Pular para o conteúdo principal



Instituto MRV apoia IV 'Crie o Impossível'


O IV Crie o Impossível, evento que convida estudantes de Ensino Médio de Escolas Públicas a acreditarem e investirem em seu potencial, será, pela primeira vez, transmitido ao vivo em escolas públicas de todo o Brasil para cerca de 100 mil alunos.

O Crie o Impossível 2022 aconteceu nesta sexta-feira (3 de junho) sediado em Porto Alegre (RS), no Estádio Beira-Rio, com a presença de 10 mil alunos da Rede Pública de Ensino.

O evento é realizado pela Organização Não Governamental-ONG Embaixadores da Educação (www.embaixadoresedu.org), correalizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebare) e tem o apoio do:
  • Instituto MRV.
  • Instituto Localiza.
  • Alicerce Educação.
O Evento apresentou 11 palestras de profissionais que trazem representatividade para os estudantes por terem origens semelhantes às deles. Os palestrantes vão compartilhar suas histórias de vida, falando sobre dificuldades, desafios e caminhos possíveis para superação e conquistas.

O Crie o Impossível incentiva os jovens a participar da Jornada Empower, desenvolvida pela ONG, na qual os alunos identificam problemas de suas escolas e comunidades e criam soluções com o poder de mudar seu futuro. 

Neste ano, os projetos da Empower devem atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e, ao final da jornada, os alunos destaque receberão mais de R$ 10 milhões em bolsas de estudo integrais para aprender inglês, fazer intercâmbio, cursar uma faculdade, entre outros. Escolas Públicas interessadas em transmitir o Crie o Impossível para seus alunos podem se inscrever gratuitamente pelo site crieimpossível.com.br.

Em três edições, o Crie o Impossível alcançou 50 mil estudantes de escolas públicas de 3 mil municípios de todo o Brasil, com 170 mil acessos na edição remota (2020), transmitida pelo canal oficial do TikTok no Brasil e pelo canal da ONG no YouTube. 

Já estiveram no palco do evento:
  • Produtor, diretor de criação e empresário KondZilla.
  • A primeira mulher negra a ocupar uma posição de CEO no Brasil, na Lacoste, Rachel Maia.
  • Rapper Emicida.
  • Executiva do Google, Lisiane Lemos.
  • Fundador do jornal “Voz das Comunidades”, Renê Silva.
  • Médica e vencedora do BBB 2020, Thelma Assis.
Os jovens que entraram para a jornada Empower já receberam mais de R$ 1 milhão em bolsas de estudo integrais.

- Depois de duas edições em Belo Horizonte [MG], a experiência da edição remota do Crie o Impossível nos deu a certeza de que o evento precisava continuar sendo transmitido nacionalmente, pois tivemos um engajamento muito forte pelas redes. Em 2020, alcançamos cidades muito pequenas e afastadas dos centros urbanos, onde as oportunidades são poucas. Soubemos de histórias como a do Samuel, que descobriu o evento quando procurou na internet por ‘oportunidades para estudantes de escolas públicas’. Começamos o projeto da ONG com uma turma de 40 alunos e nos sentimos realizados por, hoje, impactarmos todo o Brasil como agentes de transformação social. Nossa missão é impulsionar alunos de escolas públicas a se tornarem empreendedores e protagonistas, fazendo com que esses cases de sucesso sejam regra e não exceção”, comenta a cofundadora e CEO do Embaixadores da Educação, 
Guilhermina Abreu.

O diretor-superintendente do Sebrae, André Vanoni de Godoy acredita no potencial do evento para gerar transformação na vida de milhares de estudantes.

- A importância do Crie o Impossível está em mostrar que o Impossível pode ser um limite ou pode ser um ponto de partida. E criar o impossível é uma escolha, não um destino”, afirma , André Vanoni de Godoy .

Histórias do Crie o Impossível - Participante da 3ª edição do Crie o Impossível, Priscila Brito, aluna da Escola Estadual Santo Antônio na cidade de Miraí (MG), investigou os motivos da evasão escolar na instituição. Ao descobrir que muitos alunos não conseguiam entregar as atividades escolares porque não tinham a ajuda dos pais, descobriu também que esses pais eram analfabetos. Assim, ela criou o projeto de alfabetização de adultos Unidos Educação Miraí, realizado em parceria com a prefeitura da cidade, que impactou mais de 2 mil pessoas. Ela foi finalista no Prêmio Prudential Espírito Comunitário e recebeu uma homenagem no telão na 5ª avenida em Nova York.

Camili Rodrigues Lyrio, ex-aluna da Escola Estadual Apparicio Silva Rillo, em São Borja (RS),  focou em soluções para evitar a evasão escolar. Quando ela participou do III Crie o Impossível, mais de 50% dos alunos da Escola já haviam deixado de comparecer às aulas online. Em sua Pesquisa, Camili descobriu que, além da falta de motivação, muitos deles também o faziam por terem que trabalhar e ajudar a sustentar a própria casa. Por isso ela criou o Projeto Segure a Minha Mão com duas frentes de atuação: 
  1. Arrecadação de cestas básicas para ajudar as famílias dos alunos em vulnerabilidade social.
  2. Ggincanas colaborativas durante as aulas remotas como forma de engajar os estudantes. 
- A Mentoria do Programa Empower foi uma peça-chave para estruturar o projeto, que era algo novo para mim", conta Camili Lyrio.

O Projeto foi realizado tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio e, ao final, 80% dos alunos mostravam frequência nas aulas. Hoje, Camili cursa duas faculdades, Administração na Faculdade Arnaldo, com bolsa integral oferecida pelo Embaixadores da Educação, e Ciências Sociais na Universidade Federal do Pampa.

A aluna do Colégio Estadual Sisinio Ribeiro Silva, em Lindo Horizonte, município de Anage (BA), Ivanede Santos, esteve no III Crie o Impossível e, em sua jornada, identificou que muitos dos seus colegas de turma não pretendiam prestar vestibular porque não tinham informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Ela descobriu que entrar numa universidade era uma realidade distante para eles. Seu projeto consistiu, portanto, em apresentar e explicar como o Enem funciona. Com esse Projeto, Ivanede impactou 300 jovens e ganhou uma bolsa integral de Ensino Superior em Administração. 

- Essa oportunidade transformou minha vida, por eu ser uma estudante de escola pública e moradora da zona rural. Abriu muitas portas pra mim”, frisou Ivanede Santos.

Embaixadores da Educação - A ONG por trás do Crie o Impossível atua orientando escolas e alunos para criar conexões e oportunidades para os estudantes, para as instituições públicas de ensino e para a comunidade, promovendo a transformação social. 

O Embaixadores da Educação foi fundado em 2013 por um grupo de jovens egressos de Escolas Públicas de Belo Horizonte (MG) que haviam se conhecido enquanto alunos do Projeto Social Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Nascida como um coletivo, a ONG foi formalizada em 2017, tendo impactado, ao longo desses anos, 50 mil alunos de escolas públicas em todo o Brasil com serviços 100% gratuitos.

Para as escolas parceiras, o Embaixadores da Educação oferece participação em uma rede de gestores de todo o Brasil, acesso prioritário aos programas da ONG e a chance de se destacar no ranking de escolas que transformam positivamente a sua realidade. Para os alunos, a ONG realiza anualmente o evento Crie o Impossível e a jornada Empower de apoio ao desenvolvimento de Projetos Educacionais criados pelos estudantes.

Plataforma Empower - Durante a jornada Empower, os estudantes têm acesso a uma plataforma homônima que auxilia na identificação de problemas na escola/comunidade e na criação de soluções. 

Na plataforma são apresentadas uma série de desafios que podem ser a realidade da escola, como:
  • Professores desestimulados.
  • Participação da família.
  • Bullying e discriminação.
  • Segurança.
  • Falta de recursos.
  • Evasão Escolar. 
Uma vez identificado o problema, o aluno pode organizar suas ideias na plataforma e convidar os colegas para trabalharem no projeto, dividindo tarefas e definindo prazos de entrega para sua conclusão.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...