Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  •  Confira o dez de março na História Cearense, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1857 - Inaugura-se o Colégio de Educandos de Fortaleza, com apenas 10 alunos, depois se transformaria no Colégio da Imaculada Conceição.
  • 1896 - Morre, em Fortaleza, no seu palacete, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, onde hoje fica a loja “Marisa”, aos 76 anos de idade, o bacharel em direito Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), cearense de São Mateus, Jucás, CE., onde nascera a 17 de maio de 1819. Foi presidente do Poder Legislativo por duas vezes.

  • 1904 - Inaugura-se o Convento dos Capuchinhos, na Avenida Duque de Caxias esquina com Rua Barão de Aratanha, por trás da Igreja do Coração de Jesus, construção sob a responsabilidade do Frei Mansueto. Foi a Cúria Provincial.
  • 1912 -  O aviador Gianfelice Giano cai por terra, quando tentava subir ao ar num aparelho Bleriot, ao fazer sua 1ª ascensão, nada sofrendo, no Sport Cearense, Campo do Prado (espaço hoje ocupado pelo IFCE). No mesmo mês, no dia 31, consegue elevar-se ao ar, sendo aplaudido pela pequena multidão presente.
  • 1916 -- Assume a Capitania dos Portos do Ceará o 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, interinamente, recebendo o cargo das mãos do 2º tenente José Delfino Pinheiro.
  • 1924 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comandante quando o interino capitão-tenente Leonel Romualdo da Silva Porto passa o cargo ao capitão de corveta Edgar Antônio Lynch.
  • 1929 - Sai o primeiro número do jornal A Razão, político, noticioso independente dirigido pelo advogado Raimundo do Monte Arrais. O proprietário era Vicente Carneiro o secretário e redator era Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim) tendo na gerência Godofredo de Alencar.
  • 1930 - Morre o deputado estadual e homem de Letras, Antônio Augusto de Vasconcelos, aos 77 anos de idade. Foi fundador da Academia Cearense de Letras-ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Hoje é nome de rua em Fortaleza, a Rua Antônio Augusto. Era cearense de Maranguape, onde nasceu a 23 de dezembro de 1852.
  • 1938 - Montado, em frente à Praça dos Voluntários, em terreno hoje ocupado hoje pelo edifício do INPS, o Circo Fekete.
  • 1938 - Morre em Fortaleza, às 4 horas, vítima de infecção tifóide, o jornalista e professor Rosendo Ribeiro de Sousa, funcionário do Banco Popular de Fortaleza S. A (Banfort), colaborador de “O Nordeste” e redator do jornal “O Império”. Nascera a 24 de dezembro de 1886 no Sítio Bananal na Vila Coité, Aratuba.
  • 1940 - Chega a Fortaleza, precisamente às 11 horas do dia, em hidro-avião do Sindicato Condor (depois Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul), descendo no Rio Ceará, o ministro da Viação, general João Mendonça Lima, para inspecionar obras federais de sua área, entre elas as obras do Porto do Mucuripe.
  • 1945 - Passa por Fortaleza, em viagem de regresso dos Estados Unidos, o compositor Heitor Villa-Lobos.
  • 1952 - Inaugura-se o Curso de Teatro, promovido pelo Teatro Escola do Ceará, sob a presidência de Francisco Martins (Fran Martins).
  • 1952 - Abre-se em Fortaleza o Estúdio Fotográfico Rio, de Elpídio Pereira Silva, na Rua General Sampaio, 951, na Praça José de Alencar.
  • 1956 - Fundada, em Fortaleza, a Associação Pestalozzi do Ceará, que tem à frente Eunice Barroso Damasceno, com a meta é educar, habilitar e preparar o excepcional para a integração à sociedade.
  • 1963 - Morre, em Fortaleza, José Augusto Lopes, ex-goleiro do Fortaleza Esporte Clube, Estrela do Mar e Sport Club Maguari e também do selecionado cearense de futebol.
  • 1963 -  O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará-UFC, o MAUC, tem nova direção quando assume Lívio Xavier Júnior, que substitui Floriano Teixeira.
  • 1963 - A Secretaria de Agricultura, é dividida em duas: Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Minas e Energia.
  • 1971 - Inaugura-se, na Rua Desembargador Pedro Paulo, 1740 no João XXIII, a Escola de 1º Grau Dagmar Gentil, pelo Ato nº 3654.
  • 1973 - São iniciadas as obras de alargamento da Avenida Carapinima, a partir do cruzamento com a Rua Padre Francisco Pinto, até encontrar-se com a Avenida José Bastos.
  • 1977 - Instala-se a Universidade Estadual do Ceará - Uece, em solenidade no Palácio da Abolição. O primeiro Reitor designado foi o professor Danúsio Dalton da Rocha Correia.
  • 1978 - Inaugurada a segunda torre da Catedral Metropolitana (Sé), pelo Arcebispo D. Aloísio Lorscheider, com a presença do governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara).
  • 1978 -  Novamente passa pelo Aeroporto Pinto Martins o presidente Ernesto Geisel, em escala técnica de volta da viagem à República Federal da Alemanha.
  • 1978 - Inaugura-se a Exposição de Artesanato Nordestino - IV Exanor, no Centro de Convenções.
  • 1980 -  Eleito, para a cadeira 15 da Academia Cearense de Letras-ACL, vaga pela morte de Joaquim Braga Montenegro, o cônego Francisco Sadoc de Araújo.
  • 1991 -  Morre, aos 65 anos de idade, o ex-governador do Estado e ex-senador, engenheiro César Cals de Oliveira Filho, nascido em Fortaleza no dia 30 de dezembro de 1926, sócio honorário da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1993 -  - Morre em Fortaleza, o comerciante Raimundo Montenegro Matos, presidente da firma M. M. Imóveis - Montenegro Matos Imóveis.
  • 1996 -  - Morre, em Fortaleza, o jornalista, escritor e historiador Francisco Lima (Chico Lima), cearense de Quixeramobim, nascido em cinco de dezembro de 1935. Existe hoje a Rua Chico Lima em sua homenagem, na Vila Betânia.
  • 2003 - Nara Vasconcelos assume a direção do Teatro José de Alencar, tendo como auxiliares Mário Holanda (assessor direto, especialista em tradições cearenses), Rejane Reinaldo (na assessoria artístico-financeira), Maria Augusta Dias Branco Viguier (assessoria de produção), Sileda Franklin (assessoria técnico-administrativa).
  • 2017 - Falecimento em Fortaleza da pianista Maria Guilhermina Gondim, que por muitos anos fez parte do grupo “As Três Marias”, com Maria Margarida e Maria Suzana, que se apresentavam na Ceará Rádio Clube (PRE-9). Nascera em Fortaleza, a primeiro de maio de 1921.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, o sanfoneiro e compositor José Tomaz Sobrinho (Zé de Manu), aos 81 anos de idade. Seu corpo é velado no Ethernus e o corpo segue para sepultamento em sua terra natal, Cedro, onde nascera a 23 de outubro de 1939.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest