Pular para o conteúdo principal

Ceará receberá mais 390.450 doses de vacinas anti coronavírus nesta semana

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) informa a chegada de mais três lotes de vacinas anti covid, totalizando 50 desde 18 de janeiro de 2021 com mais de 6 milhões de doses.


- O Ceará vai receber mais 390.450 doses de vacinas da Covid esta semana.

- Segundo informe do Ministério da Saúde, serão:
  • 253.200 doses da AstraZeneca (202.500 da Fiocruz e 50.700 via consórcio Covax/Facility).
  • 84.600 da CoronaVac.
  • 52.650 da Pfizer. 
Aguardamos a confirmação da data e horário de chegada dos lotes. 

Essas vacinas permitirão acelerarmos o processo de imunização dos cearenses. 

Apesar da melhora dos indicadores em todo o Estado, alerto que a pandemia continua e ainda é grave. 

Temos visto muitas imagens de aglomerações nos fins de semana.

É preciso mais consciência dessas pessoas que desrespeitam as orientações da ciência, colocando em risco suas vidas e as vidas de outras pessoas. 

Não adianta só fiscalização.

É preciso que todos colaborem.

Só assim conseguiremos vencer a pandemia de vez".

Seis meses - Em 26 de fevereiro de 2020, o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Brasil, em São Paulo. No mesmo mês, ainda sem casos suspeitos, o Ceará adotou medidas efetivas para o enfrentamento da doença no Estado: divulgou seu Plano de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e articulou um comitê para a tomada de decisões contra a pandemia, ativo até hoje.

Logo depois, destinou milhões de reais para compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares e, em seguida, estabeleceu o isolamento social rígido em todo o território. O Ceará foi um dos primeiros do País a estimular o confinamento.

Àquela época, o medo se espalhava pela população à medida que cientistas do mundo todo corriam contra o tempo em busca de um imunizante seguro. Foram meses de espera até a esperança ganhar forma. 

No dia 18 de janeiro de 2021, a vacinação iniciou no Estado. Maria Silvana Sousa dos Reis, de 51 anos, foi a primeira cearense vacinada contra a doença. Após seis meses, com as duas doses da CoronaVac/Sinovac/Butantan, a técnica de Enfermagem continua atuando no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Hev), unidade adquirida pelo Governo do Ceará em meio ao período pandêmico.  
O equipamento, antes privado, agora é público e está a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

- São seis meses de vacinação contra a Covid-19 no Ceará. Quero agradecer a todos os municípios cearenses, aos secretários municipais e aos trabalhadores da Saúde pela forma eficiente da imunização, que se inicia na distribuição das vacinas de forma imediata”, ressalta o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto).

O Estado atingiu a marca de 39% da população vacinada com a primeira dose, ficando em primeiro lugar no Nordeste.

- Nossa meta é chegar até o fim de agosto com 100% da população a partir de 18 anos vacinada, para garantir que tenhamos mais segurança e mantenhamos as atividades essenciais”, pontua o secretário.

Na sexta-feira (16 de julho), de acordo com o Vacinômetro da Sesa, o Ceará ultrapassou os cinco milhões de doses aplicadas – são 3,6 milhões de primeiras doses e 1,2 milhão referente ao reforço, além de 139,5 mil doses únicas associadas aos imunizantes da farmacêutica Janssen. Além desta, outras três vacinas estão sendo administradas no Estado: AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Sinovac/Butantan e Pfizer.

O Governo Estadual também fechou acordo de compra direta com o Fundo Soberano Russo para adquirir 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V, que tem eficácia comprovada de 91,4%. A previsão é de que as doses cheguem ao Brasil ainda neste mês.

Primeira vacinada - Maria Silvana Sousa dos Reis classifica como um privilégio ter sido a primeira vacinada no Ceará “em meio a tantos colegas profissionais de saúde”. Ela não esconde o alívio. 

- Como eu ficava muito com os pacientes, tinha medo, mas depois de um tempo fui relaxando, tomei minhas vacinas e decidi cuidar melhor ainda dos meus pacientes”, afirma a técnica de Enfermagem.
Apesar de estar mais tranquila, principalmente após o número de internações ter diminuído no Estado, sobretudo em Fortaleza, Maria ensina: “Aproveite e não deixe de tomar a vacina. É para se proteger! Não descuide da máscara nem do álcool em gel. Mesmo eu estando vacinada, continuo com os mesmos cuidados”.

Logística de distribuição - A Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), vinculada à Sesa, é a responsável pela logística de distribuição das vacinas no Ceará. O equipamento é responsável por garantir que os imunizantes passem por todas as etapas com qualidade, que incluem a saída do laboratório produtor, recebimento pelo Estado, a checagem dos componentes, o armazenamento, a conservação e a logística de distribuição e transporte. Esta é realizada em 24 horas tão logo as doses estejam em solo cearense e conta com suporte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) por meio de rotas aéreas e terrestres.

Tecnologia aliada à vacinação - A rapidez no processo de imunização só foi possível porque a Sesa pôs em funcionamento o Cadastro Estadual de Vacinação contra a Covid-19 para antecipar a inscrição da população a ser vacinada. Integrado à plataforma Saúde Digital, o sistema fez com que o Ceará construísse um censo para nortear o plano de vacinação no Estado, facilitando a operacionalização das prefeituras municipais na aplicação das doses.

A plataforma também permitiu que houvesse uma melhor gestão na imunização de grupos prioritários, como profissionais da Saúde, idosos, pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, profissionais da Segurança e da Educação. Na Capital, está em andamento a vacinação por idade em pessoas com menos de 32 anos.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".