Pular para o conteúdo principal

MAC Dragão lança nesta quinta-feira exposições com percurso virtual

Com seus espaços fechados inicialmente para reforma e depois para Enfrentamento do Novo Coronavírus, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura precisou adequar seus projetos e suas programações para as Plataformas Virtuais. 

Um ano depois, agora com espaços já renovados, o MAC-Dragão segue enfrentando uma série de desafios no que tange à retomada do Circuito de Exposições, ainda com circulação de visitantes impedida por conta da Pandemia da Covid-19. 

Pensando em ampliar o acesso e a participação nas experiências oferecidas pelo Museu de Arte Contemporânea, o MAC Dragão lança 'Um Atlas para Hélio Rôla', com curadoria de Flávia Muluc, e 'Um desvio nem sempre é um atalho', sob curadoria do Núcleo Educativo do MAC Dragão. 

Até que seja possível receber o público presencialmente com segurança, as exposições poderão ser acessadas a partir de ações virtuais, a primeira delas nesta quinta-feira (25), com um percurso virtual pelas mostras, com estreia a partir das 12 horas, no Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).

- Mesmo na impossibilidade de abrirmos as portas ao público, preparamos uma série de conteúdos e atividades virtuais para que possamos aproximar o nosso visitante do que está acontecendo hoje no Museu. ‘Um Atlas para Hélio Rôla’ e ‘Um desvio nem sempre é um atalho’ inauguram essa reabertura virtual de nossas salas expositivas. Propomos um 1º percurso virtual pelas mostras, destacando obras e textos que estão nos espaços do museu. O vídeo em formato de "tour virtual" abre para uma série de outros vídeos e propostas virtuais sobre as exposições que compartilharemos em breve com o público”, afirma a gestora do MAC Dragão, Cecília Bedê.

Um atlas para Hélio Rôla - ´Um atlas para Hélio Rôla´ traz um apanhado sobre os mais de 50 anos de carreira de Rôla, entre desenhos, pinturas, ilustrações, esculturas, xilogravuras, postagens de Internet e colagens; e proporciona uma aproximação com sua obra, apresentada a partir da seleção de mais de 300 trabalhos que de alguma forma explicitam o dinâmico processo criativo deste artista e ativista multifacetado que atua nas mais diversas linguagens até os dias de hoje. As obras integram o acervo particular do artista e das coleções do MAC Dragão e da Pinacoteca do Ceará.

De acordo com a curadora, o processo foi de pesquisa foi inspirado no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e nos trabalhos de Didi Huberman, e o resultado é a tentativa de propiciar uma experiência museológica engajada, ao apresentar obras de diferentes técnicas, datas e estilos, sem com isso estruturar uma proposta cronológica ou de inventário. 

- A suspensão de uma ordem temporal busca romper com a objetividade que enquadre e reduza as obras ao seu momento de produção. Após mais de 10 anos de pesquisa sobre a produção e percurso do artista Hélio Rôla, entendi que para tratar da complexidade de sua obra, era necessário também um processo expositivo que dialogasse com seu modo de pensar e produzir arte. A exposição propõe essa experiência de provocar narrativas e suscitar questões fora das classificações habituais, abrindo espaço para um conhecimento que desperte para aspectos da vida e da produção artística, como intensa atividade social. A proposta é que as obras se conectem e dialoguem entre si, inspirando reflexões sobre a complexidade da produção artística de Hélio Rôla”, afirma a curadora Flávia Muluc (foto Clara Machado). 

O artista - Hélio Rôla (foto Clara Machado) é escultor, gravador, desenhista, ilustrador e pintor. Soma-se a essas habilidades a carreira acadêmica dedicada à ciência, enquanto médico cientista prodigioso. Ao longo dos seus 84 anos, afirma-se como artista múltiplo e foge de uma definição estilística para seu fazer artístico. Sua produção é diária e sua casateliê expressa esse movimento. Transita com fluidez entre as galerias e redes sociais e, com a mesma desenvoltura, vai do guache ao Photoshop.

É nesse contexto que se configura como artista, utilizando diferentes plataformas para se lançar em diversificados suportes para produzir. Desde 2010, utiliza suas imagens para ilustrar postagens diárias no Facebook, quase sempre acompanhadas de uma reflexão em forma de textos ou poesias, os quais fazem com que suas obras assumam um aceno crítico à sociedade, configurando-se como testemunhos imagéticos de seu tempo e engajamento social.

Em seu percurso de mais de meio século dedicado às artes, ele se relaciona com diferentes instituições nas quais estabelece também distintas aproximações. Na universidade, na condição de professor, inseriu a pintura como recurso didático; nos mundos da arte, participa de exposições individuais e coletivas, em museus e galerias de arte. Com o Grupo Aranha, fez história com as pinturas murais na Praia de Iracema, reduto cultural de Fortaleza. Na atualidade, utiliza intensamente a internet para compartilhar sua arte, sempre com imagens de obras acompanhadas de críticas ou reflexões em torno de temas gerais como Política e Ciência. 

Um desvio nem sempre é um atalho - Fruto da curadoria compartilhada do Núcleo Educativo do MAC Dragão, integrado por Cris Soares, Andrea Dalveroni, Antonio Jarbas, Carla Vieira, Chico Porto, Ka Moreira, Rafael Escócio e Vinícius Scheffer, a Exposição "Um desvio nem sempre é um atalho" é uma mostra mediação que apresenta obras de 10 artistas que compõem o acervo do Museu e um Painel do Grupo Aranha, relacionando esses trabalhos a obras presentes em “Um atlas para Hélio Rôla”. Compõem a mostra trabalhos de:

  • Chico da Silva.
  • Eduardo Eloy.
  • Grupo Aranha.
  • Hélio Rôla.
  • Hudinilson Júnior.
  • Júnior Pimenta.
  • Leonardo Videla.
  • Leya Mira Brander.
  • Paulo Bruscky.
  • Sérgio Pinheiro.
  • Siegbert Franklin. 

De acordo com a coordenadora do Núcleo Educativo do MAC Dragão, Cris Soares, a Mostra traz elaborações conceituais que se relacionam com as obras do artista Hélio Rôla, embora essas conexões nem sempre sejam óbvias: “estamos criando diálogos atravessados por contemporaneidades, afinidades e contraposições”.   

A ação realizará Oficinas Educativas em um Ateliê montado no espaço expositivo, inicialmente no formato virtual, até que possam ser realizadas presencialmente. 

Serviço

  • Lançamento do 1º Percurso Virtual pelas exposições "Um Atlas para Hélio Rôla" e "Um desvio nem sempre é um atalho”
  • Quinta (25), às 12 horas.
  • Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)
  • Acesso gratuito e livre.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e fotos de Clara Machado.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".