Pular para o conteúdo principal

Começa a tramitar na ALCE Projeto que reestrutura vencimentos do Magistério

Com a abertura dos trabalhos da 14ª sessão extraordinária de 2021, realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), da terceira sessão legislativa da 30ª Legislatura, nesta terça-feira (6), começaram a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), 29 matérias, sendo cinco do Poder Executivo.

Do Governo do Estado, a proposta de emenda à constituição (PEC) 04/21 altera o caput do artigo 210 da Constituição Estadual, estabelecendo que a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) defina o montante a ser aplicado no interior do Estado.

O projeto de lei 45/21 reestrutura o regime remuneratório dos profissionais de nível superior do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica. Com a medida, o Governo do Estado procura valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de nível superior do magistério no âmbito da Educação Básica.

Entre os projetos de lei do Executivo também, o 43/21 altera a Lei 13.494/04, que trata do modelo de tecnologia da informação e comunicação para a Administração Pública direta e indireta, e ainda a Lei 16.727/18, que criou o Programa hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC).

O 44/21 autoriza o Governo do Estado a executar programa de apoio ao trabalho de desapropriação, indenização e remoção das famílias abrangidas pelas obras do Projeto Rio Maranguapinho.

O projeto de lei complementar 11/21, do Governo do Estado, altera a Lei Complementar 230, de 7 de janeiro de 2021, que institui o Programa Microcrédito Produtivo do Ceará, e cria o Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará.

Dois projetos de decreto legislativo são da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.  O 16/21 prorroga, até 30 de junho de 2021, a ocorrência do estado de calamidade pública estabelecida por meio de decretos legislativos nos municípios de Banabuiú, Cariré, Pacujá, Tauá e Tejuçuoca; e o 17/21 reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Marco.

Outros 22 projetos são de autoria parlamentar, sendo 13 de lei e nove de indicação. Entre os de lei, dois são do deputado Leonardo Araújo (MDB). O 131/21 denomina de Pedro Ricardo de Matos a Areninha tipo II, a ser construída no município de Russas;  o 137/21 nomeia de Padre Elpídio de Sousa Sampaio a Areninha tipo II, a ser construída no município de Mulungu.

O deputado Audic Mota (PSB) é autor do projeto 132/21, que denomina Levi Feitosa Souza a Praça Mais Infância a ser construída no município de Parambu.

O 133/21, de Apóstolo Luiz Henrique (PP), estabelece diretrizes e estratégias para a divulgação, orientação e tratamento psicológico e psiquiátrico para atendimento a pessoa acometida de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico e ao suicídio, associado ao isolamento durante e pós-pandemia da Covid-19.

De autoria do deputado Acrísio Sena (PT), o 134/21 proíbe o uso de preparado de mel pela indústria e a sua importação ou de seus produtos derivados, em todo o território estadual.

Três projetos são de iniciativa do deputado André Fernandes (REP). O 135/21 institui a política de educação digital nas escolas públicas estaduais - Cidadania Digital, no âmbito do Ceará; o 138/21  estabelece a adoção do sistema de inclusão escolar baseado na técnica de análise do comportamento aplicada (ABA), na Rede Estadual de Ensino, para crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e o 141/21 institui o Cadastro Estadual de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado.

Do deputado Fernando Santana (PT), o 136/21 denomina de Claudionor Francelino Ribeiro a avenida do contorno que liga a CE 386 a BR 230, a ser construída pelo governo do Estado no município de Farias Brito.

Outros três projetos são de autoria do Nelinho (PSDB): O 139/21 institui a política estadual do Jovem Empreendedor Rural; 140/21 cria a rota da fruticultura no Estado, integrando os polos produtivos para promover inovação, cooperação e desenvolvimento do setor frutícola; bem como o 142/21, que dispõe sobre medidas de proteção ao consumidor contra o superendividamento.

Já o 143/21,  do deputado Renato Roseno (Psol), do deputado Renato Roseno (Psol), altera o artigo 1° da Lei 17.387, de 23 de fevereiro de 2021, que concede anistia e remissão do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no exercício de 2021, para os contribuintes que explorem, no Estado, atividade econômica relacionada ao setor de eventos. A alteração contempla artistas que não se constituem dentro da formalidade de pessoa jurídica, atuando como pessoa física, e que tem, portanto, seu veículo registrado em nome próprio.

Dos projetos de indicação, três são do deputado Carlos Felipe (PCdoB): o 107/21, o 108/21; e o 109/21.

Do deputado Nelinho (PSDB), o 110/21; 111/21, do deputado Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas).

Três são de iniciativa do deputado do deputado Tony Brito (Pros): 112/21, 113/21 e 114/21.

Já o 115/21 é do deputado Bruno Pedrosa (PP).

Adauto Bezerra - Foram lidos ainda requerimentos dos deputados Fernando Santana (PT) e Sérgio Aguiar (PDT), solicitando o levantamento da sessão pela morte do ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-governador Adauto Bezerra, no último sábado (3 de abril). Foi levantada a sessão.

Após a leitura em plenário, as matérias serão analisadas pela Procuradoria da ALCE e pelas comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação. No caso de projetos de indicação, por se tratar de sugestão, cabe Governo do Estado, se acatar, enviar mensagem para deliberação da Assembleia.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de