Pular para o conteúdo principal



Ceará apresenta potenciais competitivos no Intersolar Summit Brasil Nordeste

O Ceará vem trilhando uma jornada de investimentos favorável ao desenvolvimento de novos negócios voltados para a geração de energias renováveis ao longo dos últimos anos. No ranking nacional de Geração Distribuída, atualmente, os cearenses estão entre os dez estados com maior potência instalada do país, com 361,5 MW.


Com o objetivo de compartilhar as oportunidades presentes no Estado e viabilizar a atração de novos investimentos, o Governo do Ceará participa, nesta quarta (27) e quinta (28 de abril), no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE), do Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos maiores eventos do setor.

Reunidos em um mesmo estande, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) e o Complexo do Pecém (CIPP S.A), uma joint venture formada pelo Governo do Ceará e Porto de Roterdã, apresentam ao público o cenário local do setor e as políticas públicas de fomento a cadeia produtiva que vêm sendo desenvolvidas no Estado.

Cenário local-Atualmente, a Geração Centralizada no Ceará possui 21 parques fotovoltaicos em operação em nove municípios. De acordo com levantamento feito pela Sedet, cerca de 2 mil empregos diretos são gerados durante a implantação da infraestrutura dos parques. Ao todo, 74 projetos estão em andamento no estado e reúnem um investimento de cerca de R$ 15 bilhões.

Já a Geração Distribuída está presente nos 184 municípios cearenses e encontra-se em plena ascensão no Ceará nos últimos anos, registrando mais de 30 mil unidades geradoras, 30 mil unidades consumidoras e 361,5 MW em potência instalada. Nos últimos três anos, a modalidade dobrou a sua produção, passando de 172,06 MW para 361,5 MW.

Em um cenário global no qual a demanda por matrizes elétricas originadas de fontes renováveis só aumenta, o Governo do Ceará vem desenvolvendo iniciativas que visam colocar o Estado entre os principais atores globais na produção, exportação e distribuição do combustível do futuro. A principal delas é o Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Complexo do Pecém, que tem como objetivo utilizar a infraestrutura local, incluindo as vantagens competitivas da Zona de Processamento e de Exportação (ZPE) do Ceará, para produzir esse combustível que é obtido a partir de fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica.

Infraestrutura estadual-O Complexo do Pecém é formado por três grandes frentes: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial, que em 2022 movimentou mais de 22 milhões de toneladas; e a ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento e Exportação a operar no País, que conta com a primeira siderúrgica integrada do Nordeste e uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos.

No ano passado, o Porto do Pecém registrou um aumento de 26,7% na movimentação de contêineres carregados com componentes solares. Em 2020, por exemplo, foram 1.734 TEUs movimentados, número que subiu para 2.198 TEUs em 2021. Esses contêineres contam com cargas contendo inversores, módulos e placas solares.

Além da estrutura disponibilizada pelo Complexo do Pecém, o Ceará ainda possui localização estratégica e um potencial natural com sol e vento em abundância. Somam-se a isso algumas iniciativas públicas desenvolvidas nos últimos anos, como: o Programa de Incentivos da Cadeia Produtiva Geradora de Energias Renováveis (PIER); os HUBs (aéreo, portuário, tecnológico e de hidrogênio verde); a Zona de Processamento de Exportação do Ceará; a estabilização da situação fiscal; o incentivo ao aumento do nível de transparência; entre outros.

Intersolar-O Intersolar Summit Brasil Nordeste receberá mais de 300 congressistas e 25 palestrantes que irão debater sobre os cenários e perspectivas acerca do mercado de energia solar no Brasil e no Mundo. O congresso tem o objetivo de viabilizar informações aprofundadas sobre o setor, criar oportunidades de negócios, expandir o uso de tecnologias fotovoltaica nos âmbitos regional e nacional, e fortalecer o setor nacionalmente. O Intersolar Summit Brasil Nordeste será realizado paralelamente ao 11º Congresso RTI Provedores de Internet e ao 13º Congresso RTI Data Centers.

PAINÉIS – GOVERNO DO CEARÁ:

Dia 27-
15 horas – Ceará, atração de investimentos em energias renováveis e hidrogênio verde
Sérgio Araújo de Sousa (Coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes da SEDET)

Dia 28-11 horas – Adece em geração híbrida e Hidrogênio Verde
Expedito Parente Jr. (Diretor de Infraestutura da Adece).//11h30 – Novas oportunidades de negócios no Hub de Hidrogênio Verde do Ceará-Constantino Frate (Consultor da Sedet).

O programa do Congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste, que acontece em 27 e 28 de abril em Fortaleza, abordará políticas, desafios legais e marcos regulatórios, bem como soluções de integração de rede e financiamento com foco específico no Nordeste do Brasil. Grandes nomes dos segmentos no Ceará e no Brasil estão confirmados para o evento.

Para falar sobre Fonte Solar Fotovoltaica no Ceará, o primeiro dia de evento receberá a secretária Executiva da Indústria da SEDET - Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Roseane Medeiros. Na mesma sessão, Joaquim Rolim, coordenador de Energia da FIEC e Presidente da CSEnergias/CE, abordará o panorama do setor, oportunidades e desafios. A sessão sobre o futuro do setor elétrico recebe especialistas da área, além do Secretário de Energia e Telecomunicações da Seinfra - Secretaria de Infraestrutura, Adão Linhares Muniz.

Ainda no dia 27, a Geração Distribuída e o novo Marco Legal também serão temas de sessão com Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR e Efrain Cruz, Diretor na ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. O painel será moderado por Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC e Presidente da CSEnergias/CE.

O segundo dia do evento traz como destaque o painel de Geração Híbrida e Hidrogênio Verde, com participação do diretor de Infraestrutura ADECE - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Expedito Parente Júnior, entre outros especialistas. Temas como Geração Distribuída Solar Fotovoltaica, Custo de Energia no Brasil e Armazenamento de Energia na Transição Energética, também receberão grandes nomes do setor, no dia 28 de abril.

O evento será realizado paralelamente ao 11º Congresso RTI Provedores de Internet e ao 13º Congresso RTI Data Centers, que terão em pauta as alternativas mais econômicas e limpas de energia, importante insumo para sites de telecomunicações e data centers que precisam de fontes de alimentação abundante e de qualidade para garantir o funcionamento de suas operações.

O Intersolar Summit Brasil é realizado pela Aranda Eventos & Congressos Ltda, São Paulo, Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, e Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e patrocinado por empresas nacionais e internacionais que também participarão do evento. As informações estão disponíveis no portal.

 

A programação do evento na íntegra pode ser conferida clicando aqui.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...