Pular para o conteúdo principal



Arquivo Nirez para 7 de fevereiro

  •  Confira o Arquivo Nirez para 7 de fevereiro na História do Ceará:
  • 1890 - Toma posse na direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, interinamente, o engenheiro João Câncio Teixeira da Silva.
  • 1924 - Apresenta-se em concerto o flautista alemão Walter Schulz. No Theatro José de Alencar, com início às 20h30.
  • 1928 - Surge a Loja Maçônica Fortaleza 3, em sessão realizada na Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, na Rua Barão do Rio Branco, 309 (atual 321), tendo como venerável Teodoro Cabral. Depois ela passou a funcionar na Avenida do Imperador, 125.
  • 1933 - O Partido Republicano Conservador e a Aliança Liberal fundem-se no Partido Republicano Nacionalista. Eram seus dirigentes: Carvalho Lima, Vicente Alves Linhares, João Marinho de Albuquerque Andrade (João Marinho de Andrade), José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), Manuel Sátiro, Olavo Oliveira e Stênio Gomes da Silva.
  • 1938 - Fundado por Antônio Filgueiras Lima e Paulo Sarasate Ferreira Lopes, o Instituto Lourenço Filho (depois Colégio Lourenço Filho), funcionando em prédio na Rua Floriano Peixoto, 963, entre a Rua Pedro Pereira e Rua Pedro I. Hoje é Faculdade e fica na Rua Barão do Rio Branco esquina com Avenida Domingos Olímpio.
  • 1943 - Morre, aos 40 anos incompletos, o guarda-livros e comerciante Jorge Vieira, cearense de Maranguape nascido a primeiro de março de 1903.
  • 1947 - A Escola Normal Justiniano de Serpa passa a chamar-se Instituto de Educação do Ceará, pelo Decreto-Lei 2.007.
  • 1957 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), primeiro diretor nomeado pelo presidente da República. 
  • 1969 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará. Em substituição ao capitão de fragata Luís Carlos de Faria Vecchio, entra o também capitão de fragata, Luís Carlos Veiga do Amaral.
  • 1970 - Inaugura-se oficialmente a Cervejaria Astra, com fábrica no Papicu, do Grupo J. Macedo.
  • 1973 - O farmacêutico cearense Eudson Veras Vieira falece, em São Paulo, onde se encontrava fazendo um curso de pós-graduação.
  • 1974 - Fechado o Centro de Abastecimento Duque de Caxias, por completa falta de higiene, como se não fosse possível a higienização. Ficou abandonado, transformando-se numa favela. Acontece sempre em Fortaleza: abandona-se o equipamento e depois de degenerado ao invés de sanear, destrói-se. Os equipamentos tanto federais, estaduais como municipais são descartáveis. E a população que sofra.
  • 1975 - Inaugurado o Instituto de Oncologia do Ceará, na Rua Major Facundo, 1344, dirigido pelos médicos cancerologistas Paulo Ernesto Montenegro Cavalcante, Cândido Pinheiro de Lima, Francisco Álvaro de Andrade Neto, Manuel Albano Amora Filho e Francisco de Paula Fortaleza.
  • 1977 - Na presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes é assinado o contrato entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece e o Consórcio Pecal-Engenharia, Indústria e Comércio, de Fortaleza e Itapema Construção e Saneamento, do Rio de Janeiro, para construção do Interceptor Oceânico Leste.
  • 1984 - Anúncio de boas chuvas em todo o território cearense. Em Fortaleza, precipitação que mede 127 milímetros.
  • 1992 - Morre, em Fortaleza, o empresário Antônio Teixeira Leite, sócio da Livraria e Papelaria Educativa.
  • 1998 - Inaugurado oficialmente o novo Aeroporto Pinto Martins, isto é, a nova gare, no local da antiga estação, no Cocorote, obra executada pela Construtora Queirós Galvão S. A., tendo sido construída, para o acesso, uma nova avenida, ligando o bairro do Montese à BR-116, a Avenida Senador Carlos Jereissati, em cujo número 2000 fica o aeroporto. O novo terminal tem uma área construída de 36 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, e possibilidade de atender 1.660 passageiros/hora, pátio que comporta 19 aeronaves, sendo sete conectadas diretamente às pontes de embarque (sanfonas) e estacionamento para mil veículos. O aeroporto é o mesmo. Infelizmente foi privatizado e perdeu o nome, chama-se atualmente Fortaleza Ayrport.
  • 2004 - Eleitos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval para 2004. Renato Fagundes Diógenes Viana, 120 quilos, 1m80cm de altura., 24 anos de idade e Amanda Lopes Veloso, universitária do curso de Educação Física da Unifor, 18 anos de idade, 1m58cm de altura e 58 quilos foram eleitos em festa realizada no Oásis, promovida pela Associação dos Cronistas Carnavalescos do Ceará e a Funcet, com apoio da Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará. A corte momina também é composta pelo rei e rainha infantis Ranier Oliveira e Caroline Albuquerque, escolhidos no Teatro São José. Os reis do Carnaval 2004 serão coroados no dia 14, durante o Baile da Saudade, no Náutico Atlético Cearense e farão a abertura oficial do carnaval de rua da Avenida Domingos Olímpio. Os reis infantis recebem a coroa e a faixa no baile infantil de carnaval do BNB Clube no mesmo dia. 
  • 2021 - Morre em Fortaleza, vítima de insuficiência respiratória em virtude da Covid 19, aos 84 anos, o jornalista Francisco de Assis Tavares repórter que trabalhou no jornal O Povo sendo chefe de reportagem. Foi correspondente do jornal O Globo e da Rede Manchete. Na década de 1980 foi editor do “Jornal do Ceará”, da Secretaria de Comunicação do Estado. Nascera em sete de  agosto de 936.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...