Pular para o conteúdo principal

Brasil ocupa 18º lugar no Ranking Mundial de Cibersegurança




A Tecnologia veio para facilitar as relações humanas. No entanto, o mundo cada vez mais conectado, com todo tipo de informação circulando em tempo real, requer sistemas de segurança igualmente ágeis para que haja um Ciberespaço confiável.

De acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas (ONU) responsável pelos temas relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação, de 2018 para 2020, o Brasil saltou da 70ª posição para a 18ª no ranking mundial de Cibersegurança. Entre os países das Américas, ocupamos o 3º lugar. É o que mostra o índice Global Cyberserurity Index 2020.

Em meio aos desafios que o mundo enfrenta como a saúde global, a mudança climática, entre outros, as tecnologias digitais podem ser ferramentas essenciais para o progresso mundial. Segundo o relatório do GCI 2020, quando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atingirem a maturidade, em 2030, 90% da população mundial, projetada em 7,5 bilhões de pessoas, deverá estar online e, para que os esforços dos ODSs sejam mantidos, a Cibersegurança se faz necessária para garantir que as soluções digitais sejam seguras e confiáveis.

Em um artigo sobre o tema, Leila Fonseca, bacharel em Ciências da Computação, explica que a Cibersegurança é multidisciplinar, tendo como característica principal a transversalidade, ou seja, abrange várias áreas (política, econômica, social, segurança, militar) e segmentos (setor público e privado, sociedade civil, academia, etc.) de um país, requerendo, portanto, um conjunto de ações integradoras e multissetoriais.

- Em vista disso, a cada edição, o índice é aperfeiçoado, mantendo a avaliação pautada em cinco pilares: legal (leis e regulações relativas aos Cibercrimes e Cibersegurança), técnico (investimento em capacidades técnicas), organizacional (estratégias nacionais e organizações voltadas para a Cibersegurança), desenvolvimento de capacidades (treinamento, educação e construção de uma cultura de Cibersegurança) e cooperativo (parcerias entre agências, empresas e países)”.

De acordo Lucas Albertine de Godoi, bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de Computação, o índice pode não ser um retrato fiel da realidade devido a quantidade de países que não responderam o formulário do levantamento da UIT. Ele também avalia que o estudo tem como foco o Estado, deixando de fora o setor privado.

- O nosso ponto mais forte no gráfico é ‘legal measures’, que aparece com nota máxima, e faz sentido devido ao marco civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nós temos, então, duas legislações que foram algumas das primeiras feitas sobre o assunto, e isso, claramente, contou ponto”.

Segundo ele, apesar de tratar de segurança de Estado, a sociedade brasileira é beneficiada uma vez que tanto o marco civil da internet quanto a LGPD afetam diretamente o usuário, porque são voltados a proteção de direito digital. O marco civil, por exemplo, garante a neutralidade de rede e a LGPD a privacidade e segurança de dados.

Além da LGPD e do marco civil, Leila Fonseca aponta a Estratégica Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber) como outro fator que contribuiu para este grande avanço do Brasil, uma vez que tem peso relevante na avaliação do quesito legislação e, consequentemente, na mensuração dos resultados.

A especialista afirma que o levantamento da ONU destaca o cenário inusitado da pandemia da Covid-19 que afetou, enormemente, o modo como a sociedade passou a operar. “Mesmo neste contexto pandêmico, muitos países buscaram, em meios aos desafios existentes, progressos em relação à Cibersegurança. Novas legislações e regulamentações foram instituídas, como também estratégias nacionais de Cibersegurança, além de investimentos na construção de capacidades”, pontua.

Segundo Leila, ficou evidente, ainda, que a Cibersegurança está relacionada à questão de desenvolvimento. “O gap entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento é um fato, havendo uma necessidade urgente de sanar as deficiências existentes, por meio da construção de capacidades em infraestrutura, habilidades e recursos”, recomenda.

]No Ranking Mundial, dentre os 194 países avaliados, os Estados Unidos ocupam a 1ª colocação, ultrapassando o Reino Unido que liderava a classificação na edição de 2018. 

Não obstante, os especialistas alertam que as leis e estratégias não são suficientes para garantir um Ciberespaço seguro. Os desafios, para o Brasil, ainda são grandes e isto pode ser evidenciado perante os vazamentos de grandes volumes de dados, ocorridos ultimamente, e dos ataques Cibernéticos sofridos, principalmente, pelas instituições governamentais.

Por fim, o relatório destaca alguns pontos importantes, que os países devem considerar, para promover e evoluir a sua capacidade Cibernética, dentre eles:

• Fazer avaliações regulares da Cibersegurança, incluindo métricas significativas;

• Fomentar o desenvolvimento contínuo de CIRTs (National Computer Incident Response Teams) e específicos para cada setor;

• Monitorar e atualizar as estratégias nacionais de Cibersegurança;

• Participar regularmente de atividades internacionais visando ao compartilhamento de boas Práticas e Estudos de caso;

• Envolver regularmente todas as partes interessadas relevantes na Cibersegurança, incluindo o setor privado, academia e sociedade civil.

Fique por dentro!

O que é Cibersegurança?

Cibersegurança é a prática de proteger ativos de informação, tais como sistemas, computadores e servidores entre outros, contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos.

A Segurança Cibernética deve ser trabalhada em vários níveis desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final.

Segundo levantamento da empresa de segurança Cibernética Fortinet, em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. O número impressiona e representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.

O que um profissional de Cibersegurança faz?

Um profissional especialista de Cibersegurança é responsável por desenvolver e executar soluções de rede seguras, realizando uma série de testes a partir do uso de diferentes ferramentas. O objetivo é proteger a empresa contra ameaças virtuais e ataques de hackers criminosos.

Esse profissional, que muitas vezes também é chamado de especialista de segurança de TI, especialista de segurança da web ou especialista de segurança de dados, também monitora sistemas para garantir que estejam atualizados e com funcionamento adequado.

Quais os perigos dos ataques virtuais?

Um ataque cibernético é capaz de bloquear a utilização de algum sistema interno, interrompendo o trabalho de centenas e até milhares de profissionais; vazar dados e informações confidenciais; paralisar linhas de produção da indústria; interromper o fornecimento de energia em cidades ou expor informações pessoais de clientes e segredos de propriedade intelectual.

A empresa vítima de ataques digitais tem prejuízos financeiros e de credibilidade, o que provoca danos à imagem e leva a uma possível queda de investimentos.

Em janeiro de 2021 foi revelado um dos maiores ataques virtuais dos últimos anos: o megavazamento de dados pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros (até mesmo de pessoas mortas). Entre os dados vazados, havia CPF, nome, data de nascimento, endereço, imposto de renda, fotos, entre outros. Com isso em mãos, criminosos virtuais podem abrir contas em bancos e aplicar diversos tipos de golpes.

Demanda por profissionais de Cibersegurança

Garantir a segurança da informação é essencial e, à medida que a tecnologia avança, aumentam as possibilidades de ameaças virtuais. A demanda por profissionais de Cibersegurança tem aumentado vertiginosamente no Mercado de Trabalho, mas falta pessoal qualificado no país.

De acordo com a Organização Internacional de Cibersegurança, o Brasil não possui, hoje, nem a metade da força de trabalho necessária na área de Segurança Cibernética. Segundo levantamento realizado em 2020, são necessários atualmente cerca de 627 mil profissionais de Cibersegurança, mas há apenas 332 mil em atuação no país.

Por: Carmen Pompeu, da TrendsCE

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.