Pular para o conteúdo principal

Morre professor Helder Medeiros

 Informa o professor do Colégio 7 de Setembro, Henrique Soárez, a morte do professor Helder Medeiros:

- Sem contar o tempo como aluno, foram 64 anos de 7 de Setembro. Há umas 3 semanas ele passou lá pelo Colégio. Bateu altos papos com meu pai (Ednilton Soárez). Eu fiquei com os dois um pouco. Nunca vou me perdoar por não ter batido uma foto. Aqui abaixo um texto que o eterno senhor Helder escreveu para um jornal dos alunos do 7 de Setembro":

- O meu exame de seleção ao Ginásio 7 de Setembro

Após dois anos de instalado na Avenida do Imperador, 1330, meus pais me trouxeram para que eu estudasse no Colégio do Doutor Edilson. Não sei o que passou pela cabeça deles, pois eles eram extremamente católicos e iam colocar seu filho no colégio que se dizia protestante. Minha avó e minha tia já residiam em Fortaleza. Para que pudesse me dedicar mais aos livros, meus pais resolveram pedir à vovó para que eu ficasse em sua casa. Penso também que a localização da Escola do Doutor Edilson bem perto da casa de minha avó, os fez pensar em me matricular na tal escola. Mamãe sabia que Doutor Edilson era um educador que já se destacava na cidade por seu caráter e por aplicar uma disciplina rígida e bem orientada aos seus alunos.

Lembro-me que entramos na vivenda que era de Dona Corina Juaçaba. Gostei muito quando meus olhos percorreram o ambiente. Tinha a aparência de alguns casarões de Acaraú, minha terra. Havia muitas fruteiras ao redor da vivenda.

Subimos os batentes da entrada e logo, logo ouvimos o som de um campa de mesa que chamava para que pudéssemos chegar até a  Sala do Diretor. Meu coração batia descompassado. Lembrava-me do meu sertão, da criação de ovelhas do papai, da entrega da comida aos trabalhadores do roçado, da minha vida livre correndo pelas estradas no lombo de um cavalo que fazia de tudo para dar vazão ao meu temperamento.

E então estávamos ali, na sala do tão famoso Doutor Edilson. Sentamo-nos. Com rapidez ele estendeu a mão para mamãe e papai, fiquei tímido, mas tive que apertar a sua mão.

Sua voz era firme e forte. Eu não lhe perdia a menor ação. Fui ficando cada vez mais tímido e minhas mãos e pernas já tremiam.

– Dona Raimunda, este moço veio do sertão do Acaraú para estudar em 

Fortaleza, a senhora sendo professora? O que há com ele? 

– Doutor Edilson, eis aí o problema. Meu filho não larga os passos do pai e mesmo diante da minha vigilância, às vezes foge da Sala de ula para ficar ao lado dos trabalhadores do roçado. Eu e Jorge sentimos e decidimos trazê-lo para Fortaleza, pois longe do sertão ele deverá dedicar-se mais aos estudos.

– Qual a série que ele fez na sua Escola?

– A 3ª Série Primária, Doutor Edilson.

Nisso eu já não tremia somente as mãos e as pernas e sim meu corpo todo.

Doutor Edilson pediu para eu ficar de pé ao seu lado e abriu um livro para que eu lesse o texto.

– Leia aqui, meu rapaz.

Ler o que se eu já não enxergava nem as letras.

– Não sabe ler?

E eu balançava a cabeça afirmando que sim.

– Pois leia. Vamos, meu moço, a sua mãe está afirmando que você sabe ler.

Eu abria a boca, mas não saía uma palavra. Olhei ao redor de mim para fugir, mas, notei que a porta estava fechada.

E agora, pensava eu, como fazer?

Doutor Edilson olhou-me com firmeza e logo foi perguntando.

– Sabe somar, diminuir, multiplicar, dividir?

Balancei novamente a cabeça afirmando que sim.

– Pois então responde: 2 x 4?

Novamente me faltou a voz. Eu estava apavorado.

– Sabe conjugar algum verbo? Quer escolher algum para conjugar?

E nada. Eu estava ali parado e meu corpo parecia “uma vara verde” como se dizia lá no meu sertão.

– Dona Raimunda, (interessante, minha mãe era a mais castigada com as perguntas do  Doutor Edilson), este moço não sabe nada, me desculpe.

Em seguida abriu um livro de cor azul, de capa dura, bem maior do que eu conhecia e perguntando à minha mãe, ele ia preenchendo os espaços reservados para as anotações.

Olhou para mamãe, fitou o meu pai e afirmou:

– Vamos matricular o Helder na 1ª Série, 1ª Fase que era a Alfabetização.

Em seguida segurou a minha mão direita e no dorso dela escreveu com a sua caneta: 830.

– Este é o seu número de matrícula a partir de hoje, meu rapaz. Passem pela tesouraria e paguem a matrícula.

Olhou-me mais uma vez e me perguntou:

– Mas você fala? Sabe falar?

Eu fazia balançar a cabeça para afirmar-lhe que eu também falava.

Em seguida, apertou a mão do papai, da mamãe e me segurou pela mão, levando o meu corpo trêmulo até a ele, me dando um abraço forte.

Quando saímos da sala eu não me lembrava de mais nada, pois a vontade era imperiosa para voltar ao meu sertão, assistir à chuva caindo sobre a nossa cidadezinha e a alegria dos pássaros nas árvores do nosso quintal.

Ah! Hoje eu me recordo que aquele abraço de Doutor Edilson, selava uma vida toda de dedicação à escola onde ele me matriculava na alfabetização, mas que logo eu estava sendo promovido de série até três vezes ao ano.

Lembro-me da minha primeira professora, Dona Albaniza, que logo foi me conquistando. Quantas vezes ela ia me buscar na minha carteira, pois eu não conseguia escrever e não tinha condições, pois as lágrimas eram abundantes. Nesses momentos, ela me aconchegava ao seu colo, passava a mão nos meus cabelos. Naqueles momentos eu sentia a mão de minha mãe, tão distante, e que me fazia muita falta".

Comentários

  1. Um ser humano ímpar! Gente do bem que adorava fazer o bem. Uma grande perda para todos. Tenho certeza que o CÉU te recebeu de braços abertos! Descanse em Paz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".