Pular para o conteúdo principal



Vidas Trans que mudam a Saúde Cearense

 A diversidade amplia o entendimento do mundo pelos olhos do outro. O Dia Nacional da Visibilidade Trans, marcado neste sábado (29 de janeiro de 2022), destaca essa ideia e reforça a importância da ocupação desta parcela da população em todas as áreas. 

Na Saúde, as violências contra travestis e Transexuais vão desde a falta de informação até a assistência, passando pelo desrespeito ao uso do nome social - o que é Lei no Ceará desde julho de 2019.

Mas há quem lute para trilhar dias melhores para a comunidade LGBTQIAP+ e para a saúde pública cearense. 

Felipe de Oliveira Silva, que atua no Serviço de Referência Transdiciplinar para Transgêneros (Sertrans) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), é um deles.

Homem Trans, o enfermeiro hoje trabalha no ambulatório onde um dia esteve como paciente. 

- Nossa sociedade ainda não tem esse preparo. Nossos profissionais também não. Fui paciente do ambulatório; o atendimento que recebi foi muito importante, mas nem todos os espaços possuem essas características”, avalia.

Esta compreensão faz com que Oliveira, de 27 anos, use a profissão para educar e mostrar que é possível não estigmatizar pessoas Trans. Também professor de um curso técnico, o enfermeiro alegra-se por poder ser porta-voz para tantos. 

- Não tive acesso a esse universo durante a minha formação. Ocupar este lugar me dá a oportunidade de ensinar e encorajar os que estão passando pelo processo“, diz. 

A realidade do jovem, que tem formação em Nível Superior e emprego com carteira assinada, não é a mesma para todas as pessoas Trans, que muitas vezes são marginalizadas.

- Estou viva pela minha persistência”.

Dara Costa exibe o nome em seu crachá, o primeiro em 40 anos de vida.

Dara Raquel Costa, por exemplo, só entrou formalmente no mercado há oito meses, aos 40 anos. Atualmente, ela trabalha como auxiliar de Serviços Gerais no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), também da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Dara Costa é uma dentre tantas que recorreram à prostituição para ter comida na mesa. Aos 14 anos, saiu de Morada Nova, distante 155 quilômetros de Fortaleza, e foi para São Paulo, onde passou dez anos. 

- Sou uma sobrevivente. O mercado é complicado, a homofobia mata e eu estou viva pela minha persistência e oportunidade que amigos que me deram”.

Ainda na capital paulista, foi babá de algumas crianças, antes de retornar para o Ceará. Os serviços informais, ela pontua, são as opções mais comuns. 

- O Mercado de Trabalho é escasso para nós. Vivemos à margem da sociedade”. E continua: 

- Somos seres humanos, precisamos ser vistos como tal. Nosso tempo de vida não precisa ser curto. Precisamos vencer a homofobia”, protesta ela, que se reconhece como travesti.

Pesquisas apontam que a expectativa de vida de uma pessoa Trans no Brasil é de 35 anos, menos da metade da média nacional de 76,8 anos, conforme dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A auxiliar de Serviços Gerais do Hias é uma das poucas que não entram nesta estatística. Por isso, ela celebra não só a vida, mas onde se encontra. E comemora o nome “Dara” no crachá, símbolo de existência. 

- O respeito começa por aí”, ensina.

Luta por espaço - O medo da indiferença também não impediu a técnica em Enfermagem Esther Estevão da Costa, de 40 anos, de lutar por espaço. Nascida em uma família de quatro irmãos, ela conta que a mãe sempre desejou uma menina e que, ainda grávida, “conversava” com a barriga chamando o bebê pelo nome que hoje adota.

- Recebi o nome de Estevão. Mas sempre me senti diferente. E a minha mãe também, tanto que nunca me impediu de vestir o que desejasse. Quando precisava usar roupa masculina, eu não me gostava”, lembra.

Esther Costa preside a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Regional Norte

Já o pai acreditava que “era uma fase”. Pela incompreensão paterna, inclusive, aos 18 anos, decidiu sair de casa.

- Estudei, batalhei para ser gente na vida, para conquistar o meu lugar por competência”, afirma. 

Esforço que lhe rendeu 266 votos dos colegas do Hospital Regional Norte (HRN), onde trabalha, para ocupar a vice-presidência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

- Eu quase não acreditei. Trabalho com muita responsabilidade, carinho e respeito. Foi isso que me trouxe até aqui”, emociona-se. 

A profissional de Saúde, que também atua na Central de Transporte de Pacientes, sabe que sua realidade, infelizmente, não é a mesma para todas e todos. 

- Sou uma felizarda neste mundo. Fui sorteada. Tenho amigas que passam por situações humilhantes, indignas de um ser humano”, lamenta. “A abertura do Mercado de Trabalho é urgente. E precisa ser para todos”.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...