Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  •  Confira o dez de março na História Cearense, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1857 - Inaugura-se o Colégio de Educandos de Fortaleza, com apenas 10 alunos, depois se transformaria no Colégio da Imaculada Conceição.
  • 1896 - Morre, em Fortaleza, no seu palacete, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, onde hoje fica a loja “Marisa”, aos 76 anos de idade, o bacharel em direito Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), cearense de São Mateus, Jucás, CE., onde nascera a 17 de maio de 1819. Foi presidente do Poder Legislativo por duas vezes.

  • 1904 - Inaugura-se o Convento dos Capuchinhos, na Avenida Duque de Caxias esquina com Rua Barão de Aratanha, por trás da Igreja do Coração de Jesus, construção sob a responsabilidade do Frei Mansueto. Foi a Cúria Provincial.
  • 1912 -  O aviador Gianfelice Giano cai por terra, quando tentava subir ao ar num aparelho Bleriot, ao fazer sua 1ª ascensão, nada sofrendo, no Sport Cearense, Campo do Prado (espaço hoje ocupado pelo IFCE). No mesmo mês, no dia 31, consegue elevar-se ao ar, sendo aplaudido pela pequena multidão presente.
  • 1916 -- Assume a Capitania dos Portos do Ceará o 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, interinamente, recebendo o cargo das mãos do 2º tenente José Delfino Pinheiro.
  • 1924 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comandante quando o interino capitão-tenente Leonel Romualdo da Silva Porto passa o cargo ao capitão de corveta Edgar Antônio Lynch.
  • 1929 - Sai o primeiro número do jornal A Razão, político, noticioso independente dirigido pelo advogado Raimundo do Monte Arrais. O proprietário era Vicente Carneiro o secretário e redator era Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim) tendo na gerência Godofredo de Alencar.
  • 1930 - Morre o deputado estadual e homem de Letras, Antônio Augusto de Vasconcelos, aos 77 anos de idade. Foi fundador da Academia Cearense de Letras-ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Hoje é nome de rua em Fortaleza, a Rua Antônio Augusto. Era cearense de Maranguape, onde nasceu a 23 de dezembro de 1852.
  • 1938 - Montado, em frente à Praça dos Voluntários, em terreno hoje ocupado hoje pelo edifício do INPS, o Circo Fekete.
  • 1938 - Morre em Fortaleza, às 4 horas, vítima de infecção tifóide, o jornalista e professor Rosendo Ribeiro de Sousa, funcionário do Banco Popular de Fortaleza S. A (Banfort), colaborador de “O Nordeste” e redator do jornal “O Império”. Nascera a 24 de dezembro de 1886 no Sítio Bananal na Vila Coité, Aratuba.
  • 1940 - Chega a Fortaleza, precisamente às 11 horas do dia, em hidro-avião do Sindicato Condor (depois Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul), descendo no Rio Ceará, o ministro da Viação, general João Mendonça Lima, para inspecionar obras federais de sua área, entre elas as obras do Porto do Mucuripe.
  • 1945 - Passa por Fortaleza, em viagem de regresso dos Estados Unidos, o compositor Heitor Villa-Lobos.
  • 1952 - Inaugura-se o Curso de Teatro, promovido pelo Teatro Escola do Ceará, sob a presidência de Francisco Martins (Fran Martins).
  • 1952 - Abre-se em Fortaleza o Estúdio Fotográfico Rio, de Elpídio Pereira Silva, na Rua General Sampaio, 951, na Praça José de Alencar.
  • 1956 - Fundada, em Fortaleza, a Associação Pestalozzi do Ceará, que tem à frente Eunice Barroso Damasceno, com a meta é educar, habilitar e preparar o excepcional para a integração à sociedade.
  • 1963 - Morre, em Fortaleza, José Augusto Lopes, ex-goleiro do Fortaleza Esporte Clube, Estrela do Mar e Sport Club Maguari e também do selecionado cearense de futebol.
  • 1963 -  O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará-UFC, o MAUC, tem nova direção quando assume Lívio Xavier Júnior, que substitui Floriano Teixeira.
  • 1963 - A Secretaria de Agricultura, é dividida em duas: Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Minas e Energia.
  • 1971 - Inaugura-se, na Rua Desembargador Pedro Paulo, 1740 no João XXIII, a Escola de 1º Grau Dagmar Gentil, pelo Ato nº 3654.
  • 1973 - São iniciadas as obras de alargamento da Avenida Carapinima, a partir do cruzamento com a Rua Padre Francisco Pinto, até encontrar-se com a Avenida José Bastos.
  • 1977 - Instala-se a Universidade Estadual do Ceará - Uece, em solenidade no Palácio da Abolição. O primeiro Reitor designado foi o professor Danúsio Dalton da Rocha Correia.
  • 1978 - Inaugurada a segunda torre da Catedral Metropolitana (Sé), pelo Arcebispo D. Aloísio Lorscheider, com a presença do governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara).
  • 1978 -  Novamente passa pelo Aeroporto Pinto Martins o presidente Ernesto Geisel, em escala técnica de volta da viagem à República Federal da Alemanha.
  • 1978 - Inaugura-se a Exposição de Artesanato Nordestino - IV Exanor, no Centro de Convenções.
  • 1980 -  Eleito, para a cadeira 15 da Academia Cearense de Letras-ACL, vaga pela morte de Joaquim Braga Montenegro, o cônego Francisco Sadoc de Araújo.
  • 1991 -  Morre, aos 65 anos de idade, o ex-governador do Estado e ex-senador, engenheiro César Cals de Oliveira Filho, nascido em Fortaleza no dia 30 de dezembro de 1926, sócio honorário da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1993 -  - Morre em Fortaleza, o comerciante Raimundo Montenegro Matos, presidente da firma M. M. Imóveis - Montenegro Matos Imóveis.
  • 1996 -  - Morre, em Fortaleza, o jornalista, escritor e historiador Francisco Lima (Chico Lima), cearense de Quixeramobim, nascido em cinco de dezembro de 1935. Existe hoje a Rua Chico Lima em sua homenagem, na Vila Betânia.
  • 2003 - Nara Vasconcelos assume a direção do Teatro José de Alencar, tendo como auxiliares Mário Holanda (assessor direto, especialista em tradições cearenses), Rejane Reinaldo (na assessoria artístico-financeira), Maria Augusta Dias Branco Viguier (assessoria de produção), Sileda Franklin (assessoria técnico-administrativa).
  • 2017 - Falecimento em Fortaleza da pianista Maria Guilhermina Gondim, que por muitos anos fez parte do grupo “As Três Marias”, com Maria Margarida e Maria Suzana, que se apresentavam na Ceará Rádio Clube (PRE-9). Nascera em Fortaleza, a primeiro de maio de 1921.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, o sanfoneiro e compositor José Tomaz Sobrinho (Zé de Manu), aos 81 anos de idade. Seu corpo é velado no Ethernus e o corpo segue para sepultamento em sua terra natal, Cedro, onde nascera a 23 de outubro de 1939.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²