Pular para o conteúdo principal

13,8 milhões de toneladas de ferro-gusa produzidos em 5 anos do Alto-Forno da CSP

 O sopro inicial de ar quente, seguido do acendimento do Alto-forno – o famoso blow-in -, cinco anos atrás, consolidou o início da produção de placas de aço da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). No calor de mais de 2 mil graus, dentro do Alto-Forno de 100 metros de altura, já foram produzidos 13,8 milhões de toneladas de ferro-gusa. 

Desde 10 de junho de 2016, quando a ansiedade encontrou a emoção do sucesso do blow-in, o aço de alta qualidade da CSP tem viajado o mundo e alcançado grandes resultados. O portfólio com mais de 300 tipos de placas da CSP já atende clientes em mais de 20 países, e conquistou as certificações de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania). 

ABRAÇOS E EMOÇÃO NA PRIMEIRA CORRIDA - A cerimônia de celebração do acendimento do Alto-forno foi inesquecível para quem participou, reunindo acionistas e profissionais responsáveis pela construção da primeira siderúrgica integrada do Nordeste. É o que conta Germano Oliveira, coordenador de Operação da CSP e integrante do time desde março de 2015. 

- É o sonho de todo alto-fornista participar do startup de uma usina. É uma oportunidade muito desejada, porque é um processo muito desafiador. Lembro desse dia, que me trouxe uma apreensão muito grande. E, graças a Deus, fizemos uma partida excelente. Foi um dos melhores blow-in de Alto-forno que já participamos. E a maior satisfação é quando a gente vê a primeira corrida de gusa sair do cadinho. Eu lembro da equipe se abraçando e aplaudindo. Foi muito emocionante”, compartilha Germano Oliveira. 

- O que mais me surpreendeu foi o nível de tecnologia, com equipamentos de ponta e controles de alta performance. Meu primeiro desafio foi treinar e desenvolver a equipe. E, até hoje, o fator que mais me motiva no trabalho é essa oportunidade que eu tenho, dentro das funções que eu exerço, de transmitir conhecimento. O mais bacana é que muitas dessas pessoas que nós treinamos, hoje, são líderes”, conta o coordenador de Operação. 

MUITO SUOR E TRABALHO ÁRDUO - O gerente de Operação do Alto-Forno, Mitchel Magalhães, trabalha na CSP desde junho de 2014 e está há 14 anos na siderurgia. Na época do blow-in, ele tinha a função de coordenador da planta de Tratamento de Gás. “Cinco anos atrás, a gente nem imaginava como seria o dia de hoje. Hoje, a gente chega e, já da estrada, consegue visualizar a CSP e a enormidade que é esse empreendimento. Milhares de pessoas e famílias envolvidas, e muito desenvolvimento trazido para a região. Sinto uma sensação de dever cumprido, orgulho por ter feito parte desde o início, e de estarmos hoje com excelentes resultados de produção e de estabilidade do processo”, destacou Mitchel Magalhães. 

O gestor ressalta que esses cinco anos foram de muito suor e trabalho da equipe. “Não é um trabalho fácil, é árduo e envolve muita dedicação. Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo – essa equipe maravilhosa que temos aqui na CSP”, enfatizou Mitchel Magalhães. 

O André Brito é coordenador de Preservação e Refratário do Alto-Forno. Cinco anos atrás, ele trabalhava na construtora Posco E&C. 

- No período antes do acendimento, já se gerava muita expectativa sobre como seriam as primeiras placas de aço produzidas pela CSP. E com muito trabalho, nós conseguimos! Ao olhar o que todo o time vivenciou ao longo desses cinco anos, percebe-se que o amadurecimento e a união da equipe se fortaleceram. Nos enchemos de orgulho a cada desafio vencido e a cada etapa progredida”, disse o coordenador. 

O CORAÇÃO DA USINA COMEÇA A BATER - O Benedito Carlos Martins mora em São Gonçalo do Amarante, na comunidade da Parada. Ele integrou a equipe que realizou o acendimento do Alto-Forno da CSP. Na época, ele era trainee na usina. Hoje, ele é Operador 3 de Alto-forno. 

- Estar em um alto-forno era uma experiência nova, onde eu nunca tinha trabalhado. Pra mim, foi muito gratificante participar daquele momento, que foi tão importante também para o estado do Ceará”, compartilhou.   

Alcenir Mineiro, supervisor de Produção, é empregado da CSP há 6 anos e 7 meses e conta mais sobre essa data inesquecível. 

- É o dia em que o coração de uma siderúrgica começa a bater, pois o Alto-Forno é consideração o coração da usina. Este foi o meu quinto acendimento de um Alto-Forno, e considero o de melhor resultado já visto. O sentimento é de vitória a cada dia”, contou Alcenir. 

Para Alisson Rebouças, coordenador de Casa de Corridas, e com 7 anos de CSP, o dia foi realmente especial. 

- Eu estava com a equipe do Blower, responsável por enviar ar soprado para o Alto-Forno. Fui o primeiro a comprimir a máquina e enviar ar soprado para transformação da matéria-prima sólida em ferro gusa líquido. Sinto-me honrado pela participação”, relembra com carinho. 

- Meu sentimento hoje é de que tomei a melhor decisão da minha carreira. Aqui, acompanhei a construção, iniciamos as operações e, hoje, estamos produzindo e competindo no mercado siderúrgico mundialmente. Tenho muito orgulho de trabalhar na CSP”, agradeceu. 



Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única