Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para este 6 de julho na História de Ceará:

  • 1851 - O Ceará tem novo presidente, o médico Joaquim Marcos de Almeida Rego. Como médico, chegara em tempo para debelar o surto de Febre Amarela que irrompeu em Fortaleza e que se propaga por outras Cidades, Vilas e Povoados do Estado. Fora nomeado em 31 de maio de 851.
  • 1856 - Passa a responder pelo Expediente da Chefia de Polícia do Ceará, o coronel Manuel Félix de Azevedo e Sá.
  • 1866 - Falece, a bordo do Navio Eponina, próximo a Buenos Aires-Argentina, vítima de um ferimento recebido na Batalha de 24 de maio, o brigadeiro Antônio de Sampaio (General Sampaio-foto). Em sua homenagem existe em Fortaleza duas ruas no Centro: Rua General Sampaio e a Rua 24 de Maio, data em que ele foi ferido. General Sampaio é Patrono da Infantaria Brasileira.
  • 1875 - Sai às ruas de Fortaleza o primeiro número do jornalzinho crítico e noticioso Caninana.
  • 1904 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do jornal O Galhato.
  • 1914 - O Bispado concede licença a Pedro da Silva Dantas para erguer um Oratório no lugar Boa Esperança (Mata Galinha), hoje Dias Macedo.
  • 1919 - Publicado em Fortaleza o Jornal da Moda, Semanário de Literatura e Humorismo. Era impresso na Tipografia Comercial.
  • 1928 - Falecimento, aos 82 anos, do capitão Antônio Leite Barbosa, veterano da Guerra do Paraguai.
  • 1929 - Circula em Fortaleza o primeiro número do jornal A Reação, sob direção de Américo Palha, Redação de  Solon Farias e gerenciado por José Edésio de Albuquerque.
  • 1930 - Inauguração da estrada de concreto entre Fortaleza e Porangaba (Parangaba), construída pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), falando na ocasião em nome da Inspetoria, Coelho Cintra. Trata-se da hoje Avenida João Pessoa. O concreto citado está ainda lá, só que sob o asfalto.
  • 1934 - Estreia o circo norte-americano, armado na Praça dos Voluntários, Dunbar Scheveyer.
  • 1944 - Encontra-se ainda em Fortaleza a cantora Zilá Fonseca, apresentando-se no Ceará Rádio Clube. Ela posa nua para os pintores na sede do Centro Cultural de Belas Artes, nos altos do Bar Americano, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua General Sampaio, em frente à Praça José de Alencar.
  • 1946 - Encerra-se o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, iniciado em primeiro de julho de 1946.
  • 1961 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Amigos do Livro.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, o major do Exército Virgílio Antônio Borba, ex-comandante do 46º Batalhão de Caçadores (BC), atual 23º BC e da 25ª Circunscrição de Recrutamento. Nascera no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1873.
  • 1967 - A Polícia Militar do Ceará tem novo comandante, quando assume o coronel PM Waldir Cavalcante Saldanha, que substitui o coronel PM José Gérson Alves.
  • 1971 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho manda abrir a Rua Padre Roma no trecho que liga a Rua Jaime Benévolo à Rua Felino Barroso, no Alto da Paz, hoje pertencente ao Bairro de Fátima.
  • 1974 - Falece, em Fortaleza, aos 53 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, o cenógrafo, coreógrafo, homem de Teatro e Televisão, Rinauro da Rocha Moreira, que ingressou em televisão em 1959, vindo da Companhia Teatral Ítalo Curcio. Contracenou com Renato Aragão, Emiliano Queirós, João de Medeiros Ramos (João Ramos), Carla Peixoto Maciel, Marcus Miranda e outros. Foi cenógrafo da TV-Tupi, no Rio de Janeiro, retornando a Fortaleza para implantar o departamento de Cenografia da TV-Verdes Mares. É sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1977 - Funda-se em Fortaleza o Sindicato dos Corretores de Imóveis, quando a Associação de Corretores de Imóveis do Ceará-APCIC recebe a Carta Sindical assinada pelo ministro do Trabalho, Arnaldo Costa Prieto.
  • 1978 - Eleita a primeira diretoria da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Ceará-Asaufc, sendo seu primeiro presidente, José Rui de Aquino.
  • 1981 - Inaugurada a última etapa do Anel Viário, ligando o Jóquei Clube à Avenida José Bastos, com um quilômetro de extensão por 22 metros de largura.
  • 1982 - Em Fortaleza, é observado um eclipse total da lua.
  • 1992 - Publicado no Diário Oficial do Município 9901 a Lei 7148 do dia 24 de junho de 1992 que denomina de Avenida Júlio Ventura trecho final da Avenida Heráclito Graça. 
  • 1993 - A Tyresoles do Ceará inaugura o parque industrial de recauchutagem e centro de caminhões Goodyear no Quilômetro 18,5 da BR-116, no Eusébio e mais duas lojas, uma na Avenida Pessoa Anta, 14 e outra na Central de Abastecimento S.A (Ceasa de Maracanaú).
  • 2004 - Morre, em Fortaleza, o escritor, crítico literário e gramático, professor Abdias Lima, ex-funcionário do Banco do Brasil, cearense de Massapé nascido em 29 de janeiro de 1911.
  • 2017 - Aprovada a Lei 10.594 que permite o Aleitamento Materno em Espaços Públicos e Privados independentemente de possuírem ou não uma Área Reservada para o Aleitamento Materno. Esta Lei do Aleitamento Materno completa 5 anos que foi aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores