Pular para o conteúdo principal

Fiec entrega Medalha do Mérito Industrial em 26 de maio

 Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) realiza, na quinta-feira (26 de maio), às 19 horas, no buffet La Maison, a comemoração do Dia da Indústria. 

O tradicional evento é realizado pela Fiec todos os anos e, na ocasião, serão homenageadas com a Medalha do Mérito Industrial personalidades que tem ajudado a alavancar a indústria cearense.

Este ano, também será realizada a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A comenda é a mais importante condecoração da indústria brasileira e será concedida ao empresário Ivens Dias Branco Júnior.

Já os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial da FIEC são os empresários:

  • Francisco Rogério Osterno Aguiar.
  • Hermano Franck Júnior.
  • Carlos Pereira de Souza.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

Carlos Pereira de Souza - Natural de Juazeiro do Norte (CE), o empresário Carlos Pereira é filho de pai pernambucano e mãe paraibana, cujo casamento só aconteceu após o aval dado pelo próprio Padre Cícero. Carlos veio para Fortaleza ainda adolescente, para concluir os estudos. Já adulto, dedicou-se à Administração de Empresas, quando teve acesso a DelRio, uma pequena empresa que pertencia ao Sr. José Oly Duarte, na época estabelecida na Rua Liberato Barroso, Centro de Fortaleza. Na América do Norte, fez curso na área têxtil e de confecções, no Fashion Institute of New York. No fim dos anos 1960, transferiu a Pequena DelRio para o Montese e, depois, para a Serrinha. Iniciou-se aí o trabalho que culminou na construção da empresa, com sua estrutura preparada para crescer. Hoje, em Maracanaú, conta com um Centro de Produção de Matérias Primas, produzindo 200 toneladas/mês de tecido, 8 milhões de metros de elásticos, além da produção de acessórios e Linha de Costura, tudo consumido pelas 16 unidades localizadas em vários municípios do Ceará. Ao todo, são cerca de 3.500 pessoas empregadas diretamente. Com sua visão empreendedora, criativa e visionária, Carlos Pereira considera-se movido pela ética. Conquistando espaço empresarial e fortalecendo o mercado através da qualidade de seus produtos, hoje reconhecida em todo território nacional e em alguns países da América do Sul.

Francisco Rogério Osterno Aguiar - Nascido em Massapê, mas registrado em Marco (CE), filho de Francisco Aguiar e Maria José Osterno Aguiar, Rogério Aguiar sempre dividiu a vida entre a família, a política e os negócios. Depois de um passado cheio de mudanças – ficou órfão de pai, muito cedo; morou em Pernambuco, no Amazonas, mudou de emprego e de rumo várias vezes – o cearense que já foi vendedor de sapatos e frentista, hoje, é um dos maiores empresários da indústria de móveis. Sua atuação vai além dos próprios empreendimentos. Foi de Rogério a ideia de articular, implantar e desenvolver o Polo Moveleiro de Marco, no norte do Ceará, gerando emprego e renda para milhares de pessoas em várias indústrias, incluindo suas fábricas e lojas pelo Brasil. Na política, foi eleito como vereador, por dois mandatos; vice-prefeito e prefeito de Marco; além de ter ocupado o cargo de deputado estadual, por 5 legislaturas consecutivas. Esposo de dona Vera Lúcia Neves Aguiar, com quem tem cinco filhos, Rogério Aguiar é uma inspiração para seus descendentes, amigos e empresários.

Hermano Franck Júnior - Neto de nordestinos, nortistas e alemães, filho de paraense com cearense, Hermano Franck Júnior tem uma larga trajetória no setor da mineração, por mais de quarenta anos. Tudo começou já ao nascer, em Fortaleza. Saiu da maternidade direto para a fábrica, no bairro Parangaba, onde a família tinha um apartamento sobre o almoxarifado da empresa. Estudou Engenharia Química, que abandonou para ingressar na Administração, cuja motivação maior sempre esteve ligada à trajetória iniciada por seu pai, de quem herdou o nome e os negócios. Foi Diretor Administrativo da FIEC (2002-2006); Diretor Comercial da Chaves S/A Mineração e Indústria; Sócio Gerente da Magnesium do Brasil LTDA e da Stargesso Indústria LTDA; Presidente do Sindcerâmica (1991-2000) e do Sindiminerais (2005-2011), onde também é Delegado Suplente (2019-2027). Para Hermano, o elixir do ser humano é o trabalho. Após tantas décadas à frente de grandes projetos, considera que, para além do sabor da vitória, o que vale realmente como troféu é a própria luta - esta que não pretende interromper.

Ivens Dias Branco Júnior - Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior, conhecido como Ivens Júnior, é, atualmente, presidente da M. Dias Branco, líder nacional nos mercados de massas e biscoitos, entre as maiores do mundo nestes segmentos. Iniciou suas atividades profissionais na própria Companhia, em 1976, percorrendo vários de seus setores. Em 1981, destacou-se na área industrial e tornou-se acionista da M. Dias Branco, assumindo sua Diretoria Industrial. Anos depois, contribuiu, fundamentalmente, para a implantação da unidade industrial produtora de margarinas e gorduras vegetais e, em 2006, assumiu a Vice-Presidência Industrial até a nomeação para seu atual cargo, alguns anos antes do falecimento de seu pai, Ivens Dias Branco.  Ao longo de sua carreira, Ivens Júnior foi agraciado com diversos prêmios e títulos.

Medalha do Mérito Industrial - A Fiec instituiu a Medalha do Mérito Industrial por meio da Resolução 1, de 16 de maio de 1974. A comenda é concedida a empresários e outras personalidades com atuação marcante para o impulso das atividades fabris e o desenvolvimento econômico do Ceará.

Medalha da Ordem do Mérito Industrial - Criada em 1958, a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira. Entre os homenageados estão os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; o ex-vice-presidente José de Alencar e os industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes, Eliezer Batista e Ivo Hering.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a