Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para este 30 de março na História do Ceará:

1857 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará) o capitão do Exército Manuel Moreira da Rocha substituindo o capitão FP Joaquim Antão da Fonseca Braga.

1882 - O Cabo Submarino ligando Fortaleza ao Sul do País é inaugurado pela firma American Telegraph and Cable Cº. e em 30 de maio ligando Fortaleza à Europa. Depois a firma chamou-se The Western Telegraph Company Limited.

1884 - Surge em Fortaleza, a União do Clero, associação eclesiástica beneficente.

1885 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, que hoje equivale a Secretário de Segurança, o juiz Agostinho Júlio do Couto Belmonte.

1900 - O coronel Francisco Filomeno Ferreira Gomes, adquire uma fábrica de cigarros a Teodósio Freire, que ficava na Rua Pedro Pereira, e transforma-a na Fábrica Iracema de Cigarros, da firma Gomes & Reishofer, formada por Francisco Philomeno Ferreira Gomes e Charles Reishofer, na Praça do Ferreira, 11. Depois mudou, em 1914, a razão social para Philomeno Gomes & Filhos e em primeiro de maio de 1924, para Beleza & Garcez, quando já estava no Jacarecanga, desde 1920.

1918 - Fundada, em Fortaleza, a Escola de Agronomia do Ceará, iniciativa particular.

1923 - Fundada, em Fortaleza, a loja de tecidos e perfumaria El Contado, de Cauby Ribeiro & Cia, firma formada por Cauby Ribeiro e Luíza Francisca da Silva, na Rua Floriano Peixoto, 181 (antigo).

1926 - Morre, no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Ceará e marechal reformado, José Freire Bezerril Fontenele (General Bezerril), aos 76 anos de idade. Nascera em Viçosa do Ceará, no dia nove de março de 1850. É hoje nome de rua no Centro de Fortaleza. 

1930 - Inaugura-se o novo prédio do Dispensário dos Pobres.

1930 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Antônio Gonzaga Cordeiro de Almeida, proprietário do Laboratório Gonzaga e tesoureiro da Ordem Terceira Franciscana.

1939 - Nomeado diretor da Escola de Aprendizes Artífices, na vaga deixada com a morte de Carlos Torres Câmara (Carlos Câmara), o engenheiro Waldir Diogo de Siqueira.

1946 - Morre, em Fortaleza, o capitalista Francisco Caminha Muniz.

1947 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o coronel Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro (Casimiro Montenegro), antigo prefeito desta Capital e ex-deputado estadual que nascera em Parangaba no dia três de janeiro de 1864. Hoje é nome de Rua no Monte Castelo. 

1951 - Posse do agrônomo Francisco Alves de Andrade e Castro no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

1957 - Toma posse a nova diretoria do Centro Médico Cearense composta por: Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata), presidente; Licínio Nunes de Miranda, vice-presidente; José Vieira Magalhães, 1º secretário; George Benevides Medeiros, 2º secretário; João Batista de Paula, tesoureiro; e José Rômulo Barbosa, bibliotecário. 

1958 - Lançada a pedra fundamental do edifício do Centro Sesc-Senac, na Rua Clarindo de Queirós, 1740, na Praça Paula Pessoa (São Sebastião), com as presenças do presidente da Confederação Nacional do Comércio, Brasílio Machado Neto e os diretores gerais do Serviço Social do Comércio-Sesc e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac, respectivamente, Francisco Lopes Meireles e Maurício Magalhães Carvalho.

1959 - Francisco Leite Sobrinho adquire, fiado, de José de Alencar Feitosa, a linha de ônibus Fortaleza-Uruburetama-Itapipoca, nascendo ali a Auto Viação Horizonte.

1969 - Inaugurado o Grupo Escolar Municipal Paulo Sarasate, que hoje denomina-se Escola de 1º Grau Senador Paulo Sarasate, funcionando em prédio na Rua Pedro Muniz, 250. Foi construído no terreno que seria da Praça Onze de Agosto.

1969 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Poetas Cearenses, presidido por Antônio Carneiro Portela, na Casa de Juvenal Galeno.

1971 - Fundada a Associação Beneficente Cearense de Reabilitação-ABCR, iniciativa do padre José de Arimatéia Antunes Diniz (José Arimatéia Diniz). Já existia um Centro de Recuperação da entidade.

1972 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho reúne-se com os secretários Antônio Lemenhe, de Urbanismo; e Amauri de Castro e Silva, do Planejamento; e a professora. Aldaci Nogueira Barbosa Mota (Aldaci Barbosa), da Fundação do Serviço Social, a fim de tratar da formação da equipe que fará os estudos da continuação da Avenida Monsenhor Tabosa até a Barra do Ceará. Foi o primeiro passo para construção da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste).

1973 - Inaugurado o Centro de Turismo de Fortaleza, tendo no andar superior do pavilhão central, o Museu de Arte e Cultura Populares, nos altos do antigo prédio que foi a Cadeia Pública, entre a Rua Senador Pompeu, 350, Rua João Moreira, Rua General Sampaio e Rua Senador Jaguaribe, onde esteve a Emcetur.

1973 - Em solenidade, no salão nobre da Reitoria da UFC, é conferido ao escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos) o título de ''Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará''. O professor Artur Eduardo Benevides saudou o homenageado. A cerimônia foi presidida pelo reitor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio).

1973 - Morre, aos 68 anos, o veterano maçom Waldemar de Menezes Simões, que trabalhou 35 anos na Western.

1976 - Inaugurada a Escola Deputado Manuel Rodrigues, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, na Praia do Futuro.

1981 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico ginecologista e obstetra Juvenil Hortêncio de Medeiros, cearense de Baturité.

1981 - Abertos o I Seminário de Estudos e o IV Encontro de Regentes do Norte e Nordeste do Brasil que discutirão a problemática do canto coral na realidade da região. 

1982 - O capitão de fragata Franklin Storry recebe, das mãos de Vicente de Paulo Phaelante Casales, do mesmo posto, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará. 

1984 - A Superintendência da Fundação do Bem-Estar do Menor-Febemce tem novo comando, Herbert Alcântara é o novo presidente.

1984 - O médico Antero Coelho Neto declara “missão cumprida” e deixa a Superintendência Regional do Inamps.

1984 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o novo titular, capitão de fragata Francisco Nogueira de Oliveira Filho, recebendo o cargo das mãos de Franklin Storry, do mesmo posto.

1985 - Por pressão da Presidência Nacional da Cruz Vermelha do Brasil, renuncia o presidente da Seção do Ceará, Eduardo Bezerra Neto. 

1993 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o médico e ex-deputado estadual, professor Quintílio de Alencar Teixeira, cearense de Icó nascido em 17 de junho de 1913. 

2004 - Às 19 horas a escritora Gisela Nunes da Costa assume a Cadeira 9 da Academia Fortalezense de Letras, cujo Patrono é Dom Helder Câmara, sendo saudada pelo acadêmico José Luís Lira. A posse dá-se no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, no Centro da Cidade.


2009 - O Governo do Estado condecora dois cearenses com a Medalha da Abolição, a maior comenda do Estado, que é entregue pelo governador Cid Gomes ao presidente do Superior Tribunal de Justiça-STJ, Francisco César Asfor Rocha (César Rocha), e ao cantor e compositor Raimundo Fagner Cândido Lopes (foto Tuno Vieira), às 20 horas no Theatro José de Alencar (TJA).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...