Da sacada do Palácio novos discursos foram proferidos. 
  • 1953 - Transita por Fortaleza o brigadeiro Eduardo Gomes, em viagem de inspeção às Bases Aéreas do Nordeste.
  • 1955 - Primeiro dia de carnaval, chega a Fortaleza a Orquestra de Ruy Rey, contratada para animar as festas do Sport Club Maguari.
  • 1959 - Lançado à venda o livro A Praça do Ferreira, de autoria do escritor, professor e sociólogo Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro).
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, às 6h30, Jacob Elias Romcy, titular da firma Jacob Elias & Filhos. Era natural de Tripoli, na Síria. Iniciou abrindo a loja “A Capital” e depois o “Magazine Sucesso”. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1973 - Realiza-se o 1º vestibular da Universidade de Fortaleza-Unifor.
  • 1973 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, o tenente-coronel Flares Guedes Henriques de Araújo, em substituição ao major José Gerardo Farias, que respondia interinamente. O ato contou com a presença do governador César Cals de Oliveira Filho, do vice-governador Humberto Bezerra, do presidente da Assembleia, deputado José Adauto Bezerra de Menezes, e o do general Oscar Jansen Barroso, comandante da 10ª R.M.
  • 1976 - A Capitania dos Portos do Ceará muda de comando quando assume o capitão de fragata Paulo Gustavo da Silva Castro Pinto, substituindo Yvancy Buarque Quintiliano, do mesmo posto.
  • 1980 - Deixa o cargo de diretor do Centro de Ciências Agrárias, antiga Escola de Agronomia do Ceará o professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, sendo substituído pelo professor José Paiva Braga.
  • 1981 - Grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), entrevistado pelo pesquisador Jairo Severiano, o compositor Pedro Caetano, em sua residência, no Rio de Janeiro.
  • 1981 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Manuel Lima Soares (Néo).
  • 1982 - Inauguradas, as estações ferroviárias de São Miguel, antigo quilômetro 10, Conjunto Ceará e Jurema, nos bairros respectivos. 1989 - Suicida-se, às 17 horas, com um tiro no ouvido, aos 50 anos de idade, o jornalista Francisco Ezaclir Pereira, que assinava-se Ezaclir Aragão. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1995 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes.
  • 1999 - Morre, aos 72 anos de idade, o jornalista e professor Nemésio Dias Silva, vítima de parada cárdio-respiratória, na Casa de Saúde São Raimundo. Foi sepultado no dia 21 no Cemitério Parque Bom Jardim. 2002 - Entra em funcionamento, em Messejana, uma agência de trabalho da Delegacia Regional do Trabalho-DRT, onde serão prestados diversos serviços à população como, emissão de carteira de trabalho e habilitação do trabalhador ao seguro-desemprego. O atendimento ao público é feito por servidores da SER VI. treinados para desenvolver as suas novas atribuições e funcionários da DRT que irão prestar as orientações trabalhistas à população. Fica na Rua Santa Rosália, 27, em Messejana.
  • 2002 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de complicações renais, na UTI do Hospital Cura D’Ars, o publicitário Guilherme Araújo Nogueira Filho (Guilherme Filho), ex-jogador de futebol, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte. Era maranhense de São Luís, jogou na Seleção Paraense de Futebol antes de vir para o Ceará a convite da Seleção Cearense, onde se destacou pelo talento e disciplina.
  • 2008 - Eclipse Lunar total ocorre, com início às 22h43, reunindo no Colégio Christus mais de 100 pessoas. O final é às 3h17 do dia seguinte, quando a Lua sai totalmente da penumbra. Segundo o astrônomo Saulo Machado, integrante do Clube de Astronomia de Fortaleza-Casf, o último eclipse lunar aconteceu em três de março do ano anterior. Entretanto, não foi possível visualizá-lo, já que no momento estava chovendo em Fortaleza.
  • 2010 - Falece, no Hospital Israelita Albert Sabin, no Rio de Janeiro-RJ., com problemas renais, aos 91 anos de idade, um dos maiores juristas do País, o cearense José Maria Othon Sidou (José Maria Sidou), jornalista e doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. Fundou, em 1975, a Academia Brasileira de Letras Jurídicas e publicou cerca de 80 títulos relacionados com o mundo jurídico, além de escrever o Dicionário de Letras Jurídicas. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre os anos de 1975 e 1987; também foi diretor-tesoureiro, presidente da Terceira Câmara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nascera em Fortaleza  Era cearense de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment