Confira a Agenda do Blog do Lauriberto para esta terça-feira (18 de outubro de 2022):
- 14 horas - 30ª Feira Regional da Beleza, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
- 15 horas - A Hora do Bem com Paulinho Leme, na Rádio Fortaleza FM 90.7.
- 16 horas - Sala de Redação com Lauriberto Braga, na Rádio Fortaleza FM 90.7.
- 18 horas - Oração e Fé com Padre Marcelo Rossi, na Rádio Fortaleza FM 90,7.
18h45 - O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará lança, no Auditório Waldyr Diogo (Avenida Barão de Studart, 1980) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana", para celebrar o legado de oito décadas da entidade. Durante o evento será realizada a palestra "Brasil 2023: Cenários e oportunidades", conduzida por Ricardo Amorim, reconhecido pela Forbes como o maior economista do Brasil.
O projeto editorial do Livro traz relatos de célebres figuras que marcaram o setor, traçando uma linha do tempo da instituição. Escrita por Francílio Dourado, a publicação conta, através de relatos de 37 entrevistados, toda a trajetória da entidade que sempre demonstrou sua capacidade de organização, vigor e força para defender os interesses do setor da construção civil, um dos mais importantes da economia.
Para o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, o legado da entidade ecoa nas tratativas privadas, no ambiente político, nas relações de poder e na sociedade. São oito décadas de personagens marcantes, empreendimentos icônicos e conquistas importantes.
- O Livro conta todo o legado da entidade que vem construindo o desenvolvimento, a inovação e ajudando a erguer a Economia do Estado ao longo dessas oito décadas. Por isso, este 2022 precisa ser celebrado. Essa história precisa ficar documentada para as futuras gerações, por isso este livro é marcante. Merece um deleite nos seus escritos", afirma.
O evento contará, ainda, com a palestra "Brasil 2023: Cenários e oportunidades", do economista mais influente do país, segundo a Forbes, Ricardo Amorim.
- O objetivo é lançar o olhar para o futuro para que todos os que fazem parte do setor da construção civil possam se planejar para que 2023 seja um ano ainda mais promissor", declara Patriolino Dias de Sousa.
O evento faz parte das comemorações pelos 80 anos do Sinduscon Ceará e conta com o apoio dos patrocinadores:
- IEL
- SESI.
- SENAI.
- Sistema Fiec.
- Apodi.
- Konstroi.
- Onnibank.
- Gerdau.
- Castelo & Borges.
- Cleto Gomes Advogados.
- R. Amaral Advogados.
- Cequip.
- Unimed Fortaleza.
- CAU.
- CONFEA.
- Beton.
- Cegás.
Sobre o livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana"-Para escrever o livro, Francílio Dourado, entrevistou cerca de 37 pessoas, entre ex-presidentes do Sinduscon Ceará, empresários do setor da construção civil, arquitetos e outros profissionais com atuação na área: André Montenegro, Roberto Sérgio, Carlos Fujita, Assis Machado, Pio Rodrigues, Beto Studart, Tasso Jereissati, Daniel Arruda, Chico Hissa, José Hissa e José Carlos Gama. Também foram ouvidos o atual presidente da CBIC, José Carlos Martins; e o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; entre outros grandes nomes do segmento empresarial.
Com mais de 550 páginas, o livro "SINDUSCON 80 ANOS - Uma História de Cidadania Urbana" é dividido em sete capítulos:
- Capítulo 1: O nascimento de uma ideia coletiva
- Capítulo 2: A consolidação de uma obra coletiva
- Capítulo 3: Por um sonho feliz de cidade
- Capítulo 4: Novos tempos, novas ideias
- Capítulo 5: A arte de sonhar e fazer acontecer
- Capítulo 6: Abrindo caminhos para o futuro
- Capítulo 7: Onde há vida há construção
Sobre o Sinduscon Ceará-Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega mais de 300 construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.
O Sinduscon/CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.
O Setor da Construção Civil gera quase 80 mil empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB-Ceará).
19h30 - O Restaurante Culinária da Van é a próxima parada da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza. Com o tema “Sertão e Mar do Ceará”, o restaurante oferece uma imersão gastronômica e musical inspirada no Nordeste.
O Projeto, lançado pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) no final de setembro, já passou pelos restaurantes Mayú, O Banquete e Café Ilha. Além desses e da Culinária da Van, o restaurante Geppos completa a Rota. A proposta é oferecer uma experiência onde a Gastronomia e a música andam juntas e em harmonia, aguçando todos os sentidos.
Inspirada nas canções de Luiz Gonzaga, e suas letras, que falam do dia a dia do nordestino com graça e criatividade, a chef Van Régia criou um cardápio cheio de memórias afetivas. “Cresci e aprendi a cozinhar com minha avó, que fazia mágica com seu talento e suas panelas embaladas ao som desse grande compositor nordestino”, conta. “Daí veio meu encanto pela comida e os diversos sentimentos que ela aflora nas pessoas”, explica.
Para abrir a noite, Van escolheu um dos pratos mais tipicamente nordestinos, o baião, junto com outra iguaria bem local, o caranguejo. Partindo desses dois ingredientes, criou uma entrada que traz um pouquinho do Sertão e outro tanto do mar: bolinho de baião de dois com carne de sol e queijo coalho, acompanhado de molho de nata trufado; e bolinho de vatapá de caranguejo acompanhado de molho de coco fresco.
Como primeiro prato principal, camarão flambado na cachaça com pimentões coloridos, acompanhado de arroz cremoso de coco, polvilhado de coco queimado. Na sequência, ragu de linguiça picante com purê de macaxeira maçaricado com coalho e batata-doce. De sobremesa, cocada de forno coberta de rapadura e coco queimado.
Cacimba de Aluá-Para embalar o mergulho na Culinária Nordestina e nas criações da Chef Van Régia, o grupo Cacimba de Aluá irá tocar um repertório inspirado no Rei do Baião. Criado por por Dilson Pinheiro e Lídio Amarelo, o grupo é formado por Noeme Oliver (voz), Fábio Duarte (sanfona e voz), De Assis Coelho (Zabumba) e Charles Mesquita (triângulo).
Com a missão de continuar e preservar as músicas nordestinas de Luiz Gonzaga e de outros compositores que enriqueceram a cultura do Nordeste, os jovens e talentosos músicos trazem novos arranjos, dando uma nova leitura às composições, sem muitos efeitos que perturbem a linguagem da nossa música e sem ferir a originalidade. O Cacimba de Alá também tem composições própriasA Cacimba de Aluá já gravou três CDs e três DVDs, e se apresentou em diversas casas de shows e Festivais no Nordeste, onde dividiu o palco com artistas renomados como Geraldo Azevedo, Manassés, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e outros.
A Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza é um projeto da Setfor, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Nacional do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Serviço
Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza – Culinária da Van
Data: 18/10
Horário: 19h30
Valor: R$ 90,00 por pessoa (sem bebida)
Rua Waldery Uchôa, 260 – Benfica
Reservas e mais informações: (85) 3046.8600
Instagram: @culinaria.davan
Comentários
Postar um comentário