Diferentes práticas e possibilidades do Audiovisual nos Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica são discutidas no Seminário Virtual Educação e Audiovisual, que acontece desta segunda-feira (27 de setembro) até sexta-feira (primeiro de outubro), sempre às 14 horas, no Canal da Invento Produções no YouTube.
Com acesso gratuito, aberto a todos os interessados, o Seminário integra o Cine Miau 2021, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual.
São cinco dias de Seminário, cada um deles com um tema tratado por um especialista diferente.
- Na abertura, nesta segunda-feira (27), “Cinema e Educação no Ensino Básico” será abordado pelo professor Alan Victor Pimenta (foto), doutor em Educação.
 
- Na terça-feira (28), Adriana Mabel Fresquet (foto), professora e fundadora da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, discorre sobre “Práticas Pedagógicas de Cinema”.
 
- Na quarta-feira (29), o roteirista, diretor de televisão e professor João Alegria (foto) fala sobre “Todos somos autores de nossas próprias Narrativas. Audiovisual e Educação no Século 21”.
 
- Na quinta-feira (30), a especialista convidada é Beth Carmona (foto), consultora, produtora e gestora de Projetos Audiovisuais, para falar sobre “Conteúdos Audiovisuais para Fins Educacionais”.
 
- O encerramento, na sexta-feira (1º de outubro), será com Felipe Leal Barquete (foto), mestre em Educação, fundador da Semente-Escola de Educação Audiovisual, que vai conversar sobre “Como produzir Cinema na Escola”.
 
Cine Miau - Este é o III Cine Miau, que objetiva democratizar o acesso ao cinema aliado a uma proposta de formação, com atividades que buscam contribuir com a diversão e a reflexão da criança por meio do audiovisual, oferecendo conteúdos que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo.
Oficinas em cinco cidades -O Cine Miau 2021 começou em 23 de agosto com oficinas realizadas até 17 de setembro, beneficiando crianças de Caucaia, Sobral, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca, alcançando sobretudo as que vivem em áreas de vulnerabilidade social.
Nas oficinas de Audiovisual as crianças aprendem a técnica de stop motion e o conteúdo produzido em sala de aula das cinco cidades resultará em um filme de curta duração com o tema “O Aquecimento Global”. A primeira oficina foi em Caucaia, de 23 a 27 de agosto, na Escola Luiz Rocha Mota.Nas cinco cidades serão realizadas sessões de Cinema presenciais e virtuais, de 12 de outubro a 12 de novembro. Para o público em geral a programação de filmes acontecerá também no Canal da Invento Produções no YouTube.
EXIBIÇÕES – As sessões presenciais abertas ao público do Cine Miau serão realizadas em sua maioria em comunidades de vulnerabilidade social. Começa em Fortaleza:
- Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (12 de outubro).
 - Cineteatro São Luiz (13 e 14 de outubro).
 - Centro Cultural Bom Jardim-CCBJ (15 de outubro).
 - Cinema do Dragão (16 e 17/ de outubro).
 
Depois a Mostra segue para:
- Caucaia e São Gonçalo do Amarante (18 a 22 de outubro).
 - Sobral (25 a 29 de outubro.
 - Itapipoca e Monsenhor Tabosa (de 28 e 29 de outubro e de 3 a 5 de novembro).
 
Entre 22 de outubro e 5 de novembro as apresentações presenciais serão exclusivas para crianças de comunidades das cidades de:
- Caucaia (Reserva Indígena Anacés).
 - São Gonçalo do Amarante (Associação das Famílias do Pecém).
 - Sobral (Escola Municipal Gerardo Rodrigues).
 - Itapipoca (Escola Monsenhor Tabosa).
 
A última semana do Cine Miau 2021 será dedicada às exibições virtuais em salas de aula, seguidas de debates. Cada dia a programação será direcionada a estudantes de uma cidade.
- Fortaleza (8 de novembro).
 - Caucaia (9 de novembro).
 - São Gonçalo do Amarante (10 de novembro).
 - Sobral (11 de novembro).
 - Itapipoca (12 de novembro).
 
Nas duas primeiras edições, o Cine Moau exibiu produções de diversos países, escolhidos por meio de uma curadoria, sem o caráter competitivo.
Nesta edição, além das exibições de filmes nacionais e internacionais convidados, o Cine Miau exibirá o filme produzido pelas crianças na oficina de stop motion, e filmes selecionados para a Miau Competitiva Brasil.
O Melhor Filme da Miau Competitiva Brasil eleito pelo Júri Oficial (composto por dois especialistas em cinema e duas crianças) e o Melhor Filme eleito pelo Júri Popular vão receber prêmio no valor de R$ 2.500,00, cada.
PROGRAMAÇÃO - SEMINÁRIO VIRTUAL EDUCAÇÃO E AUDIOVISUAL
- Segunda-feira (27 de setembro), às 14 horas - “Cinema e Educação no Ensino Básico” com Alan Victor Pimenta - professor e doutor em Educação.
 - Terça-feira (28 de setembro), às 14 horas - “Práticas Pedagógicas de Cinema” com Adriana Mabel Fresquet - professora e fundadora da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.
 - Quarta-feira (29 de setembro), às 14 horas - “Todos somos autores de nossas próprias narrativas. Audiovisual e educação no Século 21” com João Alegria - roteirista, diretor de Televisão e professor.
 - Quinta-feira (30 de setembro), às 14 horas - “Conteúdos Audiovisuais para Fins Educacionais” com Beth Carmona - consultora, produtora e gestora de Projetos Audiovisuais.
 - Sexta-feira (primeiro de outubro), às 14 horas - “Como produzir Cinema na Escola” com Felipe Leal Barquete - mestre em Educação e fundador da Semente-Escola de Educação Audiovisual.
 
Realização - O Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo/Lei de Incentivo à Cultura.
Patrocínio
- Votorantim Cimento.
 - Aço Cearense.
 - Grupo Dass.
 - DSM.
 - Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
 - Secretaria das Cidades do Ceará.
 
Apoio
- Prefeitura de Caucaia.
 - Secretaria da Educação de Fortaleza.
 - Secretaria da Educação de Itapipoca.
 - Secretaria da Educação de São Gonçalo do Amarante.
 - Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral.
 
Parceria
- BG Soluções Sociais.
 - Instituto Teias da Juventude.
 - ASFAP.
 - Cineteatro São Luiz.
 - Centro Cultural Bom Jardim.
 - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
 - Instituto Dragão do Mar.
 - Escola Porto Iracema das Artes.
 - Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).
 
Produção
- Invento Produções Culturais e D’grau.
 
Divulgação
- Blog do Lauriberto.
 - Agência Grande Fortaleza de Notícias.
 - Rádio Fortaleza FM 90.7.
 
SERVIÇO
- Seminário Virtual Educação e Audiovisual, no Cine Miau 2021.
 - De segunda-feira (27 de setembro) a sexta-feira (1º de outubro), às 14h, no Canal Invento Produções Culturais no YouTube.
 - Acesso gratuito.
 - Instagram: @cine.miau
 - Facebook: cine.miau
 - Site www.cinemiau.com.br
 - Informações: (85)3048-6077.
 





Comentários
Postar um comentário