A família do professor de Comunicação Social, Nilson Lage informa sua morte aos 84 anos, em Florianópolis-SC, de Câncer Pulmonar:
- Amigos do professor Nilson Lage (foto), a família informa, que ele faleceu, na noite desta segunda-feira (23 de agosto), após quase dois anos de tratamento contra um Câncer no Pulmão. Para respeitar a vontade dele, não haverá velório. O corpo será cremado às 15 horas desta terça-feira (24), no Crematório Catarinense, em Palhoça. Agradecemos a todos que acompanharam o professor ao longo dos últimos anos".
Nilson Lage nasceu, em 21 de novembro de 1936, em Guajará-Mirim (Rondônia) e tinha mais de 50 anos de atividade profissional.
Doutor em Linguística e Filosofia, mestre em Comunicação e bacharel em Letras. Foi professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Iniciou a carreira na redação do Diário Carioca em 1955 e migrou para a academia em 1971. Deu aulas por duas décadas na Universidade Federal Fluminense (UFF), UFRJ e outras faculdades do Rio de Janeiro. Aposentou-se compulsoriamente em 2006, aos 70 anos, como professor titular do Departamento de Jornalismo da UFSC, onde estava desde 1992.
Nilson Lage é autor de livros como:
- A Reportagem: Teoria e Técnica de Entrevista e Pesquisa Jornalística.
- A Linguagem Jornalística.
- Teoria e Técnica do Texto Jornalístico.
- A Estrutura da Notícia.
- Brilhante - Como professor de Comunicação adotei Nilson Lage, em todas disciplinas, que ministrei na Faculdade Integrada do Ceará/Estácio do Ceará, sempre com brilhantismo de suas teorias e práticas jornalísticas.
- UFF - É com muito pesar que o Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense comunica a morte do professor Nilson Lage, um dos pioneiros do Curso de Jornalismo da UFF, na noite desta segunda-feira (23 de agosto), em Florianópolis (SC). Nilson Lage tinha 84 anos, era carioca e vivia em Florianópolis desde 1992. Além da UFF, foi também professor da UFRJ, da FACHA, da Gama Filho e da UFSC, pela qual se aposentou como titular, em 2006. Na imprensa, foi revisor e redator do Diário Carioca, secretário de redação do Jornal do Brasil, editor n’O Globo e redator-chefe do Última Hora. Estava na redação do jornal, que apoiava João Goulart, quando ela foi invadida e depredada durante o golpe de 1964. Também editou a revista Manchete e foi diretor de jornalismo da TVE. Desde 2019, era membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Na UFF, onde lecionou de 1970 a 1988, formou gerações inteiras de jornalistas e deixou uma indelével marca no pensamento crítico sobre a imprensa, a linguagem jornalística e as técnicas de redação e de reportagem. Até hoje, seus livros e artigos são lidos por nossos alunos e pesquisadores. A melhor maneira de prestarmos homenagem à memória do Prof. Nilson é continuar a lê-lo. O IACS/UFF lamenta o falecimento de Nilson Lage e expressa condolências aos seus familiares e amigos. Pedro Aguiar-professor de Jornalismo-IACS/UFF".
- Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) lamenta profundamente a morte do jornalista e professor Nilson Lage, ocorrida nesta segunda-feira (23), em Florianópolis. Aos 84 anos, ele lutava contra um câncer de pulmão havia cerca de dois anos. Graduado em Letras Português-Russo, mestre em Comunicação e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nilson Lage foi professor adjunto da UFRJ e professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde se aposentou em 2006 e, posteriormente, trabalhou como voluntário em cursos de Pós-Graduação. Em 2018, ele esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), realizado em setembro em Joinville, para receber o Troféu José Marques de Melo – Maturidade Acadêmica Regional, que reconheceu sua inestimável contribuição para a pesquisa e o ensino de Comunicação no Brasil. A Intercom presta sua solidariedade à família e aos amigos".
Comentários
Postar um comentário