Pular para o conteúdo principal

Espaço Local expõe 'O Corpo é o Centro da Tempestade'

Até 20 de agosto,  o lugar de pesquisa e produção em Artes Visuais, LOCAL, promove a sua primeira exposição 'O Corpo é o Centro da Tempestade'.

Com curadoria da artista visual e professora de artes,  Waléria Américo, o projeto é resultado do acompanhamento de processos artísticos individuais e estudos sobre ações performáticas nas artes, dos jovens artistas, Adalgisa Nara, Bárbara Moira, Daniel Neves, Larissa Batalha, Sophia Cavalcante e Vivianne Morais. 

]Durante as jornadas de pesquisas e criação, o grupo realizou   performances que mesclam linguagens da fotografia, do audiovisual e do bordado, dando origem a obras que podem dialogar entre a Arte, Filosofia e Psicologia. 

Com programação diversificada e gratuita, a exposição “O corpo é o centro da tempestade", oferecerá para o público geral duas oficinas artísticas: "Travessia em mistérios: rastros de um corpo no espaço” e “A Mentira Como Ação Performática”.

O projeto recebe apoio do VIII Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor – Lei nº 10.432/2015 e será exibido em formato virtual no site do LOCAL.

O espaço ‘LOCAL’ - O LOCAL é um espaço de conversas sobre artes visuais, processos artísticos e encontros para experienciar a partilha como estudo e prática de produção na arte contemporânea. É um ambiente de cultivo de falas artísticas, orientações de projetos e/ou exercício para uma coletividade entre artistas, coordenado pela artista, e professora de artes, Waléria Américo. 

Waléria trabalha predominantemente com registros fotográficos ou em vídeo, muitas vezes de performances que terminam por integrar instalações, também passando pelo objeto, desenho e experimentações sonoras. Dentre suas experiências profissionais, destacam-se: Comissão de Seleção & Curadoria da Residência Artística Sala Vazia, Fortaleza (2019);  Salão de Fotografia do Sobrado Abolição (2018) e Laboratórios de Criação, Porto Iracema das Artes (2017) e Tutoria de Projetos Artísticos da Exposição Tempo de Colher do Cinema do Brejo, Fortaleza (2020). 

No currículo condensa premiações no Prêmio no 70° Salão de Abril - Secretaria de Cultura de Fortaleza e Instituto Cultural Iracema – Ceará (2019),  Prêmio Illy Sustain Art Brasil (2013) e o Prêmio Residência Artística no Exterior do Itamaraty, Fundación ACE (2014). 

A artista, também, já realizou exposições individuais no Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza (2008); e na Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro (2012); além de ter participado da Brazilian Sound Art Showcase - Dystopie Sound Art Festival, Berlin (2020); Jogja Biennale XIV: Indonesia meets Brasil - Jogja National Museum – Indonesia (2017), dentre outros trabalhos. 

O lugar de pesquisa e produção em artes, objetiva alicerçar a produção autoral dos artistas dentro da confiança e coletividade. “A paisagem no LOCAL é colaborativa, pois aprendemos com as falas dos outros, no investigar dos processo e modo de fazer de cada  integrante”, explica Waléria Américo. A artista revela que pensou nesse nome para o espaço, por acreditar que cada pessoa é um mundo, e imaginar que nas artes é possível haver união para o desenvolvimento e produção a partir do agora. 

- O LOCAL é para mim é um abraço. Lugar de partilha, amadurecimento e trocas que ressignificam a tessitura constante do ser artista. Foi com Waléria que aprendi que eu também era artista e que ter vindo de uma outra área, só me somava e atribuía uma perspectiva inusitada ao meu processo’’, explica Bárbara Moura, uma das artistas da exposição, 

Exposição “ O corpo é o centro da tempestade” - A exposição de inauguração do LOCAL é fruto de um grupo de estudos dos artistas Adalgisa Nara, Bárbara Moira, Daniel Neves, Larissa Batalha, Sophia Cavalcante e Vivianne Morais, com orientação de Waléria. 

O conjunto de obras produzido reflete por meio de imagens fotográficas, vídeos e outras produções as emoções de cada artista em suas vivências e descobertas. “O espaço que criamos atravessa as ações performáticas abrindo brechas temporais, fundando lugares únicos que ultrapassam o relato de si. A exposição O corpo é o centro da tempestade se encontra na partilha da memória, de gestos e dos movimentos que trafegam no “entre” dos espaços de afetos, ironia e cidade no desejo de re-existência”, explica Waléria. 

A visitação acontecerá em formato digital até 20 de agosto, no site do LOCAL. 

Oficinas artísticas gratuitas na programação - A exposição oferece duas oficinas gratuitas para o público geral nas áreas de Artes Visuais (arte performance, arte autobiográfica, arte conceitual, corpo e espacialidade e self-lie), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e formação através da arte.

Oficina “Travessia em mistérios: rastros de um corpo no espaço” - Como movimentar o corpo a partir do invisível? De que invisíveis a materialidade do corpo é feita?  A oficina Travessia em mistérios: rastros de um corpo no espaço, propõe questionamentos que irão tratar da investigação de movimentos possíveis, entre fronteiras que permeiam diferentes marcações no corpo em relação com o espaço. O encontro está marcado para 19 de agosto, das 14 às 18 horas, de forma virtual.  

Oficina “A mentira como ação performática” - Agente de mudanças, a mentira nasce como erva daninha entre os paralelepípedos de concreto na cidade, alterando, se adaptando ao bioma, sendo agente transformador de si próprio. A mentira como performance funciona com o mesmo princípio de nascer onde não se espera. A partir da leitura das obras:  Susana e Sophia” e “Um Relacionamento que Tinha Plena Funcionalidade”, vamos diagramar o que acontece quando se ficcionaliza a realidade de acordo com nosso ponto de vista particular. Como se situar perante a sua própria vivência? Como referência da ação performática Sophie Calle e Cindy Sherman são pontos de referências para discutirmos o auto, o biográfico e o myself. 

A criação propõe um projeto performático no qual a função de artista é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto da própria obra, mostrando que o que vem da arte e o que vem da vida, que o que é seu e o que é do outro, são territórios permeáveis para se plantar histórias. Após a reflexão acerca da ação performática ficcionada e suas nuances, será proposto um exercício de escrita a partir de uma autoficção que vá de encontro à narrativa performática. O workshop está marcado esta quarta-feira (28 de julho), na plataforma Google Meets, com  duração de 4 horas. 

Conhecendo os artistas e suas obras

  • Adalgisa Nara é psicóloga, artista visual e palhaça. Entre as diferentes áreas de atuação, ela investiga a ideia de "corpo ponte-limite". É idealizadora da obra “Como se despede de um corpo?”
  • Bárbara Moira é ex-futura-bióloga, artista visual e experimenta o fazer artístico, principalmente, pela fotoperformance. Suas pesquisas são permeadas pelo feminino e feminismos entrelaçando-os com autoficções e autobiografia, perpassando lugares como corpo, cidade, violência e especismo. É idealizadora da obra “Raízes”. 
  • Daniel Neves é artista visual, ativista, designer e programador. Bacharel em Design pela UniFanor e técnico em Informática pelo IFCE. Ele pesquisa relações criadas em deslocamentos urbanos e memória. Desenha, escreve e dança em seus trabalhos. Sua obra se chama “Bem Aqui”. 
  • Larissa Batalha é artista/bióloga. Pesquisa o traduzir de: memórias, conversas e partilhas com apropriações científicas em diversas linguagens. .  É a idealizadora da obra “Meandros Divagantes”. 
  • Vivianne Morais é artista e curiosa, tem como sua principal pesquisa o universo feminino. Bordadeira desde 2016, ministrou algumas oficinas e cursos pela cidade de Fortaleza. Vive em busca de novas materialidades, como forma de expressão. Graduanda em Design. Sua obra é “Mulher, você não precisa pedir permissão”. 
  • Sophia Cavalcante é artista e estuda Artes Plásticas na Universidade do Porto. Atualmente, trabalha entre tecnologias plásticas e poéticas conceituais, onde a performance multimédia é o ponto de partida para experimentações que se concentram entre o autobiográfico e a proposta do self-lie com a atuação do alter ego Susana Estrada.  É idealizadora da obra “Susana e Sophia”.

Como visitar

  • Site Local:  www.localartesvisuais.com 
  • Instagram: @local_artesvisuais 

Crédito das Fotos da Exposição: Yuri Juatama 

Crédito das Fotos da Equipe: Acervo do artista

Serviço

  • Exposição “O corpo é o centro da tempestade”
  • Fortaleza-Ceará, em formato digital. 
  • Até 20 de agosto de 2021
  • Classificação indicativa: Livre

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".