Pular para o conteúdo principal

Medalha Iracema será entregue amanhã a Camilo Santana, Iprede e Profissionais de Saúde

A Prefeitura de Fortaleza entrega nesta quarta-feira (13 de abril),às 19 horas, no Teatro São José, a Medalha Iracema para:
  • Ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Instituto da Primeira Infância (Iprede).
  • Profissionais de Saúde de Fortaleza.

CAMILO SANTANA - Engenheiro agrônomo, professor e político natural do município de Crato, Camilo Sobreira de Santana, ex-governador do Ceará, é um dos agraciados, em 2022, pela 5ª Medalha Iracema, a maior comenda outorgada pela Prefeitura de Fortaleza. Após sete anos e três meses seguidos no Poder Executivo (2015 a 2022), Camilo deixou o cargo em busca de novos desafios e com alta taxa de aprovação dos cearenses mesmo diante de uma gestão repleta de crises.

Filho de Eudoro Santana e Ermengarda Santana, é casado, possui três filhos e é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Antes de ser eleito governador, Camilo Santana foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário durante o governo de Cid Gomes por três anos a partir de 2007.

Durante a gestão, o maior de todos os desafios, conforme já citado por Camilo em diversas entrevistas, foi enfrentar a pandemia da Covid-19, durante a qual realizoi ações que repercutiram diretamente na vida dos cearenses.

Desde 2020, o ex-governador se posicionou duramente duramente contra o negacionismo, decretou lockdowns, realizou a abertura de leitos exclusivos para a doença, com destaque para a aquisição do Hospital Leonardo da Vinci, na Capital, para suprir o atendimento dos pacientes. Também participou ativamente do comitê de monitoramento da doença, informando cotidianamente à população sobre as mudanças nos índices epidemiológicos, ao lado de especialistas que embasassem as decisões tomadas, no intuito de salvar vidas e acelerar o processo de vacinação.

Outro destaque dos trabalhos realizados foi gestão da crise hídrica, sobretudo em 2015 e 2016, a maior já sofrida pelo estado desde 1910. O maior açude do Ceará, o Castanhão, responsável por abastecer Fortaleza e Região Metropolitana, ficou praticamente esgotado. Outros 153 mananciais tiveram média de 9,3% em volume total. Na liderança de Camilo, foram implementadas tarifas de contingência de forma a desestimular gastos.

Avanços na Educação, na Política de Infância e Infraestrutura-Além disso, uma marca dos trabalhos realizados é o avanço na área da educação, em diversos níveis de aprendizagem. A gestão conquistou a maior evolução da história, conforme registrado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2020, fazendo com que 9 das 10 melhores escolas do Brasil fossem cearenses. No ensino médio, a colocação subiu da 12ª para a 4ª em todo o País.

Em relação à Infraestrutura, houve ampliação da malha rodoviária do Estado, com 3 mil km novos. O governo também ampliou o Metrofor e entregou o VLT Ramal Parangaba-Mucuripe.

Realizou investimentos em Cultura, encerrando sua gestão com a entrega do novo Museu da Imagem e do Som e do complexo Estação das Artes. Outras marcas de sua
gestão em projetos como o Mais Infância, para as crianças de zero a seis anos; o Ceará Pacífico, com a ampliação e modernização da segurança pública; além das Areninhas, que já estão em todos os municípios cearenses, entre outras iniciativas.


IPREDE
- Fundado em 1986, fruto da iniciativa de profissionais sensibilizados pela condição das crianças em desnutrição grave que viviam em situação de vulnerabilidade social e pobreza, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) é um dos homenageados em 2022 pela Medalha Iracema, maior comenda outorgada pela Prefeitura de Fortaleza.

Atualmente, o papel do Instituto ultrapassa as barreiras da nutrição e funciona como um centro de referência na disseminação de conhecimentos técnico-científicos, produção e promoção da Cultura e da arte relativos à primeira infância para a sociedade.

Em 1986, a mortalidade infantil ultrapassava 150 mortes de crianças a cada 1.000 nascimentos de crianças vivas. A desnutrição ultrapassando um terço delas, praticamente todas na desnutrição severa. Por meio da iniciativa de sete mulheres, lideradas pela fisioterapeuta Ana Norões, a enfermaria para o combate a desnutrição iniciada no hospital Albert Sabin cresceu e se tornou o primeiro e o único hospital da América Latina para a finalidade.

Posteriormente, virou referência internacional como centro de estudos sobre desnutrição, inclusive abrigando uma sede do Instituto de Nutrição de Londres. O contexto foi explicado pelo atual presidente do Instituto, Francisco Sulivan Bastos Mota. 

- Naquela época, realmente havia necessidade de internamento porque senão a criança morria. Por outro lado, as ações contra a fome foram funcionando, a desnutrição foi diminuindo, a segurança alimentar foi aumentando e nós chegamos ao ponto de deixar de ter um hospital para nos tornarmos apenas atendimento ambulatorial em 2006", relembrou Sullivan Mota, destacando que a melhora foi devido a eficácia dos programas desenvolvidos pelo terceiro setor junto ao Governo Federal.

A criança que chega ao Iprede possui de zero a seis anos. Em 2006, iniciava-se o estudo dessa faixa etária, a primeira infância, sobretudo nas universidades de Harvard e Québec, instituições que influenciaram diretamente os programas desenvolvidos localmente através do estudo do desenvolvimento da criança, que inclui também a questão da nutrição.

- Hoje, continuamos ligados à nutrição, mas estamos vendo a criança de forma ampliada. Então essa casa deixou de ser um 'centro de engorda', para ser um local de estimulação dessas crianças a despeito delas viverem em situação de vulnerabilidade social, ter um desenvolvimento cerebral que faça com que elas possam ter, no futuro, uma vida de qualidade e de paz”, destacou, enfatizando que para dar conta desse complexo estímulo, o Iprede conta com mais de vinte profissões que avaliam, compreendem e atendem as necessidades da primeira infância.

Atualmente, o Iprede assiste 1.350 crianças com déficit de desenvolvimento e alterações do comportamento, contabilizando 950 famílias. Dessas, 600 possuem diagnóstico de autismo, que recebem atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde de 15 especialistas. O espaço desenvolve, ainda, 26 projetos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) também buscando expandir a janela funcional da primeira infância.

Apoio à trajetória feminina- Para a criança se desenvolver, ela precisa não somente do estímulo cerebral, mas também de um ambiente familiar que acolha esse crescimento. Dessa maneira, o Iprede passou a investir esforços também no vínculo família, sobretudo na mulher, mãe e liderança do lar, desenvolvendo a trajetória feminina para que elas desenvolvessem autonomia.

- Esta é a personagem mais sofrida que a sociedade possui. São mulheres abaixo da linha da pobreza, sem profissão, sem noções de comunicação e sem autoestima. Dentro do Iprede, temos, hoje, uma das maiores escolas profissionalizantes para que possam ter uma inclusão produtiva no mercado de trabalho e ser provedora da família. Ela se transforma e, assim, também eleva seus filhos", disse Sullivan Mota.

A profissionalização no Iprede inclui funções na cozinha, limpeza, recepção, atendimento ambulatorial, dentre outras atividades que o Iprede disponibiliza. Habilidades como trabalhar em equipe, economia familiar, higiene, saúde feminina, dentre outros temas, passam a ser incorporados por essas participantes.


PROFISSIONAIS DE SAÚDE
- A Medalha Iracema 2022, em sua 5ª edição, homenageia os servidores da saúde de Fortaleza devido aos esforços empreendidos durante as três ondas da Covid-19 vividas pela Capital. A maior comenda do executivo municipal reconhece esses médicos, enfermeiros, técnicos e outras categorias que estiveram na linha de frente no combate à doença, atendendo pacientes mesmo quando as informações ainda eram recentes e não existia combate através das vacinas.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Estela Leite, o empenho praticado pelas diversas categorias envolvidas demonstrou a essencialidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que de forma universal assumiu a missão de cuidar e de salvar vidas por meio do compromisso demonstrado por esses profissionais.

- Naquele momento, eles foram tudo. Estavam próximos dos pacientes acometidos, tentaram se proteger, muitos foram discriminados em seus ambientes familiares. E em 2019, enquanto assistimos a países desenvolvidos, como a Itália, não absorverem a demanda de pacientes, o SUS, mesmo com suas fragilidades, deu uma resposta até chegarmos a uma situação epidemiológica mais confortável, após dois anos de enfrentamento”, afirmou a secretária.

Cada novo pico da Covid-19 teve seus desafios, conforme Ana Estela. Desde a ampliação do parque hospitalar justamente no momento quando tudo ainda era incerto; à falta de medicamentos de intubação e de oxigênio na segunda onda; além do adoecimento em conjunto dos profissionais por conta da alta taxa de transmissibilidade da variante Ômicron na terceira onda; bem como os óbitos ocasionados pela pandemia, diretamente ou indiretamente relacionados a esses trabalhadores como colegas, familiares e os próprios pacientes.

- É uma reflexão que precisamos fazer a título de reconhecimento, e nada mais justo do que esse prêmio aos trabalhadores da Saúde que serviram nessa missão num momento tão difícil para a humanidade, evoluindo junto à ciência e descobrindo as melhores condutas”, destacou Ana Estela, citando ainda que os profissionais da Saúde também são os grandes responsáveis pelo combate à pandemia por meio das estratégias de vacinação.

MEDALHA IRACEMA-Maior comenda do Poder Executivo Municipal, a Medalha Iracema homenageia personalidades que contribuem em sua área de atuação profissional para o desenvolvimento da cidade de Fortaleza.

Esta é a quinta vez que a Prefeitura concede a outorga.
  1. Em seu primeiro ano, 2018, a Medalha homenageou a jornalista Adísia Sá, o professor e arquiteto Liberal de Castro e o cantor e compositor Raimundo Fagner.
  2. Na edição de 2019, foram homenageados o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira, o ex-senador Mauro Benevides e o empresário Pio Rodrigues Neto.
  3. Em 2020, receberam a comenda o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira.
  4. Em 2021, os agraciados com a Medalha Iracema foram o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o músico Ednardo, e a surfista Tita Tavares.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram