Pular para o conteúdo principal

Decreto desobriga uso de máscaras em locais fechados no Ceará a partir de amanhã


Governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT) - Em reunião com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. Anuncio decisão sobre o uso de máscaras em locais fechados, que está liberado a partir desta sexta-feira (15). 


O uso de máscaras passa a ser facultativo em ambientes fechados. As exceções são Equipamentos de Saúde, como Hospitais, Policlínicas, UPAs e Postos; e Transporte Público. 

- Estamos flexibilização o uso de máscaras. Agora estamos flexibilizando o uso delas em ambientes fechados. Portanto estamos desobrigando o uso de máscaras em ambientes fechados", informa Izolda Cela.

Decreto 34.693, de 14 de abril de 2022:

Artigo 1º 
De 15 de abril a 1º de maio de 2022, as medidas de controle da Covid-19, no Estado do Ceará, reger-se-ão segundo o disposto neste Decreto.
§ 1º No período do caput, deste artigo, será observado o seguinte:
I - manutenção do dever especial de confinamento, na forma dos artigos 6º, do Decreto 33.965, de 4 de março de 2021; 
II - vedação à entrada e permanência em hospitais, públicos ou particulares, de pessoas estranhas à operação da respectiva unidade, à exceção de pacientes, seus acompanhantes e profissionais que trabalhem no local; 
III – uso de máscaras de proteção na forma dos §§ 3° e 4°, deste artigo;
§ 2º Na fiscalização das medidas de controle estabelecidas neste artigo, as autoridades competentes adotarão, nos termos deste Decreto, as providências necessárias para fazer cessar eventual infração, devendo, prioritariamente, primar por condutas que busquem a conscientização quanto à importância das medidas de controle da Covid-19.
§ 3º Além dos ambientes abertos, deixa também de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados, à exceção do transporte coletivo, seus locais de acesso e dos equipamentos de saúde, tais como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicos, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 
§ 4º Fica recomendado o uso de máscaras por idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais. 
Artigo 2º 
É permitido o uso de espaços públicos e privados, inclusive “Areninhas”, para a prática de atividade física e esportiva individual ou coletiva, desde que evitadas aglomerações, ressalvado o disposto neste Decreto. 

Izolda Cela, ao lado do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, ressaltou que a decisão foi tomada diante de um cenário positivo e de controle em relação à Covid-19. 

- Nós decidimos pela desobrigação do uso de máscara nos ambientes fechados. Tem algumas exceções importantes baseadas no princípio da precaução: equipamentos de saúde, tais como hospitais, clínicas, policlínicas, UPAs, postos de saúde, lugares de assistência à saúde; e também o transporte público. Essa gradação é sempre pautada na prudência e responsabilidade”, reforçou Izolda Cela.

Sobre o cenário, o titular da Sesa detalhou números que demonstram que na terceira onda o quantitativo de internações e óbitos em Fortaleza foi inferior às duas ondas anteriores, mesmo com alta contaminação. 

- Apesar desse quantitativo de casos [confirmados], nós não tivemos uma pressão grande sobre o sistema hospitalar e internações nem tivemos um quantitativo de óbitos se compararmos com a primeira e segunda ondas. Isso, obviamente, se deve à cobertura vacinal e à imunidade da população”, explicou Marcos Gadelha, apontando que as últimas semanas apresentaram baixa positividade de casos no Ceará.

Ao ressaltar que o uso de máscaras já está flexibilizado para espaços abertos desde o dia 21 de março deste ano, a governadora pontuou que algumas recomendações permanecem, como o uso desse item de proteção sanitária para pessoas com imunossupressão e outras condições de saúde que demandem maior cuidado. Além disso, a governadora destacou que a máscara reduz a transmissibilidade das síndromes gripais.

Para que o Ceará continue avançando na flexibilização, segundo Izolda Cela, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância da dose de reforço da vacina contra covid-19. Até o momento, mais de 19 milhões de doses já tinham sido aplicadas na vacinação da população contra a Covid-19. A dose de reforço já chegou ao braço de quase 60% dos cearenses.


“Nós não tivemos toda aquela pressão no sistema assistencial e na evolução de óbitos por um motivo muito forte e determinante, que é a cobertura vacinal. Considerando a condição dos outros estados [brasileiros], o Ceará se destaca. Nós precisamos aproximar essa medida entre o percentual de pessoas que completaram o primeiro esquema (86,6%) e o de pessoas com dose de reforço (59,4%) para que a cobertura da dose de reforço possa estar em um patamar cada vez mais confortavel”, frisou a governadora.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram