Pular para o conteúdo principal

MAC Dragão lança nesta quinta-feira exposições com percurso virtual

Com seus espaços fechados inicialmente para reforma e depois para Enfrentamento do Novo Coronavírus, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura precisou adequar seus projetos e suas programações para as Plataformas Virtuais. 

Um ano depois, agora com espaços já renovados, o MAC-Dragão segue enfrentando uma série de desafios no que tange à retomada do Circuito de Exposições, ainda com circulação de visitantes impedida por conta da Pandemia da Covid-19. 

Pensando em ampliar o acesso e a participação nas experiências oferecidas pelo Museu de Arte Contemporânea, o MAC Dragão lança 'Um Atlas para Hélio Rôla', com curadoria de Flávia Muluc, e 'Um desvio nem sempre é um atalho', sob curadoria do Núcleo Educativo do MAC Dragão. 

Até que seja possível receber o público presencialmente com segurança, as exposições poderão ser acessadas a partir de ações virtuais, a primeira delas nesta quinta-feira (25), com um percurso virtual pelas mostras, com estreia a partir das 12 horas, no Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).

- Mesmo na impossibilidade de abrirmos as portas ao público, preparamos uma série de conteúdos e atividades virtuais para que possamos aproximar o nosso visitante do que está acontecendo hoje no Museu. ‘Um Atlas para Hélio Rôla’ e ‘Um desvio nem sempre é um atalho’ inauguram essa reabertura virtual de nossas salas expositivas. Propomos um 1º percurso virtual pelas mostras, destacando obras e textos que estão nos espaços do museu. O vídeo em formato de "tour virtual" abre para uma série de outros vídeos e propostas virtuais sobre as exposições que compartilharemos em breve com o público”, afirma a gestora do MAC Dragão, Cecília Bedê.

Um atlas para Hélio Rôla - ´Um atlas para Hélio Rôla´ traz um apanhado sobre os mais de 50 anos de carreira de Rôla, entre desenhos, pinturas, ilustrações, esculturas, xilogravuras, postagens de Internet e colagens; e proporciona uma aproximação com sua obra, apresentada a partir da seleção de mais de 300 trabalhos que de alguma forma explicitam o dinâmico processo criativo deste artista e ativista multifacetado que atua nas mais diversas linguagens até os dias de hoje. As obras integram o acervo particular do artista e das coleções do MAC Dragão e da Pinacoteca do Ceará.

De acordo com a curadora, o processo foi de pesquisa foi inspirado no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e nos trabalhos de Didi Huberman, e o resultado é a tentativa de propiciar uma experiência museológica engajada, ao apresentar obras de diferentes técnicas, datas e estilos, sem com isso estruturar uma proposta cronológica ou de inventário. 

- A suspensão de uma ordem temporal busca romper com a objetividade que enquadre e reduza as obras ao seu momento de produção. Após mais de 10 anos de pesquisa sobre a produção e percurso do artista Hélio Rôla, entendi que para tratar da complexidade de sua obra, era necessário também um processo expositivo que dialogasse com seu modo de pensar e produzir arte. A exposição propõe essa experiência de provocar narrativas e suscitar questões fora das classificações habituais, abrindo espaço para um conhecimento que desperte para aspectos da vida e da produção artística, como intensa atividade social. A proposta é que as obras se conectem e dialoguem entre si, inspirando reflexões sobre a complexidade da produção artística de Hélio Rôla”, afirma a curadora Flávia Muluc (foto Clara Machado). 

O artista - Hélio Rôla (foto Clara Machado) é escultor, gravador, desenhista, ilustrador e pintor. Soma-se a essas habilidades a carreira acadêmica dedicada à ciência, enquanto médico cientista prodigioso. Ao longo dos seus 84 anos, afirma-se como artista múltiplo e foge de uma definição estilística para seu fazer artístico. Sua produção é diária e sua casateliê expressa esse movimento. Transita com fluidez entre as galerias e redes sociais e, com a mesma desenvoltura, vai do guache ao Photoshop.

É nesse contexto que se configura como artista, utilizando diferentes plataformas para se lançar em diversificados suportes para produzir. Desde 2010, utiliza suas imagens para ilustrar postagens diárias no Facebook, quase sempre acompanhadas de uma reflexão em forma de textos ou poesias, os quais fazem com que suas obras assumam um aceno crítico à sociedade, configurando-se como testemunhos imagéticos de seu tempo e engajamento social.

Em seu percurso de mais de meio século dedicado às artes, ele se relaciona com diferentes instituições nas quais estabelece também distintas aproximações. Na universidade, na condição de professor, inseriu a pintura como recurso didático; nos mundos da arte, participa de exposições individuais e coletivas, em museus e galerias de arte. Com o Grupo Aranha, fez história com as pinturas murais na Praia de Iracema, reduto cultural de Fortaleza. Na atualidade, utiliza intensamente a internet para compartilhar sua arte, sempre com imagens de obras acompanhadas de críticas ou reflexões em torno de temas gerais como Política e Ciência. 

Um desvio nem sempre é um atalho - Fruto da curadoria compartilhada do Núcleo Educativo do MAC Dragão, integrado por Cris Soares, Andrea Dalveroni, Antonio Jarbas, Carla Vieira, Chico Porto, Ka Moreira, Rafael Escócio e Vinícius Scheffer, a Exposição "Um desvio nem sempre é um atalho" é uma mostra mediação que apresenta obras de 10 artistas que compõem o acervo do Museu e um Painel do Grupo Aranha, relacionando esses trabalhos a obras presentes em “Um atlas para Hélio Rôla”. Compõem a mostra trabalhos de:

  • Chico da Silva.
  • Eduardo Eloy.
  • Grupo Aranha.
  • Hélio Rôla.
  • Hudinilson Júnior.
  • Júnior Pimenta.
  • Leonardo Videla.
  • Leya Mira Brander.
  • Paulo Bruscky.
  • Sérgio Pinheiro.
  • Siegbert Franklin. 

De acordo com a coordenadora do Núcleo Educativo do MAC Dragão, Cris Soares, a Mostra traz elaborações conceituais que se relacionam com as obras do artista Hélio Rôla, embora essas conexões nem sempre sejam óbvias: “estamos criando diálogos atravessados por contemporaneidades, afinidades e contraposições”.   

A ação realizará Oficinas Educativas em um Ateliê montado no espaço expositivo, inicialmente no formato virtual, até que possam ser realizadas presencialmente. 

Serviço

  • Lançamento do 1º Percurso Virtual pelas exposições "Um Atlas para Hélio Rôla" e "Um desvio nem sempre é um atalho”
  • Quinta (25), às 12 horas.
  • Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)
  • Acesso gratuito e livre.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e fotos de Clara Machado.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head:

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head: