Pular para o conteúdo principal



Lemann reúne pesquisadores em Sobral


O que já sabemos e o que ainda precisamos gerar de conhecimentos sobre as desigualdades educacionais no Brasil? 

Como pesquisas de ponta podem ajudar o País a mapear evidências e desenvolver soluções que possam assegurar que todos os estudantes aprendam e ninguém fique para trás? 

Estas são algumas das perguntas que orientarão as apresentações, os debates e oficinas do II Colóquio Centro Lemann - Pesquisa em Equidade na Educação. 

O encontro acontece presencialmente em 28 e 29 de novembro, em Sobral-Ceará e reunirá cerca de 70 pessoas engajadas em pensar caminhos para a promoção de uma educação básica de qualidade com equidade. 

O evento é promovido pelo Centro Lemann, organização independente, apartidária e global idealizada pela Fundação Lemann, cuja missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

A programação foi pensada para promover a interação entre pesquisadores, agências de fomento e outras organizações empenhadas em investigar esses temas, com plenárias e atividades em grupo voltadas prioritariamente para a construção de uma agenda colaborativa de estudos aplicados, que possam gerar mudanças na prática. Em meio a esse ambiente cooperativo, a ideia é identificar as prioridades de pesquisa e criar sinergias para a produção de conhecimento de ponta, que apoie de forma efetiva as redes públicas de educação no país.

Alejandra Meraz Velasco, gestora do Centro Lemann e coordenadora do evento, destaca que:

- A Pesquisa para a promoção da equidade na Educação exige foco na superação das desigualdades, abordagens interdisciplinares, adoção de metodologias quantitativas e qualitativas que se complementam, projetos que articulem academia, governo e terceiro setor. São esses fatores que buscamos reunir e engrenar no II Colóquio do Centro Lemann”.

Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o Colóquio conta com painéis de apresentação de resultados de pesquisa e metodologias inovadoras com foco na promoção da equidade na educação, além de se debruçar sobre a necessidade de estruturação de agendas de pesquisa que busquem soluções voltadas a responder às principais dificuldades vivenciadas pelas redes de educação. 

Também fazem parte da programação a apresentação da Revista Equidade, desenvolvida pela equipe do próprio Centro Lemann, e a pesquisa Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: que tipo de aprendizagem importa?, realizada sob a coordenação das especialistas Linda Darling-Hammond, presidente e CEO do Learning Police Institute (dos Estados Unidos), e Marjorie Wechsler, gestora de pesquisa na mesma instituição, que também participam do Colóquio.

O encontro conta com apresentações de Sonya Douglas Horsford, professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA); de Rafael de Hoyos, sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do do Banco Mundial; e de Lara Simielli, diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas. 

Os estudos apresentados serão comentados pelos especialistas Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil, Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático do Instituto Reúna, e Hebert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do Município de Sobral.

PROGRAMAÇÃO
Segunda (28)

Manhã-Abertura e boas-vindas
Momento 1:
Pesquisa aplicada sobre desigualdades educacionais: metodologias e resultados
Pesquisas para a equidade étnico-racial
Com Sonya Douglass Horsford
Professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), Teachers College, Universidade de Columbia.
Pesquisas sobre desigualdade socioeconômica
Com Rafael de Hoyos
Sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do Banco Mundial.
Debate com participantes
Momento 2:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação
Levantamento preliminar de pesquisas acadêmicas e não acadêmicas sobre desigualdades educacionais
Com Lara Simielli
Diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas.
Atividade de cocriação em subgrupos: O que ainda não sabemos e precisamos saber para promover a equidade na educação?
Tarde
Momento 3:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação (continuação)
Apresentação e validação dos resultados dos trabalhos dos subgrupos
Segunda rodada de cocriação em subgrupos: Que pesquisas priorizar, como desenvolvê-las e com que objetivo?
Momento 4:
Lançamento da Revista Equidade.

Terça (29)
Manhã-Abertura
Momento 1:
Expectativas e oportunidades para fazer avançar uma agenda colaborativa de pesquisa para equidade na educação
Momento 2:
Pesquisa aplicada sobre lideranças educacionais: metodologia e resultados
Apresentação da versão em português do relatório da pesquisa: Desenvolvendo lideranças escolares efetivas. Que tipo de aprendizagem importa?
Com as autoras:
Linda Darling-Hammond
Presidente e CEO, Learning Policy Institute
Marjorie Wechsler
Gestora de pesquisa, Learning Policy Institute
Debatedores
Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento
Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil
Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático Instituto Reúna
Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do município de Sobral
Momento 3:
Apresentação da II Chamada Aberta do Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann | Encerramento
Tarde
Momento 4:
Atividades extras
Visita a escolas de educação básica de Sobral e reuniões das equipes de pesquisa, mentores e pesquisadores apoiados pelo Centro Lemann.

Sobre o Centro Lemann-O Centro Lemann nasce em 2021, sob o paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender independentemente dos seus contextos e características pessoais. Somos uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann. Nossa missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

O município de Sobral nos serve como inspiração por ter superado desafios complexos, demonstrando que é possível garantir aprendizagem adequada para crianças e jovens, sem que nenhum (a) deles (as) fique para trás.

Nosso propósito se realiza a partir de três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-South Coalition. O Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa a fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores educacionais de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para melhoria da qualidade e redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South Coalition tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas a melhorar a aprendizagem na Educação Básica em seus países.
  • Com informações da Comunicação Centro Lemann

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...