A Prefeitura de Fortaleza anunciou neste domingo (30 de maio) o disciplinamento da volta do funcionamento da Feirinha da Beira-Mar a partir deste segunda-feira (31 de maio), ainda na estrutura antiga.
A liberação da Feirinha está incluída no Decreto Municipal publicado neste sábado (29 de maio) e segue orientação do Decreto Estadual publicado neste sábado (29 de maio).
A Prefeitura de Fortaleza autoriza, a partir desta segunda-feira (31 de maio), o retorno presencial parcial das atividades do tradicional Polo de Artesanato da Avenida Beira-Mar. A permissão para a reabertura com 50% da capacidade (331 boxes) consta no Decreto Municipal 15.023, de 29 de maio.
- Estamos a cada dia avaliando os impactos sobre as atividades econômicas. A Prefeitura, através da Regional 2, vem mantendo um diálogo com esses trabalhadores e a gente compreende que essa é uma demanda justa e legítima, mas que também precisa de um olhar das autoridades sanitárias. Estamos conseguindo reduzir o número de casos, internações e óbitos por Covid-19 e é por isso que a gente tem esse cuidado”, disse o prefeito.
Após o período de paralisação devido à pandemia da Covid-19, o Polo de Artesanato volta a funcionar todos os dias da semana com 50% da capacidade, das 16 às 21h, com turnos de trabalho alternados (dia sim, dia não), não ultrapassando o limite de 331 boxes abertos por dia. Atualmente, o polo artesanal possui 662 boxes.
Comerciantes e clientes que visitam o local devem respeitar protocolos sanitários com distanciamento social. Haverá controle do número de pessoas que acessam o local, disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura na entrada e fiscalização do uso obrigatório de máscaras. Também serão instalados gradis com divisor de faixa para organizar melhor o fluxo e o trânsito de pessoas nas dependências do Polo de Artesanato. Os boxes devem funcionar de forma intercalada para evitar aglomeração.
- O retorno das atividades foi amplamente debatido com representantes dos permissionários, do Governo do Estado, da Regional 2 e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esse protocolo de funcionamento foi uma proposta dos próprios feirantes com base nas necessidades cotidianas do polo artesanal. Todo esse procedimento visa garantir mais segurança por meio de medidas como a verificação da temperatura, o controle de fluxo no local, com número limitado de pessoas que poderão entrar por vez”, reforçou o secretário da Regional 2, Rennys Frota.
Nova estrutura - O prefeito Sarto assinou a Ordem de Serviço da revitalização do Pólo de Artesanatos da Avenida Beira-Mar no dia 13 de abril. O local contará com mais de 3 mil metros quadrados de área construída novos boxes fixos e padronizados, destinados ao comércio para a venda de produtos artesanais e regionais cearenses. Os serviços terão duração de cinco meses, de acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que executa a obra.
- Será uma infraestrutura que custará aos cofres municipais R$ 9,1 milhões e providenciará um espaço mais adequado para o trabalhador, para a trabalhadora, para o turista e para todos nós, além de permitir que se trabalhe, também, durante o dia”, destacou o prefeito.
O espaço dará lugar à Associação dos Feirantes da Beira-Mar, além de contar com espaços para serviços como caixas eletrônicos, entre outros.A feira funcionará com 50% da capacidade, não ultrapassando o limite de 331 boxes por dia
Normas de funcionamento da feira:
- Distanciamento de dois metros;
- Uso obrigatório de máscaras;
- Disponibilização pelos permissionários de álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar para uso próprio e de clientes;
- Organização de filas para evitar aglomerações;
- Presença limitada dos permissionários por barraca;
- Recomendação para que seja evitada a possibilidade de manipulação dos produtos a serem comercializados pelo público em geral ou que seja utilizado álcool gel antes e após o manuseio;
- Orientação e utilidade pública referente à prevenção da Covid-19.
Nova Feirinha - A Prefeitura de Fortaleza toca às obras da Nova Feirinha de Artesanatos da Beira-Mar.
O prefeito José Sarto assinou Ordem de Serviço oficializando o início da revitalização do espaço, que contará com mais de 3 mil metros quadrados de área construída e 707 novos boxes fixos e padronizados, destinados ao comércio para a venda de produtos artesanais e regionais do nosso Estado.
De acordo com o cronograma de execução estabelecido, os serviços, executados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), têm duração de cinco meses.
Existente há mais de 28 anos, a atividade funcionava de forma improvisada. Agora, com as obras de reordenamento, o espaço receberá infraestrutura adequada para atender melhor o turista e garantir melhores condições de trabalho aos permissionários. A urbanização será integrada às obras da Nova Beira-Mar, com novo calçadão, paisagismo e iluminação.
- Mesmo na pandemia, a gente continua plantando as bases para Fortaleza colher tudo o que merece. A Avenida Beira-Mar é o nosso cartão postal mais distinguido. Além de potencializar o turismo e de acolher o fortalezense, toda essa requalificação auxiliará, pelo enorme potencial, o processo de retomada econômica, comercializando nossos produtos gastronômicos e artesanais para pessoas do mundo inteiro e garantindo o sustento de homens e mulheres empreendedoras”, declarou o prefeito em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
O espaço também dará lugar à Associação dos Feirantes da Beira-Mar, além de contar com espaços para serviços como caixas eletrônicos, dentre outros.
Os boxes serão estruturados em alvenaria, com acabamentos em alumínio e cobertura tensionada, oferecendo mais sombreamento, ventilação e permitindo o funcionamento do espaço também no período diurno, impulsionando as vendas e o conforto para clientes e comerciantes.
Incremento da Economia - A iniciativa irá promover, conforme o prefeito, novas oportunidades econômicas.
- O ato de incrementar a Economia impulsionará a recuperação do setor na cidade de Fortaleza, que é linda, acolhedora e se tornará ainda mais moderna e mais igual para todos”, pontuou.
Espaço moderno - Com investimento de R$ 9,1 milhões, a nova feirinha de artesanatos da Beira-Mar, pela primeira vez na sua história, deixará de funcionar de forma improvisada para dar lugar a um espaço moderno, digno e adequado para acolher o empreendedor local e aqueles que visitam este que é um dos maiores polos do artesanato ao ar livre da Capital.
Diálogo permanente - A Prefeitura de Fortaleza mantém, por meio da Secretaria Regional 2, um diálogo permanente com os permissionários da tradicional Feirinha de Artesanato da Volta da Jurema, como forma de garantir o planejamento e ordenamento da avenida Beira Mar.
A mediação é feita em parceria com a Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira Mar (Asfabem).
Em 2019, o ex-prefeito Roberto Cláudio sancionou a Lei 10.870, que outorga aos atuais ocupantes da Feirinha o exercício de suas atividades naquele espaço público de forma regulamentada. Com base na legislação, foram entregues 662 termos de permissão de uso aos permissionários que atuam na Feirinha.
Também em 2019, com o avanço das obras de urbanização do “Projeto Beira Mar de Todos”, a Feirinha foi realocada para o Aterro da Praia de Iracema, para não suspender suas atividades. Atualmente a Feirinha segue, temporariamente, instalada em uma parte do novo calçadão, situada entre o espigão da Avenida Desembargador Moreira e a Rua Nunes Valente, em frente ao local onde serão erguidos os novos boxes.
- Somos gratos por essa parceria com a Prefeitura que nos deu suporte e agilidade nas instalações nos locais provisórios, e por toda assistência e atendimento sempre que precisamos. Temos certeza que a nova Feirinha vai nos proporcionar conforto, segurança e desenvolvimento econômico para os nossos negócios”, comenta o presidente da Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira-Mar, Sérgio Gonçalves.
Comentários
Postar um comentário