Neste domingo (5 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), no Parque Estadual do Cocó (Avenida Padre Antônio Tomás, S/N), realizará a abertura do Semana do Meio Ambiente, com o tema “Nascentes Preservadas, Água Garantida”, que prossegue até domingo (12), com eventos em 142 municípios, marcando o início das atividades do Junho Ambiental.
Logo no início da manhã, às 7 horas, ocorrerá a largada da 3ª Corrida do Cocó – que passou dois anos sem ser realizada por conta da pandemia – com percursos aproximados de 2 e 5 quilômetros.
A Corrida também tem cunho social, uma vez que a inscrição dos participantes foi feita mediante a doação de uma lata de leite em pó de 400 gramas. O total arrecadado será destinado ao Lar Amigos de Jesus.
Às 8h30, uma solenidade marcará os 5 anos de regulamentação do Parque Estadual do Cocó, com entrega da comenda “Amigos do Cocó” para:
- Governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT).
- Ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
- Bióloga Cecília Licarião.
- Geógrafo Leonardo Borralho.
- Jornalista Eliomar de Lima.
O secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, adianta que haverá também o lançamento do movimento “Ame o Cocó” – para despoluição do Rio – e do videomonitoramento daquela Unidade de Conservação, que contará com 35 câmeras. Durante toda a manhã do domingo, através do Projeto Viva o Parque, haverá ainda uma série de atividades de Educação Ambiental no Parque Estadual do Cocó.
Artur Bruno frisou que as atividades irão além da Semana do Meio Ambiente.
- Estamos chamando de Junho Ambiental uma série de eventos que ocorrerão em 142 municípios”, explica Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema).
Ele informa que:
- Principalmente durante a Semana do Meio Ambiente se quer promover a participação da população na preservação do patrimônio natural do país”.
Por isso, participarão:
- Escolas.
- Organizações Não Governamentais (ONGs).
- 15 Unidades de Conservação Estaduais.
- Agentes Jovens Ambientais (AJAs).
- Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
- Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA).
Programa Viva o Parque chega ao Cariri dia 12 - Nos municípios acontecerão palestras, rodas de conversa, passeios ciclísticos e de barco, blitze ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita às nascentes, recuperação de mata ciliar, dentre outras.
O Encerramento da Semana, no domingo (12 de junho) será pontuado:
- Pela chegada do Programa Viva o Parque ao Cariri. Sucesso há 5 anos em Fortaleza – onde ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho – e Caucaia – no Parque Botânico –, o Programa Viva o Parque, do Governo do Ceará, fará sua estreia no Parque de Exposição do Crato, onde se localiza a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) da Matinha, sempre aos domingos, de 8 às 12 horas.
- Com atividades de esporte, lazer e educação ambiental, o Viva o Parque do Crato deve reunir milhares de famílias nos finais de semana, à semelhança do que já ocorre na Região Metropolitana de Fortaleza”, aposta Artur Bruno.
25 anos do Parque Estadual Botânico serão celebrados dia 19 - Em 19 de junho, prosseguindo a programação do Junho Ambiental, haverá a inauguração das obras de requalificação do Parque Estadual Botânico, que está completando 25 anos.
As reformas abrangeram:
- Pátio de Compostagem.
- Centro de Germoplasma.
- Casa de Germinação.
- Oficina.
- Pista Acessível.
- Irrigação dos Viveiros de Mudas.
- Estufa.
- Manutenção da Praça com Acessibilidade.
- Brinquedopraça.
- Academia ao Ar Livre – em parceria com a Unimed.
- Urbanização e Paisagismo do Portal de Entrada.
- Manutenção das Instalações Elétricas,.
- Urbanização e Paisagismo de três Rotatórias com Caramanchões de Madeira.
Também serão homenageados com o título de “Amigos do Botânico”, em em solenidade no Auditório do Parque Botânico, às 9 horas:
- Governadora Izolda Cela.
- Ex-governador Camilo Santana.
Saiba mais - A Semana do Meio Ambiente, instituída oficialmente pelo Decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A Lei Estadual no 17.227/2020 estabelece o mês de Junho como Junho Ambiental.
– Confira a programação dos municípios
Comentários
Postar um comentário