Pular para o conteúdo principal

Criança menor de cinco anos é mais vulnerável para ter doença imunoprevenível

A Vacinação é uma estratégia essencial para prevenção, controle e erradicação de doenças.

O Ceará, no entanto, tem registrado queda na Cobertura Vacinal desde 2019, agravando-se em 2020 com o início da Pandemia de Covid-19.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Vacinação – celebrado no domingo (17 de outubro) –, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) traz uma entrevista com a coordenadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges. 

A especialista Kelvia Borges (foto) reforça que a adesão aos imunizantes, principalmente em crianças e adolescentes, é fundamental para combater doenças imunopreveníveis.

Confira a entrevista na íntegra:

  • A Vacinação é a única opção de proteção para algumas doenças. Como está a situação das coberturas vacinais no Estado?
  • Kelvia Borges: O Ceará apresenta baixas coberturas vacinais, observadas desde 2019. A situação se agravou em 2020 com a pandemia da Covid-19. Assim, as coberturas vacinais de rotina reduziram significativamente, comprometendo a manutenção da prevenção das doenças imunopreveníveis.
  • A que se deve esta redução e quais as consequências para a população?
  • Kelvia Borges: Diante do cenário de enfrentamento à Pandemia do Coronavírus e das estratégias de isolamento social, dados referente às coberturas vacinais apontam a preocupação para o retorno de doenças que estavam erradicadas no País, pois, além do Coronavírus, outros agentes infecciosos continuam a circular no Brasil e no Mundo, como o Sarampo. Além disso, o Sistema de Saúde está sobrecarregado, o que é uma consequência para a população.
  • O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é exemplo para outros países. Qual o papel do Estado e da sociedade para manter o padrão que vem sendo referência até então?
  • Kelvia Borges: O Programa Nacional de Imunização é uma referência internacional de Política Pública de Saúde. O País já erradicou, por meio da Vacinação, doenças de alcance mundial, como a Varíola e a Poliomielite (Paralisia Infantil). Outras doenças, como Influenza, Sarampo, Difteria, Coqueluche, Tétano Acidental, Hepatites, Meningites, Febre Amarela, HPV, formas graves da Tuberculose, Varicela e Caxumba, tiveram significativa redução. A Sesa reforça a importância de respeitar as orientações do Programa e planejar estratégias de Vacinação por meio das Campanhas de Vacinação, intensificação para atualização da situação vacinal e demais estratégias já realizadas pelos municípios com o objetivo de alcançar coberturas vacinais satisfatórias.
  • Como o Ceará, em comparação com outros estados, vem atuando nessa área?
  • Kelvia Borges: O Estado esclarece que a Vacinação é considerada uma atividade essencial e recomenda intensificação da Vacinação de rotina nos serviços de Vacinação dos 184 municípios, juntamente com as estratégias de resgate de não vacinados. Além disso, realiza monitoramento mensal das coberturas vacinais de rotina com a finalidade de identificar e apoiar as ações de imunização em todo território cearense.
  • Neste mês, está em curso a Campanha de Multivacinação. Qual o objetivo da campanha e para qual público ela está destinada?
  • Kelvia Borges: A Campanha de Multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, mediante a avaliação do Cartão ou Caderneta de Vacinação. A campanha ocorre até 29 de outubro. 
  • Historicamente, o brasileiro sempre gostou de tomar vacina. Por que recentemente os índices de coberturas vacinais estão baixos?
  • Kelvia Borges: A pandemia causada pela Covid-19 impacta a adesão da população às vacinas de rotina, possivelmente por receio da população em buscar os Serviços de Saúde para atualização do Calendário de Vacinação, deixando muitas crianças e adolescentes expostos a várias doenças imunopreveníveis.
  • Quais são os públicos mais vulneráveis com a baixa adesão da Vacinação?
  • Kelvia Borges: As crianças menores de cinco anos de idade são o grupo mais vulnerável para o adoecimento por doenças imunopreveníveis. Outro fator que poderá contribuir para a exposição das crianças não vacinadas é o retorno às escolas, onde doenças podem aparecer, já que os vírus podem circular novamente em função das baixas coberturas vacinais.
  • Além de aumentar o risco de contágio das doenças, em caso de baixa adesão à Vacinação por parte das pessoas, quais os outros riscos?
  • Kelvia Borges: Esse cenário aumenta o número de indivíduos suscetíveis à probabilidade de surtos de doenças evitáveis por vacinas. As consequências são o crescimento da morbidade e mortalidade, em especial em gestantes, lactantes e outros grupos vulneráveis, e a sobrecarga dos Sistemas de Saúde, principalmente diante da Pandemia da Covid-19.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm