Pular para o conteúdo principal

Há 17 anos morria William Pontes Monteiro


Confira o 11 de Fevereiro na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1857 - A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção passou à categoria das fortificações de 2ª classe.
  • 1883 - Inaugurada a primeira linha telefônica de Fortaleza, entre o estabelecimento comercial de Confúcio Augusto Pamplona (Confúcio Pamplona), na Rua do Major Facundo, 59 (antigo) e a casa de José Joaquim de Farias, no Largo da Alfândega.
  • 1892 - Criada, pela Lei 7, a Inspetoria de Higiene.
  • 1912 - Sai, em Fortaleza, o primeiro número O Ceará Livre, publicação bissemanal da candidatura do coronel Marcos Franco Rabelo.
  • 1917 - Inaugura-se outra casa de projeção cinematográfica em nossa Capital, o Cinema Tiro Cearense, no Passeio Público, com o filme “Dançarina”.
  • 1923 - Primeiro dia de carnaval, aparece em Fortaleza, o bloco Os Polymathicos. O carnaval ocorre nos dias 11, 12 e 13.
  • 1927 - Inaugura-se, na Rua Major Facundo, 183 (antigo), na Praça do Ferreira, o Bar Rio Branco, para venda de bebidas, chocolate, café e frios.
  • 1935 - Novo prefeito assume as rédeas da Administração Municipal, o advogado Gentil Barreira, que substitui a Plínio Pompeu de Saboia Magalhães.
  • 1940 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol de 1939 quando no Campo do Prado o Ceará Sporting Club derrota por 6x2 o Tramways, time da Light, sagrando-se Campeão.
  • 1940 - Realiza-se, a prova de 400 metros de nado livre, do Mucuripe à Praia de Iracema, sendo vencida pelo atleta Roberto Pompeu, que fez o percurso em 6min30segundos.
  • 1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 72 anos de idade, o ex-deputado e ex-senador, bacharel em Direito, Tomás Pompeu Pinto Acioli (Tomás Acioli), cearense de Fortaleza nascido em 30/07/1868. Hoje é nome de rua em Joaquim Távora e Dionísio Torres.
  • 1949 - Assume as funções de Secretário de Polícia e Segurança do Estado do Ceará o major Arilo Osório de Sousa.
  • 1973 - Abertura do I Seminário de Novos Prefeitos do Ceará, com as presenças do Governador César Cals, do Vice-governador Humberto Bezerra, e do Ministro da Justiça Alfredo Buzaid.
  • 1974 - Entendimentos entre o Grupo Lojista liderado pelo empresário Antônio Romcy e a família do capitalista Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho), proprietária do Castelo ou Palácio do Plácido'', na avenida Santos Dumont nº 1545, entre a Rua Carlos Vasconcelos e Rua Monsenhor Bruno, resulta em sua venda. O palácio não chegou a ser reconhecido pelo Patrimônio Histórico da União e vai ceder a área que ocupa para construção de um supermercado. Com a morte do comerciante Plácido de Carvalho, proprietário do castelo, o patrimônio ficara sob a responsabilidade de sua viúva e dos filhos do primeiro matrimônio e, posteriormente do arquiteto húngaro Emílio Hinko, casado depois com a viuva. Posteriormente o Palácio foi demolido e em seu lugar existe hoje o Centro Artesanal Luísa Távora.
  • 1974 - Grande incêndio na Fábrica de Redes Mossoró, na Rua João Melo nº 66, no bairro das Damas, provocado por um curto-circuito.
  • 1977 - Morre, aos 56 anos de idade, vítima de enfarte, o médico e professor Fahad Otoch, cearense de Fortaleza que nasceu no dia 21/07/1921.
  • 1978 - Grava depoimento, para o Museu Cearense de Teatro e para o Arquivo Nirez, a antiga atriz de teatro Gracinha Padilha, com perguntas formuladas por Ricardo Guilherme e a presença do pesquisador Nirez.
  • 1978 - 12 - Fortaleza é banhada por uma chuva de quase 300 milímetros, com duração de 40 horas, deixando um saldo de alagamentos, falta de energia elétrica, paralisação de telefones, desabamentos, corte de vias e soterramentos.
  • 1981 - Encontrados mortos, na rodovia Messejana-Eusébio, os menores Francisco Lima da Silva, de 16 anos e Francisco Reginaldo Sales da Silva, de 17 anos. Foram sequestrados, torturados e mortos pelo agente de polícia Wagner Jorge Cavalcante Vieira, que se evadiu.
  • 1982 - O cantor Jorge Neves Bastos (Jorge Goulart) grava depoimento para o Arquivo Nirez, na Praia de Iracema, na presença da cantora Emilinha Borba e do compositor João de Barro.
  • 1995 - Eleita Rainha do Carnaval de Fortaleza a modelo Lígia Viana Martins e confirmada a indicação para Rei Momo, de Djanir Pinheiro Landim, o mesmo do ano anterior.
  • 1998 - Inaugurada, com frentes para a Avenida Tristão Gonçalves e para a Rua 24 de Maio, a Sede Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, em prédio construído por Fujita Engenharia, que havia entregue em janeiro.
  • 2001 - Acontece a eleição da Rainha do Carnaval de Rua de Fortaleza para o ano de 2001, saindo vencedora a modelo pré-universitária Francisca Leidiane dos Santos Assunção, na sede da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-Funcet. Na ocasião foi também aclamado o Rei Momo César Augustus de Alcântara Moura e do Rei Momo Infantil Olisvaldo Leal de Oliveira Júnior. Foram coroados no dia 20, na Funcet.
  • 2005 - Morre, nas primeiras horas do dia, vítima de infarto, José William Pontes Monteiro (foto), aos 67 anos. É velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, sendo enterrado às 17h30 no Cemitério Parque da Paz. Willam Pontes foi jogador de futebol sendo considerados um dos melhores zagueiros, sendo campeão de 1956 a 1969. Nascera em 08/03/1937.
  • 2005 - Eleições no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), sendo eleita a diretoria composta por: Presidente de Honra: Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre); Presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); vice presidente - José Aroldo Cavalcanti Mota (Aroldo Mota); secretário geral - Valdelice Carneiro Girão; 1º secretário - Paulo Aírton Araújo; 2º secretário - Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos (Elmo Vasconcelos); 1º tesoureiro - Francisco Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara); 2º tesoureiro - Francisco Ésio de Sousa; diretor de biblioteca e arquivo - Pedro Alberto de Oliveira e Silva; e diretor de comunicação e relações públicas - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo.
  • 2005 - Instala-se, às 19h30, em Fortaleza, a Academia Brasileira de Hagiologia-Abrhagi, em sessão solene no Colégio da Imaculada Conceição, na Avenida Santos Dumont, 55, na Praça Figueira de Melo. A solenidade é presidida pelo Bispo Emérito Dom José Bezerra Coutinho, presidente de honra da entidade.
  • 2019 - Morre o radialista e advogado Aderson Maia Nogueira, ex-presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará, da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrece) e da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram