Pular para o conteúdo principal



Camilo abre 'Prefeitos 2021'

 Lideranças políticas, empresários e gestores estiveram reunidos nesta terça-feira (20 de julho), de forma online, durante o primeiro dia de programação do "Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021". 

O evento, que segue até esta quarta-feira (21) de forma virtual e gratuita, chega este ano a sua nona edição, oportunizando a disseminação de soluções e cases de sucesso que venham a contribuir com a Gestão Pública.

Camilo Santana - Na palestra magna de abertura do evento, o governador do Ceará, Camilo Santana (foto), falou sobre 'O legado pós - pandemia para o estado do Ceará', detalhando diversas ações realizadas nas áreas da Saúde, Educação e Economia, bem como outras iniciativas sociais. 

- Nós precisamos agora de uma grande corrente, unindo setor produtivo, setor acadêmico, sociedade, tirando as divergências políticas e partidárias de lado, para uma união, um esforço para a recuperação da economia, retorno das atividades, crescimento e geração de emprego”, ressaltou o governador na oportunidade. 

- Nós vamos superar essa pandemia. Somos um povo resiliente e trabalhador”. A declaração foi dada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante a palestra magna que proferiu, nesta terça-feira (20), na abertura do IX Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2021, realizado em formato digital.

Em sua palestra, o chefe do Executivo Estadual comentou sobre os desafios que a pandemia trouxe para a Administração Pública em diferentes níveis, e detalhou as ações desenvolvidas pelo Estado do Ceará para cuidar das famílias e apoiar o setor produtivo. 

- A maior crise sanitária deste século, que exigiu de todos nós muita serenidade, união e trabalho. Despertou o sentimento de solidariedade entre as pessoas e, também, aflorou mais ainda as desigualdades do nosso país”, pontuou.

Fortalecimento da Saúde - De acordo com Camilo Santana, o Sistema Único de Saúde (SUS) ocupa o centro das estratégias de combate ao coronavírus. 

- Mais de 80% da população cearense utiliza o SUS. Portanto, a importância, num momento desse de pandemia, a gente ter um sistema que sai fortalecido e possa atender às demandas da população”. Em 2020, o Governo do Ceará investiu R$ 4,7 bilhões na área da saúde.

Sobre as ações para garantir atendimento aos cearenses, o gestor falou sobre a ampliação de novos leitos. 

- Nós chegamos a ter 2.951 leitos exclusivos para Covid no pico da primeira onda e, praticamente, 76,3% a mais neste ano. Você vê o impacto dessa pandemia, a agressividade dessas variantes, atingindo pessoas mais jovens, que permanecem mais tempo no leito de UTI ou internadas no hospital. Para vocês terem ideia da quantidade de leitos Covid, que agora começamos a migrar para outras demandas, nós chegamos a ter 5.205 leitos Covid [na segunda onda]”.

Ainda sobre as UTIs, o governador explicou que, em 2019, apenas quatro municípios cearenses contavam com UTIs. Em 2021, já são 23 municípios com novos leitos de UTI. Outro ponto destacado foi a aquisição de hospitais que passaram a integrar a rede da Secretaria de Saúde (Sesa), incluindo o Hospital Leonardo da Vinci (Helv), que tem 291 leitos, Hospital Polo de Crateús, com 155 leitos, e o Hospital de Itapipoca. A universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acelerada na pandemia. Atualmente, o SAMU tem 114 bases que possibilitam atender todos os 184 municípios cearenses.

Camilo Santana enfatizou que o Estado não parou de investir em ciência e pesquisa. Investimento que possibilitou os estudos para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e a criação do capacete de respiração assistida Elmo, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), em parceria com empresas e instituições cearenses.

- Toda essa parceria criou um equipamento que virou uma referência na pandemia, inclusive já entrou no protocolo do Ministério da Saúde. Na crise de Manaus enviamos o capacete Elmo para salvar vidas em Manaus. Um equipamento de baixo custo. Mais de 700 profissionais foram treinados, três mil atendimentos realizados e quase dois mil capacetes doados à rede pública. Ele reduz em até 70% a intubação em UTI”, garantiu.

O governador ressaltou, que foram desenvolvidas plataformas e ferramentas digitais para garantir atendimento à população e transparência durante a pandemia, dentre elas, o Integrasus, Saúde Digital e o Vacinômetro. Além disso, o Estado aperfeiçoou a plataforma Ceará Transparente e o Ceará App.

Ainda sobre o legado pós-pandemia para a área da saúde, o gestor falou sobre a criação da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), que faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde, do Governo do Estado.

A Casa de Cuidados do Ceará também é outra iniciativa pioneira no Brasil, afirmou Camilo. Com 130 leitos e 70 acomodações, a Casa é um centro de reabilitação humanizada e multidisciplinar para os cearenses que ficaram com sequelas da Covid após alta hospitalar. Os pacientes também contam com a presença de familiares para auxiliar na recuperação.

Por fim, o governador reafirmou o compromisso em imunizar toda a população. “A vacinação é a única forma que nós vamos ter de superar essa pandemia e retornar à normalidade”, disse.

Acesso à Educação - Camilo Santana apresentou as ações desenvolvidas para garantir a manutenção das aulas remotas e a distância. “A pandemia acelerou o acesso de forma digital, também, na área do ensino”. Ao seu lado estava o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, que acompanhou a palestra.

Entre as ações, foi realizada a entrega de 338 mil chips de internet para estudantes da rede estadual de ensino em 2020, e mais 345 mil chips em 2021. Alunos de instituições de ensino superior estaduais também receberam os chips. O Estado também entregou 300 mil tablets aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Além disso, foi autorizada a aquisição de 28 mil notebooks para os professores da rede pública estadual. Muitas das ações foram transformadas em políticas públicas permanentes. “Diante dessa pandemia, também compramos equipamentos de gravação e transmissão de videoaulas para 731 escolas e 13 Centros Cearenses de Idiomas”, complementou.

Outra medida importante foi a distribuição dos Kits de Alimentação para os estudantes. Em 2020, 1,3 milhão de kits foram entregues (três unidades por alunos), e mais 2,1 milhões em 2021 (5 unidades por aluno).

Camilo Santana destacou que, apesar do momento difícil, o Ceará conseguiu alcançar a meta de ter 50% das escolas de Ensino Médio em tempo integral. Por fim, o gestor também anunciou que está avaliando os efeitos da pandemia no ensino fundamental. Para isso, está sendo feito um diagnóstico a fim de avaliar os impactos e elaborar soluções.

Ações sociais - Além de fortalecer a rede de saúde, o Governo do Ceará lançou um olhar para cuidar das famílias em situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, o governador falou sobre a ampliação do Cartão Mais Infância, que passou de 58 mil mães beneficiadas para 150 mil em 2021, e a distribuição do Vale Gás Social para mais de 501.543 beneficiários (2020 e 2021). O Programa Mais Nutrição doou mais de 655 toneladas de alimento in natura, beneficiando mais de 27 mil crianças cearenses.

O gestor comentou sobre o pagamento da conta de luz para 600 mil famílias cearenses com consumo de até 100kWh. E listou os auxílios que foram criados para beneficiar diversos profissionais, como trabalhadores do comércio, serviços, eventos, cultura, catadores, feirantes, taxistas, entre outros.

Economia - Camilo Santana ressaltou as isenções e reduções concedidas para auxiliar o contribuinte e o setor produtivo, desburocratizando o pagamento de tributos.

Além disso, foram destacados outros quatro programas lançados para gerar oportunidades, emprego e renda: Agente Jovem Ambiental (AJA), Ceará Credi, Mais Empregos Ceará e o programa de Restauração das Estradas Estaduais (Ceará de Ponta a Ponta).

Ao encerrar sua participação no evento, o chefe do Executivo disse que tem se reunido com prefeitos e prefeitas dos municípios cearenses para fortalecer o diálogo e a elaboração de estratégias que aprimorem a gestão pública, para garantir a entrega de melhores serviços aos cidadãos.

- Nós precisamos agora de uma grande corrente, unindo setor produtivo, setor acadêmico, sociedade, tirando as divergências políticas e partidárias de lado, para uma união, um esforço para a recuperação da economia, retorno das atividades, crescimento e geração de emprego”, concluiu.

O momento foi conduzido pelo jornalista Inácio Aguiar e pela diretora da Prática Eventos, Enid Câmara, realizadora do evento. Da plateia virtual do Seminário, prefeitos, vereadores, secretários de Estado, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), acompanharam a apresentação.

Dentro da programação prevista para o segundo dia de evento, o público poderá assistir a painéis com temáticas relacionadas ao turismo, governança interfederativa e ao desenvolvimento social. Na palestra de encerramento, prevista para 17h10, o professor doutor Clóvis de Barros Filho, convidado especial que atua há mais de dez anos no mundo corporativo, trará para discussão o tema principal do Seminário: "Gestão e Desenvolvimento em novos tempos".

Para participar do "Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021" basta se inscrever pelo site www.seminarioprefeitosce.com.br.         

Serviço

  • Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021
  • Quarta-feira (21 de julho), a partir das 8h30
  • Inscrições gratuitas: www.seminarioprefeitosce.com.br
  • Assista ao vivo diretamente do Youtube através do canal do Diário do Nordeste, https://www.youtube.com/user/diariodonordeste; e do Instituto Future, https://www.youtube.com/c/InstitutoFuture .


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...