Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará lança Década do Oceano

 O Governo do Ceará, com o apoio de vários órgãos estaduais e federais, universidades e parceiros da rede pública e iniciativa privada, realizará o lançamento da Década do Oceano no Ceará, entre segunda-feira (26) a sexta-feira (30 de julho), quando ocorrerá a Semana Estadual dos Manguezais. A data foi escolhida porque os manguezais formam um ecossistema fundamental para a preservação da fauna e flora aquática e costeira.

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, adianta que haverá uma ampla programação, principalmente virtual, para marcar a data determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

- Além de seminários e palestras, vamos anunciar a ampliação e novas unidades de conservação estaduais, além de ações de preservação do meio ambiente marinho e costeiro, com limpeza de praias, rios e lagoas. Sem esquecer do componente econômico, pois há vários projetos do governo que se intercruzam aproveitando as potencialidades da nossa costa e do nosso Mar”, explicou.

A Semana dos Manguezais é uma promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema); Ecomuseu Natural do Mangue e Rede Nacional de Manguezais, com apoio da Assembleia Legislativa do Ceará. Todos os eventos serão transmitidos pelo YouTube da SEMA (SemaSecretariadoMeioAmbiente). 

A abertura ocorre segunda (26), às 9 horas, com as presenças de Artur Bruno, do presidente da Assembleia Legislativa – que também transmitirá o evento –, deputado estadual Evandro Leitão; e do representante do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), o Secretário de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales.

Década terá mascote - A ONU declarou que o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável ou Década do Oceano. O objetivo é conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A ação está diretamente relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, que trata da proteção da vida marinha, previsto na Agenda 2030, acordo internacional firmado pelos estados-membros da ONU.

Em todas as suas ações, a Década do Oceano no Ceará tem como premissa a educação ambiental. E por isso, pensando também no público infantil, a SEMA pensou em uma mascote, para representar a Década no Ceará. 

A ilustradora Nathália Garcia de Sousa (Instagram: @nathgsousa) desenhou sete opções de espécies para a mascote: a BU (Água Viva), o Jão (Tubarão Lixa), Joca (Polvo), o Juba (peixe anjo), a Loca (Lagosta), a Mabel (Arraia) e Tuga (Tartaruga). 

Quem quiser participar basta entrar no site na SEMA (www.sema.ce.gov.br) ou acessar o link http://questionario.sema.ce.gov.br/index.php/476358?lang=pt-BR. A votação estará aberta até as 11h59 da quinta-feira (29 de julho).

Secretarias de Estado apresentarão projetos - Ainda na segunda-feira (26), de 9h30 às 10 horas, ocorre a palestra magna “A importância da Década do Oceano para o Brasil e para o mundo”, com o oceanógrafo, Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador da Cátedra Unesco, do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP.

Na sequência, às 10 horas, uma mesa redonda reunirá seis secretários de Estado para falar sobre “A Importância da Década do Oceano e projetos do Governo do Ceará”: Artur Bruno (Sema); Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia); Arialdo Pinho (Turismo), Zezinho Albuquerque (Cidades); Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico); e Lúcio Gomes (Seinfra). Casa pasta falará sobre projetos que têm interface com a temática do Oceano.

Na tarde do primeiro dia, ocorrem ainda três palestras virtuais. Às 14 horas, Matheus Couto, Oficial de Programas do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) falará sobre a “Década da Restauração dos Ecossistemas”, auxiliado por Fabiana Pinho, do Ecomuseu do Mangue. 

Às 14h30, o professor Luís Ernesto Arruda, do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC), falará sobre “O papel de grupos funcionais e da recuperação hidrológica na restauração, manejo e estoque de carbono de manguezais degradados”, apresentado pelo ambientalista Rusty Sá Barreto, do Ecomuseu do Mangue. Finalmente, às 15 horas, o diretor de Políticas Públicas da organização não governamental, SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, apresenta o painel “Manguezal como Patrimônio Natural e as Políticas Públicas”, junto com Pedro Belga, da Rede Nacional dos Manguezais (Renaman).

Programação 

Terça-feira (27)

  • 9 horas-Roda de conversa: Juntos pelos manguezais do Ceará. Convidados: Fundação Brasil Cidadão, de Icapuí; Ecomangue, de Acaraú; Filhos do Mangue, de Aracati; e Mangue Vivo, de Fortaleza. Moderador: Ambientalista Rusty Sá Barreto, do Ecomuseu do Mangue.
  • 14 horas-Lançamento da Cartilha da Turma do Parque, PEMPRIM, da concepção a execução do projeto. Convidados: Tatiane Martins Garcia, Giordano Vasconcelos Capibaribe e Marcelo Soares. Apresentado por: Izaura Lila, gestora do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio.

Quarta-feira (28)

  • 9 horas as 10h30 - Roda de Conversa: Juntos pelos manguezais do Brasil com Chico Lan, do Instituto Menino Caranguejo (Santa Catarina) e Fabi Campos, do Espaço Ciências (Pernambuco). Moderadores: Ambientalistas, Rusty Sá Barreto e Fabiana Pinho, do Ecomuseu do Mangue. Na ocasião, serão apresentados vídeos, de três minutos cada, dos projetos voltados à educação e à conservação dos manguezais no Brasil: Instituto Terra e Mar, de São Paulo; Gamboa do Jaguaribe, do Estado do Rio Grande do Norte e Caraguatás Ambiental, de Caraguatatuba, São Paulo.
  • 14 horas - Apresentação do 1º Episódio da Série A Minha Voz – APA do Estuário do Rio Curu. Apresentado por: Matheus Fernandes, Gestor da APA do Estuário do Rio Curu.
  • 14h15 - Roda de Conversa sobre o Carbono Azul com oceanógrafo, José Vitor Miranda, mestrando do Programa de Pós-Graduação de Ciências Marinhas Tropicais, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar-UFC); Marcelo Soares, Coordenador do Programa Cientista-Chefe da Sema e Semace; e a oceanógrafa, Natália Beloto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, do Labomar-UFC. Moderador: Lucas Silva, técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente.

Quinta-feira (29)

  • 10 horas: Apresentação do 2º Episódio da Série “A Minha Voz – APA do Rio Pacoti”. Apresentado por: Pedro Cunha, Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti.
  • 10h15: Aula de Campo online a partir do Ecomuseu do Mangue. Moderador: Ambientalistas, Rusty Sá Barreto e Sineide.

Sexta-feira (30)

  • 9 horas - SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO.
  • 10 horas: Apresentação Case Fundação Boticário. Convidadas: Liziane Alberti e Karina Tolentino. Participações: ambientalista, Rusty Sá Barreto, do Ecomuseu do Mangue, e a Coordenadora de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente, Doris Day.
  • 10h30: Case HUB Cumbuco: Ações no contexto da Década do Oceano. Convidado: André Farias, Presidente do Instituto Winds for Future.
  • 11h15: Mesa Virtual: Fortaleza 2040 e Ceará 2050 no âmbito do Oceano. Convidados: Vice-Prefeito de Fortaleza e presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor),  Élcio Batista; Secretário-Executivo da Casa Civil do Governo do Estado, Célio Fernando. Moderador: Deputado Acrísio Sena, Presidente da Comissão de Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).
  • 11h45: Apresentação do resultado da votação virtual que escolheu a mascote da Década do Oceano. Assessor de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente,  Demétrio Andrade.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c