Pular para o conteúdo principal



Lemann reúne pesquisadores em Sobral


O que já sabemos e o que ainda precisamos gerar de conhecimentos sobre as desigualdades educacionais no Brasil? 

Como pesquisas de ponta podem ajudar o País a mapear evidências e desenvolver soluções que possam assegurar que todos os estudantes aprendam e ninguém fique para trás? 

Estas são algumas das perguntas que orientarão as apresentações, os debates e oficinas do II Colóquio Centro Lemann - Pesquisa em Equidade na Educação. 

O encontro acontece presencialmente em 28 e 29 de novembro, em Sobral-Ceará e reunirá cerca de 70 pessoas engajadas em pensar caminhos para a promoção de uma educação básica de qualidade com equidade. 

O evento é promovido pelo Centro Lemann, organização independente, apartidária e global idealizada pela Fundação Lemann, cuja missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

A programação foi pensada para promover a interação entre pesquisadores, agências de fomento e outras organizações empenhadas em investigar esses temas, com plenárias e atividades em grupo voltadas prioritariamente para a construção de uma agenda colaborativa de estudos aplicados, que possam gerar mudanças na prática. Em meio a esse ambiente cooperativo, a ideia é identificar as prioridades de pesquisa e criar sinergias para a produção de conhecimento de ponta, que apoie de forma efetiva as redes públicas de educação no país.

Alejandra Meraz Velasco, gestora do Centro Lemann e coordenadora do evento, destaca que:

- A Pesquisa para a promoção da equidade na Educação exige foco na superação das desigualdades, abordagens interdisciplinares, adoção de metodologias quantitativas e qualitativas que se complementam, projetos que articulem academia, governo e terceiro setor. São esses fatores que buscamos reunir e engrenar no II Colóquio do Centro Lemann”.

Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o Colóquio conta com painéis de apresentação de resultados de pesquisa e metodologias inovadoras com foco na promoção da equidade na educação, além de se debruçar sobre a necessidade de estruturação de agendas de pesquisa que busquem soluções voltadas a responder às principais dificuldades vivenciadas pelas redes de educação. 

Também fazem parte da programação a apresentação da Revista Equidade, desenvolvida pela equipe do próprio Centro Lemann, e a pesquisa Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: que tipo de aprendizagem importa?, realizada sob a coordenação das especialistas Linda Darling-Hammond, presidente e CEO do Learning Police Institute (dos Estados Unidos), e Marjorie Wechsler, gestora de pesquisa na mesma instituição, que também participam do Colóquio.

O encontro conta com apresentações de Sonya Douglas Horsford, professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA); de Rafael de Hoyos, sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do do Banco Mundial; e de Lara Simielli, diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas. 

Os estudos apresentados serão comentados pelos especialistas Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil, Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático do Instituto Reúna, e Hebert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do Município de Sobral.

PROGRAMAÇÃO
Segunda (28)

Manhã-Abertura e boas-vindas
Momento 1:
Pesquisa aplicada sobre desigualdades educacionais: metodologias e resultados
Pesquisas para a equidade étnico-racial
Com Sonya Douglass Horsford
Professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), Teachers College, Universidade de Columbia.
Pesquisas sobre desigualdade socioeconômica
Com Rafael de Hoyos
Sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do Banco Mundial.
Debate com participantes
Momento 2:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação
Levantamento preliminar de pesquisas acadêmicas e não acadêmicas sobre desigualdades educacionais
Com Lara Simielli
Diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas.
Atividade de cocriação em subgrupos: O que ainda não sabemos e precisamos saber para promover a equidade na educação?
Tarde
Momento 3:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação (continuação)
Apresentação e validação dos resultados dos trabalhos dos subgrupos
Segunda rodada de cocriação em subgrupos: Que pesquisas priorizar, como desenvolvê-las e com que objetivo?
Momento 4:
Lançamento da Revista Equidade.

Terça (29)
Manhã-Abertura
Momento 1:
Expectativas e oportunidades para fazer avançar uma agenda colaborativa de pesquisa para equidade na educação
Momento 2:
Pesquisa aplicada sobre lideranças educacionais: metodologia e resultados
Apresentação da versão em português do relatório da pesquisa: Desenvolvendo lideranças escolares efetivas. Que tipo de aprendizagem importa?
Com as autoras:
Linda Darling-Hammond
Presidente e CEO, Learning Policy Institute
Marjorie Wechsler
Gestora de pesquisa, Learning Policy Institute
Debatedores
Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento
Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil
Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático Instituto Reúna
Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do município de Sobral
Momento 3:
Apresentação da II Chamada Aberta do Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann | Encerramento
Tarde
Momento 4:
Atividades extras
Visita a escolas de educação básica de Sobral e reuniões das equipes de pesquisa, mentores e pesquisadores apoiados pelo Centro Lemann.

Sobre o Centro Lemann-O Centro Lemann nasce em 2021, sob o paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender independentemente dos seus contextos e características pessoais. Somos uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann. Nossa missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

O município de Sobral nos serve como inspiração por ter superado desafios complexos, demonstrando que é possível garantir aprendizagem adequada para crianças e jovens, sem que nenhum (a) deles (as) fique para trás.

Nosso propósito se realiza a partir de três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-South Coalition. O Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa a fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores educacionais de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para melhoria da qualidade e redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South Coalition tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas a melhorar a aprendizagem na Educação Básica em seus países.
  • Com informações da Comunicação Centro Lemann

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...