Pular para o conteúdo principal

Medalha Iracema será entregue amanhã a Camilo Santana, Iprede e Profissionais de Saúde

A Prefeitura de Fortaleza entrega nesta quarta-feira (13 de abril),às 19 horas, no Teatro São José, a Medalha Iracema para:
  • Ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Instituto da Primeira Infância (Iprede).
  • Profissionais de Saúde de Fortaleza.

CAMILO SANTANA - Engenheiro agrônomo, professor e político natural do município de Crato, Camilo Sobreira de Santana, ex-governador do Ceará, é um dos agraciados, em 2022, pela 5ª Medalha Iracema, a maior comenda outorgada pela Prefeitura de Fortaleza. Após sete anos e três meses seguidos no Poder Executivo (2015 a 2022), Camilo deixou o cargo em busca de novos desafios e com alta taxa de aprovação dos cearenses mesmo diante de uma gestão repleta de crises.

Filho de Eudoro Santana e Ermengarda Santana, é casado, possui três filhos e é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Antes de ser eleito governador, Camilo Santana foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário durante o governo de Cid Gomes por três anos a partir de 2007.

Durante a gestão, o maior de todos os desafios, conforme já citado por Camilo em diversas entrevistas, foi enfrentar a pandemia da Covid-19, durante a qual realizoi ações que repercutiram diretamente na vida dos cearenses.

Desde 2020, o ex-governador se posicionou duramente duramente contra o negacionismo, decretou lockdowns, realizou a abertura de leitos exclusivos para a doença, com destaque para a aquisição do Hospital Leonardo da Vinci, na Capital, para suprir o atendimento dos pacientes. Também participou ativamente do comitê de monitoramento da doença, informando cotidianamente à população sobre as mudanças nos índices epidemiológicos, ao lado de especialistas que embasassem as decisões tomadas, no intuito de salvar vidas e acelerar o processo de vacinação.

Outro destaque dos trabalhos realizados foi gestão da crise hídrica, sobretudo em 2015 e 2016, a maior já sofrida pelo estado desde 1910. O maior açude do Ceará, o Castanhão, responsável por abastecer Fortaleza e Região Metropolitana, ficou praticamente esgotado. Outros 153 mananciais tiveram média de 9,3% em volume total. Na liderança de Camilo, foram implementadas tarifas de contingência de forma a desestimular gastos.

Avanços na Educação, na Política de Infância e Infraestrutura-Além disso, uma marca dos trabalhos realizados é o avanço na área da educação, em diversos níveis de aprendizagem. A gestão conquistou a maior evolução da história, conforme registrado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2020, fazendo com que 9 das 10 melhores escolas do Brasil fossem cearenses. No ensino médio, a colocação subiu da 12ª para a 4ª em todo o País.

Em relação à Infraestrutura, houve ampliação da malha rodoviária do Estado, com 3 mil km novos. O governo também ampliou o Metrofor e entregou o VLT Ramal Parangaba-Mucuripe.

Realizou investimentos em Cultura, encerrando sua gestão com a entrega do novo Museu da Imagem e do Som e do complexo Estação das Artes. Outras marcas de sua
gestão em projetos como o Mais Infância, para as crianças de zero a seis anos; o Ceará Pacífico, com a ampliação e modernização da segurança pública; além das Areninhas, que já estão em todos os municípios cearenses, entre outras iniciativas.


IPREDE
- Fundado em 1986, fruto da iniciativa de profissionais sensibilizados pela condição das crianças em desnutrição grave que viviam em situação de vulnerabilidade social e pobreza, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) é um dos homenageados em 2022 pela Medalha Iracema, maior comenda outorgada pela Prefeitura de Fortaleza.

Atualmente, o papel do Instituto ultrapassa as barreiras da nutrição e funciona como um centro de referência na disseminação de conhecimentos técnico-científicos, produção e promoção da Cultura e da arte relativos à primeira infância para a sociedade.

Em 1986, a mortalidade infantil ultrapassava 150 mortes de crianças a cada 1.000 nascimentos de crianças vivas. A desnutrição ultrapassando um terço delas, praticamente todas na desnutrição severa. Por meio da iniciativa de sete mulheres, lideradas pela fisioterapeuta Ana Norões, a enfermaria para o combate a desnutrição iniciada no hospital Albert Sabin cresceu e se tornou o primeiro e o único hospital da América Latina para a finalidade.

Posteriormente, virou referência internacional como centro de estudos sobre desnutrição, inclusive abrigando uma sede do Instituto de Nutrição de Londres. O contexto foi explicado pelo atual presidente do Instituto, Francisco Sulivan Bastos Mota. 

- Naquela época, realmente havia necessidade de internamento porque senão a criança morria. Por outro lado, as ações contra a fome foram funcionando, a desnutrição foi diminuindo, a segurança alimentar foi aumentando e nós chegamos ao ponto de deixar de ter um hospital para nos tornarmos apenas atendimento ambulatorial em 2006", relembrou Sullivan Mota, destacando que a melhora foi devido a eficácia dos programas desenvolvidos pelo terceiro setor junto ao Governo Federal.

A criança que chega ao Iprede possui de zero a seis anos. Em 2006, iniciava-se o estudo dessa faixa etária, a primeira infância, sobretudo nas universidades de Harvard e Québec, instituições que influenciaram diretamente os programas desenvolvidos localmente através do estudo do desenvolvimento da criança, que inclui também a questão da nutrição.

- Hoje, continuamos ligados à nutrição, mas estamos vendo a criança de forma ampliada. Então essa casa deixou de ser um 'centro de engorda', para ser um local de estimulação dessas crianças a despeito delas viverem em situação de vulnerabilidade social, ter um desenvolvimento cerebral que faça com que elas possam ter, no futuro, uma vida de qualidade e de paz”, destacou, enfatizando que para dar conta desse complexo estímulo, o Iprede conta com mais de vinte profissões que avaliam, compreendem e atendem as necessidades da primeira infância.

Atualmente, o Iprede assiste 1.350 crianças com déficit de desenvolvimento e alterações do comportamento, contabilizando 950 famílias. Dessas, 600 possuem diagnóstico de autismo, que recebem atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde de 15 especialistas. O espaço desenvolve, ainda, 26 projetos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) também buscando expandir a janela funcional da primeira infância.

Apoio à trajetória feminina- Para a criança se desenvolver, ela precisa não somente do estímulo cerebral, mas também de um ambiente familiar que acolha esse crescimento. Dessa maneira, o Iprede passou a investir esforços também no vínculo família, sobretudo na mulher, mãe e liderança do lar, desenvolvendo a trajetória feminina para que elas desenvolvessem autonomia.

- Esta é a personagem mais sofrida que a sociedade possui. São mulheres abaixo da linha da pobreza, sem profissão, sem noções de comunicação e sem autoestima. Dentro do Iprede, temos, hoje, uma das maiores escolas profissionalizantes para que possam ter uma inclusão produtiva no mercado de trabalho e ser provedora da família. Ela se transforma e, assim, também eleva seus filhos", disse Sullivan Mota.

A profissionalização no Iprede inclui funções na cozinha, limpeza, recepção, atendimento ambulatorial, dentre outras atividades que o Iprede disponibiliza. Habilidades como trabalhar em equipe, economia familiar, higiene, saúde feminina, dentre outros temas, passam a ser incorporados por essas participantes.


PROFISSIONAIS DE SAÚDE
- A Medalha Iracema 2022, em sua 5ª edição, homenageia os servidores da saúde de Fortaleza devido aos esforços empreendidos durante as três ondas da Covid-19 vividas pela Capital. A maior comenda do executivo municipal reconhece esses médicos, enfermeiros, técnicos e outras categorias que estiveram na linha de frente no combate à doença, atendendo pacientes mesmo quando as informações ainda eram recentes e não existia combate através das vacinas.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Estela Leite, o empenho praticado pelas diversas categorias envolvidas demonstrou a essencialidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que de forma universal assumiu a missão de cuidar e de salvar vidas por meio do compromisso demonstrado por esses profissionais.

- Naquele momento, eles foram tudo. Estavam próximos dos pacientes acometidos, tentaram se proteger, muitos foram discriminados em seus ambientes familiares. E em 2019, enquanto assistimos a países desenvolvidos, como a Itália, não absorverem a demanda de pacientes, o SUS, mesmo com suas fragilidades, deu uma resposta até chegarmos a uma situação epidemiológica mais confortável, após dois anos de enfrentamento”, afirmou a secretária.

Cada novo pico da Covid-19 teve seus desafios, conforme Ana Estela. Desde a ampliação do parque hospitalar justamente no momento quando tudo ainda era incerto; à falta de medicamentos de intubação e de oxigênio na segunda onda; além do adoecimento em conjunto dos profissionais por conta da alta taxa de transmissibilidade da variante Ômicron na terceira onda; bem como os óbitos ocasionados pela pandemia, diretamente ou indiretamente relacionados a esses trabalhadores como colegas, familiares e os próprios pacientes.

- É uma reflexão que precisamos fazer a título de reconhecimento, e nada mais justo do que esse prêmio aos trabalhadores da Saúde que serviram nessa missão num momento tão difícil para a humanidade, evoluindo junto à ciência e descobrindo as melhores condutas”, destacou Ana Estela, citando ainda que os profissionais da Saúde também são os grandes responsáveis pelo combate à pandemia por meio das estratégias de vacinação.

MEDALHA IRACEMA-Maior comenda do Poder Executivo Municipal, a Medalha Iracema homenageia personalidades que contribuem em sua área de atuação profissional para o desenvolvimento da cidade de Fortaleza.

Esta é a quinta vez que a Prefeitura concede a outorga.
  1. Em seu primeiro ano, 2018, a Medalha homenageou a jornalista Adísia Sá, o professor e arquiteto Liberal de Castro e o cantor e compositor Raimundo Fagner.
  2. Na edição de 2019, foram homenageados o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira, o ex-senador Mauro Benevides e o empresário Pio Rodrigues Neto.
  3. Em 2020, receberam a comenda o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira.
  4. Em 2021, os agraciados com a Medalha Iracema foram o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o músico Ednardo, e a surfista Tita Tavares.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".