A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) celebrou a força industrial cearense, com a festa do Dia da Indústria, nesta quinta-feira (26 de maio de 2022).
O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, entregou a Medalha do Mérito Industrial a:
- Carlos Pereira de Souza.
- Francisco Rogério Osterno Aguiar.
- Hermano Franck Júnior.
Agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o empresário Ivens Dias Branco Júnior.
Presentes na solenidade:
- Governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT).
- Secretário Chefe da Casa Civil do Ceará, jornalista Chagas Vieira.
- Ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
- Senador Cid Gomes (PDT-CE).
- Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), em exercício, deputado estadual Fernando Santana (PT).
- Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT).
- Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB).
- Comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), general de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão.
- Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), vereador Cândido Albuquerque.
- Desembargador do Tribunal Federal Regional-TRF-5, Cid Marconi.
- Procurador-Geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro.
- Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro Valdomiro Távora.
- 1º Vice-Presidente da Fiec, Carlos Prado.
- Vice-presidentes da Fiec, André Montenegro, Jaime Bellicanta e Roseane Medeiros.
- Ex-presidentes da Fiec, Fernando Cirino, Beto Studart e Roberto Macêdo.
- Diretor Administrativo da Fiec, Chico Esteves.
- Diretor Financeiro da Fiec, Edgar Gadelha.
- Diretor de Inovação e Tecnologia da Fiec, Sampaio Filho.
- Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE) e superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-CE), Paulo André Holanda.
- Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE), Dana Nunes.
- Gerente do Centro Internacional de Negócios (SIN-CE), Karina Frota.
- Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares.
- Superintendente de Relações Institucionais da Fiec, Sérgio Lopes.
- Diretores e presidentes de Sindicatos da Fiec, secretários de Estado e Municipal, deputados estaduais, deputados federais, prefeitos, vereadores, demais autoridades, jornalistas e convidados.
Em seu discurso, Ricardo Cavalcante, ressaltou a história de vida e protagonismo dos homenageados, aos quais disse ter grande honra em prestigiar.
- A melhor forma de celebrar nossas realizações é através do reconhecimento daqueles que investem sua inteligência e força de trabalho, na concretização do sonho industrial", disse.
Ricardo Cavalcante falou sobre o importante papel do setor na transformação da sociedade:
- A indústria é um grande motor de inovação e importante vetor de transformação social. Temos um papel essencial na promoção da cidadania. Mais que gerar emprego e renda, o que é fundamental, ela desenvolve soluções que melhoram a qualidade de vida das pessoas, e contribuem para a redução das desigualdades sociais e diminuição do desequilíbrio regional”.
O empresário Ivens Dias Branco Júnior, agraciado com a mais importante condecoração da Indústria Brasileira, homenageou seu pai, o empresário Ivens Dias Branco, ao discursar.
- Ainda que sempre presente em minhas memórias, receber este mesmo laurel ,com que meu pai foi agraciado, no ano de 2004, me faz não apenas relembrá-lo, mas reviver sua trajetória e seus valores e ensinamentos que muito se confundem com a própria história da M. Dias Branco”, agradecendo a homenagem.
Carlos Pereira de Souza, agraciado com a Medalha do Mérito Industrial da Fiec, endereçou seus agradecimentos a duas pessoas, em especial "ao primeiro dono da empresa Del Rio, hoje uma das maiores indústrias de lingerie do Brasil, e ao empresário José Camilo Aguiar, um amigo que o ajudou a adquirir a empresa. Além disso, fez questão de agradecer à sua primeira esposa, dona Elza, com quem foi casado por 52 anos. Carlos também estendeu o recebimento da Medalha aos seus cerca de 3.500 funcionários".
O empresário Francisco Rogério Osterno Aguiar, em discurso emocionado, agradeceu às pessoas que, na prática, o ajudaram a criar a história de sucesso da sua empresa.
- Eu não poderia deixar de agradecer a Deus, neste momento, pelo dom que ele me deu de ser uma pessoa voltada para os mais humildes, e à família que eu tive e que ajudou a construir a história da Jacaúna. Agradeço, mais ainda, aos colaboradores - do marceneiro ao pintor e ao lixador da nossa fábrica -, porque, se não fossem eles, eu não estaria aqui, recebendo este prêmio”, frisou.
Já o industrial Hermano Franck agradeceu pelo recebimento da Medalha.
- Hoje, me regozijo de alegria por ter levado a ter tarefas que o destino me apresentou como obrigação. Parabéns aos demais agraciados e homenageados. Muito obrigado a todos e, em particular, agradeço ao estimado amigo Ricardo Cavalcante que, de forma admirável, preside a nossa Fiec”.
A governadora do Ceará, Izolda Cela, ressaltou a importância das muitas parcerias entre o poder público e a Fiec, na gestão de Ricardo Cavalcante.
- Gratidão pela parceria com esse muitíssimo importante setor produtivo que promove e gera riqueza e trabalho no nosso Estado, mas que, também, com sua liderança na Fiec, dando segmento a uma ação voltada à inovação, para o desenvolvimento da tecnologia, para a mobilização e articulação de setores de parceria. Eu penso que o Elmo foi um exemplo muito valioso, tanto pela serventia que teve, salvando vidas [durante a pandemia de Covid-19], como também pelo modelo de articulação”, ressaltou Izolda Cela.
Conheça os homenageados
- Carlos Pereira de Souza - Natural de Juazeiro do Norte (CE), o empresário Carlos Pereira é filho de pai pernambucano e mãe paraibana, cujo casamento só aconteceu após o aval dado pelo próprio Padre Cícero. Carlos veio para Fortaleza ainda adolescente, para concluir os estudos. Já adulto, dedicou-se à Administração de Empresas, quando teve acesso a DelRio, uma pequena empresa que pertencia ao senhor José Oly Duarte, na época estabelecida na Rua Liberato Barroso, Centro de Fortaleza. Na América do Norte, fez curso na área têxtil e de confecções, no Fashion Institute of New York. No fim dos anos 1960, transferiu a Pequena DelRio para o Montese e, depois, para a Serrinha. Iniciou-se aí o trabalho que culminou na construção da empresa, com sua estrutura preparada para crescer. Hoje, em Maracanaú, conta com um Centro de Produção de Matérias Primas, produzindo 200 toneladas/mês de tecido, 8 milhões de metros de elásticos, além da produção de acessórios e Linha de Costura, tudo consumido pelas 16 unidades localizadas em vários municípios do Ceará. Ao todo, são cerca de 3.500 pessoas empregadas diretamente. Com sua visão empreendedora, criativa e visionária, Carlos Pereira considera-se movido pela ética. Conquistando espaço empresarial e fortalecendo o mercado através da qualidade de seus produtos, hoje reconhecida em todo território nacional e em alguns países da América do Sul.
- Francisco Rogério Osterno Aguiar - Nascido em Massapê, mas registrado em Marco (CE), filho de Francisco Aguiar e Maria José Osterno Aguiar, Rogério Aguiar sempre dividiu a vida entre a família, a política e os negócios. Depois de um passado cheio de mudanças – ficou órfão de pai, muito cedo; morou em Pernambuco, no Amazonas, mudou de emprego e de rumo várias vezes – o cearense que já foi vendedor de sapatos e frentista, hoje, é um dos maiores empresários da indústria de móveis. Sua atuação vai além dos próprios empreendimentos. Foi de Rogério a ideia de articular, implantar e desenvolver o Polo Moveleiro de Marco, no norte do Ceará, gerando emprego e renda para milhares de pessoas em várias indústrias, incluindo suas fábricas e lojas pelo Brasil. Na política, foi eleito como vereador, por dois mandatos; vice-prefeito e prefeito de Marco; além de ter ocupado o cargo de deputado estadual, por 5 legislaturas consecutivas. Esposo de dona Vera Lúcia Neves Aguiar, com quem tem cinco filhos, Rogério Aguiar é uma inspiração para seus descendentes, amigos e empresários.
- Hermano Franck Júnior - Neto de nordestinos, nortistas e alemães, filho de paraense com cearense, Hermano Franck Júnior tem uma larga trajetória no setor da mineração, por mais de quarenta anos. Tudo começou já ao nascer, em Fortaleza. Saiu da maternidade direto para a fábrica, no bairro Parangaba, onde a família tinha um apartamento sobre o almoxarifado da empresa. Estudou Engenharia Química, que abandonou para ingressar na Administração, cuja motivação maior sempre esteve ligada à trajetória iniciada por seu pai, de quem herdou o nome e os negócios. Foi Diretor Administrativo da Fiec (2002-2006); Diretor Comercial da Chaves S/A Mineração e Indústria; Sócio Gerente da Magnesium do Brasil Ltda e da Stargesso Indústria Ltda; Presidente do Sindcerâmica (1991-2000) e do Sindiminerais (2005-2011), onde também é Delegado Suplente (2019-2027). Para Hermano, o elixir do ser humano é o trabalho. Após tantas décadas à frente de grandes projetos, considera que, para além do sabor da vitória, o que vale realmente como troféu é a própria luta - esta que não pretende interromper.
- Ivens Dias Branco Júnior - Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior, conhecido como Ivens Júnior, é, atualmente, Presidente da M. Dias Branco, líder nacional nos mercados de massas e biscoitos, entre as maiores do mundo nestes segmentos. Iniciou suas atividades profissionais na própria Companhia, em 1976, percorrendo vários de seus setores. Em 1981, destacou-se na área industrial e tornou-se acionista da M. Dias Branco, assumindo sua Diretoria Industrial. Anos depois, contribuiu, fundamentalmente, para a implantação da unidade industrial produtora de margarinas e gorduras vegetais e, em 2006, assumiu a Vice-Presidência Industrial até a nomeação para seu atual cargo, alguns anos antes do falecimento de seu pai, Ivens Dias Branco. Ao longo de sua carreira, Ivens Júnior foi agraciado com diversos prêmios e títulos.
- Medalha do Mérito Industrial - A Fiec instituiu a Medalha do Mérito Industrial por meio da Resolução 01, de 16 de maio de 1974. A comenda é concedida a empresários e outras personalidades com atuação marcante para o impulso das atividades fabris e o desenvolvimento econômico do Ceará.
- Medalha da Ordem do Mérito Industrial - Criada em 1958, a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira. Entre os homenageados estão os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; o ex-vice-presidente José de Alencar e os industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes, Eliezer Batista e Ivo Hering.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Fiec.
Comentários
Postar um comentário