Pular para o conteúdo principal

Uece apoia projeto para lançar obra inédita de Belchior

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através da Editora Uece (EdUECE), apoia institucionalmente o projeto de financiamento coletivo da obra Belchior canta Cruz e Sousa. 

Em sua última turnê, realizada em cidades de Santa Catarina em 2005, o compositor Belchior musicou e apresentou oito poemas do célebre poeta simbolista catarinense Cruz e Sousa. E agora, quase 16 anos depois, essa turnê vai virar um CD, que imortalizará essa que foi a última produção musical de Belchior.

A articulação para apoiar o projeto partiu da professora Cleudene Aragão, atual diretora da EdUECE. A professora conta que estava à procura do livro Cancioneiro Belchior, obra que apresenta as letras das canções do músico revisadas, quando conheceu o professor José Gomes Neto, organizador do livro e grande amigo de Belchior. 

- Imediatamente me dispus a trabalhar na interlocução com entes culturais cearenses, mas intuí que seria um projeto que deveria ter a Uece como primeira apoiadora no Ceará. Além da relevância artística de Belchior, um dos maiores artistas brasileiros, intelectual, grande poeta, compositor, cantor e artista plástico, que merece dos cearenses todas as loas e homenagens, pareceu-me incrível ele ter doado o seu talento para a difusão de um dos maiores poetas brasileiros, o catarinense Cruz e Sousa, o que justificava a adesão da Uece ”, comenta.

O projeto lançou nesta terça-feira (primeiro de junho), uma campanha de financiamento coletivo que irá transformar em CD o encontro desses dois gênios brasileiros. Em sua última turnê, Belchior musicou sonetos de Cruz e Sousa, e agora o material – até então inédito – vai ganhar o mundo. O financiamento será feito através do site Benfeitoria.

As pessoas escolhem o quanto podem ou querem doar e, em troca, recebem recompensas. A primeira delas, claro, é o CD Belchior canta Cruz e Sousa. De acordo com o valor da doação, é possível receber também a obra Cancioneiro Belchior, do escritor José Gomes Neto, e o livro Cruz e Sousa: Travessias, de Celestino Sachet e do próprio Gomes. Uma grande surpresa, preparada para os fãs do compositor, é o bottom com acabamento em ouro envelhecido e imagem de Belchior.

Ainda segundo a professora Cleudene, o apoio da Uece é uma celebração do encontro entre Literatura e Música, para além de toda a relevância artística, cultural, musical e literária do projeto. Acrescente-se a tudo isso o desejo de proporcionar a todos os fãs de Belchior o acesso a um registro inédito da sua genialidade.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, ressalta: “A Universidade Estadual do Ceará tem forte compromisso com a cultura, especialmente em suas manifestações regional e local. Por isso, a instituição abraça esse tão importante projeto, Belchior canta Cruz e Sousa. Belchior é um dos grandes nomes da cultura cearense, com projeção nacional e internacional. Sua obra representa a inteligência, a engenhosidade e o talento do povo cearense, motivo pelo qual ela ecoa até hoje de forma tão importante. Ao longo de sua carreira, fomos presenteados com uma obra vasta que tratava da subjetividade humana e dos aspectos sociais de tantas formas.”



Projeto - O projeto é de responsabilidade do escritor e produtor cultural José Gomes Neto, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e amigo pessoal de Belchior, de quem guarda cartas, textos e o CD original, além de objetos pessoais.

Recentemente, o professor Gomes lançou o livro Cancioneiro Belchior, obra construída pelos dois amigos durante anos, que traz a versão final de todas as letras escritas e interpretadas por Belchior. No projeto, estarão disponíveis os últimos exemplares da obra. A propósito, conta o professor Gomes: “Não foi a primeira vez que Belchior musicou poemas. Ele já tinha feito o mesmo com 33 poemas de Carlos Drummond de Andrade, em 2004”.

Última tour - Uma Turnê Catarina foi a última das turnês de Belchior, o que torna o material ainda mais precioso. Ele se apresentou com o projeto em 10 cidades de Santa Catarina, entre 11 e 27 de novembro de 2005. O CD Belchior canta Cruz e Sousa será, portanto, o último registro musical do cantor e compositor.

Oito poemas de Cruz e Sousa foram musicados e interpretados pelo artista cearense. Na época, ele gravou as letras com acompanhamento de um teclado, para servir de base aos músicos que dividiam o palco com ele. Para comemorar o aniversário de 75 anos de Belchior, em outubro, chegará à casa do colaborador o CD concebido em 2021, mas com base em gravações de 16 anos atrás.

Belchior gravou oito poemas de Cruz e Sousa: Abrigo Celeste, Vida Obscura, Supremo Verbo, Feliz, Ilusões Mortas, Sonho Branco, Incensos e Serpente de Cabelos. Para que o CD seja produzido com mais qualidade e riqueza musical, a voz de Belchior será separada do teclado original. Na sequência, o maestro e compositor João Mourão irá criar os arranjos e adicionar às trilhas sonoras a musicalidade de diversos instrumentos, executados por músicos convidados.

Como será viabilizado o projeto - O projeto será viabilizado através da Benfeitoria, plataforma pioneira em crowdfunding (financiamento coletivo) no Brasil. Essa ferramenta tem como principal função arrecadar recursos para tirar projetos do papel. O interessado escolhe quanto quiser ou puder contribuir e recebe recompensas por isso. A partir desta terça-feira, 1º de junho, o link do projeto entrará no ar: www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa

A partir daí, será possível fazer sua doação ao projeto, garantindo as recompensas escolhidas, como o CD Belchior Canta Cruz e Sousa. As recompensas são limitadas, e o período de doação irá somente até fins de julho.

O CD - O CD virá em embalagem customizada, tipo digipack, com 3 painéis e um box. Acompanhará um livreto/encarte com 16 páginas coloridas com a apresentação do projeto, os perfis do músico cearense e do poeta catarinense e as letras dos oito sonetos gravados.

INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas nos endereços Belchior canta Cruz e Sousa no Instagram e no Facebook.

Desde primeiro de de junho, visite www.benfeitoria.com/belchiorcantacruzesousa

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.