Pular para o conteúdo principal

Lemann reúne pesquisadores em Sobral


O que já sabemos e o que ainda precisamos gerar de conhecimentos sobre as desigualdades educacionais no Brasil? 

Como pesquisas de ponta podem ajudar o País a mapear evidências e desenvolver soluções que possam assegurar que todos os estudantes aprendam e ninguém fique para trás? 

Estas são algumas das perguntas que orientarão as apresentações, os debates e oficinas do II Colóquio Centro Lemann - Pesquisa em Equidade na Educação. 

O encontro acontece presencialmente em 28 e 29 de novembro, em Sobral-Ceará e reunirá cerca de 70 pessoas engajadas em pensar caminhos para a promoção de uma educação básica de qualidade com equidade. 

O evento é promovido pelo Centro Lemann, organização independente, apartidária e global idealizada pela Fundação Lemann, cuja missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

A programação foi pensada para promover a interação entre pesquisadores, agências de fomento e outras organizações empenhadas em investigar esses temas, com plenárias e atividades em grupo voltadas prioritariamente para a construção de uma agenda colaborativa de estudos aplicados, que possam gerar mudanças na prática. Em meio a esse ambiente cooperativo, a ideia é identificar as prioridades de pesquisa e criar sinergias para a produção de conhecimento de ponta, que apoie de forma efetiva as redes públicas de educação no país.

Alejandra Meraz Velasco, gestora do Centro Lemann e coordenadora do evento, destaca que:

- A Pesquisa para a promoção da equidade na Educação exige foco na superação das desigualdades, abordagens interdisciplinares, adoção de metodologias quantitativas e qualitativas que se complementam, projetos que articulem academia, governo e terceiro setor. São esses fatores que buscamos reunir e engrenar no II Colóquio do Centro Lemann”.

Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o Colóquio conta com painéis de apresentação de resultados de pesquisa e metodologias inovadoras com foco na promoção da equidade na educação, além de se debruçar sobre a necessidade de estruturação de agendas de pesquisa que busquem soluções voltadas a responder às principais dificuldades vivenciadas pelas redes de educação. 

Também fazem parte da programação a apresentação da Revista Equidade, desenvolvida pela equipe do próprio Centro Lemann, e a pesquisa Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: que tipo de aprendizagem importa?, realizada sob a coordenação das especialistas Linda Darling-Hammond, presidente e CEO do Learning Police Institute (dos Estados Unidos), e Marjorie Wechsler, gestora de pesquisa na mesma instituição, que também participam do Colóquio.

O encontro conta com apresentações de Sonya Douglas Horsford, professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA); de Rafael de Hoyos, sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do do Banco Mundial; e de Lara Simielli, diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas. 

Os estudos apresentados serão comentados pelos especialistas Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil, Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático do Instituto Reúna, e Hebert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do Município de Sobral.

PROGRAMAÇÃO
Segunda (28)

Manhã-Abertura e boas-vindas
Momento 1:
Pesquisa aplicada sobre desigualdades educacionais: metodologias e resultados
Pesquisas para a equidade étnico-racial
Com Sonya Douglass Horsford
Professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), Teachers College, Universidade de Columbia.
Pesquisas sobre desigualdade socioeconômica
Com Rafael de Hoyos
Sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do Banco Mundial.
Debate com participantes
Momento 2:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação
Levantamento preliminar de pesquisas acadêmicas e não acadêmicas sobre desigualdades educacionais
Com Lara Simielli
Diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas.
Atividade de cocriação em subgrupos: O que ainda não sabemos e precisamos saber para promover a equidade na educação?
Tarde
Momento 3:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação (continuação)
Apresentação e validação dos resultados dos trabalhos dos subgrupos
Segunda rodada de cocriação em subgrupos: Que pesquisas priorizar, como desenvolvê-las e com que objetivo?
Momento 4:
Lançamento da Revista Equidade.

Terça (29)
Manhã-Abertura
Momento 1:
Expectativas e oportunidades para fazer avançar uma agenda colaborativa de pesquisa para equidade na educação
Momento 2:
Pesquisa aplicada sobre lideranças educacionais: metodologia e resultados
Apresentação da versão em português do relatório da pesquisa: Desenvolvendo lideranças escolares efetivas. Que tipo de aprendizagem importa?
Com as autoras:
Linda Darling-Hammond
Presidente e CEO, Learning Policy Institute
Marjorie Wechsler
Gestora de pesquisa, Learning Policy Institute
Debatedores
Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento
Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil
Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático Instituto Reúna
Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do município de Sobral
Momento 3:
Apresentação da II Chamada Aberta do Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann | Encerramento
Tarde
Momento 4:
Atividades extras
Visita a escolas de educação básica de Sobral e reuniões das equipes de pesquisa, mentores e pesquisadores apoiados pelo Centro Lemann.

Sobre o Centro Lemann-O Centro Lemann nasce em 2021, sob o paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender independentemente dos seus contextos e características pessoais. Somos uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann. Nossa missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

O município de Sobral nos serve como inspiração por ter superado desafios complexos, demonstrando que é possível garantir aprendizagem adequada para crianças e jovens, sem que nenhum (a) deles (as) fique para trás.

Nosso propósito se realiza a partir de três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-South Coalition. O Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa a fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores educacionais de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para melhoria da qualidade e redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South Coalition tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas a melhorar a aprendizagem na Educação Básica em seus países.
  • Com informações da Comunicação Centro Lemann

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D