Pular para o conteúdo principal

Vidas Trans que mudam a Saúde Cearense

 A diversidade amplia o entendimento do mundo pelos olhos do outro. O Dia Nacional da Visibilidade Trans, marcado neste sábado (29 de janeiro de 2022), destaca essa ideia e reforça a importância da ocupação desta parcela da população em todas as áreas. 

Na Saúde, as violências contra travestis e Transexuais vão desde a falta de informação até a assistência, passando pelo desrespeito ao uso do nome social - o que é Lei no Ceará desde julho de 2019.

Mas há quem lute para trilhar dias melhores para a comunidade LGBTQIAP+ e para a saúde pública cearense. 

Felipe de Oliveira Silva, que atua no Serviço de Referência Transdiciplinar para Transgêneros (Sertrans) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), é um deles.

Homem Trans, o enfermeiro hoje trabalha no ambulatório onde um dia esteve como paciente. 

- Nossa sociedade ainda não tem esse preparo. Nossos profissionais também não. Fui paciente do ambulatório; o atendimento que recebi foi muito importante, mas nem todos os espaços possuem essas características”, avalia.

Esta compreensão faz com que Oliveira, de 27 anos, use a profissão para educar e mostrar que é possível não estigmatizar pessoas Trans. Também professor de um curso técnico, o enfermeiro alegra-se por poder ser porta-voz para tantos. 

- Não tive acesso a esse universo durante a minha formação. Ocupar este lugar me dá a oportunidade de ensinar e encorajar os que estão passando pelo processo“, diz. 

A realidade do jovem, que tem formação em Nível Superior e emprego com carteira assinada, não é a mesma para todas as pessoas Trans, que muitas vezes são marginalizadas.

- Estou viva pela minha persistência”.

Dara Costa exibe o nome em seu crachá, o primeiro em 40 anos de vida.

Dara Raquel Costa, por exemplo, só entrou formalmente no mercado há oito meses, aos 40 anos. Atualmente, ela trabalha como auxiliar de Serviços Gerais no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), também da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Dara Costa é uma dentre tantas que recorreram à prostituição para ter comida na mesa. Aos 14 anos, saiu de Morada Nova, distante 155 quilômetros de Fortaleza, e foi para São Paulo, onde passou dez anos. 

- Sou uma sobrevivente. O mercado é complicado, a homofobia mata e eu estou viva pela minha persistência e oportunidade que amigos que me deram”.

Ainda na capital paulista, foi babá de algumas crianças, antes de retornar para o Ceará. Os serviços informais, ela pontua, são as opções mais comuns. 

- O Mercado de Trabalho é escasso para nós. Vivemos à margem da sociedade”. E continua: 

- Somos seres humanos, precisamos ser vistos como tal. Nosso tempo de vida não precisa ser curto. Precisamos vencer a homofobia”, protesta ela, que se reconhece como travesti.

Pesquisas apontam que a expectativa de vida de uma pessoa Trans no Brasil é de 35 anos, menos da metade da média nacional de 76,8 anos, conforme dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A auxiliar de Serviços Gerais do Hias é uma das poucas que não entram nesta estatística. Por isso, ela celebra não só a vida, mas onde se encontra. E comemora o nome “Dara” no crachá, símbolo de existência. 

- O respeito começa por aí”, ensina.

Luta por espaço - O medo da indiferença também não impediu a técnica em Enfermagem Esther Estevão da Costa, de 40 anos, de lutar por espaço. Nascida em uma família de quatro irmãos, ela conta que a mãe sempre desejou uma menina e que, ainda grávida, “conversava” com a barriga chamando o bebê pelo nome que hoje adota.

- Recebi o nome de Estevão. Mas sempre me senti diferente. E a minha mãe também, tanto que nunca me impediu de vestir o que desejasse. Quando precisava usar roupa masculina, eu não me gostava”, lembra.

Esther Costa preside a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Regional Norte

Já o pai acreditava que “era uma fase”. Pela incompreensão paterna, inclusive, aos 18 anos, decidiu sair de casa.

- Estudei, batalhei para ser gente na vida, para conquistar o meu lugar por competência”, afirma. 

Esforço que lhe rendeu 266 votos dos colegas do Hospital Regional Norte (HRN), onde trabalha, para ocupar a vice-presidência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

- Eu quase não acreditei. Trabalho com muita responsabilidade, carinho e respeito. Foi isso que me trouxe até aqui”, emociona-se. 

A profissional de Saúde, que também atua na Central de Transporte de Pacientes, sabe que sua realidade, infelizmente, não é a mesma para todas e todos. 

- Sou uma felizarda neste mundo. Fui sorteada. Tenho amigas que passam por situações humilhantes, indignas de um ser humano”, lamenta. “A abertura do Mercado de Trabalho é urgente. E precisa ser para todos”.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".