Pular para o conteúdo principal



Brasil ocupa 18º lugar no Ranking Mundial de Cibersegurança




A Tecnologia veio para facilitar as relações humanas. No entanto, o mundo cada vez mais conectado, com todo tipo de informação circulando em tempo real, requer sistemas de segurança igualmente ágeis para que haja um Ciberespaço confiável.

De acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas (ONU) responsável pelos temas relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação, de 2018 para 2020, o Brasil saltou da 70ª posição para a 18ª no ranking mundial de Cibersegurança. Entre os países das Américas, ocupamos o 3º lugar. É o que mostra o índice Global Cyberserurity Index 2020.

Em meio aos desafios que o mundo enfrenta como a saúde global, a mudança climática, entre outros, as tecnologias digitais podem ser ferramentas essenciais para o progresso mundial. Segundo o relatório do GCI 2020, quando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atingirem a maturidade, em 2030, 90% da população mundial, projetada em 7,5 bilhões de pessoas, deverá estar online e, para que os esforços dos ODSs sejam mantidos, a Cibersegurança se faz necessária para garantir que as soluções digitais sejam seguras e confiáveis.

Em um artigo sobre o tema, Leila Fonseca, bacharel em Ciências da Computação, explica que a Cibersegurança é multidisciplinar, tendo como característica principal a transversalidade, ou seja, abrange várias áreas (política, econômica, social, segurança, militar) e segmentos (setor público e privado, sociedade civil, academia, etc.) de um país, requerendo, portanto, um conjunto de ações integradoras e multissetoriais.

- Em vista disso, a cada edição, o índice é aperfeiçoado, mantendo a avaliação pautada em cinco pilares: legal (leis e regulações relativas aos Cibercrimes e Cibersegurança), técnico (investimento em capacidades técnicas), organizacional (estratégias nacionais e organizações voltadas para a Cibersegurança), desenvolvimento de capacidades (treinamento, educação e construção de uma cultura de Cibersegurança) e cooperativo (parcerias entre agências, empresas e países)”.

De acordo Lucas Albertine de Godoi, bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de Computação, o índice pode não ser um retrato fiel da realidade devido a quantidade de países que não responderam o formulário do levantamento da UIT. Ele também avalia que o estudo tem como foco o Estado, deixando de fora o setor privado.

- O nosso ponto mais forte no gráfico é ‘legal measures’, que aparece com nota máxima, e faz sentido devido ao marco civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nós temos, então, duas legislações que foram algumas das primeiras feitas sobre o assunto, e isso, claramente, contou ponto”.

Segundo ele, apesar de tratar de segurança de Estado, a sociedade brasileira é beneficiada uma vez que tanto o marco civil da internet quanto a LGPD afetam diretamente o usuário, porque são voltados a proteção de direito digital. O marco civil, por exemplo, garante a neutralidade de rede e a LGPD a privacidade e segurança de dados.

Além da LGPD e do marco civil, Leila Fonseca aponta a Estratégica Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber) como outro fator que contribuiu para este grande avanço do Brasil, uma vez que tem peso relevante na avaliação do quesito legislação e, consequentemente, na mensuração dos resultados.

A especialista afirma que o levantamento da ONU destaca o cenário inusitado da pandemia da Covid-19 que afetou, enormemente, o modo como a sociedade passou a operar. “Mesmo neste contexto pandêmico, muitos países buscaram, em meios aos desafios existentes, progressos em relação à Cibersegurança. Novas legislações e regulamentações foram instituídas, como também estratégias nacionais de Cibersegurança, além de investimentos na construção de capacidades”, pontua.

Segundo Leila, ficou evidente, ainda, que a Cibersegurança está relacionada à questão de desenvolvimento. “O gap entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento é um fato, havendo uma necessidade urgente de sanar as deficiências existentes, por meio da construção de capacidades em infraestrutura, habilidades e recursos”, recomenda.

]No Ranking Mundial, dentre os 194 países avaliados, os Estados Unidos ocupam a 1ª colocação, ultrapassando o Reino Unido que liderava a classificação na edição de 2018. 

Não obstante, os especialistas alertam que as leis e estratégias não são suficientes para garantir um Ciberespaço seguro. Os desafios, para o Brasil, ainda são grandes e isto pode ser evidenciado perante os vazamentos de grandes volumes de dados, ocorridos ultimamente, e dos ataques Cibernéticos sofridos, principalmente, pelas instituições governamentais.

Por fim, o relatório destaca alguns pontos importantes, que os países devem considerar, para promover e evoluir a sua capacidade Cibernética, dentre eles:

• Fazer avaliações regulares da Cibersegurança, incluindo métricas significativas;

• Fomentar o desenvolvimento contínuo de CIRTs (National Computer Incident Response Teams) e específicos para cada setor;

• Monitorar e atualizar as estratégias nacionais de Cibersegurança;

• Participar regularmente de atividades internacionais visando ao compartilhamento de boas Práticas e Estudos de caso;

• Envolver regularmente todas as partes interessadas relevantes na Cibersegurança, incluindo o setor privado, academia e sociedade civil.

Fique por dentro!

O que é Cibersegurança?

Cibersegurança é a prática de proteger ativos de informação, tais como sistemas, computadores e servidores entre outros, contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos.

A Segurança Cibernética deve ser trabalhada em vários níveis desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final.

Segundo levantamento da empresa de segurança Cibernética Fortinet, em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. O número impressiona e representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.

O que um profissional de Cibersegurança faz?

Um profissional especialista de Cibersegurança é responsável por desenvolver e executar soluções de rede seguras, realizando uma série de testes a partir do uso de diferentes ferramentas. O objetivo é proteger a empresa contra ameaças virtuais e ataques de hackers criminosos.

Esse profissional, que muitas vezes também é chamado de especialista de segurança de TI, especialista de segurança da web ou especialista de segurança de dados, também monitora sistemas para garantir que estejam atualizados e com funcionamento adequado.

Quais os perigos dos ataques virtuais?

Um ataque cibernético é capaz de bloquear a utilização de algum sistema interno, interrompendo o trabalho de centenas e até milhares de profissionais; vazar dados e informações confidenciais; paralisar linhas de produção da indústria; interromper o fornecimento de energia em cidades ou expor informações pessoais de clientes e segredos de propriedade intelectual.

A empresa vítima de ataques digitais tem prejuízos financeiros e de credibilidade, o que provoca danos à imagem e leva a uma possível queda de investimentos.

Em janeiro de 2021 foi revelado um dos maiores ataques virtuais dos últimos anos: o megavazamento de dados pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros (até mesmo de pessoas mortas). Entre os dados vazados, havia CPF, nome, data de nascimento, endereço, imposto de renda, fotos, entre outros. Com isso em mãos, criminosos virtuais podem abrir contas em bancos e aplicar diversos tipos de golpes.

Demanda por profissionais de Cibersegurança

Garantir a segurança da informação é essencial e, à medida que a tecnologia avança, aumentam as possibilidades de ameaças virtuais. A demanda por profissionais de Cibersegurança tem aumentado vertiginosamente no Mercado de Trabalho, mas falta pessoal qualificado no país.

De acordo com a Organização Internacional de Cibersegurança, o Brasil não possui, hoje, nem a metade da força de trabalho necessária na área de Segurança Cibernética. Segundo levantamento realizado em 2020, são necessários atualmente cerca de 627 mil profissionais de Cibersegurança, mas há apenas 332 mil em atuação no país.

Por: Carmen Pompeu, da TrendsCE

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...