Pular para o conteúdo principal

Camilo abre 'Prefeitos 2021'

 Lideranças políticas, empresários e gestores estiveram reunidos nesta terça-feira (20 de julho), de forma online, durante o primeiro dia de programação do "Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021". 

O evento, que segue até esta quarta-feira (21) de forma virtual e gratuita, chega este ano a sua nona edição, oportunizando a disseminação de soluções e cases de sucesso que venham a contribuir com a Gestão Pública.

Camilo Santana - Na palestra magna de abertura do evento, o governador do Ceará, Camilo Santana (foto), falou sobre 'O legado pós - pandemia para o estado do Ceará', detalhando diversas ações realizadas nas áreas da Saúde, Educação e Economia, bem como outras iniciativas sociais. 

- Nós precisamos agora de uma grande corrente, unindo setor produtivo, setor acadêmico, sociedade, tirando as divergências políticas e partidárias de lado, para uma união, um esforço para a recuperação da economia, retorno das atividades, crescimento e geração de emprego”, ressaltou o governador na oportunidade. 

- Nós vamos superar essa pandemia. Somos um povo resiliente e trabalhador”. A declaração foi dada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante a palestra magna que proferiu, nesta terça-feira (20), na abertura do IX Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2021, realizado em formato digital.

Em sua palestra, o chefe do Executivo Estadual comentou sobre os desafios que a pandemia trouxe para a Administração Pública em diferentes níveis, e detalhou as ações desenvolvidas pelo Estado do Ceará para cuidar das famílias e apoiar o setor produtivo. 

- A maior crise sanitária deste século, que exigiu de todos nós muita serenidade, união e trabalho. Despertou o sentimento de solidariedade entre as pessoas e, também, aflorou mais ainda as desigualdades do nosso país”, pontuou.

Fortalecimento da Saúde - De acordo com Camilo Santana, o Sistema Único de Saúde (SUS) ocupa o centro das estratégias de combate ao coronavírus. 

- Mais de 80% da população cearense utiliza o SUS. Portanto, a importância, num momento desse de pandemia, a gente ter um sistema que sai fortalecido e possa atender às demandas da população”. Em 2020, o Governo do Ceará investiu R$ 4,7 bilhões na área da saúde.

Sobre as ações para garantir atendimento aos cearenses, o gestor falou sobre a ampliação de novos leitos. 

- Nós chegamos a ter 2.951 leitos exclusivos para Covid no pico da primeira onda e, praticamente, 76,3% a mais neste ano. Você vê o impacto dessa pandemia, a agressividade dessas variantes, atingindo pessoas mais jovens, que permanecem mais tempo no leito de UTI ou internadas no hospital. Para vocês terem ideia da quantidade de leitos Covid, que agora começamos a migrar para outras demandas, nós chegamos a ter 5.205 leitos Covid [na segunda onda]”.

Ainda sobre as UTIs, o governador explicou que, em 2019, apenas quatro municípios cearenses contavam com UTIs. Em 2021, já são 23 municípios com novos leitos de UTI. Outro ponto destacado foi a aquisição de hospitais que passaram a integrar a rede da Secretaria de Saúde (Sesa), incluindo o Hospital Leonardo da Vinci (Helv), que tem 291 leitos, Hospital Polo de Crateús, com 155 leitos, e o Hospital de Itapipoca. A universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acelerada na pandemia. Atualmente, o SAMU tem 114 bases que possibilitam atender todos os 184 municípios cearenses.

Camilo Santana enfatizou que o Estado não parou de investir em ciência e pesquisa. Investimento que possibilitou os estudos para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e a criação do capacete de respiração assistida Elmo, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), em parceria com empresas e instituições cearenses.

- Toda essa parceria criou um equipamento que virou uma referência na pandemia, inclusive já entrou no protocolo do Ministério da Saúde. Na crise de Manaus enviamos o capacete Elmo para salvar vidas em Manaus. Um equipamento de baixo custo. Mais de 700 profissionais foram treinados, três mil atendimentos realizados e quase dois mil capacetes doados à rede pública. Ele reduz em até 70% a intubação em UTI”, garantiu.

O governador ressaltou, que foram desenvolvidas plataformas e ferramentas digitais para garantir atendimento à população e transparência durante a pandemia, dentre elas, o Integrasus, Saúde Digital e o Vacinômetro. Além disso, o Estado aperfeiçoou a plataforma Ceará Transparente e o Ceará App.

Ainda sobre o legado pós-pandemia para a área da saúde, o gestor falou sobre a criação da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), que faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde, do Governo do Estado.

A Casa de Cuidados do Ceará também é outra iniciativa pioneira no Brasil, afirmou Camilo. Com 130 leitos e 70 acomodações, a Casa é um centro de reabilitação humanizada e multidisciplinar para os cearenses que ficaram com sequelas da Covid após alta hospitalar. Os pacientes também contam com a presença de familiares para auxiliar na recuperação.

Por fim, o governador reafirmou o compromisso em imunizar toda a população. “A vacinação é a única forma que nós vamos ter de superar essa pandemia e retornar à normalidade”, disse.

Acesso à Educação - Camilo Santana apresentou as ações desenvolvidas para garantir a manutenção das aulas remotas e a distância. “A pandemia acelerou o acesso de forma digital, também, na área do ensino”. Ao seu lado estava o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, que acompanhou a palestra.

Entre as ações, foi realizada a entrega de 338 mil chips de internet para estudantes da rede estadual de ensino em 2020, e mais 345 mil chips em 2021. Alunos de instituições de ensino superior estaduais também receberam os chips. O Estado também entregou 300 mil tablets aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Além disso, foi autorizada a aquisição de 28 mil notebooks para os professores da rede pública estadual. Muitas das ações foram transformadas em políticas públicas permanentes. “Diante dessa pandemia, também compramos equipamentos de gravação e transmissão de videoaulas para 731 escolas e 13 Centros Cearenses de Idiomas”, complementou.

Outra medida importante foi a distribuição dos Kits de Alimentação para os estudantes. Em 2020, 1,3 milhão de kits foram entregues (três unidades por alunos), e mais 2,1 milhões em 2021 (5 unidades por aluno).

Camilo Santana destacou que, apesar do momento difícil, o Ceará conseguiu alcançar a meta de ter 50% das escolas de Ensino Médio em tempo integral. Por fim, o gestor também anunciou que está avaliando os efeitos da pandemia no ensino fundamental. Para isso, está sendo feito um diagnóstico a fim de avaliar os impactos e elaborar soluções.

Ações sociais - Além de fortalecer a rede de saúde, o Governo do Ceará lançou um olhar para cuidar das famílias em situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, o governador falou sobre a ampliação do Cartão Mais Infância, que passou de 58 mil mães beneficiadas para 150 mil em 2021, e a distribuição do Vale Gás Social para mais de 501.543 beneficiários (2020 e 2021). O Programa Mais Nutrição doou mais de 655 toneladas de alimento in natura, beneficiando mais de 27 mil crianças cearenses.

O gestor comentou sobre o pagamento da conta de luz para 600 mil famílias cearenses com consumo de até 100kWh. E listou os auxílios que foram criados para beneficiar diversos profissionais, como trabalhadores do comércio, serviços, eventos, cultura, catadores, feirantes, taxistas, entre outros.

Economia - Camilo Santana ressaltou as isenções e reduções concedidas para auxiliar o contribuinte e o setor produtivo, desburocratizando o pagamento de tributos.

Além disso, foram destacados outros quatro programas lançados para gerar oportunidades, emprego e renda: Agente Jovem Ambiental (AJA), Ceará Credi, Mais Empregos Ceará e o programa de Restauração das Estradas Estaduais (Ceará de Ponta a Ponta).

Ao encerrar sua participação no evento, o chefe do Executivo disse que tem se reunido com prefeitos e prefeitas dos municípios cearenses para fortalecer o diálogo e a elaboração de estratégias que aprimorem a gestão pública, para garantir a entrega de melhores serviços aos cidadãos.

- Nós precisamos agora de uma grande corrente, unindo setor produtivo, setor acadêmico, sociedade, tirando as divergências políticas e partidárias de lado, para uma união, um esforço para a recuperação da economia, retorno das atividades, crescimento e geração de emprego”, concluiu.

O momento foi conduzido pelo jornalista Inácio Aguiar e pela diretora da Prática Eventos, Enid Câmara, realizadora do evento. Da plateia virtual do Seminário, prefeitos, vereadores, secretários de Estado, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), acompanharam a apresentação.

Dentro da programação prevista para o segundo dia de evento, o público poderá assistir a painéis com temáticas relacionadas ao turismo, governança interfederativa e ao desenvolvimento social. Na palestra de encerramento, prevista para 17h10, o professor doutor Clóvis de Barros Filho, convidado especial que atua há mais de dez anos no mundo corporativo, trará para discussão o tema principal do Seminário: "Gestão e Desenvolvimento em novos tempos".

Para participar do "Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021" basta se inscrever pelo site www.seminarioprefeitosce.com.br.         

Serviço

  • Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021
  • Quarta-feira (21 de julho), a partir das 8h30
  • Inscrições gratuitas: www.seminarioprefeitosce.com.br
  • Assista ao vivo diretamente do Youtube através do canal do Diário do Nordeste, https://www.youtube.com/user/diariodonordeste; e do Instituto Future, https://www.youtube.com/c/InstitutoFuture .


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé