Pular para o conteúdo principal

22º Fendafor acontece em junho e julho no Theatro José de Alencar

 

Grupos e bailarinos de companhias da Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e outros 12 estados do Brasil estão confirmados para se apresentarem na capital cearense; as inscrições seguem abertas para mostras competitivas até 10 de junho

Um dos maiores eventos de dança do país está perto de abrir suas cortinas e mostrar na capital do Ceará, todo talento de bailarinos profissionais e amadores do Brasil e do mundo. Trata-se do 22° Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, que acontece de 23 de junho a 3 de julho, no Theatro José de Alencar, e inicia sua maratona de apresentações e cursos, em diversos gêneros como Jazz, Ballet Clássico Livre, Clássico de Repertório, Estilo Livre, Contemporâneo, Jazz, Danças Populares, Sapateado, Danças Urbanas, Dança do Ventre, Dança de Salão, e nas diferentes categorias, como Baby, Pré, Infantil, Juvenil, Avançado, Experimental e Master.

Grupos e bailarinos da Alemanha, Estados Unidos, Portugal e 17 Estados Brasileiros como Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Espirito Santo, Pará, Pernambuco, Sergipe, Rondônia, Roraima, Minas Gerais, Piauí, Amazonas, Alagoas, Paraná e Santa Catarina estarão se apresentando, sendo um programa imperdível para toda a família.

Apresentações e competições que dão prêmios em dinheiro, bolsas de estudo em renomadas escolas de dança, passagens aéreas e participação em festivais nacionais e internacionais, fazem do Fendafor o local de realização de sonhos de artistas que buscam novas oportunidades.

O Festival tem na sua Programação a Mostra Internacional de Dança, com o apoio institucional da Enel Distribuidora do Ceará, através da Lei Mecenas, do Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura, e as mostras competitivas, com mostras competitivas em diversas categorias.

As inscrições para bailarinos e grupos de dança que quiserem competir no Fendafor estarão abertas até 10 de junho, podendo encerrar antecipadamente a data final, caso as vagas sejam preenchidas, e podem ser feitas no site do evento (www.fendafor.com.br), onde também está o regulamento para participação, e outras informações sobre cursos e apresentações. O evento tem a direção geral de Janne Ruth e artística de Atenita Kaira.

Um corpo docente de grandes nomes e pensadores do mundo da dança, tanto do cenário nacional como internacional, estará julgando os bailarinos e grupos, assim como ministrando cursos e oficinas. O Festival propõe a montagem de um panorama de dança no Ceará, apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de intercâmbio cultural. Outro aspecto fundamental são os programas de formação de plateia, permitindo o acesso da população à dança, por meio de sessões gratuitas, ou baixo custo, através da parceria com instituições públicas e privadas de ensino regular e projetos sociais. 

PROGRAMAÇÃO

Troféu Fendafor- Em 23 de junho, data da estreia para convidados, haverá apenas uma sessão, começando às 18h30, nos Jardins do TJA, com a entrega do Troféu Fendafor de reponsabilidade social/cultural, prêmio esse patenteado pelo Festival desde a primeira edição no ano 2000 concebido para personalidades que incentivam a Dança e a Cultura no Ceará, no Brasil e no Mundo. Uma novidade da edição deste ano é o Troféu Guivalde Almeida, novidade desta edição do Fendafor, que também será entregue no primeiro dia do evento, uma homenagem ao Grande Mestre do Ballet Clássico de São Paulo, que nos deixou precocemente. Esse Troféu passa a fazer parte do Fendafor e será concebido para grandes destaques do Ballet Clássico. 

Em seguida, acontecerão as apresentações no palco principal com convidados nacionais e internacionais. A noite termina com uma confraternização e show de humor no anexo do Theatro, a partir das 21h, para convidados e parceiros. 

Nos dias 24 e 25 de junho os espetáculos começam às 17 horas, com mostras de dança desde o infantil até o adulto, com bailarinos inscritos de todo o Brasil. Logo após, às 19 horas, grupos inscritos e convidados da Mostra Internacional de Dança começam as suas apresentações para o público. 

Cursos - De 26 a 2 de julho acontecerão mostras competitivas e também os cursos, que iniciam já no dia 24 de junho até o dia 02 de julho. Pensando no deslocamento de bailarinos, todos os cursos serão concentrados no Theatro José de Alencar. Os bailarinos cearenses tem direito a um curso grátis e as inscrições estão no site do Festival sendo 21 opções nos mais diversos gêneros da dança. 

Mercado da Dança Nos Jardins do TJA estará acontecendo, em todos os dias do evento, o Mercado da Dança, com apresentações gratuitas e diversos stands de lojas com produtos destinados a bailarinos, praça de alimentação, secretaria do evento, área de convivência e ao final do Festival serão promovidos algumas festas para bailarinos. O Mercado da Dança que tem entrada franca e terá muitas surpresas durante os 11 dias de Festival.

De acordo com Janne Ruth, a proposta do Fendafor desde a primeira edição foi popularizar as artes cênicas do Ceará, colocando o estado na cena da dança nacional. “Hoje tudo isso foi alcançado, pois todos os estados do Brasil e muitos países do mundo já estiveram no nosso festival. Cada vez mais sendo fortalecido, inclusive, devido aos festivais online, pois aqueles que não conheciam de perto, passaram a conhecer a organização impecável dos festivais online”, disse a idealizadora do Festival Internacional de Dança de Fortaleza.

MOSTRA INTERNACIONAL DE DANÇA

Anne Jullieth e Alladson Barreto - Alguns convidados para a Mostra Internacional de Dança, de 23 a 25 de Junho e para a Mostra dos Campeões, dia 3 de julho, último dia do evento, já foram confirmados: Anne Jullieth, da Dance Alive Nacional Ballet, de Gainesville, Florida, e Alladson Barreto, da Kansas City Ballet, no Missouri, vem dos Estados Unidos apresentar o grand pás de deux de "Esmeralda" (balé clássico). 

Anne Jullieth começou a dançar aos 3 anos de idade. Ela foi treinada na Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento e Ballet Helly Batista e teve como professores principais Lorena Palha Dias e Helly Batista Junior. Em 2015 mudou-se para São Paulo para continuar sua formação na Especial Academia de Ballet, onde estava sob a orientação de Ana Maria Campos, Guivalde de Almeida, Guilherme Oliveira e Valdir Zeller. Ela foi selecionada para representar o Brasil na YAGP New York Finals em 2014 a 2017 e foi vencedora na pré-seleção na Argentina para o Prix de Lausanne 2017. Foi finalista do Concurso Internacional de Ballet de Moscou junho de 2017 e do Varna Ballet IBC em 2018 onde competiu com grandes bailarinos do mundo inteiro. Talentosa, seu primeiro contrato profissional foi aos 17 anos, em 2018, com a Cisne Negro Cia de Dança, na temporada de “O Quebra Nozes “. No início de 2019 foi contemplada com uma bolsa de estudos para a “ The Rock School” nos Estados Unidos. Hoje dança profissionalmente na companhia americana Dance Alive Nacional Ballet de Gainesville. 

Alladson Barreto teve sua formação clássica pela The Rock School em Philadelphia (EUA, 2018-2019) ganhando bolsa de estudos integral. Instruído por Bo Spasso, Stephanie Spasso, Justin Allen, Telmo Moreira, Natalya Ziegler, Jody Anderson, através da bolsa de mérito, em outubro de 2021 trabalhou com a bailarina Kathryn Morgan e desempenhou grandes papéis como solista e líder no New York City Ballet e Miami City Ballet. Dançaram juntos o Ballet “O Quebra-Nozes” para a companhia do Móbile Ballet (EUA) Iniciou sua carreira aos 16 anos e hoje, com 24 anos, possui bagagem muito abrangente como bailarino e artista. 

Cícero Gomes e Manuella Roçado - Outros dois convidados especiais na noite de estreia do Fendafor 2022 é Cicero Gomes e Manuella Roçado, ambos do Rio de Janeiro. Sempre presente no Festival, Cícero é o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Manuella Roçado também é contratada do TMRJ.

Dia 23 eles apresentarão o conjunto de repertório de "Paquita", com a participação especial de bailarinos cearenses de várias escolas de Fortaleza, entre elas, o Studio de dança Mainara Albuquerque, Ballet Mônica Luiza, Academia Tereza Passos, Conservatório de Dança, Ballet Lucymeire Aires, Academia Raquel Pinheiro, Academia Daniel Lessa, Escola de Dança Janne Ruth e Ballet Hugo Bianchi. 

Jeff Oliveira -  O cearense Jeff Oliveira, que dançará um solo de Jazz chamado O homem que sou,  Jeff Oliveira, professor, coreógrafo e  bailarino da Cia Vera Passos, apresenta no dia da estreia do Fendafor o solo de Jazz "O homem que sou". Formado em Educação Física, iniciou seus estudos na área da dança no ano de 2010, com aulas de balé clássico, jazz e dança contemporânea. Como bailarino, recebeu diversas colocações e premiações especiais em festivais de dança por todo Brasil e participação em workshops e cursos de nomes importantes da dança no âmbito nacional e internacional. 

Pulsar Cia de Dança - Como dar significado ao ordinário na poesia do cotidiano? A Pulsar Cia. De Dança, de São Luís (Maranhão) é outra atração nacional do Fendafor em 2022. A companhia surgiu em 1998, da união de  bailarinos, todos amantes da dança e preocupados com o seu desenvolvimento profissional. A companhia maranhense apresenta o espetáculo “Estranhamente Comum"

Em um mundo de relações cada vez mais velozes, intempestivas e, ao mesmo tempo, frágeis e fugazes, o que realmente importa?  O cotidiano, os objetos que geralmente passam despercebidos, ganham novo significado para serem repensados no que é passado, no que é presente e no que é futuro. Um exercício de memória e sentimento. Direção geral: Abelardo Telles.

OUTROS CONVIDADOS - Beatriz Amaral, bailarina premiada da Ebateca Villas,  da Bahia, é outra convidada da Mostra Internacional de Dança durante os primeiros dias do Fendafor 2022, apresentando o solo contemporâneo "Evolução". Ela conquistou o primeiro lugar na categoria de repertório no Festival Internacional de Dança do CBDD de Fortaleza e foi tricampeã na categoria Contemporâneo Juvenil no Festival de Dança de Joinville (2018/ 2019/ 2021).

A Cia de Dança Janne Ruth apresentará "On Beat Dance School", do coreógrafo Denízio Júnior. O dançarino convidado Lucas Vaz, de Fortaleza, apresenta "Perpétuo". Lucas é dançarino, pesquisador, intérprete-criador e professor em danças urbanas e dança contemporânea. 

Celebração a Dança - No encerramento da Mostra Internacional de Dança do Fendafor, dia 25 de Junho, será apresentado o espetáculo "Celebração a Dança Brasil", com direção e concepção do professor e coreógrafo Victor Ciattei, do Rio de Janeiro, e participação dos bailarinos convidados Cícero Gomes (RJ), Manuela Roçado (RJ), Liana Vasconcelos (RJ), Raffael Lima (RJ), Ana Clara Barboza (SP) e Beatriz Amaral (BA). O espetáculo fala de amor, paixão e dança, passeando por diversas linguagens e estilos musicais, da dança contemporânea ao ballet clássico. 

MOSTRA DOS CAMPEÕES - No último dia do 22° Fendafor, 3 de julho, acontecerá a Mostra dos Campeões. Laura Ávila e Gleidson Vigne, da Companhia Stadttheater Giessen, da Alemanha, apresentarão o duo contemporâneo "On the way". Eles também mostram os solos "Evolução" e "Memórias".


SERVIÇO 

  • Fendafor 2022.-Festival Internacional de Dança de Fortaleza.
  • De 23 de junho a 3 de julho.
  • Theatro José de Alencar.
  • Informações: www.fendafor.com.br



Comentários

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".