Pular para o conteúdo principal



Uece apoia projeto para lançar obra inédita de Belchior

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através da Editora Uece (EdUECE), apoia institucionalmente o projeto de financiamento coletivo da obra Belchior canta Cruz e Sousa. 

Em sua última turnê, realizada em cidades de Santa Catarina em 2005, o compositor Belchior musicou e apresentou oito poemas do célebre poeta simbolista catarinense Cruz e Sousa. E agora, quase 16 anos depois, essa turnê vai virar um CD, que imortalizará essa que foi a última produção musical de Belchior.

A articulação para apoiar o projeto partiu da professora Cleudene Aragão, atual diretora da EdUECE. A professora conta que estava à procura do livro Cancioneiro Belchior, obra que apresenta as letras das canções do músico revisadas, quando conheceu o professor José Gomes Neto, organizador do livro e grande amigo de Belchior. 

- Imediatamente me dispus a trabalhar na interlocução com entes culturais cearenses, mas intuí que seria um projeto que deveria ter a Uece como primeira apoiadora no Ceará. Além da relevância artística de Belchior, um dos maiores artistas brasileiros, intelectual, grande poeta, compositor, cantor e artista plástico, que merece dos cearenses todas as loas e homenagens, pareceu-me incrível ele ter doado o seu talento para a difusão de um dos maiores poetas brasileiros, o catarinense Cruz e Sousa, o que justificava a adesão da Uece ”, comenta.

O projeto lançou nesta terça-feira (primeiro de junho), uma campanha de financiamento coletivo que irá transformar em CD o encontro desses dois gênios brasileiros. Em sua última turnê, Belchior musicou sonetos de Cruz e Sousa, e agora o material – até então inédito – vai ganhar o mundo. O financiamento será feito através do site Benfeitoria.

As pessoas escolhem o quanto podem ou querem doar e, em troca, recebem recompensas. A primeira delas, claro, é o CD Belchior canta Cruz e Sousa. De acordo com o valor da doação, é possível receber também a obra Cancioneiro Belchior, do escritor José Gomes Neto, e o livro Cruz e Sousa: Travessias, de Celestino Sachet e do próprio Gomes. Uma grande surpresa, preparada para os fãs do compositor, é o bottom com acabamento em ouro envelhecido e imagem de Belchior.

Ainda segundo a professora Cleudene, o apoio da Uece é uma celebração do encontro entre Literatura e Música, para além de toda a relevância artística, cultural, musical e literária do projeto. Acrescente-se a tudo isso o desejo de proporcionar a todos os fãs de Belchior o acesso a um registro inédito da sua genialidade.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, ressalta: “A Universidade Estadual do Ceará tem forte compromisso com a cultura, especialmente em suas manifestações regional e local. Por isso, a instituição abraça esse tão importante projeto, Belchior canta Cruz e Sousa. Belchior é um dos grandes nomes da cultura cearense, com projeção nacional e internacional. Sua obra representa a inteligência, a engenhosidade e o talento do povo cearense, motivo pelo qual ela ecoa até hoje de forma tão importante. Ao longo de sua carreira, fomos presenteados com uma obra vasta que tratava da subjetividade humana e dos aspectos sociais de tantas formas.”



Projeto - O projeto é de responsabilidade do escritor e produtor cultural José Gomes Neto, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e amigo pessoal de Belchior, de quem guarda cartas, textos e o CD original, além de objetos pessoais.

Recentemente, o professor Gomes lançou o livro Cancioneiro Belchior, obra construída pelos dois amigos durante anos, que traz a versão final de todas as letras escritas e interpretadas por Belchior. No projeto, estarão disponíveis os últimos exemplares da obra. A propósito, conta o professor Gomes: “Não foi a primeira vez que Belchior musicou poemas. Ele já tinha feito o mesmo com 33 poemas de Carlos Drummond de Andrade, em 2004”.

Última tour - Uma Turnê Catarina foi a última das turnês de Belchior, o que torna o material ainda mais precioso. Ele se apresentou com o projeto em 10 cidades de Santa Catarina, entre 11 e 27 de novembro de 2005. O CD Belchior canta Cruz e Sousa será, portanto, o último registro musical do cantor e compositor.

Oito poemas de Cruz e Sousa foram musicados e interpretados pelo artista cearense. Na época, ele gravou as letras com acompanhamento de um teclado, para servir de base aos músicos que dividiam o palco com ele. Para comemorar o aniversário de 75 anos de Belchior, em outubro, chegará à casa do colaborador o CD concebido em 2021, mas com base em gravações de 16 anos atrás.

Belchior gravou oito poemas de Cruz e Sousa: Abrigo Celeste, Vida Obscura, Supremo Verbo, Feliz, Ilusões Mortas, Sonho Branco, Incensos e Serpente de Cabelos. Para que o CD seja produzido com mais qualidade e riqueza musical, a voz de Belchior será separada do teclado original. Na sequência, o maestro e compositor João Mourão irá criar os arranjos e adicionar às trilhas sonoras a musicalidade de diversos instrumentos, executados por músicos convidados.

Como será viabilizado o projeto - O projeto será viabilizado através da Benfeitoria, plataforma pioneira em crowdfunding (financiamento coletivo) no Brasil. Essa ferramenta tem como principal função arrecadar recursos para tirar projetos do papel. O interessado escolhe quanto quiser ou puder contribuir e recebe recompensas por isso. A partir desta terça-feira, 1º de junho, o link do projeto entrará no ar: www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa

A partir daí, será possível fazer sua doação ao projeto, garantindo as recompensas escolhidas, como o CD Belchior Canta Cruz e Sousa. As recompensas são limitadas, e o período de doação irá somente até fins de julho.

O CD - O CD virá em embalagem customizada, tipo digipack, com 3 painéis e um box. Acompanhará um livreto/encarte com 16 páginas coloridas com a apresentação do projeto, os perfis do músico cearense e do poeta catarinense e as letras dos oito sonetos gravados.

INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas nos endereços Belchior canta Cruz e Sousa no Instagram e no Facebook.

Desde primeiro de de junho, visite www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...