Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para este 30 de março na História do Ceará:

1857 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará) o capitão do Exército Manuel Moreira da Rocha substituindo o capitão FP Joaquim Antão da Fonseca Braga.

1882 - O Cabo Submarino ligando Fortaleza ao Sul do País é inaugurado pela firma American Telegraph and Cable Cº. e em 30 de maio ligando Fortaleza à Europa. Depois a firma chamou-se The Western Telegraph Company Limited.

1884 - Surge em Fortaleza, a União do Clero, associação eclesiástica beneficente.

1885 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, que hoje equivale a Secretário de Segurança, o juiz Agostinho Júlio do Couto Belmonte.

1900 - O coronel Francisco Filomeno Ferreira Gomes, adquire uma fábrica de cigarros a Teodósio Freire, que ficava na Rua Pedro Pereira, e transforma-a na Fábrica Iracema de Cigarros, da firma Gomes & Reishofer, formada por Francisco Philomeno Ferreira Gomes e Charles Reishofer, na Praça do Ferreira, 11. Depois mudou, em 1914, a razão social para Philomeno Gomes & Filhos e em primeiro de maio de 1924, para Beleza & Garcez, quando já estava no Jacarecanga, desde 1920.

1918 - Fundada, em Fortaleza, a Escola de Agronomia do Ceará, iniciativa particular.

1923 - Fundada, em Fortaleza, a loja de tecidos e perfumaria El Contado, de Cauby Ribeiro & Cia, firma formada por Cauby Ribeiro e Luíza Francisca da Silva, na Rua Floriano Peixoto, 181 (antigo).

1926 - Morre, no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Ceará e marechal reformado, José Freire Bezerril Fontenele (General Bezerril), aos 76 anos de idade. Nascera em Viçosa do Ceará, no dia nove de março de 1850. É hoje nome de rua no Centro de Fortaleza. 

1930 - Inaugura-se o novo prédio do Dispensário dos Pobres.

1930 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Antônio Gonzaga Cordeiro de Almeida, proprietário do Laboratório Gonzaga e tesoureiro da Ordem Terceira Franciscana.

1939 - Nomeado diretor da Escola de Aprendizes Artífices, na vaga deixada com a morte de Carlos Torres Câmara (Carlos Câmara), o engenheiro Waldir Diogo de Siqueira.

1946 - Morre, em Fortaleza, o capitalista Francisco Caminha Muniz.

1947 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o coronel Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro (Casimiro Montenegro), antigo prefeito desta Capital e ex-deputado estadual que nascera em Parangaba no dia três de janeiro de 1864. Hoje é nome de Rua no Monte Castelo. 

1951 - Posse do agrônomo Francisco Alves de Andrade e Castro no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

1957 - Toma posse a nova diretoria do Centro Médico Cearense composta por: Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata), presidente; Licínio Nunes de Miranda, vice-presidente; José Vieira Magalhães, 1º secretário; George Benevides Medeiros, 2º secretário; João Batista de Paula, tesoureiro; e José Rômulo Barbosa, bibliotecário. 

1958 - Lançada a pedra fundamental do edifício do Centro Sesc-Senac, na Rua Clarindo de Queirós, 1740, na Praça Paula Pessoa (São Sebastião), com as presenças do presidente da Confederação Nacional do Comércio, Brasílio Machado Neto e os diretores gerais do Serviço Social do Comércio-Sesc e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac, respectivamente, Francisco Lopes Meireles e Maurício Magalhães Carvalho.

1959 - Francisco Leite Sobrinho adquire, fiado, de José de Alencar Feitosa, a linha de ônibus Fortaleza-Uruburetama-Itapipoca, nascendo ali a Auto Viação Horizonte.

1969 - Inaugurado o Grupo Escolar Municipal Paulo Sarasate, que hoje denomina-se Escola de 1º Grau Senador Paulo Sarasate, funcionando em prédio na Rua Pedro Muniz, 250. Foi construído no terreno que seria da Praça Onze de Agosto.

1969 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Poetas Cearenses, presidido por Antônio Carneiro Portela, na Casa de Juvenal Galeno.

1971 - Fundada a Associação Beneficente Cearense de Reabilitação-ABCR, iniciativa do padre José de Arimatéia Antunes Diniz (José Arimatéia Diniz). Já existia um Centro de Recuperação da entidade.

1972 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho reúne-se com os secretários Antônio Lemenhe, de Urbanismo; e Amauri de Castro e Silva, do Planejamento; e a professora. Aldaci Nogueira Barbosa Mota (Aldaci Barbosa), da Fundação do Serviço Social, a fim de tratar da formação da equipe que fará os estudos da continuação da Avenida Monsenhor Tabosa até a Barra do Ceará. Foi o primeiro passo para construção da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste).

1973 - Inaugurado o Centro de Turismo de Fortaleza, tendo no andar superior do pavilhão central, o Museu de Arte e Cultura Populares, nos altos do antigo prédio que foi a Cadeia Pública, entre a Rua Senador Pompeu, 350, Rua João Moreira, Rua General Sampaio e Rua Senador Jaguaribe, onde esteve a Emcetur.

1973 - Em solenidade, no salão nobre da Reitoria da UFC, é conferido ao escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos) o título de ''Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará''. O professor Artur Eduardo Benevides saudou o homenageado. A cerimônia foi presidida pelo reitor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio).

1973 - Morre, aos 68 anos, o veterano maçom Waldemar de Menezes Simões, que trabalhou 35 anos na Western.

1976 - Inaugurada a Escola Deputado Manuel Rodrigues, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, na Praia do Futuro.

1981 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico ginecologista e obstetra Juvenil Hortêncio de Medeiros, cearense de Baturité.

1981 - Abertos o I Seminário de Estudos e o IV Encontro de Regentes do Norte e Nordeste do Brasil que discutirão a problemática do canto coral na realidade da região. 

1982 - O capitão de fragata Franklin Storry recebe, das mãos de Vicente de Paulo Phaelante Casales, do mesmo posto, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará. 

1984 - A Superintendência da Fundação do Bem-Estar do Menor-Febemce tem novo comando, Herbert Alcântara é o novo presidente.

1984 - O médico Antero Coelho Neto declara “missão cumprida” e deixa a Superintendência Regional do Inamps.

1984 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o novo titular, capitão de fragata Francisco Nogueira de Oliveira Filho, recebendo o cargo das mãos de Franklin Storry, do mesmo posto.

1985 - Por pressão da Presidência Nacional da Cruz Vermelha do Brasil, renuncia o presidente da Seção do Ceará, Eduardo Bezerra Neto. 

1993 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o médico e ex-deputado estadual, professor Quintílio de Alencar Teixeira, cearense de Icó nascido em 17 de junho de 1913. 

2004 - Às 19 horas a escritora Gisela Nunes da Costa assume a Cadeira 9 da Academia Fortalezense de Letras, cujo Patrono é Dom Helder Câmara, sendo saudada pelo acadêmico José Luís Lira. A posse dá-se no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, no Centro da Cidade.


2009 - O Governo do Estado condecora dois cearenses com a Medalha da Abolição, a maior comenda do Estado, que é entregue pelo governador Cid Gomes ao presidente do Superior Tribunal de Justiça-STJ, Francisco César Asfor Rocha (César Rocha), e ao cantor e compositor Raimundo Fagner Cândido Lopes (foto Tuno Vieira), às 20 horas no Theatro José de Alencar (TJA).


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de